A única mulher

A única mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

Bruna3810 28/03/2024

O que falar desse livro?

Cada vez que leio algo sobre mulheres na ciência me vem um sentido inacreditável de capacidade de mudar o mundo.

Hedy Kiesler ou Hedy Lamarr como é conhecida por muitos se mostra como mais que um rostinho bonito que hollywood acreditava que era. A única mulher conta a história dessa cientista, atriz, refugiada e mulher brilhante que participou ativamente da criação do mundo como conhecemos hoje.

A história de uma mulher que lutou fortemente por quem ama e pelo que acredita e se provou repetidas vezes uma guerreira, longe de ser, apenas, a única mulher da sala.

Josi 16/03/2024

Quantas mulheres brilhantes já foram invisibilizadas ao longo da história?

Hedy Lamarr é uma grande estrela da Era de Ouro de Hollywood. Conhecida por sua beleza estonteante, apenas recentemente recebeu o merecido reconhecimento em uma área diferente: a ciência. Isso porque, durante a Segunda Guerra, ao lado do músico George Antheil, criou um dispositivo que, através de sinais de rádio em constante variação de frequência, permitia maior precisão e menor risco de obstrução no lançamento de torpedos.

A ideia era ajudar na luta contra os nazistas, e após ter sua invenção aceita por especialistas e devidamente registrada, o projeto foi rejeitado pela Marinha, mesmo se mostrando mais efetivo do que a tecnologia então em uso. Especula-se que um dos motivos é por ter sido criado por uma mulher. Anos mais tarde, a base de sua ideia foi usada, sem nenhum crédito, para o desenvolvimento de diversas tecnologias, como as utilizadas hoje em dispositivos sem fio como bluetooth e wi-fi.

Nesse romance biográfico, a autora especula como teria sido a vida privada dessa figura singular. Com narração em 1ª pessoa, a versão fictícia de Hedy nos conta sua juventude na Áustria, o início de sua carreira de atriz, o casamento com um poderoso fabricante de armas e sua posterior fuga ao descobrir a aproximação do marido com o regime nazista.

Nos EUA, acompanhamos sua ascenção como estrela de cinema e, nas horas vagas, o uso das informações privilegiadas a que teve acesso para imaginar maneiras de ajudar a salvar vidas e, assim, se redimir pela culpa por ter partido sem alertar o mundo sobre o perigo que se aproximava.

Essa não é uma biografia, mas uma reconstituição romantizada da vida de Hedy. Isso porque há poucos registros sobre sua vida por trás da fama, então a autora usa a imaginação para recriar a história e apresentar ao mundo a importância dessa mulher, para além das telas.

Pensando no caráter ficcional da narrativa, esperava mais profundidade. A meu ver, faltou uma abordagem mais bem construída sobre os sentimentos e reflexões da personagem. Ainda assim, foi uma leitura bem interessante.

Isa 02/03/2024

Te amo hedy lamarr te amo
?Minha prioridade era ouvir. Eu era como uma antena procurando sons que ninguém detectava. Anúncios silenciosos da ruína.?

? -Lamarr - sussurrei para mim mesma. Soava como la mer, ou ?o mar? em francês. Em pé no convés de um vasto navio, atravessando as águas infinitas do oc, achei o nome auspicioso, até um bom presságio. Do mar, nasceria minha nova história.?

by.ooliveira 14/02/2024

Do meu ponto de vista, uma obra prima
?Eu me perguntei se sequer importava o que ? ou quem ? eles pensavam que eu era, uma vez que eu tinha realizado minha vingança contra os supressores europeus financiando os Aliados nesta noite e, talvez, junto com isso, alcançado a redenção que buscava. Eu sempre estivera sozinha sob minha máscara, a única mulher na sala.?

Esse livro é maravilhoso. Meus conhecimentos sobre a Hedy Lamarr eram muito superficiais, mesmo tendo conhecimento que ela é praticamente a mãe do wi-fi.

É uma ficção histórica incrível, vou ter que ler os outros livros da autora.

Livia1006 12/11/2023

Um dos melhores do ano!
Terminei facilmente um dos melhores livros que li no ano! O livro começa de uma forma mais ingênua sobre a vida da Hedy ainda muito jovem e começando sua carreira como atriz, logo em seu papel de "redenção" após um filme considerado escândalo na época ela conhece um homem que se apresenta como muito poderoso por financiar armas para ditadores ao redor da Europa. Hedy tem um problema em seu casamento e foge para os Estados Unidos em direção a voltar a ser uma estrela do cinema, porém quando ela chega nos Estados Unidos é alarmado rumores sobre o início de uma segunda guerra. A premissa inteira do livro me interessou principalmente por ser uma história real de uma mulher que mudou a história da tecnologia e foi deixada de lado por ser mulher, judia e ser considerada um "rostinho bonito" na qual muitos homens se aproveitavam. É um livro realista sobre coisas que mudaram a história da humanidade, eu amei e recomendo.

Jessika.Lopes 31/01/2024

Hedy Lamarr, que mulher!!!
Quem foi Hedy Lamarr? Uma atriz que abandonou a carreira pra se casar, escapou do marido nazista e fugiu pra Hollywood onde retomou a carreira, assombrada pelo sofrimento causado pelo crescimento do nazismo, desenvolveu um modelo onde sinais de rádio pudessem ser transmitidos sem interferência. Apesar de ter sido rejeitado pela Marinha na época por pura misoginia, a invenção se tornou a base para o celular que usamos hoje. Um livro pra se refletir sobre a marginalização das contribuições das mulheres ao longo da história. Grande atriz e Grande inventora!

iandra.santte 18/03/2023

Gente, que livro maravilhoso! Me prendeu demais. A escrita é perfeita e conhecer a história (ou parte dela) de Hedy Lamarr foi sensacional. Recomendo a leitura dessa obra de arte!

Lara Tine 11/01/2024

A Única Mulher
Conhecia Hedy como a atriz e bem superficialmente, o fato dela ter contribuido a essa invenção que hoje em dia todo mundo usa o tempo todo: a Wifi.
Esse livro teve um impacto em mim, que uma mulher dessa existiu é simplesmente extraordinário. Sem contar tudo que não foi compartilhado nesse livro. E como é destacado no final pela autora, que a história tem a tendência a deixar as mulheres no anônimo pelas suas proezas e só são destacadas clamando que é "só" pela beleza. Ficamos extremamente frustrada, ainda mais sendo mulher, de ler as injustiças pelas quais ela passou simplesmente por ser mulher. Mais uma história entre tantas outras, que temos que ir resgatando com o tempo e lutar eternamente pra superar o quanto o sexismo e machismo é sufocante e retrocesso para nossa sociedade.
Um livro que vou levar um tempinho pra processar e que vai ficar em um canto da minha mente daqui pra frente.

Laisy.BArbara 18/06/2024

É importante nos lembrarmos de quantas Hedy existiram e ainda existem e como a importância feminina na ciência é apagada quando somos consideradas ?bonitas demais? para sermos inteligentes

Ingrid.Bertotti 08/03/2023

Marie retrata muito bem a vida de Hedy, e é incrível se juntar a essa história, eu acredito que a primeira parte é melhor, a segunda parte parece que passa muito rápido, e deixa algumas pontas soltas que eu gostaria de saber, mas no resumo muito bom vale a pena

Duda 30/10/2023

QUE LIVRO
Esse livro é simplesmente necessário, ele conta uma história real de uma mulher que como Evelyn Hugo foi apagada pelo machismo. O livro é uma ficção histórica perfeita, a escritora não é prolixa, conta tudo de maneira assertiva e os agradecimentos dela fazem o livro todo valer a pena e nos faz perceber como a gente falha todo dia como sociedade e como nós mulheres somos extremamente subestimadas. Fora a magnitude do livro, é um prato cheio pra gente que gosta de moda e história pq tem de Schiaparelli a Hittler. Simplesmente genial!

Noany0 30/01/2023

?Quantas máscaras usei??
Ficção histórica muito boa para entrar em contato com a história parcialmente desconhecida da atriz Hedy Lamarr.
Uma escrita fluída, envolvendo acontecimentos baseados na realidade no tempo de Segunda Guerra e acaba se tornando uma espécie de exposição, não apenas contra o nazismo como ao explicitar marcas de sexismo a todo momento.
Como eu disse anteriormente, leitura rápida, ficção histórica e principalmente o entendimento da importância que Hedy teve no âmbito científico também e de como em muitas situações, mulheres se encontraram e se encontram silenciadas e resumidas a papéis sociais estipulados para elas.
Gostei muito, altamente recomendo!