Meu Nome Não é Johnny

Meu Nome Não é Johnny Guilherme Fiuza

Resenhas - Meu Nome Não é Johnny

CAMBARÃ 18/09/2023

" é um livro autobiográfico de Guilherme Fiuza que narra a história de João Estrella, um jovem de classe média alta que se envolve com o tráfico de drogas nos anos 90, no Rio de Janeiro.
O livro retrata a vida desregrada e a ascensão de João no mundo do crime, assim como suas consequências e transformações ao longo do tempo.
A obra aborda temas como juventude, vício em drogas e as desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso
Filme maravilhoso o qual eu amo demais, mas o livro me deu um pouco de sono porém o filme eu amei demais

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Juliana 24/05/2023

Engraçado, por falta de palavra mais irônica, como o livro trata da prisão do João Estrella como justiça e não como um privilégio dentro do sistema carcerário brasileiro. Apesar do livro sempre deixar claro a posição social do protagonista, isso não entra em questionamento na segunda parte do livro que trata de toda a sua prisão. Por fim, acaba sendo uma representação real da sociedade de classe no Brasil.

Psicólogo Rafael Ribeiro 12/02/2023

Virada de chave
Foi um dos primeiros e principais livros que me fez tomar gosto pela leitura. Quanto ao conteúdo, achei melhor do que o filme.

Bianca674 31/12/2020

?O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos?

@gugugb 12/12/2020

Ponto positivo: o autor é bom, escrita ágil e bem estruturada.
Ponto negativo: o livro.
Lylyzinha 25/09/2022minha estante
KKKKKKK RACHEI

Raíssa 17/11/2020

É ok
Li pra cumprir a meta, não é o tipo de leitura que me agrada. É a história do crescimento do traficante burguês, mas mais de 200 páginas são histórias dele já preso. Gostei da singela homenagem à juíza do caso de João Guilherme.

Vanessa Amando 14/08/2020

Interessante, mas meio enrolado
A história é bem interessante, tanto que virou até filme (muito bom, por sinal!), mas poderia ter sido contada em menos páginas, pois alguns trechos ficaram bastante enrolados. Fora isso, vale a leitura, principalmente se você gosta de biografias, histórias do cárcere, de superação e do submundo das drogas e criminalidade.

Soarez 02/05/2020

Com vontade de reler pela terceira vez
Acaba que o leitor sente empatia pelo João e entendendo ele como indivíduo, embora eu não ache que as argumentações que ele usa pra se justificar, justifiquem também o tráfico de drogas. Contudo, serve pra fazer uma critica reflexiva sobre as penas e leis voltadas pra recuperação e reinserção de indivíduos que são ou foram encarcerados no sistema prisional.

Antonio Maluco 07/10/2017

Filme
foi legal ler o livro em questão e ver que o livro é parecido com o filme

Ramon. 22/04/2017

Meu Nome Não é Johnny
Em, Meu nome não é Johnny, Guilherme Fiúza, descreve a história de João Guilherme Estrella. Desde a primeira página, o autor não economiza nas peripécias do “playboy” carioca.

Com uma escrita sucinta, o autor narra a jornada de João Estrella ao baronato do tráfico de drogas na zona sul da cidade maravilhosa. Quando no auge do consumo de cocaína, a vida do protagonista mudou drasticamente, na ocasião em que é preso pela polícia federal. Nesse ponto, somos convidados a conhecer o pânico do sistema prisional brasileiro, a lentidão dos processos judiciais, a corrupção policial, a violência urbana entre outros.

Já recluso, o protagonista se vê alternando entre crises existenciais e o maior anseio comum a todos os presos: a tão sonhada liberdade. Após cumprir seus anos na cadeia, João Estrella se depara com o “novo nascimento” e a peleja pela reinserção social.

Mais que o relato de um ex- usuário de entorpecentes, o livro é um chamado ao debate sobre a profunda questão da droga e todas as suas implicações sociais.

Jeff Rodrigues 18/07/2016

200 km/h
Tão interessante quanto o filme, as loucuras de um jovem que não se importa em viver o amanhã, viva o hoje! Porém montado num Nelore Branco a 200 km/h o hoje tem sérias consequências. Recomendo.

katarine 27/11/2013

Dá pra adquirir experiência
Eu gostei bastante deste livro porque ele tirou da cabeça a minha opinião sobre antes de eu ler. Alguém entendeu? Não, né. O que eu quis dizer é que eu achava que (pelo que eu li na sinopse) era apenas contando como era o "reino" dele como traficante e como ficou depois que ele foi preso. Mas eu encontrei mais do que isso, consegui "sentir" as emoções do livro e tals... Este livro é meio pesado, tem alguns palavrões e etc, por isso não indico à quem esteja acostumado com leitura leve. O livro tenta passar uma lição de vida e consegue passar até um pouco mais. Também é meio confuso porque algumas vezes do nada ele (o protagonista) começa a lembrar do passado e aê parece que a história já mudou de rumo, mas depois tudo volta ao normal e você fica tipo "WTF?".
Teve algumas frases do livro que me chamaram a atenção, porque estas frases conseguem tirar aquilo de "história de um traficante que foi preso" e conseguem até encaixar romances, amizades, loucuras, tristeza, solidão, entre outros.