Como Cultivar Uma Vida de Leitura

Como Cultivar Uma Vida de Leitura C. S. Lewis

Resenhas - Como cultivar uma vida de leitura

Jonas119 13/05/2023

Coletânea com tema em comum mas não linear
Olha? não é ruim. Claro que C. S. Lewis não falha em trazer ideias e desenvolvimentos interessantíssimos nos seus textos, mas não achei a coletânea muito bem sucedida. Por mais que todos os textos tratem de leitura, acabam ficando desgarrados nos propósitos em si. Variam desde reflexões pessoais sobre gêneros literários até resenhas de livros específicos e opiniões sobre autores. Recomendo ler como livro secundário em sua rotina de leitura, um capítulo por dia, quase um devocional.

AsaReader 20/06/2022

SOBRE OS CLÁSSICOS E O CULTIVO DO HÁBITO DA LEITURA
Mais um queridinho que terminei de ler e amei. Um livro que fala sobre livros; amo!

Clive Staples Lewis (1898-1963) foi um dos gigantes intelectuais do século XX e provavelmente o escritor mais influente de seu tempo. Era professor e tutor de Literatura Inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi unanimemente eleito para a cadeira de Inglês Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge, posição que manteve até a aposentadoria. Lewis escreveu mais de 30 livros que são lidos até hoje.

Neste livro vc encontra textos e cartas sobre a importância e alegria de uma vida dedicada aos livros. O autor revela o que amava na leitura e o que significa aprender por meio da literatura.

Também traz várias dicas sobre como cultivar o hábito da leitura, destaca a importância dos clássicos e recomenda ao menos a leitura de um clássico a cada dois livros contemporâneos.

Quando leio um gigante como C.S. Lewis recomendando de forma tão clara os clássicos sinto que estou no caminho certo.

Leia C.S. Lewis e, principalmente, os clássicos!

Paloma.Nobre 21/10/2021

Excelente
Quem diria que um livro sobre ler livros seria tão prazeroso. Lewis passeia de modo tão simples por temas tão complexos que você ou entende rapidamente o que ele diz, ou precisa ler duas vezes para entender. Lewis é assim. Livros eram seu amor e ele nos ensina como apreciá-los. Lewis fala para apreciarmos boas histórias, a amar o corpo dos livros e tratá-los com respeito
Lewis nos indica autores de sua época e discorre sobre a obra Tolkien. Também fala sobre gramática e entendimento. Livrl maravilhoso.

alexsandernsantos 25/02/2021

O prazer da leitura
"[...] Ao ler a grande literatura, eu me torno mil homens e, mesmo assim, continuo a ser eu mesmo."

Esta coletânea de escritos de C. S. Lewis traz reflexões, dicas e ensinamentos sobre um dos prazeres da vida: a leitura. Além de ser um leitor assíduo, Lewis foi professor de literatura inglesa. Com esse currículo, ele tem propriedade para discutir sobre o universo literário de modo geral. Essa obra não se trata de um manual de instruções para se tornar um literato, mas através da visão e experiência do autor sobre alguns pontos, somos encorajados a nos tornarmos melhores leitores.

Na primeira parte, Lewis define as marcas de um verdadeiro leitor¹, disserta sobre as histórias infantis na fase adulta e defende a leitura de livros antigos. Ele fala sobre seu contato com livros desde a infância e a sensação de encontrar um autor preferido pela primeira vez. O autor mostra seu descontentamento sobre adaptações de livros para o cinema. No fim da primeira parte, podemos ler as resenhas de O Hobbit e O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel), em que Lewis elogia os escritos de seu amigo Tolkien. A segunda parte é um pouco menor. Ela traz pequenos trechos de livros e cartas de Lewis. Aqui, podemos descobrir o que o autor pensava sobre alguns escritores e obras literárias, além de outras reflexões sobre a prática da leitura. Achei a primeira parte do livro mais atrativa, por ter textos maiores e por seu conteúdo. Mesmo assim, o livro é excelente do início ao fim. Ele possui um apêndice, contendo "exercícios para o registro de reflexões de sua vida de leitura". Eles serão muito úteis para mim.

Em minha busca por conhecimento, esse livro foi essencial. Em suas páginas estão escritas um pouco da vida literária desse grande escritor. Suas experiências e conselhos são fundamentais para quem almeja ser um literato. É uma obra para ser relida de tempos em tempos. Recomendo a leitura!

¹COMO SABER SE VOCÊ É UM VERDADEIRO LEITOR

1. Adora reler livros;
2. Valoriza muito a leitura como uma atividade (e não como último recurso);
3. Lista a leitura de livros específicos como uma experiência transformadora de vida;
4. Reflete e recorda continuamente o que se leu.

CITAÇÕES

"No caso de bons livros, a questão não é quantos você consegue ler, mas quantos conseguem ler você." (Mortimer Adler)

"Queremos ver com outros olhos, imaginar com outras imaginações, sentir com outros corações, e com os nossos próprios também."

"Quando eu tinha dez anos, lia contos de fadas escondido, e teria me envergonhado se tivesse sido pego fazendo isso. Agora que tenho cinquenta anos, eu os leio abertamente. Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto."

"Cada época tem um ponto de vista próprio. Cada uma é especialmente boa em enxergar certas verdades e suscetível a cometer certos erros. Todos nós, portanto, precisamos de livros que corrijam os erros característicos de nosso próprio tempo. E isso significa livros antigos."

"Evidentemente, todos deveriam reler um bom livro ao menos uma vez a cada dez anos."

.Mih. 16/11/2022

Um livro para o qual sempre recorrerei.
Para ser lido e sentir-se contagiado pela empolgação e amor que C.S. Lewis transmite em suas palavras sobre o significado e a importância para ele da vida COM leitura.
Para os amantes da leitura diria que dá pra se sentir representado quando ele fala dessa relação.
Fabiola Hessel 16/11/2022minha estante
Concordo muito com vc ??????

Bel Coimbra 20/01/2022

Um livro de C. S. Lewis mais fácil de ler
C. S. Lewis é inspirador. Tudo o que leio dele desperta uma vontade de ser melhor, de desenvolver mais cultura, de ser mais contemplativa, de pensar mais e melhor.
Mas ele também é um autor denso. Ele não desperdiça palavras.
Tudo em seus textos está por uma razão e, por isso, a leitura de seus textos teóricos, especificamente, é bastante complexa e exigente.
A linguagem é clara, mas tão cheia de significados que exige do leitor (pelo menos dos leitores pouco experientes) muita atenção e tempo.

Esse livro, entretanto, traz vários trechos de outras obras do C. S, Lewis. São passagens de outros livros e cartas em que ele fala sobre leitura. Alguns são opiniões sobre livros ou autores específicos, outros falam sobre uma rotina de leitura e trabalho intelectual, outros falam sobre a linguagem e outros nos trazem reflexões sobre como a leitura é importante e relevante na nossa vida e formação.
São passagens breves e muito profundas. Algumas respostas para questões acerca da vida de leitura.
Textos bonitos, que fazem refletir.
São palavras boas para se pegar emprestado e dizer aquilo que não conseguimos formular.

Se ele ajuda a cultivar mesmo uma vida de leitura, não sei dizer ainda.
Mas ele certamente é um ótimo livro para (re)começar a encarar os livros.

Brilhante Baeta 19/03/2021

Um livro de um literato, para literatos e sobre literatos

Um livro de um literato, para literatos e sobre literatos
Clara Bertoldo 20/03/2021minha estante
Uau, eu quero muito ler esse livro

Jerba 25/03/2021

Como cultivar uma vida de leitura.C. S. Lewis, ??????
A alegria de enxergar novos mundo através dos olhos dos outros

C.S. Lewis, grande escritor de ficção e livros teológicos, como As crônicas de Nárnia, a Trilogia Cósmica e Cartas de um diabo a seu aprendiz, continua envolvendo os leitores graças não apenas às suas ideias intelectuais, mas também por ser um amante incorrigível de livros e um leitor ávido. Essas características fizeram com que conseguisse produzir suas maravilhosas obras criativas por meio de reflexões profundas sobre a literatura que impactou sua vida.

Em Como cultivar uma vida de leitura ? coletânea encantadora que reúne escritos do abrangente acervo literário de Lewis ? o respeitado professor e autor best-seller reflete sobre o poder, a importância e a alegria de uma vida dedicada aos livros. Esta coleção revela o que o próprio Lewis tanto amava na leitura e o que significa aprender por meio da literatura. O livro é uma verdadeira lente para entendermos os pensamentos de um dos maiores intelectuais de nosso tempo.

Jess 30/05/2023

10 de 10
?? primeiro livro do ??
Gostei, leitura agradável e cativante.
Fala sobre a arte o prazer da leitura; a segunda traz reflexões breves sobre a prática da leitura.

Valentina351 21/07/2023

Razoável
Eu estava com muita expectativa pra esse livro e me frustei. o autor nos ensina como cultivar uma vida de leitura falando sobre sua própria, ele foca muito nele. esse livro tem muitas frases interessantes, q valem tirar um momento pra pensar, mas pra ser sincera ele é tipo um ?tanto faz? acho q se n tivesse lido n estaria perdendo muita coisa, mas n me arrependo, afinal acaba sendo mais um lido pro mês. eu esperava muito dele e definitivamente não é tudo q as pessoas falam (positivamente), eu ouvi pessoas dizendo q era uma obra prima, mas na verdade na achei nada demais, tanto é q tenho quase nada à falar sobre ele.

Camila 20/03/2023

Para repensar o seu modo de leitura
Este livro me fez repensar o meu modo de leitura e, consequentemente, mudou a minha vida. Eu lia porque queria devorar histórias, mas, muitas vezes, na ânsia de devorar cada vez mais, eu acabava me esquecendo de coisas que já li. A releitura, para mim, sempre ficou em segundo plano. Após ler esse livro, me peguei relendo livros que foram importantes para a minha formação e que surpresa que foi reencontrar mundos tão queridos. Devo isso a C. S. Lewis.

nataliagomestwd 19/07/2021

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita do C. S. Lewis e eu gostei muito. A minha intenção era ler primeiro ' Cartas de um diabo a seu aprendiz ', mas assim que esse chegou eu mudei de ideia pq achei ele muito lindo kk e eu gostei muito, qualquer pessoa que gosta de ler tem grandes chances de gostar dessa obra.

Lolo.Barci 05/08/2023

Esse livro foi absorvido como um abraço aconchegante. Muito gostoso de ler e de conhecer um pouco mais o C.S. Lewis.

Victor225 19/03/2023

Não conheço direito o autor, mas sei que muitos têm muita estima por ele, principalmente pelas Crônicas de Nárnia. Adorei como ele demonstra sua paixão pela literatura, pelos livros, pelas histórias e como tudo isso se aplicou em sua vida. Algumas citações de outros autores também deixam tudo muito interessante, além de alguns trechos onde ele se pode pegar alguns conselhos como escritor.