Cerejas de maio

Cerejas de maio Judy Botler

Resenhas - Cerejas de maio

crpaiva 08/09/2020

Memórias de uma criança da II Guerra Mundial
Um apaixonante história de fugas, perseguições, resistência, imensa força interior, que conta as memórias das irmãs Hertha, Hilde e da menina Ellen (mãe da autora), lindamente contada por Judy Bolter. Um desafio biográfico abraçado com muito amor e dedicação por uma médica que aparentemente, não sabia possuir esse dom.

Ladyce 20/07/2020

Dentre os livros que abordam a perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial há uma pequena parte dedicada a memórias dos sobreviventes.  Cerejas de maio, de Judy Botler, é um deles.  Trata-se da biografia de sua mãe, Ellen, cuja peregrinação por diversos lugares que a abrigaram durante a guerra era desconhecida da autora até recentemente.  O que faz este livro mais alegre do que muitos é que acaba bem, acaba muito bem com a menina Ellen no Rio de Janeiro, rodeada por parentes próximos, tias e avó e,  portanto, com a oportunidade de crescer acolhida dentro dos seus, mesmo tendo perdido pais e um irmão no processo.

Passando por diferentes cidades na fuga, na adoção e em abrigos Ellen, membro da família Grünebaum, que se dispersa durante a guerra, encontra refúgio sob identidade falsa na Bélgica, até que, por insistência de seus parentes, principalmente da avó, que havia imigrado para o Brasil, a menina é encontrada e trazida para o seio familiar.  Mas a história não se limita à menina.  Aprendemos também como outros membros da família se desdobram para permanecer vivos, sobreviverem e imigrarem.  É uma janela sobre um período desastroso que traz luz a muito do dia a dia daqueles em fuga. Convivendo com perigo, disfarçada por falsa identidade e troca de religião,  Ellen é uma verdadeira heroína. Do modo como sua aventura está relatada neste livro, tudo parece pronto para um documentário ou até mesmo um filme em que peripécias perigosas levam a um final feliz.

Fartamente documentada a história da pequena Ellen é repleta de charme.  Contada por ela e em algumas notas por sua filha, a médica endocrinologista, carioca Judy Botler neste livro torna-se uma narrativa que não deveria ser ignorada por documentaristas de cinema ou até mesmo diretores à procura de um bom enredo. Definitivamente um livro encantador que, apesar de tratar dos grandes traumas e das vicissitudes cotidianas do período da Segunda Guerra Mundial, ele nos dá também esperança.  Esperança de dias melhores.                                                                                                                                                        Recomendo não só aos que se dedicam à memória daqueles desaparecidos no Holocausto, como aos que gostariam de saber como, por quem e por quais heróis é formada a população brasileira.