Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Camilla Cardoso 29/01/2016minha estante
Disse tudo que penso e mais um pouco. Também não consigo entender o sucesso estrondoso dele.

Camilla Cardoso 24/12/2014

Novela chata
Decepcionante, chato, fraco, óbvio. Livro péssimo, não recomendo. Enredo semelhante ao das novelas ridículas da Rede Globo. Literatura barata que ira agradar leitores menos exigentes. Muito clichê. Conseguiu superar "cinquenta tons de cinza" no que se refere a má qualidade da obra. Não consigo compreender o sucesso estrondoso de Dan Brown.
Lizandra 27/02/2015minha estante
Será que lemos o mesmo livro?

Luciano Luíz 11/08/2014

Digam o que quiser. Mas o melhor livro de Dan Brown continua sendo o primeiro de toda a sua obra (de cinco livros até o momento...).

Não é só um triller que acontece em poucas horas (como em todos os seus cinco livros...).

Mas uma narrativa intensa de inteligência e ansiedade. Algo que o autor faz com maestria em todos os títulos.

Mas, uma estória onde um super computador com milhões de chips e processadores ultra rápidos devem ser resfriados continuamente.

Um decifrador de códigos que quebra literalmente tudo.
Uma máquina que pode ler qualquer e-mail de qualquer computador do planeta...

E personagens muito bem construídos com um detalhamento impecável de suas ações, personalidades e claro, toda a informação contida nas páginas com uma linguagem facilmente identificável.

O autor conseguiu um feito e tanto, não apenas com este primeiro livro, mas com todos (apesar de O SÍMBOLO PERDIDO ser uma porcaria...) que nos remetem ao mesmo esquema: assassinar alguém que conhece algum segredo. E como é segredo é importante.
Fora toda dimensão épica das conversas que fazem os leitores e leitoras questionarem não apenas o livro, mas a si mesmos.

FORTALEZA DIGITAL é uma obra rara no segmento de romances onde temos a informática (e o sigilo de informações pessoais) como tema central.

Uma narrativa que rapidamente conquista.
Sem dúvida, seus livros seguintes são ótimos (a exceção do último...), porém, este primeiro, é impecável.

Nota: 10!

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Craotchky 19/05/2015minha estante
Foi o primeiro livro de Dan Brown que li, bem no início de minhas leituras e realmente esse título me abriu para um novo gênero literário que até então desconhecia. De lá pra cá li todos os livros dele e o autor é o meu preferido pois me foi assaz prazeroso ler cada um (Inferno nem tanto). Anjos e Demônios é o melhor na minha opinião.

Luana.Torres 26/07/2018

Adoro Dan Brown, já li todos os seus livros, mas esse eu quase abandonei. Não gostei, não me surpreendeu e achei a narrativa cansativa. Talvez não tenha gostado porque trata muito de tecnologia e essa não é a minha praia, mas mesmo assim é de longe o livro mais fraco de Dan Brown
Wanrrala 18/02/2019minha estante
Concordo plenamente, os outros livros são sensacionais, mas este me decepcionou bastante...?

Noskire 23/08/2019

Péssimo!
Se eu pudesse, dava 0 estrelas. Pior final que já li na minha vida.
Lemoski 24/08/2019minha estante
Até hoje não entendi kkkkkkk mas gostei da história...

Gabriela 30/06/2020

Viciante...
Fiz a leitura em 2017. É o primeiro livro que eu li por completo (começava a leitura de outros livros, mas desistia). Me cativou com seu suspense e aquele "só mais uma página" foi inevitável. Foi um incentivo para que eu embarcasse no universo da leitura, por isso tenho um carinho especial por ele.
Simes 16/07/2020minha estante
Tealmemte Dan Brown é otimo como motivador de leitura. Li quase todos os livros dele, ou ao menos os mais famosos. Terminei recentemente o "Origem" e achei marvilhoso.

Eduardo.Santos 09/07/2017

Esse te prende viu, o autor consegue fazer passar um filme na sua cabeça! Se vc gosta dd suspense esse é pra vc!
Keila022 18/08/2017minha estante
Meu escritor predileto *_*

Anna 20/07/2019

Fortaleza digital
Meu primeiro contato com o autor e confesso que me apaixonei e agora entendo porque é o autor favorito do meu pai. Uma ótima história, tem momentos de perseguição que realmente me deixaram agoniada e a realidade sobre um certo personagem me deixou surpreendida, apesar de eu já desconfiar sobre sua obsessão. Susan Fletcher se mostrou muito inteligente. Greg Hale não consegui te odiar em nenhum momento. David Becker se mostrou muito mais do que "um simples professorzinho" como muitos o viam. Gostei do jeito que Brown terminou a história e principalmente do epílogo. Não dei 5 estrelas, pois tem algumas partes que podem simplesmente ser puladas.
Lucianny Amaral ⨠21/08/2019minha estante
Meu primeiro contato com o autor foi lendo O simbolo perdido. Estou apaixonada por ele.

Jacó 06/01/2018

Simplesmente....Incrível!
Não é atoa que Dan Brown é um dos mais renomados escritores de todos os tempos, com um suspense envolvente e enredo maravilhoso, você apenas quer ler cada vez mais, recomendo a todos, não tem como se arrepender de ler um livro desses!
Marco.Antonio 11/01/2018minha estante
Realmente!! De todos os livros dele, esse é um dos meus preferidos.

Lucas Lima 07/02/2018

Achei o começo bem legal e foi ficando cada vez previsível, do meio pro fim não esperava a hora de acabar, não pra saber o final e sim para deixar a historia de lado, pois eu já tinha descoberto praticamente tudo. É uma leitura boa e rápida, mas em alguns momentos achei muita enrolação, o final de alguns personagens ficou fraco e preguiçoso.
Fernanda Araújo 08/02/2018minha estante
Verdade. Cheguei em um ponto do livro em que acabei estacionando por não ter mais empolgação pra terminar a leitura. Já tem mais de um ano que comecei a lê-lo e estou criando ânimo pra retornar essa leitura.

Malva 31/12/2014

O início de Dan Brown
Fortaleza Digital é um livro que me marcou muito. Na verdade, acho que todos os livros de Dan Brown tiveram esse efeito em mim. Não foi só pelas suas obras que esse autor fez parte da minha vida. Comecei a ler seus livros em 2008 (estava na oitava série), por causa de um amigo querido, e ao longo dos anos acabei conhecendo muitas pessoas, que hoje são muito importantes pra mim, por causa desse autor.

Foi o primeiro livro que literalmente atirei na parede quando terminei de ler. E o livro na verdade nem era meu – vale pedir desculpas para o dono por aqui? Desculpa. Sou dessas pessoas que tem o maior cuidado do mundo com um livro e mesmo assim, esse livro me irritou a ponto de me levar a isso. Foi exatamente por isso que gostei tanto dele. O motivo? Bom, o final. Não vou conta-lo, é claro, mas digo que se você espera um final comum ou mesmo um final bem elaborado, este não será seu livro favorito.

(...) Leia mais

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/12/fortaleza-digital-dan-brown.html
Craotchky 31/05/2015minha estante
Idem, me marcou muito pois foi o primeiro do autor que li, logo no início das minhas leituras. É um tipo de narração muito envolvente, que eu desconhecia até então. Os assuntos tratados nos livro de Dan são assuntos que muito me agradam. Foi um livro que abriu minha mente para um tipo de leitura diferente daquele que eu estava acostumado. Bastava dizer que é meu autor favorito.

@zurcenila 05/11/2016

Fortaleza Digital - Dan Brown
Um amigo que não é adepto a leitura me recomendou esse livro e disse ser o único que havia prendido sua atenção tempo o suficiente para que chegasse ao final.. mas não se trata de um livro fininho... Na maratona de levar uns livros para ler embarcada acabei por comprar este e leva-lo como companhia.. A expectativa que eu tinha era grande e o livro a superou. Demorei um pouco para tomar gosto por ele já que não estou muito habituada a este estilo literário. Tenho certeza que muitos gostariam de fazer a resenha deste livro e deixo a porta aberta para comentários e novas resenhas pois este título merece...
Bem.. este foi o primeiro livro do Dan que li e tenho alguns aqui na fila já comprados e outros tantos no radar.. o modo como ele escreve é simples, com um texto fácil e conquistador e personagens cativantes! Ao longo do livro, o autor consegue te fazer pensar milhares coisas diferentes e é impossível saber qual é a certa. Na história, Ensei Tankado divulga que criou um algorítmo indecifrável, um código que não pode ser quebrado. A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que tem os melhores criptógrafos do mundo, diz que isso é impossível. E de acordo com a matemática, realmente é. Com isso, eles põe o TRANSLTR (uma máquina que pode quebrar qualquer código) para tentar decifrar o de Tankado. Mas a máquina não consegue.
Tankado divulga que apenas duas pessoas no mundo sabem qual é a chave que pode abrir o arquivo que possui o tal algorítimo inquebrável, ele e mais alguém. E assim que ele é morto, o vice-diretor da NSA manda David Becker para o local onde ele foi morto para achar o tal código, que obviamente Tankado carregava consigo. David é um professor universitário e ele namora com Susan- a criptógrafa chefe da NSA. Bela e inteligente, pode-se dizer que ela é a protagonista do livro. Durante o livro, ela fica tentando descobrir quem é a outra pessoa que possui a chave. E ela acha que descobre, e a partir daí a história começa a pegar fogo (em uma parte, literalmente). Eu não costumo gostar muito desse tipo de gênero, mas esse me pegou de jeito. Então eu recomendo!! Boa Leitura!

site: https://pelamente.wordpress.com/2016/12/03/resenha-livro-fortaleza-digital-dan-brown/
Cristina 12/01/2018minha estante
Foi o primeiro livro que li dele também e foi o livro que me fez me interessar por literatura!

Caique.Nascimento 03/02/2018

O Livro onde Dan Brown aprendeu a escrever
Fortaleza Digital foi meu segundo livro do ano, uma leitura mais complexa, apesar dos diálogos simples.
Talvez você tenha lido "O código da Vinci", e decidiu se aventurar em outra história do autor, porém, Fortaleza Digital é um regresso, felizmente, antes do maior livro do autor.
Esta história não é recomendada para leigos de tecnologia, você pode ler ignorando alguns termos, mas vai sempre sentir que está perdendo algo da história.
O livro contém ingredientes conhecidos das receitas de Dan Brown, como, reviravoltas, surpresas, e muitas motivações para continuar lendo o próximo capítulo, e o principal (pra mim)... Códigos, a capacidade de produzir enigmas para fazer o leitor se envolver na busca da verdade.
O livro não dá muitas pistas do que pode acontecer, então no final das contas, recomendo esta história... Só lembresse, Dan Brown estava apenas se preparando para sua melhor obra. Fortaleza Digital foi só um aquecimento.
Mandy 03/02/2018minha estante
Ual, adorei a resenha!