Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

MrNihil 17/10/2022

Bom, apenas.
De fato, o livro tem uma leitura bem confortável e eu gostei muito do fato de apresentar contexto de diferentes culturas. Tem o fato de dar uma clareada na parte de inteligência emocional, pessoas com problema de ciúmes, dependência ou que tem uma perspectiva distorcida de como "amar de forma saudável" podem ser esclarecidas (ao menos parcialmente), e são levadas a uma reflexão na forma como elas mesmas "amam".
Muitas histórias com lições de moral boas com breves reflexões, porém não passa muito do título de curiosidade quando se trata disso.

Entretanto eu esperava algo um pouco mais aprofundado...durante todo o tempo que li, senti como se estivesse passando de forma muito rápida e superficial nos temas. Foi uma leitura muito rápida, de qualquer forma valeu a pena. Além de ter sentido falta de curiosidades mais ligadas a neurociência.

Não me decepcionou nem um pouco, apenas senti falta de um maior aprofundamento.

Amanda 27/09/2022

Com uma escrita dinâmica e muito didática Renato nos apresenta as várias facetas do amor na contemporaneidade, fazendo uma contextualização teórica e histórica dos modos com que a sociedade foi constituindo cada concepção. Por meio desse livro o autor busca nos mostrar que há várias maneiras de amar e que nenhuma delas está certa ou errada, cabendo a cada um entender e decidir o que é melhor pra si. Gostei muito de ter contato com essa obra. É extremamente satisfatório ler algo tão livre de julgamentos e que ao mesmo tempo apresenta o conhecimento de forma leve e prática.

Laura 26/09/2022

Living in my mind rent-free
Na época em que terminei esse livro pensei que era um bom livro de introdução ao assunto e que no geral, cumpria o que ele se propunha a fazer, e é isso.
Agora, meses depois de ter terminado a leitura, me pego pensado em várias menções e interpretações que o livro apresenta.
O que me deu a sensação de que faltava algo após a finalização do livro talvez tenha sido o comprimento dos capítulos, tinha achado-os muito curtos,as agora eu vejo que isso, na verdade, foi um ponto acertado pelo livro. Pelo fato de serem capítulos objetivos fez com que as coisas ficassem bem claras e fossem lembradas mais facilmente.
Gostei demais, estou sempre recomendando e comentando sobre.

hgiradi 02/09/2022

Gostei
Achei super fácil de ler. A abordagem também muito legal. Cada capítulo uma narrativa/filosofia pra dar introdução a um conceito do amor.

Gostei bastante.
Livro fácil que me fez pensar.

Richard 25/08/2022

bom livro!
gostei muito desse livro, tem uma leitura fluida e gostosa de fazer. ele levanta questões bem interessantes sobre amor & ancestralidade, é um livro que eu queria ter lido a muito tempo e não me arrependo da leitura. pretendo ler mais livros do autor futuramente! recomendo.

resenhas mais curtas ultimamente por conta da correria do dia a dia k k k k k socorro
Shaira 22/10/2022minha estante
resenha breve mas pontual. Perfeito!

Richard 18/11/2022minha estante
muito obrigado, Shaira!

Likannp 23/08/2022

Surpreendida
Me fez pensar sobre o que é o amor e como a sociedade de certa forma vende essa ideia. É algo para refletir e se apaixonar, hahaha

Sens0 20/08/2022

"Porque amamos? Porque estamos vivos"
Esse livro é incrivel, eu adorei a citações de varios livros tanto de varias mitologias quanto de religiões.
O livro é curto e pequeno mas tem uma puta analise de qualidade. (O capitulo "amor e ciumes" me deixou chocada)

Cristiano 14/08/2022

Amor e filosofia
Uma narrativa filosófica sobre o amor, que nos leva não só a pensar no amor, mas em como amamos e em como o amor se manifesta em diferente universos e em diferentes perspectivas.

Milena.Margutti 17/07/2022

Satisfatório!
O que dizer desse livro? Uma obra que provoca reflexões profundas, dá o que pensar sobre a forma como nos relacionamos, como demonstramos o que sentimos, e o que buscar dentro de uma relação, como fazê-la o mais saudável possível. Com caminhos trazidos por lendas e mitos de várias culturas e pensamentos de filósofos clássicos e contemporâneos, a obra traça um caminho pra explicar por que amamos. Amei!

Leh 16/07/2022

Melhor leitura de 2022
E provavelmente da vida. Que livro maravilhoso. Quantos ensinamentos e quantos questionamentos ele nos traz. Amar e ser amado é um desejo natural e intrínseco ao ser humano. Se tornar consciente do processo e da construção do amor conjugal é um presente que Renato nos dá, compartilhando esse estudo belíssimo. Muito grata por ter encontrado esse livro nessa fase que estou da vida. Apenas leiam.

Carolina 16/07/2022

Com toda uma alusão histórica o autor traça os principais pontos do que seria o ?amar? de forma integrar saudável, ótima leitura

b i a 16/07/2022

eu amo um livro
conheci renato noguera na bienal e não pude deixar de comprar esse livro para ele autografar, percebe-se que é uma pessoa incrível e muito sábia
o livro demonstra isso claramente, de uma forma clara e muito didática, noguera passa pelo ocidente e pelo oriente contando mitos e lendas que envolvem o amor e que podem ajudar a compreender o que é isso e como lidar com o amor, algo tão complexo, além de dar informações da filosofia e da psicologia sobre o tema
amei muito, só tirei essa uma estrela porque eu queria muito que o livro incluísse mais os lgbts, senti que ficou meio heteronormativo
de qualquer forma, recomendo a leitura

Israel197 10/07/2022

Uma boa forma de se entender a multiplicidade do amor
Ele é um livro fácil de ler, a escrita é bem didática e explica de forma prática e exemplificada a diversidade do amor. Enfim gostei dele, é uma ótima forma de aprender sobre a forma de amar.

Re Vitorino 25/06/2022

Por que amamos?
Cada capítulo inicia com uma lenda mito, menção a um caso histórico ou personagens conhecidos e a análise considera diversos teóricos africanos, asiáticos e latinos, e sair do eixo Estados Unidos-Europa é bastante enriquecedor.

Giovanna.Zequim 24/06/2022

Um convite à reflexão
Livro de entrada perfeito para reflexões sobre o amor. Muitos paralelos históricos e pinceladas sobre diversos temas, como ciúme, monogamia, contrução histórica da concepção de amor, aspectos essenciais em relações etc.
É um convite ao autoconhecimento e autocrítica de si mesmo e de suas relações amorosas. Me instigou a querer saber mais.