Carrossel Sombrio e Outras Histórias

Livro: Carrossel Sombrio e Outras Histórias
Autor: Joe Hill
Editora: Harper Collins / TAG Livros
Categoria: Terro, Ficção Científica, Fantasia

"Para mim, leitor ferrenho durante a vida inteira, não havia nada tão horrível quanto a ideia de morrer faltando cinquenta páginas para terminar um bom livro" - Devoluções Atrasadas.

Terminei esse livro já faz uns dias e até agora não tenho muita certeza de como me sinto em relação a ele. É um livro que com toda certeza foge do tipo de temática que eu gosto, pelo menos na maioria dos contos. Ele ser de contos também não ajuda nadinha. Mas vou tentar mirar a minha crítica ao conteúdo como um todo, porque entendo que o que não é bom pra mim pode ser maravilhoso para outras pessoas quando se trata de livros.

Eu não gosto de terror, acho muito chato honestamente, e não acho que livros transmitem adequadamente o medo. Não senti medo lendo esse livro, e também não me causou nenhuma adrenalina esperada em uma história com essa temática. Porém nem todos os contos tinham como premissa o susto, o medo, a adrenalina. Algumas histórias são mais de fantasia do que necessariamente terror, além de outras que misturam a fantasia a ficção científica.

Duas histórias são assinadas em parceria com o mestre do terror Stephen King - "Alta Velocidade" e "Campo de Medo" - não gostei das histórias, achei a primeira muito óbvia e a segunda pra mim foi de longe o pior conto que eu já li, muito entediante, mas muito mesmo.

Dos contos que gostei vou dar destaque a dois. O primeiro é "O Fauno", um conto que mistura um certo suspense com um tanto de fantasia e que me prendeu e me encantou desde a primeira página. Ele narra a busca de um caçador por caças cada vez mais extraordinárias, até que um belo dia, ele descobre a oportunidade de caçar faunos e seres mitológicos. Sensacional a ideia.

O outro é o meu favorito, é uma história excelente, linda, emocionante chamada "Devoluções Atrasadas". Conta a história de um motorista de uma biblioteca móvel que recebe vez ou outra, pessoas do passado em seu caminhão. Gente, sério, é muito tocante. Eu fiquei impressionada como o autor conseguiu em algumas páginas fazer com o leitor se apegue aos personagens e se envolva com essa história. Terminei esse conto querendo que o resto do livro todo fosse a continuação dessa história linda.

Quanto aos demais, alguns muito bons, outros não gostei, mas uma coisa me surpreendeu muito positivamente. O autor. Ele escreve de um jeito super gostoso de ler, e apesar de a temática não ser legal pra mim, eu fiquei muito impressionada com versatilidade com que o Joe Hill transita entre tantos ambientes e formas de escrita, em algumas ocasiões nem parecia que era o mesmo autor. Deixo um salve aqui para a maneira criativa como ele narrou "O Diabo na Escadaria" e "Twitando no Circo dos Mortos".

Enfim, foi de longe o livro mais desafiador do meu ano por fugir completamente da minha zona de conforto, não gostei, porém a criatividade citada acima, bem como "Devoluções Atrasadas" e "O Fauno" garantiram suas 3 estrelas no skoob!

Beijos de queijo e até "Querido Edward"!

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 28/08/2020

Livro muito bom, apesar de não estar acostumada com o formato e com o gênero dos contos.

Carolina Vieira 29/08/2020

Fraco
Achei o livro bem fraco. Gostei de poucos contos e achei os demais apenas ok ou até mesmo enfadonho.
Esperava mais.

André Alves 29/08/2020

Sombrio com boas doses de reflexões pertubadoras
Todos os contos apresentam universos mtu criativos. Alguns me surpreenderam, outros eu esperei mais, principalmente das conclusões. Mas vale a pena a leitura.
Minha ordem de preferência foi:

- Devoluções atrasadas
- Carrossel sombrio
- Mães
- Ás margens prateadas do lago Champlain
- Tudo que me importa é você
- Fauno
- Alta velocidade
- Impressão digital
- O diabo na escadaria
- Campo do medo
- Você está liberado
- Estação Wolverton
- Twittando no circo dos mortos

Lari 29/08/2020

Por ser um livro de contos, é um pouco difícil avaliar no geral. Gostei bastante dos contos "Devoluções Atrasadas" e "Campo do Medo". Os outros gostei bastante, mas não me marcaram.

Natasha 29/08/2020

Cumpre o que promete
Carrossel sombrio é um livro de contos de terror, e é exatamente isso que ele contém, não se deixe enganar pelos contos que aparecem "normais" ou até fofos, calma, leia até o final! Os contos são incríveis, você consegue entrar em cada um deles, mergulhar na loucura que as histórias contém e tem a necessidade de ler até o final para tentar entender o que diabos está acontecendo. Uma dica importante: se você gosta de pegar referências nos livros leia esse com um caderninho do lado, o autor cita diversos autores, livros e filmes. Sem dúvida meu preferido foi "Fauno", gosto de imaginar o que aconteceu depois, mas todos os contos tem seu brilho e devem ser lidos com o carinho que merecem.

Lendo e Cantarolando 30/08/2020

Bem psicologico
Fiz resenha dele para o meu canal (Lendo e Cantarolando) - https://youtu.be/oRvlKZJg5_A

Rafa 31/08/2020

Pensei que jamais acabaria
Esse livro foi apresentado como terror, mas não foi isso que ele entregou. Terror não é nem de perto um dos meus gêneros favoritos, mas esse é um elemento que nem posso apontar, visto que não tem nada assustador no livro.
Mas o problema vai além. A gente não sente nada mesmo lendo. Nem medo, nem choque, nem tristeza, nem alegria. Não causa nenhuma emoção. Histórias entediantes, lentas, arrastadas, com personagens completamente desinteressantes.
Pra não cometer um injustiça, um dos treze contos do livro é ao menos digno de nota 4. "Devoluções atrasadas" consegue ser bonito do seu jeito e trás uma ideia realmente criativa sobre passado e presente se misturando.
Espero não me deparar com outro livro desses na assinatura da TAG e nem pretendo ler Joe Hill novamente.

theanekk 01/09/2020

finalmente
minha leitura mais arrastada, sem sombra de dúvidas. o livro tinha tudo pra ser impecável, já que os contos começam de formas bem interessantes. porém, os finais, da grande maioria, foram bem brochantes, como se tivesse sido escrito correndo. então, não gostei muito. a edição em si, é linda. indico, pois opinião é algo muito pessoal. você só vai saber o que acha, se realmente ler.

Miss Vanny 02/09/2020

Terror e outras coisas.
Os contos que compõem o livro são bastante fluidos e nos transportam para um local naquele momento, como um recorte porém de fácil identificação. Todas as histórias, embora não sejam todas de terror, nos fazem encarar o que há de pior na humanidade. Realmente despertou vários tipos de sensações enquanto lia.

Selennie 05/09/2020

Não compare com nada
Me parece que as pessoas que não gostaram desse livro tinham expectativas baseadas em outras obras, especialmente Stephen King ou quadrinhos. Não faça isso, não compare.

É um bom livro de contos, sim. Originais e fantásticos. Alguns realmente causam certo arrepio. Outros apenas certo assombro. E pelo menos um é muito bonito e adorável, nada de terror ou horror, mas um dos melhores.

Rafa 06/09/2020

Fraco
eu achei/esperava mais do livro, principalmente por ser de joe hill, os contos de ?terror? eram mais um suspense científico em muitos, e as vezes nem isso, mas as histórias são muuuito boas, só não cumprem a promessa de terror

Pamellascoelho 06/09/2020

Campo do Medo - 4,0
Você está liberado - 2,0

Thee 06/09/2020

Supreendente
Não estava muito animada com a leitura, mas, felizmente, fui surpreendida com histórias incríveis!