O Aprendizado de Pequena Árvore

Forrest Carter

Resenhas - O Aprendizado de Pequena Árvore

@Agulha3al 27/03/2010

Um brisa da noite...
Todos os anos eu releio Pequena Árvore... Ele é um daquele livros que nos toca com uma brisa de delicadeza, suavidade e inspiração!
Sempre após sua leitura ficou meio deslocado achando que nasci em um meio social errado!! Pequena árvore é comovente, pela sua inocência eles nos ensina conceitos que já sabiamos, mas infelizmente esquecemos. O que é certo!
É um antídoto contra toda loucura e velocidade dos dias de hoje, onde a felicidade de uma criança se reflete em ver Mon-o-lah (montanha) nascendo com os raios do sol, em correr pelas trilhas e ter um lugar secreto próximo a Lay-nah(regato).
Um livro curto que dá uma angustia ao saber que a leitura estar no final, mas todas as coisa acabam o que também é certo...
E como disse vovô: Foi bom! Na próxima vez será melhor!
Hevellyn with an "H" 24/08/2012minha estante
Acho que eu tô pegando a sua mania,esse livro é meio que uma valvula de escape para mim...

Ana Cristina 23/05/2010

A leitura desse livro é lenta, e por vezes bem chata. Mas tem muito conteúdo. Fala sobre a história e a cultura dos indígenas da América do Norte e dos problemas que eram enfrentados por eles, contados através dos ensinamentos dos avós cherokees que vivem na mata para o seu neto que vinha da cidade. Aprendi muita coisa lendo esse livro.
Liadan 31/08/2010minha estante
Eu estava pensando em abandoná-lo, mas percebi o tanto que eu podia aprender com ele e cheguei até o fim.
É um ótimo livro e nos mostra o que deixamos de perceber por estarmos tão atarefados a ponto de ignorar a natureza.

Eli 01/10/2014

Para rir, chorar e crescer
O mais sensível e profundo livro que li nesses últimos tempos. De linguagem simples, mas abaladora, o autor aborda a vida e os seus conflitos de um ponto de vista doce, sábio, rico e vasto, misturando a inocência da criança e a sapiência dos velhos cherokees das montanhas.
Andriola 04/04/2016minha estante
esse livro é lindo

Yara 17/05/2020

Comovente e muito fofo
Li esse livro há muitos anos e nunca me esqueci dele. É maravilhoso, uma história cativante com uma construção linda de cenário. A evolução do personagem é nítida, e eu chorei rios no final do livro! É um livro perfeito, não mudaria nada.
Luana Christina 05/11/2020minha estante
Terminei de ler ontem aos prantos.

Gaby 24/11/2009

Um livro lindo, repleto de lições de vida e valores que infelizmente nos dias atuais estão sendo esquecidos. Esse livro nos faz refletir sobre quem somos e principalmente sobre quem queremos ser.

@Agulha3al 29/03/2010minha estante
gostei muito!!!

Maltenri 08/06/2011

As pequenas coisas da vida
Descobri “O Aprendizado de Pequena Árvore” no domingo. Dois dias depois, acabei o livro. Entrou para minha seleta lista de livros maravilhosos.

O livro conta a história de um garoto chamado Pequena Árvore, descendente de índios Cherokees. Após a morte de seus pais, vai viver com seus avós. Aí começa sua jornada de aprendizado. E aí começa o aprendizado do leitor. A verdade é que o livro é um verdadeiro baú de lições de vida, esquecido no fundo do porão pela maioria das pessoas.

A obra é destinada principalmente ao público infantil, porém o público adulto pode aproveitar muitos elementos presentes.
A narrativa é feita por Pequena Árvore. Decorre disso um vocabulário fácil, com frases curtas. A leitura flui bem. Decorre também a visão de um garoto de eventos mais ou menos cômicos ou trágicos. Permite-nos lembrar de nossa própria inocência quando fomos crianças e de como o mundo era um lugar misterioso.
O elemento cômico é quase que onipresente, com descrições divertidíssimas. O humor é simples, quase pastelão às vezes, mas isso só ajuda a reforçar a atmosfera leve do livro.

Porém o mais importante é o conjunto de lições de vida: valor do trabalho, respeito ao próximo e à natureza, entre outras lições importantíssimas que quase ninguém aplica hoje em dia. Ensina também a importância das pequenas coisas da vida: apreciar a natureza, um nascer do sol, as caminhadas ou ainda o fato de gastar energia para equilibrar a mente e o espírito. Todos os pais deveriam ler esse livro para seus filhos, sempre tentando aprender ao mesmo tempo.

A única dificuldade advém do pano de fundo do livro. A história acontece nos Estados Unidos durante a década de 30. Um mínimo de cultura geral sobre esse contexto é necessário para compreender completamente o livro.

É uma obra fantástica, para ler, reler e recomendar. Afinal, Vovô já dizia que tudo o que é bom deve ser repartido, para que seja bom para todos.

Leila 07/07/2011

Não julgue pela capa
Lembro que ganhei esse livro da minha Madrinho no meu aniversário, desde de criança ela me presenteia com livros e é ela a grande responsável por essa paixão que rege minha vida.
Na capa do livro está escrito que a história se compara ao Pequeno Príncipe, que até então era o meu clássico dos infantis, e por isso comecei a ler com um certo desdém, como se estivesse desafiando o livro a provar o que dizia na capa.
Confesso agora que este livro não se compara ao Pequeno Príncipe, pois com ousadia ainda maior afirmo que O Aprendizado de Pequena Árvore SUPERA O Pequeno Príncipe. Este livro tem a capacidade de eliminar todos seus preconceitos e idéias prontas de uma sociedade engessada e trazer luz para seu modo vida.
Vale a pena ler e reler quantas vezes for possível!

Obs.: Recomendo os capítulo 5. "Eu afim de você, Bonnie Bee"

Lais Santos 13/09/2012

Livro incrível
O Aprendizado de Pequena Árvore é simplesmente cativante, não se enganem pelo nome, este não é um livro infantil!
Com uma linguagem simples, e uma história envolvente, o livro nos faz viajar, nos faz dar valor as coisas pequenas, nos faz querer plantar uma árvore, estar perto da natureza... Enquanto muitos dão valor a riqueza e a bens materiais, O Aprendizado de Pequena Árvore nos faz ver que a humildade é o que verdadeiramente importa, e torna repugnante as coisas fúteis da vida.

Faellyto 09/12/2012

Me fez chorar.
É.. esse livro foi um dos poucos que conseguiram me fazer chorar. Me encantei com a capa, com a comparação com o Pequeno príncipe. O encontrei na biblioteca da minha antiga escola, o livro ensina sobre a natureza, família, sobre vida. A Envolvente narração simples sobre o convívio da "arvorezinha" com os seus avós, em meio a uma natureza e problemas familiares que o garotinha passa. Li o livro em 3 dias cogitando a ideia de não devolvê-lo nunca. ( é isso mesmo.. eu queria roubá-lo).

Francieli 01/04/2013

O que a capa tem de horrível a história tem de bonitinha.

Natan 12/12/2013

Paixão a primeira vista/amor para toda a vida
Ah livros que vem com uma dose a mais de perfeição, o aprendizado de pequena arvore veio com um lito dos grandes, se existem livros do qual a gente nunca se recupera totalmente, este é um. Descobri-o na biblioteca da minha escola, sua capa meiga e infantil, chamou-me logo atenção, como estava lendo outro livro, escondi ele debaixo de outros livros, como sempre faço, mas não conta pra ninguém (risos), li a sinopse e foi amor a primeira vista, comecei a lê-lo e tive vontade de devora-lo, o livro é "um verdadeiro hino de amor a vida e a natureza", narrado pelo próprio Pequena Árvore, um pequeno e valente menino que após perde seus pais, vai morar com os seus avós nas montanhas da região de Eastern Cherokee Hill, no Tennessee.
Em meio a natureza, pequena arvore junto de seus avós, índios Cherokees, dá inicio a seu aprendizado nos valores simples da vida cherokee: "dá amor sem esperar gratidão e tirar da terra apenas o que se necessita". ao lado do avô, percorre cada centímetro das montanhas, aprendendo a sentir a natureza em toda a sua grandeza. Nas palavras da avó, compreende e aceita com naturalidade o ciclo da vida, que não se encerra com a morte.
A simplicidade, a naturalidade, a honestidade e a pureza com que a historia é contada é cativante. Com certeza uma de minhas melhores leituras, aconselho a todos a viver esta aventura, e para quem ama natureza e ler, é leitura obrigatória!

Fabi 02/01/2014

Adorável!
Fiquei encantada com a cultura cherokee. A sabedoria deles é maravilhosa. O conhecimento da natureza, e a conexão com ela, é incrível. Às vezes é deprimente ver a cultura do homem branco pelos olhos dos índios - porque eles estão certos sobre muitos males da sociedade.

Nunca vi um livro capturar tão bem a inocência da infância. Amei os personagens. Não sei o que é mais adorável: suas qualidades ou seus defeitos.

Enfim, dei risada, chorei, fiquei inspirada. Adorei o livro!!

Thomas 07/08/2017

Incrível
A leitura é leve e simples, o conteúdo sem detalhes desnecessários, o que torna a leitura absurdamente agradável. E quando você percebe que a narrativa é feita por uma criança de 5 anos, 6 mais tarde, descobre uma narrativa inocente e bem humorada.
Impossível ler este livro e não começar a ver o mundo e a nossa relação com ele de uma forma diferente.

Marcos.Coelho 06/11/2017

Um livro pra revisitar pra sempre

Esse livro foi um dos três que em minha infância, me despertaram o hábito da leitura e foi a saudade dele que me fez relê-lo recentemente, já o vídeo é somente pra espalhar o convite à sua leitura, uma vez que antes de reler, perdi quase uma hora procurando resenhas sobre ele no Youtube e não encontrei, mesmo esse livro sendo considerado um clássico da literatura norte-americana.
Penso da seguinte maneira: se essa obra me instigou a ler, pode ser que ela proporcione o mesmo a outras pessoas.
A história contada no livro se passa na década de 30 e embora tenha a Depressão Americana como plano de fundo, não foca nela de forma direta, mas a título de explicação é importante salientar que ao fim da 1° Guerra Mundial a Europa ficou em ruínas e que a economia norte-americana se beneficiou bastante com isso, no entanto quando a Europa se reestruturou a economia norte-americana sofreu sua maior quebra; desemprego, queda do PIB, queda na produção industrial e queda no valor de ações assolaram o país de 1929 a 1939.
Paralelo a esse cenário acompanhamos a vida de Pequena Árvore, um garoto de cinco anos que perde os pais e vai morar com os avós nas montanhas. A avó, uma cherokee pura, o avô, um descendente. Vivendo lá o garoto aprende a viver conforme a tradição desse povo, inclusive muitos relatos transmitidos de geração em geração pela tradição oral dos cherokees são encontrados nesse livro e o autor pode relatar esses trechos no livro com propriedade já que o mesmo tem herança cherokee e até acredita-se que ele mesclou sua própria história com o livro, dando a ele em muitos momentos, caráter autobiográfico; o avô de Carter, por exemplo, era neto de uma Cherokee pura.
Os valores passados dos avós ao menino ao longo do livro contribuem em muito para a valorização dessa obra como documento humano de significado universal. Ali vemos aos poucos o garoto aprender o jeito cherokee, uma perspectiva de mundo completamente diferente da nossa e mesmo assim coesa e muito menos injusta. Com o livro podemos facilmente perceber o quanto o mundo moderno é fechado em si mesmo; tudo isso através das palavras do avô, que mesmo sem o conhecimento técnico que nosso mundo tanto exige, consegue tocar todas as nossas feridas, revelando a hipocrisia e brutalidade dos brancos. Nesses trechos é incrível a forma como o autor conseguiu dar graça à nossa política por meio dos diálogos do avô com o menino, onde pro avô tudo de ruim que acontecia no mundo era no fundo, culpa dos políticos.
Amor à natureza e a vida, dar amor sem esperar gratidão, tirar da terra somente o que se precisa, aprender a perceber a alma-espírito da natureza, compreender e aceitar com naturalidade o grande círculo da vida, que não se encerra com a morte são alguns dos valores que fazem parte do jeito simples e sábio de viver dos índios cherokee e que são aprendidos por Pequena Árvore.
Um sucesso de crítica, sensível, belo, profundo e enternecedor, O Aprendizado de Pequena Árvore é um misto de tudo isso e é praticamente impossível lê-lo sem mudar de alguma forma, nem que seja o mínimo possível, a maneira de vermos o mundo. Você, como a grande maioria das pessoas, pode sem querer, estar sendo levado pelo mundo a colocar seus esforços no fútil e esquecendo o essencial, mas nunca é tarde para abrir os olhos... uma boa leitura pra você!

site: https://www.youtube.com/edit?video_id=GioGXWvXZSc

BeatrizViana0 26/06/2018

Perfeito
Um menino cherokke e sua vida com os avós. Linda história. A cumplicidade e o carinho entre eles. O respeito à natureza e aos animais. Perfeito! A partida dos avós e dos cães, uma lição de força e coragem que so uma criança cherokke seria capaz de demonstrar. Lindissimo ?