Paixão da ignorância

Paixão da ignorância Christian Dunker

Resenhas - A paixão da ignorância

CharlesSouto 22/07/2023

?Vem pra convidar não pra convencer?

Se você atua em educação creio que este livro é para você.
Debate atual, pertinente e crítico. Esta obra vai lhe obrigar a repensar tudo que já tem por certo em educação. Portanto se já sabe tudo que há pra saber não perca tempo por aqui.

... ao fim ainda apresenta um ensaio que reúne as principais dificuldades daquele que pretende redigir uma tese. Puro deleite que me provocou risos nervosos. Brilhante .

Yuririn 23/12/2022

não foi exatamente um livro pra mim. Tem uns exemplos, teorias e mitos colocados que são interessantes, mas não trouxe muuita informação nova, pois o livro que li do Paulo Freire abordou temas parecidos. Além disso achei a narrativa meio prolixa em várias partes, quase abandonei a leitura, porém quis terminar por ter sido recomendação. Pra mim, o começo foi mais legal que o final, pois não me enquadrei muito no público alvo do término do livro que direcionou mais pra "pessoas que querem fazer uma tese/estudar mais psicanálise", então, infelizmente, não foi muito um livro pra mim. :/

aliuscha 30/04/2021

A escuta como caminho para desestruturar a política do ódio
Uma frase na música do BNegão e Seletores de Frequência tem sempre me ecoado ?esmagamos a nós mesmos com nossa autoimagem, a tal da egoesclerose, e como diria o prof Hermógenes, hoje pavão, amanhã espanador?. O antropoceno, as redes sociais e toda esse culto à figura humana nos põe cada vez mais refém do regime de extrativismo das grandes corporações e sua política do ódio!
A escuta ativa, como caminho de conhecimento, de formação de alianças, tecitura de redes, construção de pontes é uma ferramenta poderosa de recuperação da nossa humanidade, dos nossos valores civilizatórios.
Esse regime de condomínio, de relações mediadas por contratos, de produtividade medida pela burocracia, o neoliberalismo individualista e seu circuito de afetos produz sofrimentos cada vez mais evidentes: ansiedades, depressões...
Se debruçando sobre a escuta na educação, sobre o processo de alfabetização, sobre nosso analfabetismo digital, sobre as contradições na relação entre a psicanálise e a universidade e até mesmo atentando para os erros crassos cometidos durante a escrita de uma tese, o prof Dunker nos faz reconhecer nossa carência de falar e ser visto, ser reconhecido, valorizado, mas principalmente, cria alertas para
a urgente necessidade de escutar, de estabelecer relações íntimas e profundas pra ancorar nossa existência.