Beco do Rosário

Beco do Rosário Ana Luiza Koehler

Resenhas - Beco do Rosário

Aidan.Paim 30/08/2023

Interessante relato de uma Porto Alegre que já não existe mais. E não falo apenas do beco. Ana Luiza Koehler traz de forma espirituosa uma discussão muito recente mas que como vemos perpassa o século; o apagamento das histórias, e com isso da vida de pessoas que de verdade fazem a cidade. Geralmente os trabalhos de história olham muito de um ponto de cima, dos grandes nomes das grandes famílias, como protagonistas da sociedade. Mas na realidade, as cidades são somatórios de vidas, experiências e histórias, em grande parte do povo do dia a dia. E é isso que vemos aqui. Mesmo que tenha críticas a usm narrativa muito direta, Koehler exprime muito bem o dia a dia de gente comum como a gente, suas brigas, festejos, relações, e principalmente essa união orgânica que qualquer pessoa de baixa renda ou que vive em um subúrbio está identificado. Aquela vizinha que serve como segunda mãe em muitas ocasiões, os amigos de rua criados juntos no mesmo quintal, as brigas feias e resoluções engraçadas regadas a cerveja e muita festa. Um conto simples, mas que relata bem essa relação direta e pessoal que nasce de forma natural, mas que muitas vezes é desrespeitado por um discurso de civilidade. Nos faz pensar, o tanto de famílias despejadas de velhos casarões com desculpa de melhorar a vizinhança, mas que no fim vira um estacionamento. Lojas antigas e de importância local que são derrubados para abrir mais uma rua, deixando a míngua moradores. Deveríamos pensar, quantas vezes as ditas reformas em centros urbanos de fato nos ajudam? Quanto disso não é neo higienismo, aversão a pobre? Faz algum sentido nós, povo trabalhador, que tanto louvamos a época de nossa infância onde brincávamos na rua com as pais de olha sentados na calçada, defendermos politiqueiros de plantão e aventureiros que tudo que fazem é destruir a estrutura social que nós criamos? Beco do Rosario traz a discussão fundamental, de quem é de fato a cidade?

bellabuffon 09/09/2021

Arquitetônico
Comprei esse quadrinho depois de ver uma entrevista na TV da autora, E o forte dele é o desenho e os traços arquitetônicos. Se um arquiteto lesse um quadrinho, este seria ele. Gostei

geo 16/03/2023

Novela da globo
História simples, com ilustrações maravilhosas. em poucas páginas simpatizei muito com os personagens.
o principal ponto do quadrinho são as referências históricas, que são MUITO BOAS.