O Inverno da Bruxa

O Inverno da Bruxa Katherine Arden

Resenhas - O INVERNO DA BRUXA

GugaBandeira 24/04/2024

Uma Conclusão Perfeita
Quando comecei a ler a trilogia "O Urso e o Rouxinol", não imaginava que fosse encontrar uma obra tão bem desenvolvida, um universo tão rico e uma narrativa tão surpreendente. A história foi evoluindo ao longo de cada volume, e esta conclusão foi se desenrolando de uma forma tão frenética, tão envolvente, que é impossível parar de ler. Desde as primeiras páginas, é só tiro, porrada e bomba, você pensa que vai acontecer uma coisa e a autora vai lá e faz outra completamente diferente. Fazia tempo que não lia uma obra tão gostosa e empolgante.
Estou muito feliz em ter uma conclusão tão satisfatória assim, apesar de ficar com o coração partido por não ter mais. Os personagens são muito carismáticos e bem construídos, e é impossível não se apegar a eles. Solovey, Morosko, Vaysa, Masya, Deb Crab, Sasha... Até os vilões da narrativa são muito bem desenvolvidos (até agora, tenho ódio do Padre, e ainda guardo um pouquinho do Urso que, apesar de ter se unido a Vaysa no final, é um grande aproveitador).
Infelizmente, ao longo do livro sofremos com algumas grandes perdas, mas, acho muito bonito ver a mensagem de esperança e persistência que a história deixa.
Vaysa é uma heroína única, que tinha tudo para desistir, mas resolveu lutar por aquilo que acreditava, por aquelas que amava e por sua própria felicidade. Fico feliz que ela tenha enfim encontrado a sua paz ao lado de Morosko e de seus irmãos. Minha única crítica à obra, é que eu gostaria muito ter lido mais um capítulo de Vaysa com Olya e Marya, ainda mais depois do retorno de Solovey...
Ao final da minha leitura, fiquei extremamente surpreso ao descobrir que alguns acontecimentos e personagens da obra foram inspirados em fatos reais. Até agora, estou fascinado pela sagacidade e genialidade da autora ao unir realidade com fantasia. De certa forma, pode-se conhecer muita coisa da história russa a partir da construção ficcional da narrativa. Isso é incrível!!!
"O Urso e o Rouxinol" é uma trilogia leve, muito gostosa de ler, extremamente flúida, bem desenvolvida e que deixa mensagens muito valiosas, como o amor, a esperança e o respeito ao próximo. Além disso, achei delicioso conhecer um pouco mais da cultura russa, tão distante da gente que mora nas Américas, e tão rica quanto a grega ou romana, as quais somos mais familiarizados. Sempre que puder, estarei indicando esses livros, é uma história que realmente ganhou um espaço muito grande no meu coração.
Assim como o segundo, não tem como não dar 5 estrelas para a conclusão dessa narrativa épica! LEIAM!!!

Elaine cris 24/02/2024

Se gosta de aventuras leia.
Série maravilhosa.
Cultura e folclore Russo, muitas aventuras, paganismo com direito a bruxa, personagens que cativam e escrita sem enrolação.

A história é narrada no século XVIII inspirada em uma história real, no início da Igreja Ortodoxa, onde as mulheres não tinham liberdade de escolha ou destino, a autora trás a Vasya uma menina de uma linhagem de Bruxas, que ao decorrer dos três volumes vai descobrindo quem realmente ela é, a única coisa que ela sabe é que quer conhecer o mundo.

Gayrrazzi 12/02/2024

Agora sim. Uma bruxa, uma feiticeira, ela é demais!
Cara que livro.

Fogo, mais fogo, inverno, um gelo, mitologia e gente má. Cara tem tudo de bom, eu li tem uns dois anos e eu tenho a história inteira na minha cabeça.

No último livro da trilogia a Vasya finalmente deixa os estribos soltarem, e meu deus como demorou. Mas foi ótimo, ela foi incrível, lutou contra o preconceito, contra demônios e contra tudo que jogaram nela.

Chorei um monte, quero um cavalo engual e o Morosko tá sempre no meu coração

De longe, os três livros foram alguns dos melhores que eu já li

Lythande 24/01/2024

Final perfeito
Lindo, mágico, delicado e forte ao mesmo tempo, uma história cheia de metáforas e aventura.

Me encantou essa disputa entre os irmãos, o Urso acompanhando vazia foi uma tensão que amei sentir.

Digno de série para televisão. Aguardo ansioso alguma confirmação.

plutarco0 06/01/2024

Uma bruxa, um demônio do gelo e um espírito do caos
Esse ultimo livro foi perfeito. A palavra certa pra descrever ele é essa. Foi perfeito como toda a ideia e possíveis finais que eu imaginei e opniões que eu formei foram quebradas com aquele entendimento de ?ah!?. O que realmente é o sentido da história é tão real e melhor do que se imaginava. Perfeito, trilogia perfeita e último livro incrível.

nsilvamarques 05/01/2024

Conclusão épica de uma trilogia apaixonante
Nesse último livro da saga, acompanhamos Vasya em mais batalhas - especialmente as interiores; vemos seu crescimento, seu sofrimento, seus momentos de glória.
Talvez o melhor dos três.
Não quero entrar em detalhes para não dar spoiler, mas a conclusão - e as alianças, não era o que eu esperava.
Agridoce. Uma leitura satisfatória.
Não só recomendo, como provavelmente voltarei a ler toda a história dessa menina-bruxa outras vezes.

Bruna3810 05/01/2024

Não existe um deus - existe apenas fé
Essa trilogia me surpreendeu demais! Não achei que seria tão legal, até porque descobri esse livro porque vi a capa e achei bonitinha (sim julguei pela capa) mas a história me pegou demais. Acho que eu tô nessa fase de heroínas mulheres, e gostei muito da luta entre o paganismo e a ortodoxia da época, misturado com o contexto histórico russo. Acho que a junção de história/cultura de um local + fantasia/lendas locais faz muito sucesso, e esse livro pra mim é um exemplo disso. Tem aventura, política e romance, embora esse não seja o foco. Li os 3 rapidinho, e fiquei viciada na leitura, se tornou um dos queridinhos, recomendo muito! ??

Kiri 26/11/2023

Já tenho tanta saudade desse livro aqui, é outro que logo logo preciso pegar pra reler
Como sempre eu torço um pouco o nariz pra forçarem romance nas histórias, mas a principal é tão independente disso que não incomoda.
O Sasha rouba a cena nesse livro aqui, adoro as partes dele ?
E o padre é odiável, mas é bem interessante ver todo o arco dele justamente por isso
Acho que dá trilogia toda eu só apagaria aquela cena da casa de banhos mas nada é perfeito né?
Todas as batalhas são uma delícia de ler, as viagens por aquele X lugar e tudo que encontram por lá tbm
Acho triste que esse livro não parece ter o hype que merece

camistozs 28/10/2023

Trilogia sobre fantasia e magia que se tornará um clássico
Os três livros são simplesmente maravilhosos. A escrita é cativante e consegue transmitir todas as emoções dos personagens.
Vasya é uma heroína incrível, que amadurece muito em cada volume. Fez escolhas certas e também muitas escolhas erradas, com as quais aprende e continua sua jornada.
É uma estória sobre as diferenças.
Sobre a pluralidade de um país tão grande e tão cheio de tradições e sobre como justamente essa pluralidade foi essencial para a sua preservação.
Também é sobre pertencimento. Vasya tentava encontrar o seu lugar dentro de uma sociedade que a via como uma ameaça a suas crenças e moralidade. No final, percebeu que, apesar do que diziam as pessoas, aquela era sua terra e que seus vínculos com ela eram muito fortes.
O principal ponto positivo foi como a autora apresentou o folclore da Rússia e uma parte importante da sua história, desconhecida para nós do Ocidente, que somente a estudamos nas escolas a partir do fim do czarismo e da revolução russa.
Espero ler outras obras desta autora.

pseudoaries 25/10/2023

Antes de sofrer um pouco, esquecer esses livros e seguir com a minha vida, eu só quero dizer uma coisa: o padre gostoso foi o personagem mais injustiçado e o ship Vasya/Konstantin é o melhor dessa trilogia!

babisenberg 12/10/2023

Conto de fadas sobre uma realidade
Adorei esse terceiro livro, achei a estória toda muito interessante e o desenrolar de toda trama foi bastante bem escrita e fluida, com muitos novos acontecimentos.

Greyce 14/09/2023

Acabou com gostinho de quero mais
Que trilogia incrível, entrou para a minha lista de favoritos. Foi maravilhoso viver essa história de uma cultura bem distante, e conhecer um pouco da história e dos contos de fadas.
Se você gosta de magia, aventura, emoção, empoderamento e uma pitada de amor, simplesmente leia!

Fabi Almeida 24/08/2023

Encantadora e transformadora
Me encantei demais com essa trilogia, apesar de não ser uma fã de fantasia. Impossível ser mulher e não se identificar com a personagem, que tem que seguir tantos padrões e os quais ela sabe que não são para ela. Marcante demais, transformadora.