House of Flame and Shadow

House of Flame and Shadow Sarah J. Maas

Resenhas - Untitled

1 | 2 | 3 | 4

Lele Hawthorne 18/05/2024

DayNight
Obrigada Lydia e Ruhn por salvarem esse livro.
tbm o hunt, fofissimo.
já a bryce... menos, querida. foi chata o livro todo, na moral

Mel 08/05/2024

Ok!
Iniciei essa trilogia bastante receosa por causa dos comentários negativos. Terminei achando que não foi tempo perdido. Esse último livro fechou tudo que precisava fechar, as reviravoltas foram bem plausíveis pra justificar os desfechos.

Eu só não gostei mais porque achei que faltou um desenvolvimento maior dos personagens secundários. Uma ascensão ou queda maior. E também mais emoção na batalha final.

Ainda assim gostei do rumo que a saga tomou, e finalizei esse livro satisfeita. Não diria excelente, nem MUITO bom, mas bom. Bem ok!

No comparativo às outras sagas, faltou desenvolvimento pra alcançar Trono de Vidro e faltou drama e psicologia pra alcançar Corte de Espinhos e Rosas.

Jackeline121 04/05/2024

Sinceramente, que livro estranho. O sentimento foi realmente esse, durante toda a minha leitura: estranhamento. Eu já li outras inúmeras obras de Sarah J Maas e sempre fui uma grande fã da escrita dela, mas nesse livro, simplesmente não parecia algo feito pela autora. Apesar de muita gente apontar defeitos nas obras de Sarah, acredito nunca ter visto reclamações quanto a sua escrita, que, antes desse livro, sempre tinha sido envolvente, empolgante.. ANTES DESSE LIVRO.
Durante a leitura de cc3, nada realmente cativava, nenhuma emoção surgia.. Eram apenas palavras. Vazias.
Na minha opinião, a autora não conseguiu manter a personalidade dos personagens, eu achei todos extremamente descaracterizados. Além disso, as coisas se resolviam da forma mais fácil e preguiçosa possível, os vilões faziam os discursos que mais seriam úteis para protagonista, toda informação era dada de graça. Tudo que Bryce precisava, foi dado a ela.. sem mérito algum, sem esforço algum. O único mérito de Bryce durante esse livro foi ter conseguido se manter uma chata da primeira até a última página.

Vic 21/04/2024

Desgostoso
Finalmente terminei esse livro miserável
Sarah J Maas oque foi isso minha filha? Foi você mesma que escreveu os livros de TOG?
Que decepção.

Eu li e ouvi muitas críticas sobre esse livro, e sinceramente talvez ele seja a prova de que a Sarah J Maas seja overrated, não vou desmerecer o trabalho dela porque visivelmente ela criou um império com seus livros, acotar é bom e tog é fantástico e crescent city teve potencial, a escrita honestamente pra mim é a mesma de sempre e até então entretem pois na minha opniao os personagens são interessantes e eu gosto deles, isso é oque me prende no livro.
Eu percebi que Bryce perdeu a essência dela como aquela personagem indolente e divertida agora é só chata, o Hunt lidou com muitos traumas considerando que ele era um carrasco, liderou uma rebelião que deu muito errado e ele está fazendo isso tudo de novo por causa da Bryce, eu imagino que seja por isso que ele tenha ficado tão traumatizado e parado no livro, eu gosto dele então vou buscar maneiras de entender e defender.
Ruhn segue sendo o maioral, mais interessante mais tudo, a Lídia é incrível eu leria um livro apenas dela sobre a história dela, tudo que ela passou e as escolhas que fizeram ela se rebelar, a complexidade de um personagem que tem redenção é sempre interessante.
Falando dos outros personagens como Ithan e Tharion que foram muito criticados, na minha opinião pela falta de ação de chegar logo no ponto e todo lenga lenga e chatice da Bryce, foram eles que salvaram o livro com entretenimento e um pouco de graça, se não fosse isso seria uma chatice infinita. Foi uma demora e um livro tão desnecessariamente grande e exaustivo pra um enredo tão chato e confuso e que não consigo nem explicar, o final é o clássico feliz pra sempre ou nem tão sempre assim porque tem continuação que nem me deixou surpresa. Alguns pontos dessa história toda de mundos conectados e estrelados e tals me deixou meio ? porque convenhamos, o livro foi ruim e a história foi aplicada de um jeito boring mas essa conexão toda foi interessante.
Ver a Nestha e saber do pessoal de acotar aqueceu meu coração, como a relação dela evoluiu, a amizade linda dela com o Azriel e o tempo que a mãe da Bryce passou com ela foi super legal.
Outro ponto que me faz esperar ansiosamente pelo próximo livro APENAS são os supostos novos casais, Ithan e Perry que eu já shippo horrores e Tharion e Sathia que promete muito, e claro ver mais sobre Lídia e o Rhun, fora isso?
Se esforça mais SJM não é só porque um livro é enorme que significa que ele seja bom.

Desiree. 12/04/2024

Quebrou minhas expectativas, não foi tão ruim mas decaiu mt
Por incrível que parece não achei o livro terrível que nem disseram. Foi divertido ler a interação entre eles, me emocionei na aparição do Connor, os momentos do romance, a diva da Nestha etc mas realmente foi um livro muito preguiçoso e com uma quebra de expectativa muito grande em comparação do final de hosab.

Uma das coisas que eu mais gostei foi sobre o buraco negro, achei a forma como o Asteri morreram bem criativa. Confesso que imaginava uma guerra entre mundos super interessante com diversos personagens mas a julgar pelos acontecimentos, não achei tão ruim, porém os Asteri sendo um bando de burros me incomodou até pq o que eu mais gostava dos livros era a história deles, e o enredo de hofas pra conseguir combater à tirania foi fraquíssimo, sem desenvolvimento, explicações rasas e simplóricas. Como por exemplo:

1 - A Rainhas do Rio atrás do Tharion sendo que os pais dele vivem na cidade aquática, pq não ameaçou eles e obrigou o Tharion a voltar?
2 - Nestha e feyre em acotar tiveram um tempo pra aprender fazer uma barreira mental enquanto o Tharion, Lídia, Bryce, Hunt fizeram isso em segundos.
3 - Como que os Asteri não pegaram os pais da Bryce antes? se eles tivessem ameaçado a B voltava com o rabo entre as pernas, era pq estavam com a Fury? O que a Fury é? Se tinha um lugar pra se esconder dos Asteri pq não foram pra esse lugar antes do submarino? os Asteri super poderosos e fodões mas não são capazes de ir contra a Fury?
Os Asteri são ruim mas não ruins, eles são vilões mas não fazem nada o além de jogar uma bomba ali e aqui, são vilões sem nenhum tipo de inteligência, seres intergalácticos com mais de 15 mil anos de conhecimento e foram pego de surpresa pelo grupo da Bryce pq simplesmente entraram pelas portas dos fundos ?

?a Lídia sabia o local? exatamente, em nenhum momento eles pensaram que ela ia abrir a boca? Não sabem sobre tecnologia ao ponto do Declan em uma van mexer em todas as redes. Qual o sentido?
4 - a Nestha dando a máscara pra Bryce pq?? Sim? só isso? Os pais da Bryce era uma troca comparável a dar um objeto mágico que podia ser usado contra o mundo dela?
5 - todo mundo tendo um monte de poder do nada sem nenhuma explicação ??? Acotar 2.0
6 - Grão senhor mais forte do continente deixar um ser que ameaça o mundo dele andar por aí no túnel ???? Etc etc etc, tantas pontas soltas que poderia ser explicadas se a autora não fosse tão preguiçosa.

O desenvolvimento dos personagem um lixo. Hunt ficou o livro todo com pesar e culpa, até quando se resolve da briga com a Bryce continua com esse sentimento porém foi deixado de lado pra foca no que a Bryce precisava fazer, sendo que com quase MIL PÁGINAS teria sim como desenvolver

e acaba que toda a importância dos sentimento dele que existe desde do primeiro livro foi jogado fora só pra servi de apoio.
Continuo achando o melhor par romântico e personagem masculino que a sjm já fez mas decaiu bastante.
o personagem é um amor, a interação dele com qualquer um é divertidissimo, amo o romance mas grande parte do livro todo mundo só ficam atrás da Bryce, não faz nada mais que isso. Pensei que a história sobre o pai do Hunt fosse ser super interessante onde teria um destaque, momentos e ações etc, que o poder do Hunt fosse ser aprofundado em algo maior, acaba que ficou parado servindo DR de casal. E quando tem um cena monstrando o poder dele se torna sobre a bryce de novo. Tudo foi muito raso.

Ruhn um querido, Eu botei muita expectativa por causa de CC2 que gostei muito por falar minimamente sobre ele, como se sentia em relação ao pai ou como ele não se achava bom o bastante e tive esperança que em CC3 fosse focar nisso,

entretanto, tudo isso foi jogado fora e esquecido pra focar no mini romance com a Lidia ou pra contar a história dela. Foi torturado, perdeu a mão e só ficou preocupado em como a Lídia tava? o que ele sentia antes, cadê? Sumiu? Ficou melhor? Pior? não sei.
Ele tem uma personalidade bacana, é divertido e não acho que ele decaiu nesse livro que nem o Hunt. Pra ele decair tinha que tá em algum lugar, pro Ruhn ser ruim ele teria que ser bom o suficiente ou ter alguma importância na história mas ele continua igual, um nada. Não fez nada o livro todo, absolutamente NADA, e quando faz que é matar o pai, o Rei outonal está de costas, nem pra ter uma lutinha digna e no fim esse momento gira em torno da Bryce ser rainha.
Eu pensei que o Ruhn fosse ter mais destaque de tanto falarem mas sinceramente no terceiro livro o maior ato dele é transar com a Lidia pq ele não fez nada. E repetindo, não decaiu pq não tinha o que decair. Se o personagem morresse traria muito mais drama do que ele vivo pq ele não muda nada pra história.

mas levando em consideração que todos os personagens masculino da autora são mal feitos pq ela não tem capacidade de fazer algo bom, o Ruhn pode ser considerado normal. Um personagem que só serve pro romance, o padrão da sjm. Um querido de fato.

Bryce mi amor, pensei que ela fosse ser horrível ou super parada nesse livro acontece que é ela que vai atrás e tenta de todas as formas e passando por cima de tudo e todos independente de qualquer coisa pra derrota os Asteri , confesso que isso foi o que eu mais gostei.
Não acho que ela mudou de personalidade, creio que é a consequência do peso que sentiu, a necessidade de encontrar algo contra os Asteri e focou só nisso, e quando ela conseguiu resolver essa questão ?voltou ao normal? como vocês dizem.
Sinto que a sjm quis deixar óbvio a revolta com os feericos, o que eu acho completamente compreensível levando em conta a visão dela, como:

pela forma como ela cresceu sempre sendo rejeitada e diminuída por ser semifeerica, a mãe mal tratada por um feerico, o genocidio do povo humanos pelos feericos, em ccity1 os feericos fechando os portões etc, logo ela nunca teve um pensamento bom deles.

?ah mas não é todo mundo? sim amor, nos sabemos, tanto que o livro deixa uma conversa com o Braxian sobre não ser ?todos os feericos? deixando claro que NÃO É um pensamento certo mas sim dela vendo as coisas de uma forma ignorante baseado em tudo viveu. O que eu achei ruim foi como ela mudou de opinião tão fácil, não teve NENHUM desenvolvimento ou dramas que a personagem pudesse ter algum sentimento e uma reação baseado naquilo e pra poder desenvolver ou evoluir de alguma forma, ela um dia não queria e no outro sim. Eu não achei a ideia ruim.

Sempre tem protagonista que quer ajudar todos independente de qualquer coisa e a bryce chega e vem com ?eles não merecem?, essa rejeição dos feericos, isso pra depois tentar compreender e querer ajudar, achei a ideia boa mas foi escrito de uma forma extremamente mal feita e preguiçosa, que eu fiquei: ?só isso??

Foi tão rápido que você não consegue criar nenhum tipo de vínculo ou sentimento, acaba achando que era bobeira pq uma conversinha e PA todos os problemas e revolta da vida dela inteira foram resolvidos. Foi tão apressado e mal feito que chega tá na cara a preguiça da autora de desenvolver pelo menos um pouco e botou só o básico e fodase.

Além de ser burrice libertar a Asteri em acotar, mesmo que não soubesse que tinha primallux na terra mas estava tão desesperada a ponto de colocar outro mundo em perigo? Não valia a pena.
Ela levando os pais pro mundo de acotar e NÃO levando o filho deles ??

medo de levantar suspeito em uma missão? eu entendo não ter nenhum vínculo com Cooper até pq só se conheceram 1 dia e nunca mais se viram mas não levar a criança ?? não tem sentido, como se o menino não fosse tão importante.
E isso dos ?lacres? dela não foi algo que me incomodou mas percebi que tava fazendo com muita frequência desnecessariamente até mesmo com a Rainha do mar ao ponto de ser chato, então só estou pontuando como algo negativo mesmo.

gostei do final dela abrindo um buraco negro, criando um próprio e se sacrificando, típico personagens da sarah j maas mas gostei tbm de ver a danika, lehabah, a matilha e toda essa coisa da morte. Acho a bryce uma querida, tinha muito potencial pra fazer algo muito maior no entanto é ridículo tudo está exatamente em certo lugar pra ela pegar e fazer acontecer sem nenhum tipo de problema além do básico.

e não posso esquecer da B indo falar com o pai primeiro do que tirar o hunt e o ruhn da prisão ??? essa foi uma das parte que eu concordo que não condiz com a personagem e nem com o desespero dela no começo do livro. Também tem a ideia de não tomarem o antídoto pq a sjm não saberia explicar o poder ou o que mais ela ia colocar pra Bryce fazer, ia ser mil vezes mais fácil derrota os Asteri, fizeram aquilo só pro Ithan e a Lidia terem alguma cena. Simplesmente fraco e sem sentido. Amo a diva porém a história é a escrita pra mim ser podre fez até à personagem perde a qualidade.

Lídia, mãe de uma nação e pra mim a única que teve algum tipo de desenvolvimento claro. O arco da personagem é básico e apressado, evolui de forma mínima mas culpo o livro, se tivesse uma linha de tempo maior teria a oportunidade de fazer mais coisas. Tirando o fato que a galera caiu nessa da solidariedade pelos filhos, e eu também. Ela matou milhares antes mas só por causa dos filhos teve uma mudança maior se não teria sido uma pessoa pior, pq? O que ela sentia torturando as pessoas? Ela concordava? achava algo ruim? Era pra honra a casa dela, alguma pressão da família? NÃO EXPLICA, e ninguém se importa. tá faltando muita coisa, sabe? E tudo só foi contado pela visão do Ruhn ??? julgou ele por achar que simpatizou com ela depois de ser mãe mas foi exatamente isso que eu, leitor, senti em questão a Lidia, foi essa tática que a sjm usou e que de certa forma funcionou.
Acho que a cena favorita de uma galera é ela usando o poder verdadeiro mas acho que empolgaram muito por causa da ligação com o Brannon etc pq eu não poderia me importa menos.

Mas a diva carrega uma das melhores cena que é dando tiro na cara do Modorc, resgatando todos eles da prisão e enfrentando os lobos ferais e depois vendo os filhos, uma das melhores sequências que tem. Como personagem secundária foi a melhor. Teve personalidade, cenas, drama e faz sentido o hype mas como parte do livro, poderia ser muito melhor, a construção muito meia boca.

os outros personagens como: Ithan, que teve uma farofa com isso da lobos desnecessária, com a loba inútil que só foi pra encher linguiça, pelo menos ele teve uma cena boa lutando com Sabine e virando O Primo. De todos os personagens fez mais que 70% e isso é ridículo pq ele não fez muito coisa.
O Tharion um querido, amo ele mas fez nada além de seguir a Bryce e fazer merda. Em questão a Rainha do Rio se fosse bem explorada poderia ser tão mais interessante e no final só serviu como algo simplorico pra proteger o povo. Pelo menos ele tem uma personalidade cativante.
Flynn, Dec, Fury e Juniper who? so aparece quando convém.

Sobre brycehunt: Acreditei que ele iriam brigar o livro todo e não, isso não acontece. Eles brigam em certo momento mas antes e depois estão super de boa então eu amei muito o casal que nem um louca, são lindos.
Em questão a briga, a Bryce foi insensível SIM e isso é óbvio, achei que fosse ser pior mas li e achei uma briga tão meia boca que não me importei o suficiente. Mas repetindo, bryce foi insensível sobre não entender os sentimentos do Hunt que tinha sido torturado e de tudo que ele viveu a vida inteira, depois o senso bateu na cabeça e logo em seguida, no MESMO DIA ela pede desculpa e pergunta se ele quer conversa. Continuo achando que ela tá errada por essa insensibilidade com ele mas não consigo achar ruim o suficiente a bryce estar mais preocupada em procurar algo pra acabar com os Asteri, serem que colonizaram e massacraram milhares de povos, apoiaram o genocídio dos humanos, apoiaram o estupro da ancestral da Bryce, assassinos e ditadores como se isso fosse uma coisa fútil.

Concordo que ela deveria ter se preocupado com o Hunt mas no mesmo dia ela se arrepende e ficam agindo como se a prioridade dela não fosse algo completamente compreensível, como se a preocupação ou o erro dela fosse por algo fútil. A briga continua sendo horrível, as conversas pra reconciliação fraca porem não tenho pique pra odiar ou desgostar de personagem que erra e depois reconhece que errou e melhora, isso pra mim é papo de quem gosta de personagem irrealista.
Reconheço como último livro deles as brigas não caíram bem porém me lembrando das outras quase 2 mil páginas dos dois primeiros livros não é algo que vem me incomodar.
Acho eles fofos, mesmo tendo consciência que todos os casais da sjm são bem ruizinhos passo pano pro meu brycehunt e amo o romance deles.

sobre Ruhnlidia: eu adoro a estética deles, vibe amor entre agente secretos. Achei a interação fofíssima e eles combinam em tudo. São lindos. Porém uma coisa que me incomodou foi a falta de desenvolvimento. A maioria dos casais tem 1 mês e meio e a Sarah j maas resolveu inovar com ruhnlidia, botou 4 DIAS ? mas considerando que a maioria casais tem um desenvolvimento meio ruizinho, e é apressado, como por exemplo:o Chaol indo pra outro continente e em menos de dois meses já saiu casado, a Aelin naquele extra que ela conhecendo o rowan em um mês já sentia um amor que saiu não sei da onde, bryce querendo ir ser escravizada no lugar do hunt ??? maluquice, então isso não deveria me chocar, mas 4 dias é foda? Como eu sempre digo, é impossível a autora botar um casal novo e desenvolver em 1 semana sem fica incompleto ou mal feito, ai no mês seguinte eles se casam ?????? apressadíssimos, não tiveram quase nada. Tenho a sensação que o livro foi tão ruim pra alguns que gostaram da coisa mais básica, porém não deixa de ser um casal bom.

Clarota 10/04/2024

Foi bem decepcionante. adoro sarah mas senti que ela ficou com preguiça nesse aqui.
tudo é MUITO conveniente, tudo tem uma solução mágica e fácil, dá uma gastura de ler porque você sabe que pra tudo vai ter um jeito muito fácil de resolver. isso me incomodou muito.
o que PORRAS aconteceu com as historias de tharion e ithan nesse livro? que chatisse meu deus do céu, eu amo tanto eles nos outros livros, mas nesse os plots deles tavam insuportáveis.

varias coisas foram colocadas e não pareceram servir pra nada no final das contas, mas talvez isso seja resolvido em algum livro futuro?

lidia e ruhn salvaram bastante a leitura, é um dos melhores casais que sarah já escreveu! espero muito que tenha mais livros deles!

foi uma leitura boa porque eu sou apegada ao universo e aos personagens, mas foi uma escrita preguiçosa e várias vezes tediosa.

Nana 09/04/2024

Me diverti, mas a que preço?
A melhor parte desse livro é que ele encerra essa trilogia. Sarah, pra mim, entrou numa de alongar as coisas de mais e então os livros dela que eram só pra ser divertidos e escapistas agora ficam cansativos e longos demais. Ainda não aceito que eu devia ter lido o livro da Nesta (que eu até tentei mas achei chato demais) pra poder ter entendido algumas coisas, sem condição!
Mas no geral eu achei realmente divertido e em alguns momentos realmente me emocionei. Só quero nunca mais na minha vida ver a palavra ?alphahole?.

@livrostasticos 07/04/2024

Eu me surpreendi positivamente com essa leitura, gostando muito mais do que esperava. Uma das principais razões para isso é que o romance é abordado de forma bastante leve, dando mais destaque à trama, à construção do mundo e à preparação para os próximos livros. Portanto, se você está aqui principalmente pelo romance, provavelmente ficará desapontado. Isso não quer dizer que não tenha romance, é Sarah J. Maas afinal de contas.

Além disso acho que, para aproveitar ao máximo este livro, é recomendável ter lido todos os outros livros da Sarah - Trono de Vidro e ACOTAR -, o que pode irritar os leitores casuais. Este livro está repleto de referências e revelações que enriquecem o multiverso que estamos explorando, e foi bem divertido encontrar esses easter eggs.

Apesar de ser longo, é, em sua maior parte, justificável. HOFAS consegue encerrar bem um arco de trama importante para Crescent City, enquanto deixa algumas questões em aberto para o futuro. Também estamos vendo alguns crossovers entre universos (o que é super legal), mas parece ser apenas o início da exploração completa desse multiverso.

Minha principal crítica ao livro foi o final, que achei fácil demais. Foi legal, mas um pouco decepcionante. Embora tenha tido alguns momentos legais, fiquei um pouco desapontado. Houve outras partes do livro que me pareceram mais tensas e emocionantes. E é isso, foi uma leitura bem divertida ansioso para ver o que mais a Sarah vai escrever no futuro.

natbrodrigues 31/03/2024

House of flame and shadow- mar/2024
Eu tô dando 4* pq tiveram coisas chatas, mas eu adorei a leitura no geral e posso dizer que a lydia e o Ruhn carregaram COMPLETAMENTE esse livro nas costas.

Eu gostei dos acontecimentos do livro em geral, tiveram algumas coisas meio ???? Mas tá, aceitei kkkk recomendo a leitura e o audiobook e bem bom!

- spoilers -

Eu recomendo a leitura, estou ansiosa pro próximo, mas meu Deus como a Bryce conseguiu ser chata em parte do livro! Nossa senhora, supera o fato de que ele provavelmente tem PTSD sabe? Não dá pra ficar forçando o bichinho desse jeito.

Adorei a Jesiba, sempre gostei dela na vdd, mas nesse livro adorei ela de mais! Os acontecimentos da casa de chama e sombras ali foram TODOS legais! Mas perder tipo 90% dos frascos contra o parasita que os dois carregaram me fez querer entrar no livro e bater em todo mundo kkkkk.

Dito isso: gostei, me diverti, passei raiva e chorei. Recomendo a leitura kkkkk

Lais 10/03/2024

O livro tem seus poréns, mas é excelente!
Quando iniciei a leitura, vi tanto comentário ruim e tanta crítica que fiquei com receio, porém enquanto eu ia lendo, só pude pensar que as pessoas estão muito chatas mesmo. Achei o livro excelente e a única ressalva que tenho é a proporção de tempo entre a ?preparação para a batalha final? e a ?batalha em si?. Achei a batalha muito corrida e os inimigos morrendo tão facilmente que nem pareciam tão poderosos assim. Tirando isso, as evoluções das relações, as descobertas, romances, amizades, amei TUDO e Sarah J Mass continua sendo uma das melhores pra mim.

Lunna.Santanna 07/03/2024

Emoções à flor da pele
Dentre os três livros, esse para mim foi de longe o melhor, no momento eu não tenho muitas palavras formadas para descrever muita coisa, estou absorvendo tudo ainda, mas garanto para vocês, eu nunca chorei tanto lendo um livro...

1 | 2 | 3 | 4