Meninas selvagens

Meninas selvagens Rory Power

Resenhas - Meninas Selvagens

biapratah 20/04/2023

?????
?Uma pataquada sem tamanho, o que não me incomoda quando a pataquada tem lógica interna, mas aqui não teve lógica interna, externa, horizontal ou vertical.?

Não sei o que dizer? enredo interessante mas sem pé nem cabeça, tradução péssima, e o final parece que foi escrito de madrugada no dia anterior ao lançamento, por que parece que estão faltando umas 20 páginas pra ter algum sentido que faça ter valido a pena a leitura.

majuu142 19/04/2023

Byatt perfeita nunca errou!!
Best-seller do New York Times,Meninas selvagens é a emocionante história de terror feminista sobre três melhores amigas que estão em quarentena em um colégio interno e o que acontece quando uma delas desaparece.

Há dezoito meses, a Escola Raxter para Meninas entrou em quarentena. Há dezoito meses, uma misteriosa doença virou a vida de Hetty do avesso.

Começou devagar. Primeiro, as professoras foram morrendo, uma a uma. Então, começou a infectar as alunas, transformando o corpo delas em algo cada vez mais estranho. Isoladas do resto do mundo e deixadas à própria sorte, as meninas não se atrevem a ultrapassar o limite da escola. Hetty, Byatt e Reese esperam a cura prometida enquanto a doença se alastra.

Mas tudo muda quando Byatt desaparece. Hetty não medirá esforços para encontrá-la, mesmo que isso signifique quebrar a quarentena e desbravar os horrores que as esperam além da cerca que separa a escola da floresta. E quando Hetty se lança rumo ao desconhecido, descobre que há muito mais mistérios por trás dessa história que ela jamais poderia imaginar.

Meninas selvagens combina um cenário de terror com a angústia e a ternura da adolescência para explorar até onde um grupo de meninas é capaz de ir para sobreviver e se manter unido. Rory Power constrói uma narrativa que, por vezes irregular e flutuante, demonstra a originalidade e potência de sua escrita, tornando-se uma das novas apostas do gênero. Com Meninas selvagens, estreia - brilhantemente - no universo da ficção juvenil.

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Tinha potencial, mas foi mal aproveitado
A história é diferente e instigante, cheia de mistérios e tensão. A escrita é envolvente e a ambientação não deixa nada a desejar.

As garotas são resilientes e fazem de tudo para sobreviver e proteger àqueles que amam. A amizade delas é linda. E teve até a introdução de um casal, mas foi muito pouco explorado.

O enredo me prendeu demais, mas o desfecho foi simplesmente decepcionante. Vago e com muitas pontas soltas.

Sem contar que ele não entrega o que promete. Na capa diz "terror feminista", mas não tem nada de terror, muito menos feminista.

A ideia do livro é brilhante, mas acho que a autora não soube aproveitar o seu potencial. Uma pena, já que o livro tinha tudo para ser favoritado.

VeTheHuman 18/04/2023

Apenas péssimo
Comecei o livro com muitas expectativas, já que o plot em sí era muito promissor. Mas adivinhem? Me ferrei

Nada nesse livro é bem desenvolvido, tudo é jogado sem nenhum motivo aparente. As interações entre os personagens não tem a mínima graça, e suas relações parecem não ir a lugar algum.

E outra, "terror feminista"??
O único terror aqui é a vontade incontrolável de abandonar a leitura a todo momento. E o "feminismo" que deveria ter simplesmente não existe.

1 ponto pelo plot e 0.5 por dó.

Clara3960 16/04/2023

Meninas muito fortes..
Adorei esse livro, maravilhoso. A escrita é muito boa, conseguia ver oq se passava no livro com muita facilidade. Nao gostei muito do final, mais de resto foi muito bom. Fiquei bem chocada com as coisas q acontecia nas meninas e nos animais depois que a doença chego... O livro é um terror muito bom de ler tmb. Amei muitoo ?

Giovana.Irassochio 13/04/2023

Sáficas em cenários apocalípticos e um final em aberto must be my fav genres.
Tem romance mas o foco não é esse, personagens femininas tão fortes que parece real.

LiterAgonia 12/04/2023

MENINAS SELVAGENS - RORY POWER -2020

O que é um terror feminista? Antes de falar do livro, propriamente, é preciso entender o que é um terror feminista, uma vez que o livro se vende dessa forma.

Já deixo adiantado, que mesmo sem entender previamente o que é um terror feminista, a história me cativou. E um dos motivos foi que não fiquei esperando o feminismo (dentre os vários feminismos) com o qual me identifico. E ignorei completamente a propaganda (o Blurb).

Mas vamos ao conceito: Não existe uma definição exata do que é um terror feminista, mas uma história em que o corpo feminino (ou seja lá o quê a obra defina como feminino) seja massacrado e objetificado; em que a existência das personagem femininas seja apenas o apêndice das personagens masculinas; uma história em quem não há nem sombra de questionamento, seja ele direito ou indireto, a sociedade patriarcal NÃO É UM TERROR FEMINISTA.

Dito isso,  Meninas Selvagens é uma história em que um grupo grande de meninas estão isoladas há mais de um ano na escola interna somente para garotas Raxter, situada na ilha de mesmo nome, devido a uma doença misteriosa:  a Tox.  E a Tox é cruel, ela mata; e quando não mata, transfigura o corpo das vítimas. Algumas perdem membros, outras ganham guelras, algumas perdem o olho, outras ganham uma dupla coluna. As professoras, mulheres adultas, também são afetadas pela doença, mas não da mesma forma que as adolescentes.Enquanto as jovens têm febres periódicas em que a doença se manifesta cada vez mais forte, as professoras vivem em crises constantes de erupções e sangramentos. A questão é: ninguém sai intacto da Tox, todos, da vegetação aos animais, são transformados. Se tornam mais selvagens. Mais perigosos.

Em primeira pessoa e no presente do indicativo, Hetty e Byat são as narradoras da história. As duas mais Reese formam um grupo, em que a amizade e os sentimentos entre elas são confusos, violentos e intensos. Hetty é muito apegada, num nível quase dependente, a Byat e nutre sentimentos ?estranhos? por Resse  E é por essa dependência, por assim dizer, que a história tem uma guinada assim que Byat desaparece e Hetty vai atrás dela.

Essa é uma história com mais perguntas do que respostas. Porém isso não é ruim. Com livros que cada vez mais mastigam a história para leitor a ponto de não sobrar nada para que ele mesmo reflita, Meninas Selvagens traz questionamentos que são respondidos nas entrelinhas. O que é a doença? No final, com o pouco conhecimento que as três personagens têm, é nos dado uma resposta. A resposta é verdadeira? Nunca saberemos. Nunca saberemos também o destino delas já que, para mim, acertadamente o livro termina em aberto. E não pensem que ao não ter um final fechado eu não senti um gosto amargo, eu senti? mas não poderia ter tido outro final. E o desenvolvimento das personagens, não há mudanças, não há elaboração. Claro que há. Ele só não é feito da forma tradicional.

E onde entra o terro feminista nessa história?

Se ao ler "terror? o que vem na sua cabeça são histórias assustadoramente arrepiantes, medos e temores? bem, essa história não é terror. Mas se o seu conceito de terror abrange também incômodos psicológicos, é aí que você vai encontrar o terror dessa história. A Tox, o clima cada vez mais tenso na escola, os perigos que rondam? tudo isso deixa você apreensivo. Enquanto lia esse livro, não conseguia deixar de pensar no filme Aniquilação 2018; o estranhamento, como a doença transforma algumas pessoas, a inquietação que o filme deixou. Então, se você viu o filme ou leu os livros?entende bem a angústia

Mas e o feminista? Assim como no filme Aniquilação, em que há uma neblina cercando um lugar e ao transpassar a névoa,  coisas estranhas acontecem e as mulheres são afetadas diferentes dos homens, em meninas selvagens as mulheres são afetadas diferentemente com a doença. Mas no filme há de fato uma crítica à masculinidade ( tóxica para quem acha que tem diferença), já no livro? ela se perde.Mas se quiser forçar a barra, podemos enxergar um sutil crítica, mas tão sutil que por questão de bom senso melhor dizer que não existe.

Ignorem o blurb da capa e aproveitem essa história de meninas se tornando selvagens cheias de incômodos e poucas respostas.

natsukashiii 10/04/2023

Eu to procrastinando de ler esse livro desde 2020, e agora que finalmente peguei pra ler eu não consegui soltar até terminar. a história é elaborada perfeitamente, é igualmente aterrorizante e emocionante durante a história toda. não teve um momento que ficou lento, entediante. muito muito bom, o final me deixou em choque, mais pela falta de um final definitivo do que qualquer coisa. acabou abruptamente, e fica pra você decidir o que aconteceu depois. isso pode incomodar pessoas que gostam de finais fechadinhos, mas eu achei que implementou a incerteza que você sente durante a história inteira, sobre quem culpar, quem confiar, a doença em si. maravilhoso.
Isa943 18/04/2023minha estante
qual a classificação indicativa??

natsukashiii 19/04/2023minha estante
putz cara não sei eu diria uns 14 anos? tem umas coisas meio assustadoras mas eu não diria muito pesado

Emilly1675 03/04/2023

Surpreendente, mas não vá ler com muitas expectativas
Meninas selvagens é o tipo de livro que te prende do começo ao fim; você começa a ler ele e tudo o que você quer é descobrir o que tá acontecendo e a razão de estar acontecendo. Ao mesmo tempo que você quer entender tudo isso, a personagem também quer, então, além dos seus sentimentos descobrindo tudo, também tem os pensamentos das personagens. Ademais, temos um pequeno romance safico sendo desenvolvido ao longo do livro, o que deixa tudo mais interessante, uma vez que, você não descobre só o que acontece por trás da epidemia do livro, mas também dos sentimentos que acontecem entre as personagens principais.
Eu diria que Meninas selvagens é o tipo de livro que você precisa ler sem expectativas e aberto a tudo que o livro pode te apresentar, além de ter um desenvolvimento ótimo o livro também é fluído e te faz não querer de ler até descobrir cada ação por trás da quarentena em Rexter.

Zilmara Pinheiro 01/04/2023

Esperava mais
Esperava mais da história em si.Pontas soltas no enredo que não foram respondidas
,creio que em um segundo volume fique mais interessante.
Porém a história te prende do início ao fim,devido ao mistério que ronda a ilha,mas perguntas precisam de respostas em histórias como essa..e infelizmente não tevi.

Rafaela.Banar 28/03/2023

Que pena
Este livro tinha tudo pra dar certo. Os personagens, o enredo maravilhoso e o mistério, mas para que escrever um livro de mistério sem resolver o caso final. A autora ainda tinha tempo, mais uns 2/3 capítulos e tudo estaria finalizado, mas ela preferiu deixar um final aberto e acabou deixando a desejar. No geral adorei o livro e usei ele em uma redação, muito bom
MAH =P 29/03/2023minha estante
BOA LINDA!

Iza 27/03/2023

N tenho costume de ler livros assim, uma maluquiceeee, mas uma maluquice boaa e o melhor: com sáficas!