Regras da Comida

Regras da Comida Michael Pollan

Resenhas - Regras da Comida

Mucunã 02/09/2023

Mudou minha alimentação pra sempre. Não como do jeito mais saudável do mundo mas entender certas questões sociais são um adianto na vida.

Lygia X. 29/01/2022

Livro fácil de se ler e de se entender. Pollan consegue simplificar bastante (embora em um grande número de regras) o que seria comer de forma saudável e ter uma boa relação com os alimentos.

sofiledora 06/01/2022

Rápido e básico
O livro aborda aspectos básicos da alimentação humana que foram perdidos pelo passar dos anos através da introdução da indústria alimentícia.
Tem alguns itens que já estão desatualizados mas no geral resume bem o que seria uma alimentação saudável.

void_Indigo 22/12/2021

Quando tudo o mais falhar, leia o manual
Esse é um livrinho muito interessante. O autor é jornalista, mas se dedica muito à pesquisa e divulgação da alimentação saudável, o que, para ele, absolutamente não é o que você está pensando. Ele defende (muito bem!) que alimentação saudável é aquela utilizada por uma cultura. Seja "uma cultura que come somente gordura (Inuits do Ártico se alimentam basicamente de gordura de foca), somente carboidratos (milho e feijão nas Américas) ou somente proteínas (Massais na África vivem de sangue e leite de gado)."

A partir de suas pesquisas ele compilou 64 regrinhas que podem ser usadas como um manual não para DEFINIR o que se vai comer (não tem uma receita no livro), mas para GUIAR o que se deve escolher para comer. Algumas tem uma (curta) explicação, mas outras são bem autoexplicativas.

Considerei uma leitura impressionantemente útil! Recomendo demais!!

Fabiana.Marino 13/02/2021

Não é um livro de dieta!
O autor que é jornalista e não nutricionista, através de pequenos capítulos nos mostra como nos distanciamos da comida natural, in natura, dando lugar a comidas vendidas em pacotes, processadas. Gostei bastante por que nada do que ele fala no livro tem haver com o terror nutricional que vivemos hoje.

Gabrielle 25/12/2020

Perigoso
Ok, tem dicas que podem e devem ser aproveitadas. Por exemplo, não comer na frente da televisão, não comer em excesso, comer o máximo de frutas e vegetais orgânicos possíveis, buscar não ingerir açúcar e alimentos processados, evitar beliscar entre as refeições, tomar cuidado com as calorias líquidas etc.
Em contrapartida, o livro é repleto de desinformação, "fatos" errados e precipitados, fazendo com que se torne perigoso para alguém que não possua conhecimento sobre nutrição e o tome como guia, como algo totalmente verdadeiro.

Tárcya 04/12/2020

Simples
É um bom livro, apesar de muitas das regras serem bem óbvias, é importante reuni-las em um só lugar. Sabemos de muitas coisas, mas não colocamos em prática. Para quem deseja ter mais conhecimento relacionados à comida, é uma leitura rápida e de fácil compreensão. Indico.

Sabrina 28/11/2020

Toda regra tem exceção, mas a exceção não é a regra.
Aquelas "regras" que fingimos não saber para podermos chafurdar a cara naquelas porcarias viciantes.

Então é sempre bom lembrar que é importante escolher o que você vai colocar pra dentro do seu corpo. E que a escolha envolve comida e não normalmente química e coisas de origem duvidosa.

Jujuba 30/06/2020

Livro com ótimas dicas para alimentação saudável, fáceis de lembrar e práticas.
Algumas das regras são repetitivas, tratam do mesmo assunto.

olavodecarvalho 14/06/2020

Aprenda comer certo
O livro te da uma visão de como os antigos tinham um
Bom conhecimento. É de como hoje em dia é absurdo o que o marketing faz pra vender , vale a pena muito ter esse olhar do livro

Gabi Machi 27/04/2020

mais do mesmo
Para quem não conhece o autor, pode ser uma boa forma de conhecê-lo, mas se você já leu algum outro livro do Michael Pollan, não precisa ler esse. Eu consideraria esse livro quase um resumo do que ele apresenta no "Em defesa da comida" (veja minha resenha do mesmo), já que apresenta os mesmos erros e virtudes do mesmo.

Verilania psi. 26/02/2020

É meio que uma reflexão alimentar, não é uma coisa extraordinária mas bem útil apesar de ter sido baseado em rotina alimentar americana.

Giovanna P L Agelune 13/02/2020

Boas dicas
Gostei das dicas para um emagrecimento saudável! Nada extraordinário, mas legal!!!!

claire.santos 19/09/2019

fraco
São 64 regras para alimentaçao de norte americanos. Ate da para aproveitar alguma coisa, mas e fraco demais. Batata e legume ? perdeu a credibilidade ou foi erro de traducao .

Daniel 29/09/2018

O livro tem pouco conteúdo e não passa de uma lista de regras.
O livro apresenta mais de 60 regras de como se alimentar melhor. Apesar de seu alto valor em sebos e difícil de ser encontrado, o livro tem pouco conteúdo e não passa de uma lista de regras com pequenos comentários do autor.