Como Cultivar Uma Vida de Leitura

Como Cultivar Uma Vida de Leitura C. S. Lewis

Resenhas - Como cultivar uma vida de leitura

Giu 03/06/2021

Como se tornar um leitor...ou continuar sendo
Lewis para mim é decididamente um escritor complexo e ao mesmo tempo simples.
Neste livro ele demonstra muito de como é sua vivência e de como podemos demonstrar nosso amor pelos livros e compor nossa paixão pela leitura.
Uma das minhas partes favoritas são as passagens onde ele demonstra os outros livros e faz menção de outros autores.
Favorito o texto sobre Tolkien!

Bruna 18/07/2023

Apaixonante a paixão por livros!
É apaixonante ver alguém falar sobre sua paixão, ainda mais quando você divide essa paixão com essa pessoa!
Livro pra ler com um sorriso no rosto, vendo as ‘manias de leitor’ do Lewis, as opiniões dele sobre como deve e como não deve ser feita uma leitura, não usar as palavras de tal forma, o que ele acha das adaptações de livros, sempre ler a fonte, ao invés de só ‘livros sobre aquele livro’.
Enfim, foi um passeio gostoso e cheio de sublinhados! Algumas frases inspiradoras, pensamentos interessantes…muito gostosinho!

site: https://www.instagram.com/alendolivro/

Pedro.Gianotti 31/08/2022

Como cultivar uma vida de leitura
Com esse título, fui na expectativa de realmente aprender a cultivar uma vida de leitura, escrito pelo proprio C.S. Lewis com esse objetivo...

Mas o que realmente encontrei foi uma série de coletâneas de diversos livros escritos pelo C.S. Lewis em que ele fala sobre livros em geral, e não necessariamente como cultivar uma vida de leitura

A maioria dos textos adicionados não tinham nada a ver com o título em si, mas todos tinham a ver com livros, é claro

Acredito que foi sim uma leitura proveitosa, pude tirar muitos aprendizados, como o porque de ler contos de fadas, até comprei As Crônicas de Narnia rs

Ele ensinou, por exemplo, a sublinhar, colocar título em cada página, indexar pontos importantes, a importância de livros antigos, histórias infantis para o imaginário...

Enfim, para quem está começando a ler é um livro perfeito, básico e de leitura rápida e fácil.

Daniel-Ef2:8 02/04/2021

Recortes de outras obras
O livro se divide em duas partes, a primeira contém conselhos sobre leitura de Lewis e que se você prestar bem atenção esses conselhos são recortes de outros livro publicados pela editora, já a segunda parte segue em forma de cartas curtas escritas pelo autor.

Fiquei decepcionado pois achei que seria um livro onde Lewis falasse exclusivamente sobre leitura, porém não é, são trechos contidos em outros de seus livros, não é algo novo, é como se a editora retirasse de suas obras publicada tudo o que ele falou sobre leitura e vida devocional e organizasse em um único livro.

Coruja 12/11/2020

Os livros de ensaios do C. S. Lewis são fantásticos para ter a cabeceira - quer sejam os volumes de crítica literária, quer os sobre religião e moral. Lewis tem uma escrita clara, fluida, didática sem ser pedante. Como Cultivar uma Vida de Leitura traz fragmentos de ensaios maiores - especialmente de Sobre Histórias e Um experimento em crítica literária -, trechos de cartas e resenhas publicadas pelo autor.

Para quem só é familiar com o Lewis romancista, de As Crônicas de Nárnia, esse volume pode ser uma porta de entrada para o trabalho de não ficção dele; para quem já conhece, é uma pequena antologia que recorta pontos centrais de suas reflexões e filosofia. Pessoalmente, penso que teria ficado desapontada se tivesse comprado o livro imaginando se tratar de material inédito; mas foi um presente e, como tal, ele enche os olhos.

O ponto alto de Como Cultivar uma Vida de Leitura, afinal, é a graciosidade da edição: uma versão de bolso, com capa dura e detalhes em dourado; letra grande, com citações pontuais em destaque. Eu já conhecia boa parte dos textos apresentados no livro, mas gostei de ter uma coletânea de trechos pinçados entre os melhores ensaios do Lewis sobre o tema da leitura, organizada numa leitura rápida e perfeita para ter à cabeceira.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/11/livros-de-cabeceira-para-se-desconectar.html

Fabi 05/01/2022

Começando o ano maravilhosamente bem! | @fabi.andthebooks
Tem algum tempo que eu escolho algum livro não ficcional para abrir meu ano de leituras e para 2022 o grande eleito foi essa coletânea maravilhosa de textos sobre o amor que nutrimos pela leitura, todos muito bem escritos pelo autor C. S. Lewis, e chamada de ?Como Cultivar Uma Vida de Leitura?.

O livro é dividido em duas partes, sendo:

I: A ARTE E O PRAZER DA LEITURA: minha parte preferida, diga-se de passagem.
Aqui foram selecionados vários textos incríveis que muitas vezes traduziram o exato sentimento que tenho com a leitura e o mundo dos livros. Você consegue sentir o amor e a dedicação do autor pela escrita e leitura, além de termos acesso às suas resenhas de ?O Hobbit? e ?O Senhor dos Anéis? (imperdível).

?Parece-me um desperdício do passado se nos contentarmos apenas em ver, na literatura das épocas que se foram, apenas o reflexo de nossa própria face.?

Mas o capítulo mais interessante, na minha opinião, é intitulado de ?Como saber se você é um verdadeiro leitor?. Para saber mais, veja no Instagram @fabi.andthebooks

II: REFLEXÕES BREVE SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA: pensamentos rápidos ou trechos de cartas trocadas, ocupando poucas linhas ou no máximo uma página inteira. Lewis discorre sobre leitura, outros escritores, personagens, pessoas... Se parece com aqueles livrinhos de ?mensagem do dia?, sabem?

?Se tão somente tivéssemos tempo para ler um pouco mais! Pela restrição que o tempo nos impõe, ficamos largos e rasos ou estreitos e profundos.?

E ao final somos convidados a responder nós mesmos algumas perguntas para registro das reflexões de nossa própria vida literária que eu adorei fazer!
Mel Fernandes 05/01/2022minha estante
Interessante... a restrição do tempo nos faz ficarmos largos e rasos ou estreitos e profundos...

Raquel_Moret 05/01/2022minha estante
Maravilha! Comecei a ler ele hoje! Só o primeiro capítulo já foi ótimo! Abraços ^^

Fabi 06/01/2022minha estante
É um livraço em poucas páginas! Espero que você goste Raquel!

Mel, o livro é cheio de pensamentos do Lewis que são fantásticos! Vale muito a pena!

BrendaDuarte 03/10/2023

" [...] o destacado crítico William Empson descreveu C. S. Lewis como 'o homem mais culto de sua geração, alguém que lia de tudo e lembrava-se de tudo que lia."

"Ainda na adolescência, Lewis lia os clássicos, assim como as obras de sua época, em grego, latim, francês, alemão e italiano."

"Visto ser capaz de carregar toda uma biblioteca em sua cabeça [...]"
Ramon 03/10/2023minha estante
Vou botar na minha lista

Fer 19/04/2023

Ao ler grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo. Tal como o céu noturno no poema grego, eu vejo com uma miríade de olhos, mas ainda ou eu quem o vê.

Giane 27/04/2021

Para todo leitureiro de plantão
Estou encantada! Sabe aquele livro que você começa a ler e não quer parar?

Nessa edição perfeita que a Thomas Nelson fez, vários trechos de livros e cartas de C.S.Lewis sobre livros e leituras foram reunidos. Temas pertinentes para todo leitor: porque lemos? Como saber se você é um verdadeiro leitor? Porque filmes podem arruinar livros? E vários outros temas. Também vemos como os livros foram importantes na vida de C.S.Lewis desde a sua infância até a vida adulta.

E uma das coisas que mais amei saber é que, assim como eu, Lewis amava a escrita e os livros de Jane Austen. ?

Enfim, só acho que deveria ser leitura obrigatória para toda pessoa que ama ler ou que gostaria de entender esse universo literário.
Wesley - @quemleganhamais 27/04/2021minha estante
Já gostei!

Fabiola Hessel 03/07/2021

Conversa entre leitores
Esse livro é um presente para quem gosta de ler, ele mostra como o C. S. Lewis leitor pensava e por vezes me pareceu até uma conversa entre leitores.
Sabe quando a gente encontra alguém que gosta de ler como a gente e começa a a falar apaixonadamente de livros e leitura?
Me senti assim enquanto lia.

Além de um excelente escritor ele era um leitor voraz desde criança, com excelente memória e vasto repertório intelectual, fiquei impressionada.

Ele fala dos livros com amor, dá para sentir que a leitura é algo valoroso pra ele e me senti sortuda por ter acesso à esse lado dele. Ler sobre livros que eu adoro como Orgulho e preconceito e O senhor dos anéis me deixou feliz e com vontade de ir correndo lê-los mais uma vez.

Outra coisa que todo leitor vai ter em comum com ele é relacionar livros com momentos específicos da vida. Ele também fala do prazer de ler um livro maravilhoso pela primeira vez e da sensação deliciosa de reler um livro querido.

O Lewis tem uma coisa que eu admiro muito, ele trata a leitura e os livros como uma coisa acessível à todos. Algumas vezes eu me deparei com alguns leitores e ou escritores que colocam a leitura e os livros em um pedestal, que faz parecer que para a pessoa tem que pertencer à uma sociedade secreta e ter habilidades especiais, que alguns livros são tão difíceis que apenas especialistas podem ler.
Ou seja, afastam o livro ou a leitura dos leitores, para mim Lewis aproxima.

Esse livro é daqueles que quanto a gente começa não quer parar de lerbe quem é leitor vai gostar, pode ter partes mais interessantes e outra menos, mas no geral é prazeroso de ler.

Meus ensaios preferidos com certeza são os dois primeiros por que lemos? e Como saber se você é um verdadeiro leitor?

Sai desse livro querendo ler tudo que o Lewis escreveu sobre ler, livros e cristianismo. Já li as crônicas de Narnia e adoro, mas ele escrevendo não ficção ganhou meu coração.

Kiara | @livrosdakiara 06/12/2023

Esperava mais da edição ?
Muitos textos de outros materiais do lewis. Ficou uma junção um pouco confusa. E a tradução não achei a melhor. Muitas vezes li e reli e percebi que se fosse traduzido de outra forma poderia dar um entendimento melhor ao leitor. O autor tem muito a contribuir sobre, e se ele de fato tivesse feito esse livro seria incrível.

Vinícius 29/11/2022

Um Estímulo a Leitura
Nesse pequeno livro de compilados de cartas e grandes livros do autor, C.S.Lewis consegue resumir o que é a leitura na vida nossa vida e como ela pode edificar caminhos nunca imaginados.
Indica suas influências literárias e grandes livros que devemos ser lidos para formação do imaginário e conhecimento da literatura universal. Um verdadeiro deleite para quem gosta de ler.
" Nenhuma pessoa que valoriza a originalidade jamais será original. No entanto, tente falar a verdade como você a vê, tente fazer cada parte de seu trabalho tão bem quanto possível, pelo trabalho em si, e aquilo que as pessoas denominam originalidade surgirá sem que seja buscado."Passagem de O Peso da Glória citado no livro.

nanda 10/07/2021

Favoritado
Esse livro é composto por diversos ensaios, cartas e trechos de outros livros do lewis, mas com um tema específico ? a vida de leitura, literatura

o que mais me fez ficar encantada por esse livro, além da genialidade e mente de lewis, foi que ele não deu uma fórmula pra ter uma vida de leitura, ele vai "rasgando" as camadas de cultivo da vida de leitura e passa por vários estágios que faz a gente refletir, tomar notas. e os capítulos, por serem trechos, são bem objetivos e dinâmicos

com certeza um favoritado. lewis tá cada vez mais virando um autor querido e favorito. aprendendo demais!

Luh 02/03/2022

Um conjunto de anotações e trechos sobre as mais diversas experiências de leitura do escritor. Neles são abordados diversas temas como os seus autores prediletos, o combate ao preconceito a determinado gênero literário, considerações sobre grandes nomes da literatura, entre muitos outros tópicos.

Leitura rápida e recomendo a todos que tenham interesse e curiosidade sobre como um dos maiores nomes da literatura fantástica abordava o tema da leitura.

Joabe.Gileade 23/07/2021

Reflexões sobre leitura
O livro é composto de duas partes: a) A arte e o prazer da leitura; b) Reflexões breves sobre a prática da leitura.
Na primeira parte encontramos resenhas e reflexões muito úteis. Discorre alguns temas tais como "Porque lemos", "como saber se você é um verdadeiro leitor" " em defesa dos livros antigos" dentre outros... Na segunda parte são citações e trechos do autor. Algumas extraídas de cartas que ele enviou para amigos.