A única mulher

Resenhas - A única mulher

Larissa3354 14/07/2024

Que leitura maravilhosa
#mli2024
Eu escolhi essa leitura que representa o tema protagonismo feminimo. Se eu não lesse durante a maratona, demoraria mais para ler, e com certeza iria me arrepender de não ter lido. Que história perfeita, não estava esperando tanta profundidade, além disso nunca tinha lido um livro que se passasse na áustria, pelo menos parte da história. A Hedy é uma personagem bem jovem e que vemos o crescimento e amadurecimento forçado devido às situações. É um livro bem político e amo a temática de segunda guerra mundial, queria mais detalhes da mãe da protagonista no final. Porém esse fato não tira a grandiosidade do livro, favoritado!!

Tulio.Gama 03/09/2024

Já tinha como impressão de Hedy Lamarr ser uma figura muito misteriosa e fascinante. Sua história, que eu já conhecia em partes, me atraiu como pouquíssimos ícones conseguem.
Como não leio sinopses, não esperava que fosse um romance de ficção (ainda que baseado em fatos reais) e em primeira pessoa.
A experiência da leitura foi bastante agradável, embora tenha poucas ressalvas. A escrita é como um passeio leve, bem acessível, mas com abordagem dramática importante e louvável. Faltou um pouco mais de complexidade. O enredo fica tentando alguns mergulhos psicológicos, mas falta fôlego ou conteúdo e emerge rápido para a superfície dos fatos. Preferiu-se o foco em retratar uma mulher de beleza física deslumbrante e seus efeitos nefastos dentro de uma sociedade patriarcal e machista da época. Faltou (e isso acho uma grande falha) sobre o seu desenvolvimento intelectual e científico, pois sua invenção - de altíssima importância! - pareceu um pouco casual ou oportuno demais dentro da narrativa.
É uma obra legal, recomendável pela importância histórica.

Anna intimista/yt 12/02/2021

E está autora consegue entregar mais uma vez?.
Primeira vez que me emociono em uma leitura. É um misto de orgulho e carinho pela personagem histórica que foi Handy Lamar. Fiquei extremamente curiosa com sua história e estou lendo mais sobre. Este livro é bela porta de entrada.

Let Carvalho 31/07/2021

Hedy Lamarr foi uma das mulheres mais lindas da história. Foi uma grande atriz, estrelou cenas icônicas, mas ela foi muito mais do que isso.
Hedy era judia e austríaca, se casou jovem com um empresário bélico para salvar a família do fascismo e das políticas antissemitas de Hitler. Além disso foi uma das inventoras do que conhecemos hoje como Wi-Fi.
Nesse livro você descobre um pouco mais sobre a trajetória dessa mulher incrível e inspiradora.

Cris 23/03/2022

23.03.2022
Uma mulher pode ser uma atriz famosa e ao mesmo tempo inventora? Esse livro conta a história de Hedy Lamarr famosa atriz dos anos 40, 50 que após fugir de um casamento com o fabricante de armamentos Friedrich Mandl em que ela teve que abrir mão da profissão para atuar somente em ser esposa e ser exibida como um troféu em jantares e festas foi trabalhar em Hollywood, contratada pela MGM. Pensando nos horrores que ouviu sobre a Lei de Nuremberg e as questões políticas que a Áustria estava vivenciando, sem ter feito nada à época para salvar seu povo, pois ela era judia, resolveu desenvolver junto com George Antheil torpedos submarinos que tivessem frequência de rádio difíceis de serem rastreados. Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Inventores que recomendou o projeto à marinha dos EUA, mas foi negado por ela ser mulher. Essa invenção tornou-se a base para o celular moderno. Impressionante!

Letícia Maia 25/06/2022

5/5 porque não tem a opção de dar 1000
Perfeito, mas tão perfeito, que eu estou sem palavras. Na verdade, eu pensei em um milhão de coisas ao longo desse livro, as qualidades técnicas, fictícias e históricas são muitas!!!! Justamente por isso, eu estou com uma tremenda dificuldade de organizar as ideias. Mas vamos lá:

Tenho um apreço especial por Hedy Lamarr. Ela prova que nós mulheres não precisamos nos limitar a um único papel. Ela foi genial em tudo o que se propôs a fazer e aprecio infinitamente por ela existir e podermos pensar que na era de ouro de Hollywood tivemos uma grande atriz, um ícone de beleza e uma cientista, tudo em uma pessoa só.

A vida de Hedy Lamarr também é muito chocante. Não tem outra palavra.

Definitivamente é meu livro favorito ?????

Loch 05/08/2022

genial, escrita genial, o jeitinho que essa biografia foi feita torna ela leve mesmo abordando temas pesadíssimos é único assim como a mulher cujo a vida foi retratada nas páginas que se antecederam.

Ana Paula 03/11/2022

Uma mulher forte e corajosa!
Já conhecia a história de Hedy superficialmente, logo achei similar a história de Evelyn Hugo por isso me interessei pelo livro. A escrita em primeira pessoa faz o livro ser lido rapidamente, de forma agradável. Mesmo sendo apenas baseado em fatos reais e não uma biografia, ler sobre o nazismo e a fome de poder e dinheiro dos homens, me fez parar a leitura diversas vezes para refletir. Acredito que ela foi muito injustiçada e merecia um reconhecimento muito maior nos dias atuais. Recomendo a leitura a todos, nos faz refletir sobre muitos assuntos.

.marie 27/12/2022

"a única mulher na sala."
com ficção e história, a autora constrói uma narrativa cativante, com uma protagonista digna de todos aplausos. é, de fato, uma leitura enriquecedora e espetacular, vale muito a pena ler sobre a incrível "Hedy Kiesler, aspirante a inventora, pensadora curiosa e judia"

sailormiah 06/01/2023

FINALMENTE LI ESSE LIVRO!
Foram 2 anos com esse título em minhas metas de leitura, que não consegui completar. Fiz questão de que fosse a primeira leitura do ano dessa vez, porque eu tinha muita curiosidade de finalmente entender porque me chamava tanta atenção.
Eu não conhecia Hedy Lamarr, a conheci pela sinopse desse livro. Fiquei encantada e sabia que seria interessante me aprofundar mais em sua história.
Não acho que o livro é perfeito e também não acho possível fazer jus à tantos acontecimentos e camadas em 300 páginas, mas ainda assim acho que vale as 4 estrelas pelo trabalho de pesquisa e de dramaturgia em torno da vida dessa mulher.
Compreendemos a Segunda Guerra por uma visão completamente diferente da nossa, até mesmo geograficamente. Sempre escutamos a narrativa pela ótica de países que estavam envolvidos desde o início ou que foram invadidos logo de cara, mas nunca por países que inicialmente nem acreditavam que iriam sofrer nas mãos de Hitler.
Acho que me apaixonei pela Hedy, por mais que essa seja a personagem e não a própria que viveu e enfrentou tudo isso. É impossível não admirar seus esforços de tentar amenizar uma dor que não era só dela, mas de um povo inteiro. Ela atravessou gerações sem nem ter a intenção, assim como deixou seu nome na história sem imaginar do que era capaz.
Obrigada por ser a única mulher na sala Hedy, mesmo que isso assustasse e intimidasse muito. Obrigada por tudo.

sofia.andreAo 10/01/2023

amo mulheres fodas
cara que livro incrível me apeguei muito a personagem (figura real da história mundial) o final é ABSURDO
o livro me trouxe muitas sensações amei cada segundo lendo

gio.macruz 11/01/2023

essa mulher realmente existiu?
muito louco pensar em tudo que hedy passou, todos os obstáculos que conseguiu superar e que ela realmente existiu, todos os problemas que ela passou como mulher judia e a culpa a qual ela deve ter carregado por grande parte de sua vida, essa mulher é incrível.

beatriz ;) 11/01/2023

bom p 🤬 #$%!&
o caso das crianças no navio me pegou mto tbm, e descobrir q a história dessa mulher é real me deixou chocadissima
nao tem o que criticar nesse livro, ele é simplesmente perfeito

Filipe 12/01/2023

Hedy Lamarr por si já é uma personagem extremamente interessante, o sonho de qualquer escritor. Mas o ótimo trabalho nesta obra vai para além disso.

Diante da história de uma extraordinária mulher e sua jornada, Marie Benedict construiu um livro de capítulos pequenos, com espaços de tempo não preenchidos - mas que não fazem falta alguma. Há uma técnica literária muito bem executada nesta obra, onde o leitor se guia por muitos momentos em que muito acontece mas não é verbalizado.

Uma leitura obrigatória para quem gosta de história, biografia com elementos ficcionais, surpresas e liberdade.

Starcat_2 01/02/2023

Eu quero falar que eu realmente enrolei para ler essa livro na primeira parte. Porque para mim era extremamente ruim ter que ler sobre o quanto o seu marido era abusivo com Hedy mas também era bom porque ela era forte ....ela é uma sobrevivente mas a parte que mas me tocou foi ver que ela era uma cientista brilhante mas a sua invenção não foi aceita pela marinha pelo fato de ter sido inventado por uma mulher e a "facada" final foi pensar nas milhares de Hedy que estão e estiveram pelo mundo

Eu acho que foi uma ficção histórica muito boa, do pouco que eu seu sobre a Hedy na vida real foi bem passado para o livro