O Aprendizado de Pequena Árvore

Forrest Carter

Resenhas - O Aprendizado de Pequena Árvore

Leila 07/07/2011

Não julgue pela capa
Lembro que ganhei esse livro da minha Madrinho no meu aniversário, desde de criança ela me presenteia com livros e é ela a grande responsável por essa paixão que rege minha vida.
Na capa do livro está escrito que a história se compara ao Pequeno Príncipe, que até então era o meu clássico dos infantis, e por isso comecei a ler com um certo desdém, como se estivesse desafiando o livro a provar o que dizia na capa.
Confesso agora que este livro não se compara ao Pequeno Príncipe, pois com ousadia ainda maior afirmo que O Aprendizado de Pequena Árvore SUPERA O Pequeno Príncipe. Este livro tem a capacidade de eliminar todos seus preconceitos e idéias prontas de uma sociedade engessada e trazer luz para seu modo vida.
Vale a pena ler e reler quantas vezes for possível!

Obs.: Recomendo os capítulo 5. "Eu afim de você, Bonnie Bee"

Maltenri 08/06/2011

As pequenas coisas da vida
Descobri “O Aprendizado de Pequena Árvore” no domingo. Dois dias depois, acabei o livro. Entrou para minha seleta lista de livros maravilhosos.

O livro conta a história de um garoto chamado Pequena Árvore, descendente de índios Cherokees. Após a morte de seus pais, vai viver com seus avós. Aí começa sua jornada de aprendizado. E aí começa o aprendizado do leitor. A verdade é que o livro é um verdadeiro baú de lições de vida, esquecido no fundo do porão pela maioria das pessoas.

A obra é destinada principalmente ao público infantil, porém o público adulto pode aproveitar muitos elementos presentes.
A narrativa é feita por Pequena Árvore. Decorre disso um vocabulário fácil, com frases curtas. A leitura flui bem. Decorre também a visão de um garoto de eventos mais ou menos cômicos ou trágicos. Permite-nos lembrar de nossa própria inocência quando fomos crianças e de como o mundo era um lugar misterioso.
O elemento cômico é quase que onipresente, com descrições divertidíssimas. O humor é simples, quase pastelão às vezes, mas isso só ajuda a reforçar a atmosfera leve do livro.

Porém o mais importante é o conjunto de lições de vida: valor do trabalho, respeito ao próximo e à natureza, entre outras lições importantíssimas que quase ninguém aplica hoje em dia. Ensina também a importância das pequenas coisas da vida: apreciar a natureza, um nascer do sol, as caminhadas ou ainda o fato de gastar energia para equilibrar a mente e o espírito. Todos os pais deveriam ler esse livro para seus filhos, sempre tentando aprender ao mesmo tempo.

A única dificuldade advém do pano de fundo do livro. A história acontece nos Estados Unidos durante a década de 30. Um mínimo de cultura geral sobre esse contexto é necessário para compreender completamente o livro.

É uma obra fantástica, para ler, reler e recomendar. Afinal, Vovô já dizia que tudo o que é bom deve ser repartido, para que seja bom para todos.

Ana Cristina 23/05/2010

A leitura desse livro é lenta, e por vezes bem chata. Mas tem muito conteúdo. Fala sobre a história e a cultura dos indígenas da América do Norte e dos problemas que eram enfrentados por eles, contados através dos ensinamentos dos avós cherokees que vivem na mata para o seu neto que vinha da cidade. Aprendi muita coisa lendo esse livro.
Liadan 31/08/2010minha estante
Eu estava pensando em abandoná-lo, mas percebi o tanto que eu podia aprender com ele e cheguei até o fim.
É um ótimo livro e nos mostra o que deixamos de perceber por estarmos tão atarefados a ponto de ignorar a natureza.

@Agulha3al 27/03/2010

Um brisa da noite...
Todos os anos eu releio Pequena Árvore... Ele é um daquele livros que nos toca com uma brisa de delicadeza, suavidade e inspiração!
Sempre após sua leitura ficou meio deslocado achando que nasci em um meio social errado!! Pequena árvore é comovente, pela sua inocência eles nos ensina conceitos que já sabiamos, mas infelizmente esquecemos. O que é certo!
É um antídoto contra toda loucura e velocidade dos dias de hoje, onde a felicidade de uma criança se reflete em ver Mon-o-lah (montanha) nascendo com os raios do sol, em correr pelas trilhas e ter um lugar secreto próximo a Lay-nah(regato).
Um livro curto que dá uma angustia ao saber que a leitura estar no final, mas todas as coisa acabam o que também é certo...
E como disse vovô: Foi bom! Na próxima vez será melhor!
Hevellyn with an "H" 24/08/2012minha estante
Acho que eu tô pegando a sua mania,esse livro é meio que uma valvula de escape para mim...

Gaby 24/11/2009

Um livro lindo, repleto de lições de vida e valores que infelizmente nos dias atuais estão sendo esquecidos. Esse livro nos faz refletir sobre quem somos e principalmente sobre quem queremos ser.

@Agulha3al 29/03/2010minha estante
gostei muito!!!