H. H. Holmes: Maligno

H. H. Holmes: Maligno Harold Schechter

Resenhas - H. H. Holmes: Maligno

resenhasdajulia 19/05/2021

H.H. Holmes é conhecido como o primeiro serial killer dos Estados Unidos. Eu conhecia a história dele, mas não com tantos detalhes.

Ele fingia ser um bom moço e se aproveitava de ter uma boa lábia. Além de assassino, ele também era golpista, tendo enganado, com fraudes, diversas pessoas.

Foi muito interessante acompanhar a construção de seu "Castelo", bem no centro de Chicago, sem as pessoas nem imaginarem o terror que acontecia lá dentro.

Tudo o que Holmes causou às pessoas foi terrível, mas é impressionante a perversidade dele em relação ao que fez com a família Pitezel.

Apesar de ser uma leitura complexa, de todos os livros de serial killer que já li, esse foi o que fluiu mais rápido.

Se tornou um dos meus livros favoritos da Darkside, tanto pelo conteúdo quanto pela edição!
joaoggur 19/05/2021minha estante
Há um vídeo bem completo sobre ele no canal da Jaqueline Guerreiro, no YouTube. Recomendo.

resenhasdajulia 19/05/2021minha estante
Oi, João! Já vi o vídeo e realmente é muito bom!

Cleber 07/06/2021minha estante
Valeu pela resenha, fiquei super curioso para ler também.

resenhasdajulia 07/06/2021minha estante
Fico feliz em saber, Cleber!

Suee 28/02/2021

?? ?
Um dos primeiros serial killers.
Uma pesquisa detalhada dos crimes do assassino da cidade branca. Com imagens e detalhes importantes. Para quem gosta de true crime vale muito a pena.
Quequel 01/03/2021minha estante
Eu gostei muito por eles contarem como uma história mesmo, quando comecei estava com medo de ser meio sem graça, mas adorei

Suee 01/03/2021minha estante
Quando comecei também achei que não ia gostar, mas achei muito bom! As ilustrações e imagens muito boas, ajudam a contar a história né?

Quequel 01/03/2021minha estante
Demais! Achei muito bem construído e gostei muito que o foco não são as histórias conhecidas de Wikipédia e etc

th.gg 28/03/2022

Sobre o livro em si: diagramação meio sofrida, letras bem pequenas, o que torna a leitura mais lenta, com vários erros de digitação também.

Mesmo assim, achei que fluiu mais do que eu esperava! O início é rápido e se passa ao longo de vários anos, até o início do maior evento do livro, que passa a ser contado nos mínimos detalhes. Confesso que ao final, corri pra que acabasse logo.

A verdade é que Holmes era um golpista, mentiroso e covarde ao extremo. Por isso, nunca será sabido ao certo o que realmente se passou.
Ao mesmo tempo, me peguei torcendo por ele em alguns momentos. Me surpreendo que não tenha sido feito um filme ou série sobre ele, seria bem interessante (e revoltante de assistir).
Yasmin1674 28/03/2022minha estante
Concordo com td q tu disse, a diagramação é um pouco ruim, porém achei be detalhado, mas no final queria acabar logo tbm

Yasmin1674 28/03/2022minha estante
bem*

Vanildo 15/03/2021

H. H. Holmes: Malígno - HAROLD SCHECHTER
Já tinha lido algo sobre H. H. Holmes anteriormente no livro ?O Demônio na Cidade Branca? de Erik Larson, mas nada tão detalhado quanto esta biografia.
Considerado o primeiro serial killer da história americana, Holmes tem sua vida detalhada desde sua infância, passando pelos crimes bizarros e hediondos na fase adulta, seu julgamento até sua morte na forca.
Ana Rondon 20/06/2021minha estante
Me disseram que o libro do Erik Larson aborda muito também sobre arquitetura e a feira de Chicago. O que achou deste do Harold?

Vanildo 20/06/2021minha estante
Esse é mais focado na vida do Holmes. Tem mais detalhes do que o livro do Larson sobre a infância, juventude e todos os crimes cometidos.

Ale Giannini 14/05/2022

Sádico
Holmes está entre os seriais killers mais perigosos que já existiram. Embora o interesse financeiro aparente ser a sua principal motivação, isso está bem distante da realidade se observarmos o "requinte" com que ele premeditava seus crimes.

Alguns assassinatos não tem qualquer motivação lógica: grana, amor, ódio, nada. É só o prazer de matar.

Edição belíssima da DarkSide, porém mal revisada. Eu costumo relevar um errinho ou outro, mas são muitos erros de concordância, erros de grafia, tempo verbal. Uma pena o descuido com que foi feita essa edição.
Luly @projetocabeceira 14/05/2022minha estante
Poxa, que pena ler isso sobre a revisão, eu adoro a darkside

RaquelSales17 27/07/2023

Tenebroso
Essa fascínoras inspirou muitos filmes com seu hotel horrível, que na verdade era sua câmara de tortura particular.
Por puro capricho dizimou famílias inteiras, com requintes de crueldade.
Mas achei que o enredo utilizado não é muito fluido, pois fala muitos detalhes ao redor dos crimes e da muita atenção ao julgamento que ocupa um terço do livro. Deixando a leitura enfadonha.
joanavikmy 11/10/2023minha estante
quais filmes?? vou assistir com certezaa

Pe 04/09/2020

Tão incrível que...
Eu costumo ser um rapaz chato na avaliação de livros, confesso que me decepcionei quando encontrei o primeiro erro de português e mais ainda com os outros vários (sim, eu avalio esse tipo de coisa rs).

Li por aí que a quinta e última parte do livro era meio parada e que algumas pessoas não gostaram, justamente por esse motivo, devo discordar.

Eu gostei da última parte todinha e mais, o final, me surpreendeu tanto, que na hora de avaliar a obra aqui, eu tinha dito pra mim mesmo que seria 4,5 porque estava triste de ter encontrado os erros ortográficos, mas não fui capaz, pela primeira vez, dei nota máxima num livro com esse tipo de erro.

Parabéns ao autor Harold pela pesquisa magnífica, que, ele já conduz ao longo de décadas (além de ser o autor de outros livros de true crime).

Déia Madden 19/09/2020

Gostei muito da escrita, achei super fluída e bastante elucidativa. Achei que o autor tentou ao máximo dar todos os detalhes que foram possíveis de acordo com as informações que restaram. Para mim a parte mais interessante é a do hotel, onde eu gostaria que pudesse adentrar mais, porém realmente com os incêndios e etc foi tudo o que se pode saber. Percebe-se que foi realizada grande pesquisa para conclusão dessa biografia por assim dizer. Gostei mto

vbitazi 23/09/2020

Um livro cheio de detalhes sobre um verdadeiro monstro. Apesar dos diversos erros de português, tem virado bem comum nós livros da darkside, o livro é muito bem feito, muitas ilustrações e um conteúdo amplo de informações.
Esse livro mexeu comigo em me fazer torcer para matarem esse monstro, o que ele fez com a família pitzel fez eu ver uma pessoa horrível que torci para que sofresse também. Não desejo mal para os outros, mas para Holmes eu desejei. Um sentimento bem conflitante para mim.
A quinta parte do livro é um pouco cansativa, mas necessária para essa história ser contada da maneira certa
Não recomendo para quem tem estômago fraco.

Rafa 01/10/2020

Pura dose de choque....
Vou dizer que foi um dos melhores livros que li esse ano. Os capítulos são pequenos o que facilita muito o ritmo de leitura, a escrita é fluida. Confesso que várias noites eu tive que parar a leitura para digerir o que eu tinha acabado de ler. O livro é macabro é mesmo assim não consegui largar até chegar na última página. A gente acompanha de perto com detalhes a vida do primeiro serial killer dos Estados Unidos, desde Nascimento, julgamento e morte. Pra mim até hoje foi o melhor livro da edição Crime Scene da darkside. Vale a pena ler é saber mais sobre a história de H H Holmes.

VivianeS2 09/10/2020

Maligno é pouco...
Nunca é uma leitura fácil a partir do momento que está lendo sobre um psicopata, um maníaco, um monstro. Isso é tudo e mais um pouco que H.H.Holmes foi. Sua perversidade, mentiras, capacidade de manipulação, frieza são pontos fortes nesse livro.
A história é narrada desde o começo de sua matança, até seu julgamento. Confesso que sua declaração de seus crimes em certa parte do livro, é horrenda, macabra, sanguinária, sem escrúpulos.
É um tipo de leitura que você lê, e ainda fica com partes, detalhes do livro em sua mente.

Tati 14/03/2024

Holmes uma mistura de verdades e mentiras
H. H. Holmes? é um daqueles livros que nos mostram até onde pode ir a crueldade humana. O livro aborda a vida do homem que ficou conhecido como o primeiro assassino em série dos Estados Unidos. Fiquei realmente mexida com esta história, eu não tinha ideia da dimensão das ações horríveis deste homem! O autor não escreve apenas os casos de assassinatos em série do Holmes, mais também conta todos os crimes praticados por ele, desde bigamia, falsidade ideológica até fraudes. Outra parte muito importante da personalidade de Holmes era sua habilidade em criar e aplicar diversos golpes, visando dinheiro e lucros. Era um mentiroso contumaz. Portador de mitomania.
É um livro muito bem construído, muitas ilustrações e imagens da época do acontecimento. No final do livro há uma extensa lista da referências bibliográficas utilizadas.
O que me impressionou foi a maneira precisa da história, consta até mesmo detalhes do dia a dia das pessoas relatadas, faz com que você fique imerso no caso. Por fim, está leitura vale apena. Gostei muito!

@jessicabatista94 25/10/2020

@jessicaeoslivros
Leitura muito envolvente, apenas algumas passagens se mostraram arrastadas.
Para quem gosta do tema esse é um livro perfeito!
Assim que chegou comecei a ler, e não consegui parar até finalizar!

Riva 05/11/2020

Um dia a tudo é descoberto!
Já havia lido sobre os crimes praticados pelo Holmes, contudo em coletâneas que abordavam os serial killers.
Lendo o livro, que é totalmente focado no caso dele, fui ficando estarrecida, em estado de choque e em estado de negação.
E foi um serial killer muito antes do termo existir, e seus inúmeros crimes poderiam ter ficados impunes se não não fosse a sagacidade e a persistência de um detetive.
Achei interessante ver uma testemunha científica usar a frenologia (é uma pseudociência que alega que a forma e protuberâncias do crânio são indicativas das faculdades e aptidões mentais de uma pessoa.)., afinal era o que havia de mais moderno na época.
O Holmes, na minha opinião, era narcisista e em tudo e em todos via uma oportunidade de subir nascida?, poluções importando o que tivesse de fazer para alcançá-lo.
Sua pseudomansão passou a ser ser conhecida como Castelo dos Horrores! E coloque horror nisso!
Infelizmente, a maldade humana, desde que o mundo é mundo, mal encontra limites, piorem, encontra pessoas que conseguem encontrar o fio da meada e fazer tudo ser descoberto.

Carlinha 27/11/2020

Perfeito!
Fascinante!
Já tinha uma expectativa alta com relação a esse livro, mas fiquei surpresa.
O livro relata de forma explêndida a história verídica do H.H.Holmes.
O autor fez um excelente trabalho investigativo e conseguiu incorporar muitos detalhes na história sem deixar o livro maçante.
Apesar de ter várias páginas e as letras serem bem pequenininhas, a narrativa prende o leitor e a leitura flui.
Recomendo para quem gosta de uma história que é tão impressionante que parece mentira.