Um Amor de Vigarista

Um Amor de Vigarista Laura Lee Guhrke

Resenhas - Um Amor de Vigarista

Mah Chagas 03/04/2024

Suspeita
Sem dúvidas sou suspeita pra falar, porq? amo Romance de Época, ja confesso sem nenhuma vergonha na cara, como ter com a quantidade de livros q tenho, voltando pra história, lindinha, com uns furos q pelo amor, mais no fim sempre da um quentinho no coração, só leiam.

Am'oonchild 21/02/2024

Ela tinha um bissexual na mão e não usou
Devo dizer que terminei a leitura até feliz, mas com a sensação de que foi muito morna, a sensação de que poderia ter sido um livro favorito se tivesse seguido por outro caminho.

Eu gostei da protagonista, achei seus dilemas coerentes, gostei da relação dela com os meninos, os gêmeos são bem divertidos e acho que o protagonista masculino também tem seus méritos.

Já a escrita da autora é algo que me cativou nos outros dois livros, porque ela sustenta bons diálogos, aqui no entanto eu senti isso com um leve declínio. Ainda teve momentos muitos bons, sim, mas eu sinto que ou o livro tinha que ganhar mais páginas ou ter menos conflitos e apenas um foco.

Principalmente, porque penso que a autora perdeu uma oportunidade muito boa de retratar a bissexualidade, pois ao mesmo tempo que fica claro que Jamie estava mexido com Amanda como Sr. Seton, a autora acabou reforçando que ele só teve sentimentos depois de descobrir que Sr. Seton era mulher.

Ela perdeu uma abertura incrível de mostrar Jamie em conflito depois de tanto tempo em luto e se isso tivesse sido a linha narrativa de sua escolha, o escândalo passado de Amanda não precisaria de tanta enrolação para gerar um impacto. Jamie poderia ter somente dito "Comecei a gostar de você como homem e ainda assim não dei pra trás, você ter sido desonrada não será um problema." sabe? Eu consigo visualizar muitos caminhos que teriam feito esse livro ser bem melhor e por isso o que de fato aconteceu não me foi satisfatório.

Lêh 30/12/2023

Leitura leve e ótima para sair da ressaca literária ou intercalar com uma leitura mais densa.
Sem grandes plots a autora consegue prender a atenção do leitor com Amanda e os dois meninos encrenqueiros.

Bru 14/12/2023

Amei o livro, supriu todas minhas expectativas relacionadas a história. A protagonista fingindo ser homem foi o auge junto com as crianças endiabradas.

Déia 13/11/2023

Desilusões amorosas
O livro retrata a história de amor entre Amanda e James. Ela, que não pertencia a alta sociedade, dedicou-se aos estudos e teve uma excelente formação, porém, ao se ver sozinha no mundo, envolveu-se em um escândalo amoroso. Já, James, um conde, ficou ainda jovem viúvo e com dois filhos para criar. Ambos desiludidos amorosamente viam-se fechados para relacionamentos, porém quando começaram a conviver, encontraram um no outro o preenchimento do vazio que lhes faltavam. Fácil leitura.

CrisVieira~ 18/08/2023

Quase bom, mas...
Eu demorei a decidir fazer essa resenha com minha opinião sobre o livro porque, apesar de ter um plot interessante, seu desenvolvimento teve alguns problemas.
Primeiro, a parte da linguística sofreu bastante nessa história. O cuidado com o contexto histórico foi interessante (e, às vezes, passou até do limite, mas falo disso mais para a frente), porém, com a construção da linguística deixou a desejar. Houve o uso de linguagem coloquial do século XXI(!) que nunca poderia ter sido usada no século XIX, mesmo estando perto do fim dele. Expressões como "ela é legal" ou "Mas que se dane" são típicas da nossa época, mas deveriam ter sido adequadas ao linguajar de uma professora com formação acadêmica inserida no século XIX. Por exemplo, para "legal", poderia ter usado o famoso "divertida"; e para o "que se dane!", havia o "Para o inferno!". Ambos fora de moda (para nós), mas rebuscado e adequado para uma época em que tudo era medido pela religião (mesmo o linguajar de uma acadêmica).
Mas pareceu que a autora quis tanto aproximar a história de seus leitores que decidiu que seria "bom" incluir expressões coloquiais do nosso século em uma época em que tudo "era pecado" e as expressões (até os xingamentos!) seguiam essa visão distorcida da vida.
Ou seja, a adequação histórica em um romance de época deve ser total e não apenas de acordo com o quanto se pensa em aproximar a história de quem a lerá. Porque há como se usar a forma de se exprimir do final do século XIX sem parecer entediante.
E falando sobre entediar, isso leva ao segundo problema que vi na história e que me deixou preocupada, pois a Guhrke escreve bem, mas pecou em erros que um escritor iniciante cometeria (mas, não uma veterana): inserir descrições de locais na fala dos personagens como se as pessoas conversassem assim – e em qualquer século!
Eu li uma vez que esse era um erro de principiante para escritores. Por não quererem (ou não saberem) criar trechos para descrever um ambiente, enfiavam a descrição nos diálogos. Mas isso empobrece a história pois torna artificial e incoerente as falas. E mais ainda - uma coisa que aprendi sem sequer frequentar uma escola de escrita criativa: se uma informação não faz diferença no prosseguimento da história, CORTE-A!
Então, o longo e dispensável diálogo entre o personagem masculino principal e seus filhos sobre as poltronas das Câmaras do Parlamento - que em nada influenciam na história - deveria ter sido cortado pela autora, ou, caso ela achasse interessante descrever cada detalhe (inútil para a História, exceto pela ambientação do leitor) do Parlamento, que criasse uma boa descrição à parte do diálogo.
Para além, a história perdeu seu suspense mais ou menos na metade com a descoberta do embuste e depois disso, foi apenas uma enrolação com cenas que, se cortadas, não fariam diferença para as do discurso ou do final.
Enfim, o plot era bom, mas Guhrke perdeu seu trunfo muito rápido; mostrou sua carta da sorte por - eu acho - não saber como prosseguir com ela sem parecer que estava dando ao personagem masculino principal um tom ambíguo sobre sua sexualidade. Algo que não faria diferença -- exceto para as reflexões pessoais desse personagem - caso ele realmente percebesse uma afinidade com o tutor de seus filhos. E seria interessante se Guhrke não tivesse descartado tão rápido esse ponto pois mostraria como uma amizade poderia ser construída entre um homem e uma mulher sem que a barreira do gênero atrapalhasse. E, claro, o momento quando a descoberta da farsa ocorresse, se tornaria ainda mais emblemático e interessante, pois o personagem principal masculino já teria formado laços fortes com a personagem principal feminina sem saber que ela não era um homem; e isso justificaria todas as decisões posteriores que ele tomaria pensando nela.
Mas o que poderia ter sido mais profundo... foi bem raso; e por isso, eu demorei a emitir minha opinião. É uma história simples. Um romance apenas para passar o tempo, mas mesmo com um livro assim se deveria ter mais cuidado com esses detalhes. E não que eu não tenha encontrado outros livros de outros autores com os mesmos problemas e, digamos, "descuidos", mas gosto dos plots criados pela Guhrke. Nem sempre o desenrolar deles me agrada, mas é bom ver como o romance histórico evoluiu desde Barbara Cartland e similares. E por ele - e por respeito a leitores que podem buscar saber mais sobre o século XIX, para além das informações que os autores transmitem por meio dos livros -, acredito ser válido tomar cuidado com esses três pontos e não cometer os mesmos erros de quem hoje está começando na profissão de escritor.

Libia Sousa 06/08/2023

Gostei
Gostei bastante desse livro, mas eu esperava mais romance, depois q ele descobriu que ela era mulher tudo aconteceu muito rápido!

tabeeatriz 05/08/2023

????????
Sinceramente, não sei nem como avaliar esse livro. Não é ruim, mas não é bom?!?

A escrita da autora é agradável, mas a história deixa a desejar, o que deixou a leitura desgostosa. Os personagens são interessantes, mas não cativantes e pouco aprofundados, principalmente Jamie. E é de se revoltar com o modo como tratam as mulheres naquela época - é algo que eu ainda não me conformo quando leio os livros de época.

Quando li a sinopse esperava amar a história, a premissa de ela se vestir de homem para conquistar um emprego é fantástica! Mas o desenvolvimento é tão blé, os sentimentos dos principais aparecem DO NADA e em alguns momentos eu não entendi o porquê estava acontecendo aquilo - parecia que tinha vários "????" estampado no meu rosto.

Não sei mais o que pensar e nem como descrever esses pensamentos. Sem dúvidas eu esperava mais, muito mais, e como eu li em outra resenha, escolheria gastar meu tempo lendo outro e não esse.

Carolina 22/07/2023

Perfeito só tem um porém
Não tem EPILIGOOO, como assim eu não sei o que aconteceu depois que ficaram juntos, preciso desse extra se não meu coração não aguenta? enfim 5??

Nara LG 15/07/2023

Melhor da série - a ponto de desobrigar a leitura do último.
Muito bom ver o desfecho de Jamie e dos gêmeos (fã assumida da dupla), com a evolução dos personagens em todos os seus aspectos. A série poderia, facilmente, ter finalizado nesse livro, em vez de continuar com Jonathan e Marjorie (voltei numa resenha para pesquisar o nome dela, mesmo lendo quase metade do livro, prova do quanto os personagens do último livro - A MENTIRA SOBRE AMORES E HERDEIRAS - são tão irritantes, tediosos e incapazes de fazer o leitor criar laços).

O terceiro livro é tão completo e suficiente, que me recusei a continuar a ler o quarto e o abandonei na metade, sem peso de consciência, devido o péssimo enredo e personagens rasos (eu já disse irritantes? Rs).

Como leitora assídua de romances de época, acredito que autores deveriam saber o momento exato de parar uma série, justamente para não se perder no final.

Victoria.Soares 11/07/2023

Esse livro tinha tudo pra ser ótimo, pena que não foi. A história é legal mas faltou desenvolvimento do casal.

Nai 05/06/2023

Eu gostei dos personagens, amei os gêmeos, mas acho que até metade do livro estava legal, mas depois foi tudo muito rápido, principalmente o final, senti falta de um epílogo que mostrasse a vida deles depois de casados ou quando as crianças estivessem crescidas. O enredo foi bem construído, mas não bem desenvolvido, como se não tivesse aproveitado todo o potencial ou páginas.

Gabyh.4rt 14/05/2023

Amei tudo!
Amanda é uma jovem inteligente e que teve uma educação muito além do que as jovens damas costumam ter. Infelizmente ela teve o azar de se envolver com um aristocrata que dormiu com ela e a abandonou. A reputação manchada de Amanda a impede de conseguir um bom emprego que faça jus a sua educação.
Uma proposta de emprego surge em seu colo, infelizmente a vaga é de Tutor, do sexo masculino, para dois meninos gêmeos com um histórico de expulsão de babás e quase incêndio em uma casa.
Porque não se vestir como homem e se passar como um tutor? O que lhe garante um emprego e a chance de trabalhar com o que mais ama no mundo.
Jaime é o pai viúvo dos gêmeos. Ele é cunhado do protagonista do primeiro livro. Amargurado com a vida e cansado das peripécias dos filhos ele finalmente decide contratar um tutor para os meninos. Uma última tentativa antes de enviar os dois para um internato. O jovem e inexperiente Seton parece uma boa alternativa no desespero em conseguir alguém.
Eu preciso enaltecer que a premissa do livro é muito boa e a Amanda é uma protagonista incrível. Ela é muito inteligente e em nenhum momento se deixa intimidar, seja pelas travessuras dos meninos ou pela autoridade de Jaime.
Inicialmente eu fiquei irritada com a ausência de Jaime na vida dos dois filhos. Mas com o decorrer da história você consegue compreender que aquilo talvez seja uma forma dele fugir da lembrança de sua esposa. O que acaba mudando com a presença de Amanda e as mudanças que ela faz na família.
Eu queria mais páginas, mais do relacionamento dos dois, mais epílogo.
Achei a dinâmica com as crianças muito divertida.
De longe é o meu preferido até agora da série.
Katia 14/05/2023minha estante
Gosto muito dessa saga.

Gabyh.4rt 14/05/2023minha estante
Fazia tempo que eu tava com ela parada na estante ?

Katia 14/05/2023minha estante
Isso também acontece comigo. Kkkk

flavia.fraga.125 29/04/2023

Amanda Leighton é uma inteligente professora que foi desonrada e perdeu todas as oportunidades de emprego por isso. Jamie é um viuvo, pai de dois filhos mto levados, que decidiu que nunca mais iria se casar novamente. Quando Amanda, desesperada por um emprego, se disfarça de homem para conseguir um emprego de tutor na casa de Jamie, td muda. Um bom livro.