Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Vitor 25/09/2010

O início do "mais do mesmo"...
Um dos autores americanos que mais ganhou popularidade nos últimos anos foi Brown, que tem agora uma invejável lista de livros muito bem vendidos, alcançando cifras astronômicas. Sucesso devido ao talento? À mídia? À sorte?
Talvez uma mistura de tudo. Sim, seria o mais correto de dizer. Não há fórmula para o sucesso, mas Brown parece ter chegado quase lá. Digo isso porque seus livros seguem sempre a mesma forma de narrativa: trama ágil, capítulos curtos, múltiplas narrativas, polêmicas com instituições poderosas, descrições detalhadas. Não que isso seja sinônimo para qualidade...
Fortaleza Digital funciona como um esboço para Código Da Vinci, livro esse que levou o autor ao sucesso. É tudo sempre igual, desde os personagens genéricos e sem carisma aos detalhes milimétricos de roteiro. Repita-se: personagens muito mal-feitos, relegados ao segundo plano, que servem apenas para cumprir um papel genérico. Eles são sempre ou sarados ou super-gênios. Não há passado interessante ou marcas surpreendentes. O pior é que eles servem exatamente a proposta da trama: um thriller de ação rápido e dinâmico, sem muita complexidade e sem pedir muito do leitor, que somente se entretém por algumas horas (coisa que boa parte do público procura mesmo...)
E talvez Brown consiga realmente isso: entreter com puro entretenimento, chamando o público tanto juvenil quanto o adulto, oferecendo uma leitura rápida (até porque esse livro não é grande) e só. E nessa jogada ele vende seu peixe e fatura milhões. Ele pode não ser tão talentoso e nem de longe brilhante, mas é bom no que faz: vender o máximo possível.
Fortaleza Digital é o único livro do autor que não utiliza o tema religioso e talvez por isso não gere tantas polêmicas quanto os outros. Mas tirando isso, se assemelha e muito com os outros, como já disse anteriormente. Antes deste, li o Código Da Vinci, livro da onda. E somente estes de Brown. Pelo visto, não comprarei mais nenhum. Procuro uma leitura diferenciada e mais profunda, não algo repetitivo e superficial. Para quem não liga para isso e curte, boa litura.
Rafael Moss 29/09/2010minha estante
Bom texto. É difícil ver opiniões realistas do Dan Brown.

Seus personagens são realmente rasos e suas tramas seguem todas um mesmo esquema.

Mas ele tem méritos por fazer uma narrativa interessante. Seu sucesso estrondoso é um mistério, no entanto.

Bruninha 12/12/2010minha estante
Esse é o único livro de Dan Brown que eu já li, por isso eu o achei muito bom e criativo. Acho o livro inteligente, algo que, aparentemente, alguns não acham. O modo como ele escreve é interessante, pelo fato de, como disse, escrever bem rapidamente e estar sempre criando polêmicas. O fato dele criar personagens inteligentes ou bonitos é porque isso é o que chama atenção; além do mais, o livro se passa, basicamente, em uma agência onde exigem-se pessoas inteligentes.
É bom ver o ponto de vista de outras pessoas, e em certos pontos eu concordo com você, mas ainda sim, o livro é muito bom na minha opinião.

Vitor 22/12/2010minha estante
Bom, Bruna, cada um tem sua opinião... como dizem por aí: opinião ou gosto não se discute, só se lamenta...
Ao contrário de muitos outros leitores, acho a escrita de Brown um pipocão sem muita profundidade ou qualidade, apesar dele conseguir criar tramas ágeis e dinâmicas, que contém constante reviravoltas.

Márcia 04/08/2011minha estante
O que assusta (positivamente) em Dan Brown é seu perfil pesquisador. Seus livros revelam que ele é um escritor que prima pelos detalhes e consegue construir um enredo engenhoso oriundo de muita pesquisa. Por isso as inverdades contidas em seus livros nem de longe parecem equívocos técnicos ou históricos, pois tão bem as conta. Sou fã de Markus Zusak e Patrick Suskind, mas Dan Brown tem seus méritos por ser especialista naquilo que se propõe.

Diandra 17/08/2011minha estante
O seu ponto de vista é interessante, gostei.

Amanda Alexandr 04/09/2011minha estante
CONCORDO. E acho que você foi até bondoso.

Dan Brown é como uma booty call: só serve para diversão curta e superficial. Não passa de escritor caça-níqueis que fatura em cima de polêmicas. Seus personagens são perfeitinhos e, seguindo o raciocínio de um livro, dá pra adivinhar o final dos outros.

L. L. Bernstein 21/03/2012minha estante
Só ressaltando que Fortaleza Digital não é a única obra de Dan Brown que não aborda temas religiosos, Ponto de Impacto também segue a mesma linha de Fortaleza.

Mas concordo que Brown sempre usa e abusa da mesma fórmula em todas as suas tramas. Talvez seja essa sua característica.

Katan 31/07/2012minha estante
Realmente, os livros do Brown são nesse estilo.

Comecei a ler Código da Vinci e cansei. Um dia parei pra ler Fortaleza Digital. Só não parei porque comprei o livro. Virou uma questão de honra. "Eu vou conseguir! Dan Brown não me vencerá!" Ou algo assim.

Depois de um tempo, maluco que sou, comprei uma edição pocket, em inglês, de Anjos e Demônios. Me surpreendeu! Parece que ele foi melhorando, de livro em livro, até chegar lá. Depois disso, perdeu a mão e escreveu Código da Vinci.

Pra quem não gostou de nenhum dos livros dele, recomendo o Anjos e Demônios. Talvez gostem. Talvez eu seja maluco, sei lá...

Wellington 01/09/2012minha estante
É como você mesmo disse gosto não se discute, mas se lamenta, e eu lamento muito o seu...

Carol 18/09/2012minha estante
Excelente resenha, Vitor! Tenho o mesmo ponto de vista que você, só não me estendi na minha resenha porque você já tinha dito tudo aqui.

Raul Mathias 30/11/2012minha estante
Concordo. Inclusive dei a mesma nota que você.
Confesso que gostei do Brown no primeiro livro dele que li. Na época tinha 17 anos, e o livro foi o anjos e demônios. Li em um dia e adorei. Na mesma semana li o codigo da vinci. Só gostei. Logo depois li o ponto de impacto, nesse livro já consegui identificar o que ia acontecer. Não sei porque li o fortaleza digital, mas na metade do livo já soube de tudo o que ia acontecer no final.
Enfim, acho que a leitura do Dan Brown é bem interessante pra quem ta começando, pois é fácil, e como você disse, é entretenimento. O problema do Brown é não sair da mesma. Ele tem um "modelinho" de livro, onde ele muda os nomes, os lugares e só. O desenrolar da estória é sempre o mesmo.

Carol 08/01/2013minha estante
Respeito opiniões, mas não concordo. Dan Brown sabe fazer a mistura perfeita de ação com romance, e ainda por cima com um toque de humor que deixa a leitura ainda mais interessante. Suas obras são sutis, com o tempero que é necessário para se fazer sucesso, coisa que ele nunca teria alcançado se seus livros não fossem realmente bons. Nem alguns destes teriam se transformado em filmes de sucesso.

Alex 24/01/2013minha estante
Li por enquanto apenas Fortaleza Digital e Anjos e Demônios, concordo com sua visão sobre as obras dele, mas mesmo assim, muito pelo background que ele oferece pra contextualizar a obra, me fez gostar dos livros. Questão de gosto mesmo.

Luana Silva 01/02/2013minha estante
Concordo plenamente contigo. Já estava me sentindo mal por fechar o livro e pensar: "ok, então é isso?"

Na verdade discordo em ponto de você: "descrições detalhadas". Não achei nem isso, sinceramente. Acho que ele descreve só o suficiente pra compôr a trama. Não há riqueza nem no estilo da narração. MINHA opinião.

Rosângela 06/03/2013minha estante
Penso que não é o objetivo da história entrar em por menores da personalidade dos personagens e aprofundar em reflexões complexas sobre isso. A ideia gira entorno de uma conspiração e seus mistérios a serem desvendados ao longo do livro. Agatha Christie já fazia o genero puramente de mistérios e investigação anos antes do Dan Brown e tem reconhecimento nesse contexto. Esse livro cumpre muito bem o seu papel desperta curiosidade e entretem.

Nathy520 07/06/2013minha estante
Bom, estou começando a ler e até agora eu concordo ctg em quaase tudo. Mas vc errou em uma coisinha.. esse nao é o unico livro não-religioso dele. Ja leu "Ponto de Impacto"? Eu acabei de ler e por mais que o final nao seja lá essas coisas, o decorrer da historia me prendeu bastante. Vou ler o Fortaleza e vejo se concordo commo resto da resenha. haha

Wemerson 28/12/2013minha estante
Sim, a fórmula é sempre a mesma em Dan Brown. A vantagem é que o leitor já sabe o que esperar. Apesar de todas as críticas, reconheço o talento dele e continuo lendo suas obras.

Lize 13/08/2015minha estante
Sim, Dan Brown sempre usa uma formula em seus livros, mas mesmo assim eu gosto! É como aqueles filmes de sessão da tarde, servem pra entreter, fáceis de compreender, etc...

Lol 22/01/2016minha estante
Só numa correção ,Dan Brown tem 2 livros que não utiliza tema religioso "Fortaleza Digital" & "Ponto de Impacto.

Maleno Maia 01/04/2016minha estante
Olá! ótima a sua resenha. Eu, no entanto, não tenho muito o que falar, pois é o primeiro livro que estou lendo. Mesmo assim percebo que a fórmula que ele usa é bem manjada. É agil, envolvente, prende sua atenção, mas não é uma leitura que desafia. Até o meio do livro não acontece nada de tão impactante, apenas fatos ao redor à procura de um anel. Espero ainda me surpreender com a leitura.

Igor.Rocha 14/08/2017minha estante
Enquanto isso ele está lá rico e dizendo um foda-se

Daia.Caciqui 03/09/2018minha estante
De todos os livros de Dan Brown, este foi o quê eu menos gostei. Talvez porque depois de ler os outros romances dele, encontrei sua lógica e na metade do livro já sabia quem era o assassino.
Um livro bem morno.

Anaju Bell 29/10/2020minha estante
Cirúrgico! Demorei três anos pra conseguir terminar este livro e, mesmo geralmente sendo amante desses genéricos juvenis, não vi empolgação nenhuma no livro justamente pelos personagens serem tediosos e genéricos. Umas cenas de ação não valem à pena a leitura!

Igor.Costa 17/01/2021minha estante
Vitor, acho que foi precipitada a sua descrição sobre o autor. Leu apenas dois livros e afirma que Fortaleza Digital é o único que eu não utiliza tema religioso, o que é um grande equívoco.
Quanto ao autor, ele realmente encontrou uma fórmula excelente de escrita que prende o leitor, entretanto é preciso investigar um pouco mais, em todos as suas histórias existe por trás uma enorme pesquisa, que confere à narrativa do autor uma originalidade entusiasmada.
Tomou a parte pelo todo, porque o único entre Ponto de Impacto, Anjos e Demônios, Código da Vinci, Símbolo Perdido e Inferno, que carrega como tema impactante do ponto de vista religioso é Código Da Vinci.

Ana Brolio 20/05/2021minha estante
Concordo com você. Eu quase desisti de ler esse livro.
Reviravoltas são ótimas, mas nesse livros em vem excessivamente.

eumaravilhosa.x 08/01/2022minha estante
Dan Brown é um dos meus autores favoritos. Amo a maneira da sua perspicaz em relacionar assuntos polêmicos, mas de uma maneira sutil. Dentre todos os seu escritos, faltam- me 3 para ler, e sinceramente, Dan me faz pesquisar lugares, religiões, governos, organizações e etc. Sua escrita me prende do começo ao fim! Ainda não li "Fortaleza digital", mas estou pronta para começar e me debruçar sobre essa nova narrativa. Farei minha resenha em breve.

Fernanda3059 19/05/2022minha estante
Os livros de Dan Brown são ótimos, o único que não gostei foi Fortaleza digital,

SrSaraiva 26/03/2023minha estante
Macho, quer viajar, vai fumar maconha. Existem diferentes tipos de livros pra isso: agradar todo tipo de leitor. Que diabo é tu pra chegar aí se achando o crítico bichão? Vai lá e vende teus milhões de livros também, pô. Quer leituras difíceis vai ler Zaratustra, Divina comédia, hieróglifos...

Bruninha 29/09/2010

Fortaleza Digital é um livro maravilhoso! Dan Brown consegue manter todo o mistério até a última página. O livro é totalmente envolvente e inteligente e apesar de ser apenas uma história, uma ficção, você sente como se estivesse realmente acontecendo. Principalmente pelo fato de que tudo que ele cita é real. Este livro faz você parar para pensar.
Rafael Moss 29/09/2010minha estante
Só exagerou um pouco.
Não dá para dizer que o livro é inteligente, tampouco que tudo que ele cita é real (apesar de que a intenção dele é essa mesma: fazer as pessoas acreditarem que é real).

Mas o livro diverte.

Bruninha 29/09/2010minha estante
não acho que exagerei. Achei o livro realmente muito bom e extremamente inteligente. Claro que a intenção do autor é fazer com que acreditemos que é real, mas grande parte das coisas que são citadas no livro são verdadeiras.

Vitor 20/11/2010minha estante
O livro pode até divertir, maas não chega a ser tão bom quanto você diz nesta resenha, pelo menos na minha opinião...
Dá uma olhada na minha resenha sobre esse livro e você vai ver um ponto de vista bem diferente...

Adriana.FGSM 08/12/2010minha estante
Eu tenho esse livro em casa e nunca li, mas agora deu vontade.

Tamyres 15/12/2010minha estante
Cada um tem sua opinião sobre cada livro, ninguém tem o mesmo gosto. Eu particularmente gostei muito deste livro, na verdade, achei uma literatura fascinante. Gostei da resenha também :)

Maurício Gomyde 24/12/2010minha estante
Sou suspeito porque acho o Dan Brown um mestre na arte de contar histórias. Não vou compará-lo com outros grandes, mas que ele entende do riscado, entende. Nem tudo tem sempre que ser verdade. No Códio daVinci, por exemplo, muito dali é fantasia. Mas que ele contou uma história envolvente e cheia de ação, isso é inegável. Acho que o Fortaleza Digital vai por aí. A Bruninha foi feliz em sua resenha.

Guilherme Roque 11/02/2011minha estante
Bruninha,

Concordo com você. Na minha opinião, 'Fortaleza Digital' e 'Ponto de Impacto' são os melhores do Dan Brown.

É como você falou. Parece que está realmente acontecendo! Sem contar o universo que ele nos apresenta: grandes corporações (assim como nos outros livros), cultura punk, prostituição, vida noturna, perseguições...

Eu, por exemplo, já não fiquei tão fascinado pelos outros livros. 'Anjos e Demônios' e 'O Símbolo Perdido' são ótimos, mas não me prenderam tanto como esse.

Não sou como a maioria que se encanta com os bastidores da Igreja.

Fortaleza Digital é uma ótima aventura temperada com tecnologia, ciência e a famosa "luta contra o tempo", sempre presente nas histórias de Dan Brown.

O único livro que não li dele ainda foi "O Código da Vinci". Fui fazer a burrada de ver o filme e, até agora, não me despertou o interesse. Além de que, como falei, não me interessa muito esse lado de segredos do Cristianismo. Mas ainda vou lê-lo. Prometo!

CaYa 03/08/2013minha estante
Esse é o primeiro livro do Brown que leio e achei fascinante.
Nessa história nada era como parecia, a cada capítulo havia uma reviravolta...
Com certeza lerei outros livros de Dan Brown

Tiego1 09/08/2012

Eu ainda não havia lido nenhum livo do Dan Brown, e confesso que comprei o Fortaleza Digital mais pelo nome do autor, tão aclamado e comentado mundo afora. Não queria e acho que nem quero ler O Código Da Vinci, pois esses suspenses relacionados à igreja e seus mistérios não me atraem muito, escolhi ler primeiro o primeiro livro dele para tirar conclusões se valeria a pena mesmo continuar lendo os outros.

Gostei bastante do livro, bem envolvente, prende mesmo o leitor até a última página, reviravoltas na trama, surpresas, sem falar no engajamento do autor em detalhar momentos, personagens e mostrar que sabe mesmo do assunto que está falando. E o assunto principal, a liberdade de informações e o direito de privacidade é algo que realmente nos faz pensar e eu, pelo menos, me senti dentro daquele universo, como se realmente aquilo estivesse acontecendo mesmo, como se eu pudesse baixar da internet o arquivo do Fortaleza Digital e tentar utilizá-lo de alguma forma.

Apesar disso, a história realmente é meio previsível, esse negócio de no último segundo as coisas darem certo e o uso de algumas fórmulas batidas desestimulam a leitura. Além, claro, desses obstáculos/situações beirando o absurdo que David Becker teve que se submeter para ir em busca do tal anel. Se o autor souber segurar as rédeas do enredo e prender o leitor, ficando fascinado e querendo ler o livro até o fim, ele é bom. Ele conseguiu me prender, ainda assim, na maioria do tempo. Acho que me convenço fácil, talvez. hehe

Enfim, o livro é interessante, mas não sei se lerei as outras obras de Dan Brown pelo fato dele se repetir nos enredos. Mas fica a dica, quem gosta de literatura 'magnética', que você quer ler o livro até dormindo pra saber o que vem depois, este é uma ótima indicação.
GBA 26/08/2012minha estante
Acredite o Dan Brown tem uma receita pra fazer seus livros, o personagem principal é sempre muito inteligente, é envolvido na história de ultima hora e no desenrolar da trama descobre segredos que podem mudar o mundo e "sempre" tem um cara que sai matando todo mundo, a questão do Dan Brown é que mesmo com essa receita ele consegue fazer as suas histórias interessantes trazendo assuntos polêmicos para serem debatidos, como disse a questão desse livro é a liberdade de informações e o direito de privacidade, outro como o Código Da Vinci fala realmente de história, "Quem conta ela é o vencedor" e que por isso muitas verdades foram se perdendo ao longo do tempo;
Bem, enfim... leia sim outros livros dele e pense no que ele quer te dizer com a história.

Tiego1 18/10/2012minha estante
Então, não sou meio fã desses modelos de tramas que se repetem, como as dos livros dele, mas esse modo é o que convence mais o público, né rs. Em relação aos assuntos polêmicos, nem li os outros livros dele mas posso afirmar que ele consegue debater isso com competência, pra justificar o sucesso que ele vem tendo desde então. Espero criar ânimo pra ler os outros livros dele. Abçs

Victor 11/05/2017minha estante
Concordo que os livros dele são meio parecidos... mas te indico a leitura de mais um livro dele rsrs
Leia Anjos e Demônios, é muito bom cara, sério. Não pense que não vai gostar por se tratar de uma história envolvendo igrejas, eu também pensei isso no inicio. Também li O Código Da Vinci, mas pra mim Anjos e Demônios consegue superar.

jessy :)) 22/03/2024

Entrou pro meu Top 5 de livros favoritos! ?
Este exemplar excede todas as expectativas... ele vai muito além da "Criptografia"!

Com um enredo bastante envolvente, Brown aborda uma variedade de tópicos que, a princípio, o leitor pode pensar que não fazem sentido nenhum, mas, à medida que avançamos, fica perceptível que cada temática interage com a outra de uma forma ímpar sob um conjunto específico de circunstâncias.

Neste exemplar, você, caro leitor, adquirirá conhecimentos acerca de numerosos assuntos, como História, Geografia, Diversidade Cultural, Matemática Aplicada, Física, Química, Inclusão Social, Lógica, Programação, Relações Familiares, Empatia, Universo Corporativo, Universo Acadêmico, Relações Interpessoais, Linguística, Poder, Política, Relações Internacionais e assim por diante (não necessariamente nessa ordem ?).

Por fim, aprendi e coloquei em prática o "Código Básico" que a Susan ensinou ao David... E depois disso, ensinei-o à minha sobrinha, de modo que agora só conversamos criptografando nossas mensagens. ??

Super Recomendo a experiência! ?
Gabriel Dummer 23/03/2024minha estante
Também é um dos meus favoritos. ???

Jannye 28/03/2024minha estante
Você está lendo no cronograma?
Eu estou querendo ler!

jessy :)) 28/03/2024minha estante
Simmm, Jannye? Recomendo! ????

Jannye 28/03/2024minha estante
Obrigada ?

Flávia Pasqualin 13/12/2019

Acredito que esse livro não agrade muito por conta de todo o mistério se basear em programação e algoritmos. Nos primeiros capítulos o autor da bastante ênfase a isso e faz uma introdução sobre esse universo, o que para alguns deve ser considerado chato, porém é parte chave para o desenvolvimento da história. Não chega a ser tão eletrizante quantos os outros títulos do autor, mas consegue entregar o que promete. Os últimos capítulos eu praticamente devorei. Gosto da maneira como ele consegue amarrar tudo sem deixar pontas soltas.
Gabriel Ganiku 10/01/2020minha estante
Whatt? Se esse não for tão eletrizante quanto os outros títulos, quando os ler vou ter um treco! Acabei de ler o Fortaleza Digital e estou quase sem ar hahahaha. Uma escrita muito envolvente, e eu que amo detalhes então! Gamei demais.
Agora, com sua resenha, estou mais ansioso que nunca pra ler os outros escritos dele!!!!

Flávia Pasqualin 27/01/2020minha estante
Gabriel, então você vai adorar os outros e ter um treco com toda certeza hahaha, super recomendo.

Gabriel Ganiku 03/02/2020minha estante
Hahaha vou ler em breve!!

Gabriel Ganiku 03/02/2020minha estante
Hahahha vou ler em breve!!
Obrigado pela indicação!!

Elton Jhon 13/08/2020

Bom, sou muito suspeito para falar dos livros do Dan Brown (sou muito cadelinha dele kkk), mas tudo que esse homem escreve é incrível!
Sei que tem muita gente que acha que a sua escrita é muito repetitiva, que é tudo muito parecido e que ele não trabalha muito a fundo nos seus personagens. Mesmo tendo narrativas bem parecidas nos seus diferentes livros (não deixando de lado a mocinha e o mocinho, os personagens padrões ou nerds), ainda assim consegue ser diferente um do outro, sem cometer o erro de reescrever uma mesma estória.
"Fortaleza Digital" foi o primeiro livro de Dan, escrito em 1998. E o livro vai falar bastante sobre códigos, computadores, criptografia, vírus e etc. E também vai mencionar sobre uma poderosa e ultra-secreta agência de inteligencia - a NSA (Agência de Segurança Nacional).
Então se você já leu outros títulos do autor, talvez sinta que esse seja o livro mais fraco dele, mas ainda assim um livro muito bom, só que com bem menos informações do que os outros livros. Mas, partindo da premissa de que foi escrito em 1998 e que talvez os conteúdos e informações relacionados a tecnologia, criptografia e etc (em que o livro é baseado) fossem mais escassos, e que foi o primeiro livro escrito pelo autor, acaba sendo totalmente compreensível.
Dan Brown não deixa nada a desejar em "Fortaleza digital", você se sentirá preso na narrativa, já que a escrita fácil do autor, somado com os capítulos curtos e com todo o suspense e mistério te deixarão curioso para saber o que vai acontecer, desta forma (dependendo do seu ritmo e tempo de leitura) você terminará este livro em um ou dois dias, afinal não vai querer esperar para ver o desenrolar de toda a trama.
Rayra Mota 16/08/2020minha estante
Eu também sou cadelinha dele hahahaha Dan Brown é demais rsrs

gabi 09/09/2020minha estante
nunca li nada do dan e tenho esse na estante, mas pelo o que vc escreveu deu vontade de ler?

Elton Jhon 09/09/2020minha estante
Pois leia! Hehe Certeza que você vai gostar! E de acordo com que você lê as obras mais atuais você vai se apaixonar mais ainda pela escrita e pelos livros do autor ??

gabi 11/09/2020minha estante
qual vc mais gosta?

girino 14/01/2009

Ruim de dar dó...
Se você tem ALGUMA noção de informática, não leia, vai doer até nos ossos.
Kassio 26/09/2012minha estante
Eu sou programador, por isso gostei bem! ^^

Rodolfo 05/10/2012minha estante
Concordo com você Girino.

Izak Font 05/03/2013minha estante
Acho q em mim doeu até mais =/

Tive q parar nos últimos capítulos pra respirar e pensar comigo mesmo: "calma, vc já chegou até aqui, agora está quase acabando"

geazeve 11/11/2021minha estante
Li todos os livros de Dan Brown, inclusive "Inferno" que foi dos últimos a sair, embora não sejam uma obra prima,são ótimos livros para distrair e primam pela imaginação, isso porque ele tem ajuda da esposa para fazer as pesquisas e escrever, escrevi resenhas de Código Da Vinci e Fortaleza Digital.

Leonardo S. C. Campos 17/06/2019

Jesus Cristo!!! Que livro é esse???
Que livro é esse??? Que final é esse??? Quando eu pensei que Dan Brown já tinha sido genial o suficiente para um único livro, ele conseguiu me surpreender e ir além do além que já tinha ido!!! Absolutamente inacreditável! Fantástico! Magnífico! E dizem que esse é um dos livros mais "fracos" do Dan Brown. Foi o primeiro livro que li dele e passou no teste com uma folga gigantesca! Sendo assim, mal posso esperar para ler os outros! Super recomendo o Fortaleza Digital! Impossível não gostar!
Assis 17/06/2019minha estante
Oh minha doce criança de verão
Vc precisa ler anjos e demônios e código da Vinci já.

Leonardo S. C. Campos 17/06/2019minha estante
Com certeza lerei... Mas antes vou ler Inferno e Ponto de Impacto. São bons também?

Assis 20/06/2019minha estante
São ótimos!!! Agora código da Vinci e Anjos e demônios e a perfeição.

Leidiane58 03/02/2021

Boa leitura, rica em detalhes, como é comum nos livros de Dan Brown. Suspense leve, intrigante e em algumas partes, revoltante.
Daniel1912 03/02/2021minha estante
Chega a fazer parte da série com Robert Langdon?

Leidiane58 03/02/2021minha estante
Não, esse livro não é protagonizado por Robert Langdon

Daniel1912 03/02/2021minha estante
A então tinha visto errado. Obrigado. Mas Dan Brown é um ótimo escritor. Vou pôr esse na lista

Sintaxe 21/10/2023

Fast-food
Ler Dan Brown é como assistir os filmes do Nolan: é lixo feito para consumo generalizado, mas enfeitado com adornos pseudo-intelectuais o bastante para enganar seus leitores e fazê-los acreditar que são mais inteligentes do que realmente são. Fortaleza Digital, pois bem, é mais um desses produtos feitos para serem consumidos rapidamente, sem pensar muito. As personagens são rasas feito poças d'água, os temas são ridiculamente frouxos e as "críticas" são representações quase literais, mecânicas, nada naturais, de situações mais ou menos verossímeis. Neste caso, temos um falso feminismo que, de tão farsesco, interrompe a própria narrativa para inserir um male gaze passageiro, num capítulo minúsculo e sem outra finalidade a não ser descrever nossa protagonista como uma "gostosona" mas - porque uma mulher bonita sendo inteligente necessita de justificativas! - que é dona de um QI de 172 pontos, se não me falha a memória. Além desse momento intragável, temos outras imbecilidades dignas de desenho animado: um assassino cheio de bugigangas para completar seus objetivos, um velho canadense soltando diálogos ridículos, uma prostituta que morre esmagada por um cliente gordo, um assistente e suas desventuras amorosas etc. Não entendo, simplesmente não entendo, como alguém poderia ler esta série de ideias estúpidas infelizmente comprimidas no papel como algo mais profundo do que mero lixo literário. Prefiro me debruçar sobre uma fanfic do Wattpad do que perder mais do meu tempo com entulho exportado pelos Estados Unidos. Boa noite.
Caraca veinho vc não gosta do Dan Brown chocada passada

Kkkkkkk ri mt

SWGURA QUE A MAE TA DE VOLTA NESSA BAGAÇA

Marcos.Rodrigues 07/11/2022

Quando a maior potência na arte de decifrar e descrepitografar qualquer código de segurança chamada TRANSLTR fica impotente, a agência de segurança nacional americana convoca a chefe do departamento, Susan Fletcher para decifrar o enigma.

Trata-se de um código movido por trás de uma sobremacia inteligência de um homem que se chama Ensei Tankado, ex funcionário da agência que ameaça disponibilizar o código da fortaleza digital em todo mundo como vingança por sua demissão causando desequilíbrio político/religioso.

Porém o jogo muda completamente quando Ensei é assassinado misteriosamente e entrega antes de morrer, um anel a um desconhecido qualquer.

Enquanto Susan tenta a todo custo decifrar o código que ameaça toda a agência, seu namorado, David Becker se propõe a sair mundo afora em busca de informações para recuperar o anel pois pode estar nele a chave para decifrar o código antes que seja tarde demais.

Estatisticamente, o livro contou com uma tecnologia muito avançada que nos convida a pensar em um cenário completamente desenvolvido. A maneira como o autor descreveu os fatos, a forma como manteve o ritmo do suspense e o envolvimento da trama fez com que esse livro obtivesse ????
Amadeu.Rebouças 08/11/2022minha estante
Amei esse livro

Marcos.Rodrigues 08/11/2022minha estante
Como primeiro contato com o autor, achei a escrita muito boa e vou ler outras obras dele

Amadeu.Rebouças 08/11/2022minha estante
O meu preferido dele é o Código da Vince, sensacional.

Debs 13/08/2012

Ótimo como todos do Dan Brown, mas de todos, o mais fraquinho. Algumas coisas nós percebemos antes mesmo de ocorrer no livro, mas algumas coisas realmente me surpreenderam.
GBA 26/08/2012minha estante
Talvez ele seja o mais fraquinho porque foi o primeiro a ser escrito, não é? A partir dele é que surgiu o método Dan Brown de se criar, como os capítulos curtos e a mudança a toda hora de núcleo pra deixar a história dinâmica, é um método tão interessante que até as novelas usam ele.

Debs 11/10/2012minha estante
É, provavelmente é pq é o primeiro, pq os livros do Dan Brown nunca são fraquinhos. Mas o método dele realmente é foda, ele só podia mudar ele um pouco em alguns livros pra dar uma diferenciação.

JP 01/01/2017

Dan Brown já havia prevido
Incrível como Dan Brown consegue ser atual mesmo esse livro ter sido escrito a tanto tempo
Todos vimos em 2014 o escândalo Eduard snowden q caguetoi o esquema de espionagem americano.
Dan Brown já previa isso em 2005 com esse trailer impressionante inteligente e atual

Kingthe 10/08/2017minha estante
Esqueceu das estrelas rs

JP 01/10/2017minha estante
Foi mal iniciante ppr aqui
Vlw pelo toque

Quivel 12/05/2020

Li a força,mas não odiei
A professora emprestou para fazer um trabalho, não queria ler de jeito algum,mas tive e me surpreendeu.Dizem que o autor usar a mesma fórmula e breve comprovarei.
Um Livro para Amar 12/05/2020minha estante
Eu adoro esse livro, foi o primeiro que li do Dan Brown.

Letycia.Barros 12/05/2020minha estante
Eu adoro Dan Brown. Se for ler os outros Tb vai gostar.

Letícia 14/05/2014

Fascinante
De começo eu só tinha o interesse de ler por causa do autor. Todos os meus amigos que conheço já a havia lido algum livro do Dan Brown, então entrei na onda e fui logo de cara comprar Fortaleza Digital que estava em promoção.
O livro me pegou de supresa, prendendo-me a cada página, a adrenalina aumentava a cada virada de página. É um mistério atrás do outro, sem saber em quem confiar, e o único objetivo era achar a chave que salvaria toda a NSA.
É incrível o modo que Dan Brown escreveu sua narração, a cada instante eu estava em um lugar diferente, ora na Espanha ora no Centro de Criptografia tentando decifrar a senha.
Eu não sou tão fanática em computadores/informática, confesso que em algumas partes do livro que eu não entendia, se eu entendesse mais sobre o assunto eu teria aproveitado mais.
Sem mais de longas, eu suuuuper recomendo o livro para quem está está em dúvida em ler ou não.

"Quem guardará os guardiões?"
Ramon 23/05/2014minha estante
Infelizmente não Letícia.
Se você entendesse mais de computação, não teria gostado tanto assim do livro.
=/

Letícia 28/05/2014minha estante
Olá Ramon, tudo bom?

Eu emprestei para dois amigos esse livro, e ambos fazem curso técnico de informática, eles amaram o livro e leram em 2 dias!

Só uma coisa que eles me disseram, que na maioria das vezes o autor incrementa coisas que realmente são fictícias, mas se for para ler apontando tudo o que é real e o que não é, a leitura fica chata mesmo. :)