The Butlerian Jihad

The Butlerian Jihad Kevin J. Anderson

Resenhas - The Butlerian Jihad

Rodrigo 18/06/2023

Leitura obrigatória
Todos deveriam conhecer a saga Duna de Frank Herbert, pois é um dos grandes clássicos da ficção-científica. O legal é que este universo foi ampliado com diversos outros livros escritos por seu filho. Este livro se passa 10.000 anos antes da saga de Duna. O poder na galáxia é dividido entre as máquinas pensantes, robôs sescientes governam seus sistemas com base na produtividade e escravizam os humanos e a liga dos nobre, sistemas governados por humanos que se opõem aos robôs. Uma guerra entre homens e máquina desenha seu início. A origem de todos os grandes elementos da saga aparecem aqui, vale a leitura.

Lucy 16/08/2022

Primórdios
Eu gostei muito desse livro.
Sério, eu adorei.
Talvez seja por 2 motivos: ter lido a saga do autor original antes e por ter sido uma escrita diferente pelo filho dele e outro autor.
Não estou reclamando a escrita de Frank, mas acho que a época em que foi escrito e tal, isso que ajudou... além de ele ter convivido com a obra do lado de cá, e sua imersão na produção se basear nas anotações de Frank.
Literalmente há um probleminha.
São vários arcos que ocorrem e não sei se ao mesmo tempo. A minha impressão foi que sim, devido a alguns acontecimentos que se entrelaçam.
O primeiro que uqero citar e não é o primeiro arco a aparecer é o de Selim, sendo um senzuni (acho que errei) ele está em Duna já convivendo com os vermes de areia. Com ele veremos os primordios de coisas imoressionantes na saga principal, ao ponto de ansiar pelo acontecimento.
As benegesserit são desvendadas com a sua alcunha de bruxas e são de Rossak, um lugar matriarcal. É muito loko man.
Temos a revelação da origem dos Atreides, e lidamos com os Arconens como mocinhos.
E agora quero falar das máquinas.: até parece que o universo de duna está dentro do universo de Asimov, se considerar as minhas leituras até o momento, e partirmos de eu , robô.
Vamos acompanhar a queda do império das máquinas pensantes. E isso só é spoiler se vc não leu a saga principal.

Marcos Antonio 29/09/2021

O Jihad
Para quem leu todos os livros sobre a saga de Duna provavelmente tenha percebido que no meio do quarto livro conseguimos perceber que não era o mesmo autor escrevendo, sabíamos que seu filho Brian Herbert tentou continuar a saga de seu pai o que eu não achei legal. Porém desse livro Brian Herbert mostrou a sua escrita e ficou ótimo, pois ele conseguiu responder muitas perguntas que eu tinha como: Como a melange começou a ser vendida? Como foi descoberto a dobra do espaço tempo? Como foi descoberto que o escudo não poderia receber descarga laser? e outras.
Esse livro fala da história que aconteceu mil ano antes, fala como estourou Jihad ou guerra santa. O único problema é que o livro tem alguns erros de tradução.

Bels 23/06/2021

Prequel de Duna
Milênios antes dos acontecimentos de Duna, uma guerra entre humanos e máquinas foi um dos grandes acontecimentos que moldaram o mundo que conhecemos em Duna: como os Cavaleiros de Vermes, as Bene Gesserit, a rivalidade entre os Atreides e os Harkonenn, a descoberta do melange, e muitos outros. Esse apenas é o 1° de uma triologia, mas vale a pena mergulhar e ver as peças se encaixando para montar o cenário que já conhecemos.
Sei bem que muitos dos fãs mais... ardentes não gostam desses livros pois não foram feitos pelo autor de Duna e sim pelo filho dele, e as habilidades de escrita do filho são inferiores a do pai (e são), mas eu acho que é vale a pena acrescentar esses livros a sua leitura se você for fã do universo criado em Duna.

Vitor Dilly 14/06/2021

Esqueçam o amor que sentem por mim, e lutem!
Conhecia o trabalho do autor por Os Anjos do Tempo e Os Últimos Dias de Krypton, então fui na fé, confiante de um ótimo livro! E realmente Kevin J. Anderson fez um excelente trabalho aqui, explorando todo o legado literário deixado por Frank Herbert.

O livro mostra a luta encarniçada, vingativa e atômica da já longeva guerra das máquinas pensantes e dos humanos, em um levante decisivo. O jihad de Manion Butler.

O livro faz questão de mostrar que os humanos também não são flor-que-se-cheire...

Acontece o seguinte: a supermente Omnius doma as máquinas pensantes cimeks e neocimeks; estes robôs domam e hostilizam os humanos da Liga dos Nobres; os nobres humanos domam e escravizam os budislâmicos zenxiitas e zensunitas que se recusam a lutar; e entre estes, um naib de Arrakis doma um certo jovem... Que virá se tornar o primeiro domador de vermes-de-areia!

Por Budalá! Quero ler a continuação, agora!

Scriptoriumm 01/09/2017

The Butlerian Jihad
A Jihad Butleriana é um livro, ao meu ver, impressionante. Para leitores que nunca tiveram qualquer conhecimento sobre o universo de Dune, serve como uma excelente porta de entrada. Cada conceito, que será apresentado posteriormente, recebe um trato muito impressionante, tecendo de modo magistral a complexidade deste universo.
Por: Willian Perpétuo Busch

site: http://scriptoriumm.com/2016/12/dune-the-butlerian-jihad-resenha/

jaaf99 24/07/2010

Brian Hebert deu boa continuação ao legado de seu pai
Livro muito interessante, onde Brian Hebert, dá continuidade ao legado Duna e escreve do período onde aconteceu a rebelião das máquinas e joga luz a alguns fatos que serão realidade na saga de Duna. Como algumas invenções amplamente utilizadas na série como os escudos defensivos; o primeiro homem a cavalgar um verme de arei; a destruição da Terra por armas nucleares....

Vale a pena para aqueles que gostaram da saga...
Gerson 25/11/2016minha estante
De certa forma gostei mais do jeito que ele escreve.