Beco do Rosário

Beco do Rosário Ana Luiza Koehler




Resenhas - Beco do Rosário


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Gabrielle.Quinlan 14/01/2024

Histórico
Adorei as ilustrações!

Conhecemos uma protagonista que entre amores e preconceito não desiste do seu sonho.

E conta, principalmente a transformação da cidade na época, a demolição dos bairros pobres do centro e a falta de assistência aos moradores. De como tudo foi construído em cima da desolação.
comentários(0)comente



Kesy 03/12/2023

?Amei reconhecer as ruas de Porto Alegre
Beco do Rosário conta as desapropriações dos becos do Centro, para a modernização da cidade nos anos de 1926.

Vitória sonha em ser jornalista na sociedade machista da época. Nos guia pelas ruas e becos e encanta por não desistir do seu sonho!?

"Marquei todos os lugares que conheço, onde estive"?
comentários(0)comente



Aidan.Paim 30/08/2023

Interessante relato de uma Porto Alegre que já não existe mais. E não falo apenas do beco. Ana Luiza Koehler traz de forma espirituosa uma discussão muito recente mas que como vemos perpassa o século; o apagamento das histórias, e com isso da vida de pessoas que de verdade fazem a cidade. Geralmente os trabalhos de história olham muito de um ponto de cima, dos grandes nomes das grandes famílias, como protagonistas da sociedade. Mas na realidade, as cidades são somatórios de vidas, experiências e histórias, em grande parte do povo do dia a dia. E é isso que vemos aqui. Mesmo que tenha críticas a usm narrativa muito direta, Koehler exprime muito bem o dia a dia de gente comum como a gente, suas brigas, festejos, relações, e principalmente essa união orgânica que qualquer pessoa de baixa renda ou que vive em um subúrbio está identificado. Aquela vizinha que serve como segunda mãe em muitas ocasiões, os amigos de rua criados juntos no mesmo quintal, as brigas feias e resoluções engraçadas regadas a cerveja e muita festa. Um conto simples, mas que relata bem essa relação direta e pessoal que nasce de forma natural, mas que muitas vezes é desrespeitado por um discurso de civilidade. Nos faz pensar, o tanto de famílias despejadas de velhos casarões com desculpa de melhorar a vizinhança, mas que no fim vira um estacionamento. Lojas antigas e de importância local que são derrubados para abrir mais uma rua, deixando a míngua moradores. Deveríamos pensar, quantas vezes as ditas reformas em centros urbanos de fato nos ajudam? Quanto disso não é neo higienismo, aversão a pobre? Faz algum sentido nós, povo trabalhador, que tanto louvamos a época de nossa infância onde brincávamos na rua com as pais de olha sentados na calçada, defendermos politiqueiros de plantão e aventureiros que tudo que fazem é destruir a estrutura social que nós criamos? Beco do Rosario traz a discussão fundamental, de quem é de fato a cidade?
comentários(0)comente



ovatsuG0 08/04/2023

As mudanças de Porto Alegre
Essa pequena história, nos lindos traços da artista, irá mostrar como as mudanças para a modernização de Porto Alegre afetaram seus moradores negros e pobres.
É triste mas tão realista que te faz refletir bastante e perceber como a elite chega a convencer os mais pobres sobre alguns pontos de vista.
Muito bom! Ela retratou PoA da época muito bem e bonita ??
comentários(0)comente



geo 16/03/2023

Novela da globo
História simples, com ilustrações maravilhosas. em poucas páginas simpatizei muito com os personagens.
o principal ponto do quadrinho são as referências históricas, que são MUITO BOAS.
comentários(0)comente



Anna 12/01/2023

Uma viagem pela história
De uma forma super dinâmica e ao mesmo tempo completa, o livro nos leva de volta ao início de Porto Alegre, atual capital gaúcha. Por meio da destemida Vivi, conhecemos a vida da população periférica, mas também somos levados a observar parte da elite através de Teo. Com assuntos importantes como feminismo, luta de classes e efeitos da reforma urbana, a autora (Ana) mostra de forma graciosa a antiga cidade.
As quebras de tempo e espaço me incomodaram um pouquinho, fora isso o livro é encantador e uma leitura que super recomendo, uma vez que é informativa, mas não achei maçante, tanto que li em uma noite.?
comentários(0)comente



Gabriel 30/08/2022

Fundamental?
A formação de uma cidade retratando a implicando na formação de um povo. Arte linda e roteiro fundamental
comentários(0)comente



Lika 31/01/2022

Gostei muito
História maravilhosa e os desenhos são muito lindos
Conhecer sobre Porto Alegre me deu muita vontade de ir lá pra ver de perto

Recomendo muito
comentários(0)comente



Nat 27/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
A HQ conta a história do desenvolvimento arquitetônico de Porto Alegre – como os becos foram destruídos para serem substituídos por avenidas “modernas” e, com isso, a história de muitos negros foi sendo apagada também.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
comentários(0)comente



Flavio - @geekcorp303 22/01/2022

Belíssimo
Ótima pedida para quem procura uma leitura nacional, conta com um roteiro envolvente e com uma arte impecável!!
comentários(0)comente



bellabuffon 09/09/2021

Arquitetônico
Comprei esse quadrinho depois de ver uma entrevista na TV da autora, E o forte dele é o desenho e os traços arquitetônicos. Se um arquiteto lesse um quadrinho, este seria ele. Gostei
comentários(0)comente



Djeison.Hoerlle 02/04/2021

Beco do Rosário é uma obra com total cara de novela das sete da Globo. Traz algumas discussões bem pertinentes à temas cada vez mais atuais como racismo e feminismo, além de que faz uma caricatura bem pertinente da elite gaúcha que, ouso dizer, perdura até hoje.
O grande ponto aqui é que a narrativa é maçante e no geral, pouco estimulante. Recursos como a splash page e cliffhangers são quase inexistentes, trazendo uma composição confusa que parece totalmente linear, tirando peso dos momentos chave e dando uma carga excessiva à passagens corriqueiras.
O ponto forte no meio de algo tão morno é a relevância histórica, visivelmente detalhada e estudada pela autora e claro, a arte deslumbrante.
Poucas vezes em minha vida li um quadrinho tão lindo, e como um amante da aquarela, técnica pouco utilizada na nona arte, acredito que demorará para que algo tão magnífico surja em meu radar novamente.
No final fica um certo apreço por conta das ilustrações, mas a narrativa em si não é nada demais.
comentários(0)comente



Jefferson 13/03/2021

Contexto histórico interessante
A arte da hq é indiscutivelmente excelente, mas em minha opinião a obra peca na construção de personagens e no desenvolvimento da história em si.
Só no terço final me vi um pouco apegado aos personagens, alem da história ser desenrolada de maneira lenta e arrastada. Por vezes me vi lendo uma obra adulta, mas aparentemente desenvolvida para um público infanto juvenil. A autora não se arrisca em nenhum momento, embora a história não seja linear, não há grandes reviravoltas no roteiro, o desfecho também é bem insatisfatório.
comentários(0)comente



Clara.Oliveira 07/03/2021

Bom
Bem interessante, bons pontos, achei que peca um pouco na escolha de ordem cronológica dos eventos.
comentários(0)comente



Sidnei 24/02/2021

Uma linda aquerela
Eu curti bastante a arte, sigo a Ana Luiza no instagram e ela manda muito bem nas aquarelas. Eu gostei do enredo, tem um lado histórico muito forte, quem sabe se eu conhecesse Porto Alegre, meu gosto tivesse um punch...rs. Eu curti, mas não amei. Imagino que terá continuação e desejo ler.
O entorno pós abolição dos escravos, que vivem em becos versus a burguesia na eterna luta de classes e o papel da mulher no inicio do século XX é muito bacana e tocado sensivelmente. Enfim, eu recomendo.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2