Fortaleza Digital

Resenhas - Fortaleza Digital

Flavinha 12/08/2011

Fortaleza Digital - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Fortaleza Digital é o primeiro livro escrito pelo escritor Dan Brow, e tem um tema atual, que destrincha e nos revela como funciona a invasão de privacidade na surdina.

Neste livro, Dan nos conta a história de Susan e David, um casal de pessoas bem diferentes, mas que de alguma forma estão muito conectados. Ela, criptografa conceituada, funcionária da agência NSA, a maior agência de segurança dos Estados Unidos, e ele, um humilde professor universitário.

Tudo estava correndo às mil maravilhas na vida deste casal, até um dos funcionários da agência (Ensei Tankado), que não concorda com a quebra de sigilo das pessoas sem que elas tenham conhecimento, se demite e cria um algoritmo de criptografia indecifrável até para o mais poderoso computador da agência, o TRASNLTR, capaz de decifrar qualquer código existente.

Tankado disponibiliza o algorítimo na internet, para que as empresas interessadas participem de um leilão onde o programa que será vendido, só possui duas chaves existentes de desativação.

Strathmore, chefe da NSA, baixa esse arquivo da internet e acontece o improvável, mas já previsto por Tankado, o TRANSLTR não consegue decifrar o código contido ali. Isso desespera Strathmore porque se alguma empresa possuir o Fortaleza Digital, a NSA não conseguirá interpretar nem monitorar os códigos das mensagens, e isso seria muito perigoso nas mãos erradas, podendo colocar em risco a Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Nesse meio tempo, Tankado que está na Espanha é assassinado, e Strathmore, decide colocar em prática uma manobra arriscada, convocando David, um civil que ninguém suspeitaria de estar envolvido com a NSA, para encontrar uma das chaves que ele acredita estar com o corpo de Tankado.

David parte para a Espanha nessa aventura arriscada, meio com a pulga trás da orelha, enquanto Susan se enrola cada vez mais numa trama sórdida planejada por uma pessoa de quem ela nunca desconfiaria.
Bom, não vou entrar muito em detalhes na resenha deste livro porque posso resumi-lo em uma só palavra: chato! E olha que de chatice eu entendo rs.

Sim, a chata dos livros aqui vai criticar. Me perdoem os fãs de Dan Brown, mas esse livro foi um dos mais chatos que eu já li.

Teve muita enrolação, muito termo técnico, diálogos que poderiam ter sido descartados, personagens como Midge e Brinkerhoff que não acrescentaram nada à trama, além de uma discussão repetitiva sobre o que estava acontecendo na criptografia e sobre o tal Gaunter, que foi criado pelo inteligentíssimo Jabba (que tb não fez nada nessa história) para evitar que o TRANSLTR não pegasse nenhum vírus.

David é um herói bobo demais que é sempre salvo pelos acasos, Susan não é aquele personagem feminino forte que aparece nas outras obras de Dan, ela é muito ingênua, e pra uma criptografa tão inteligente, se deixou ludibriar demais.

Logo no início ficou óbvio quem era o mandante dos assassinatos, tive esperança de estar errada quando Hale entrou na história, mas pro meu desapontamento, minhas suspeitas se confirmaram no final e o mandante era mesmo quem eu tinha pensado que seria.

Eu tinha abandonado esse livro quatro vezes antes de pegá-lo pra valer, comprei ele em 2008 numa promoção no Submarino, e como não gosto de deixar as coisas pela metade, encarei como um desafio.

Infelizmente to sentindo que perdi meu tempo... Foi uma leitura muito repetitiva e cansativa, e a palavra TRANSLTR apareceu 209 vezes! É eu contei só pra satisfazer a minha curiosidade!

Não vou contar o final, mas posso dizer pra quem for se aventurar nesse livro, que não preste muita atenção no prólogo, ou desvendará o mistério logo no começo da história.

Não recomendo.

www.chatadoslivros.blogspot.com

LUIZ 16/08/2011minha estante
FALTOU ALGO NÉ, OS QUE TEM ROBERT LANGDON NA MINHA OPINIÃO SÃO MELHORES ATÉ PELA PARTE CULTURAL E ENFIM ESSE É MUITO INFORMATIZADO , NUM É RUIM NÃO MAS JÁ LI MELHORES.

Flavinha 17/08/2011minha estante
Concordo com vc Luiz, os que tem o Robert são muito mais empolgantes, ainda não li o Simbolo Perdido, mas os outros dois são fantásticos!

Zophaelbr 29/06/2010

Interessante
Para quem já estudou criptografia na faculdade vai se identificar com os termos usados, do meio do livro pra frente a pessoa vai entendendo a trama e já pode arriscar palpites sobre o final, porém o epílogo final não seria necessário. Mas é legalzinho.

Claudinei 07/05/2011

Sensacional!

Dan Brown é sem dúvida meu autor favorito, nenhum outro autor me faz ficar no estado que fico com as páginas de um livro como ele.
Sentia o nivel de adrenalina subindo em vários trechos da história, o melhor de tudo foi a tensão e a pressão que senti nos capitulos finais, como se eu estivesse nas salas da NSA correndo contra o tempo junto com todos os outros personagens.
Esse é o primeiro livro de Dan Brown publicado, apesar de ter chegado a nós brasileiros, somente após o estrondoso sucesso de "O código Da Vinci" que abriu as portas para o autor aqui no país. A narração da trama possui os mesmos elementos que fez Brown ser reconhecido em outros livros, suspense, enigmas, códigos secretos, intrigas, amor, devoção, nessa obra Dan Brown faz com que o leitor mergulhe no mundo digital, ao mundo de códigos criptografados, carregando as maiores e mais desejadas informações da terra, o banco de dados da inteligência americana, ameaçado ser exposto ao mundo dos hackers caso algumas revelações não sejam feitas.
É nesse ambiente que conhecemos mais dois grandes personagens de Brown, Susan Fletcher e David Becker, que lutam diretamente e indiretamente para conter essa ameaça!
Por incrivel que pareça esse foi o primeiro livro do autor que consegui descobrir o grande vilão antes do final, mas não deixa de ser um dos melhores que já li também!

Glaucy 31/03/2010

Amei Fortaleza Digital! É incrível como Dan Brown nos prende!
Tive um mês dificil, por isso, "enrolei" um pouco pra ler, mas o livro possui um ritmo tão hipnotizante que não há como não querer saber que rumos as personagens tão intensas, cheias de virtudes e defeitos irão tomar no desenrolar da trama.
Este é um livro que eu Aconselho!

***************************

Lido em março de 2010

Dane 05/01/2010

Impossível parar de ler!!! Livro super dinâmico, típico de Dan Brown mesmo!

E o final... daqueles que te faz perguntar "COMO NÃO PENSEI NISSO ANTES?!"

Recomendo.

Renata 05/01/2010

Achei o livro mal escrito e a história fraca. Fanatasiosa demais para um livro que não é de fantasia...O final não surpreende e deixa o leitor com aquele sentimento de que bom que o livro acabou.

Eduardo 31/12/2009

Dos livros que eu já li do autor, esse é o pior.

Por mais que os meios sejam diversos, o final do Dan Brown é previsível: a organização é salva no útlimo segundo, o mocinho e a mocinha vivem felizes para sempre. E nesse livro, o mocinho literalmente desvia de balas na história, parece filme Hollywoodiano, cheguei a dar risada quando li. hahah

Se fosse fazer uma analogia, compararia esse livro com sessão da tarde. É um livro que definitivamente não recomendo pra quem não tem o mínimo de saco pra entretenimento barato - como eu.

Samuel 07/12/2009

Sensacional!
Depois de ler Código da Vinci e ter gostado muito, resolvi ler todos os livros do Dan Brown!

Fortaleza Digital foi o último! E pra mim foi um dos melhores!
Totalmente Excelente!

Patty 10/12/2009

Apesar do seu autor ter ficado famoso com suas históris envolvendo religião, esse livro nada tem desse assunto. Mais fictício, envolve uma trama onde está mais para questões políticas, onde em partes, apresenta dados sobre o real sistema de segurança dos EUA, porém, mantendo a sua cota de fiação, claro, pois nem tudo é real na hisória, mas é uma história interessante, que prende a atenção do início ao fim, e os faz pensar se esse super computador citado no livro realmente é possível existir e se existisse, o que isso implicaria na nossa vida. Bem legal para os amantes da tecnologia.

HARRY BOSCH 16/03/2010

BOA FICÇÃO
A HISTORIA E MUITO BOA,MAS SE COMPRAR COM AS OUTRAS OBRAS DO AUTOR
DEIXA A DESEJAR,POIS NÃO CONSEGUE PRENDER A ATENÇÃO DO LEITOR TOTALMENTE,TALVES DEVIDO A TERMOS TECNICOS VINCULADOS A INFORMATICA.
MAS E UM BOM LIVRO,VALE APENA

Rodrigo 14/09/2010

Médio
Dentre os livros que li de Dan Brown, esse com certeza foi o mais fraco( já li o código e anjos e demônios).
O livro demora muito de engatar. fica muito enrolado no começo e dá vontade de desistir. com o tempo vai melhorando, porém fiquei com a impressão de já ter lido algo parecido, simplesmente por já ter lido outros livros do autor.
outro ponto que achei um pouco confuso é quantidade de informações técnicas que no início deixa um livro um pouco chato, mas nem por isso o livro é todo ruim. A mistura das histórias entre os personagens é bem interessante, assim como a fuga de David Becker pela espanha. Agora, com certeza o ápice do livro se encontra nos momentos em que aparece o hulolot(acho que é assim que escreve.)
Não indicaria a leitura para um amigo, mas para quem gosta do autor, é mais um para coleção. não me arrependi 100% de ter lido.

Márcio 14/12/2009

Depois de ler o Código da Vinci e ter gostado resolvi ler os outros livros de Dan Brown. Acabei me decepcionando um pouco com a estrutura das intrigas que varia muito pouco de uma história para outra, sabe aquele cara que está perseguindo o protagonista desde o começo na verdade está tentando ajudá-lo e que aquele que o principal considerou como amigo de confiança é na verdade o vilão por trás de tudo, essa é a estrutura, depois disso ele só muda a ambientação, computadores e alta tecnologia, vida extraterrestre e eleições americanas, sociedades secretas, enfim, espero que nesse novo livro dele isso tenha mudado... Mas Fortaleza Digital é um livro bom, porque afinal, fala de programação de computadores e criptografia, dois pilares sagrados do mundo nerd.

Guilherme 06/03/2010

Como sempre Dan Brown surpreende.
Já não é a primeira vez que leio um livro do Dan Brown e fico um tempão pensando sobre o livro, e como a história sempre tem suas impressionantes reviravoltas. Aconteceu com "O Código Da Vinci" e com "Anjos e Demônios", e claro, "Fortaleza Digital" não deixou por menos.
Ele joga uma trilha de pistas para seguirmos, e sempre que começamos a pensar que sabemos quem está por trás de tudo, vemos que estamos completamente enganados. Uma semelhança entre todos os livros dele, é que geralmente o culpado por todos os acontecimentos, é bem próximo da pessoa que tenta desvendar e por isso nunca desconfiamos dessa pessoa. Em o "Código Da Vinci" foi Teabing, em "Anjos e Demônios" foi o Camerlengo e em "Fortaleza Digital"... bom, não vou estragar essa surpresa. O livro é realmente ótimo.

Kelzinha 12/12/2009

Uma aventura digital no mundo real
Este, assim como todos os outros livros que li do Dan Brown, tem uma história muito interessante, que prende o leitor do início ao fim. Eu gosto desse mundo digital, e neste livro ele se aprensenta de uma forma super bem amarrada a toda a aventura típica dos livros deste autor. A cada capítulo que eu acabava, dava vontade de continuar lendo pra saber o iria acontecer no próximo capítulo com cada personagem. É um livro incrivelmente bom! Valeu muito a pena ler.

Fica aqui uma citação do livro que eu achei interessante:

"Tente dobrar um braço e ele resistirá. Mas convença uma mente a pensar como você deseja e terá conquistado um aliado."

Lorena 13/12/2009

Para mim, o melhor livro de Dan Brown (dentre os que eu li, claro). Leitura rápida e ao mesmo tempo intercalada com informações instigantes, como os outros livros do autor; porém, dentro do tema da tecnologia. Depois de começar a ler, é difícil desgrudar.