Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Juliane.Motta 14/04/2024

A palestra é melhor
Assisti uma palestra com o autor e criei muitas expectativas sobre o livro.
O prefácio é da Djamila Ribeiro que também nos prepara para algo grandioso.
O livro, porém, é bem restrito a uma idea de amor conjugal entre duas pessoas - ou mais , como sugere o capítulo do poliamor. É um livro que talvez tenha mesmo o intuito de ser bem acessível, mas que talvez tenha ficado à margem do que o escritor pesquisador promete, beirando à categoria de livros numa gôndola de supermercado.

@ntcoutinho 31/03/2024

Aprendendo sobre o amor
Confesso que eu resistia a leituras de não ficção que dizem sobre sentimentos e cheguei a este livro apenas por ter sido indicado.

Porém, a obra me conquistou. Por ser uma leitura introdutória e densa ao mesmo tempo, fiquei empenhado a entender mais sobre o amor. Em tempos de disputas do conceito de amar, o autor consegue trazer contos históricos que indicam que sempre nos chamou a atenção aprender sobre um sentimento tão humano.

.alcioneeosfita 28/02/2024

Do balacobaco
Vim pelo o ludo, um excelente livro para quem curte filosofia, gosto muito da abordagem acessível, como ele trás várias perspectivas sobre o amor, atuando desde da cultura oriental e ocidental, até em diversas culturas e religiões.
Faz eu compreender a minha enorme ignorância em relação ao complexo sentimento que é o amor.

Leila 23/02/2024

Bom para quem reduz amor ao relacionamento romântico
Acho que o mais truncou essa leitura para mim foi que o escopo de amor do autor se resume ao amor romântico monogâmico ou dentro do poli amor. E o uso de poli amor marca que é bem no começo das discussões de não-monogamia.
Outro fator que dificultou é que li "Tudo sobre o amor" de bell hooks e é um trabalho mais profundo sobre amar.
Após o segundo parágrafo o livro se torna muito raso, muitas vezes quando ele introduz o assunto o suficiente para aprofunda-lo o capítulo acaba. Sendo que alguns conseguem ser tão rasos, que serviriam em muito a posts fracos do ig.
Por fim, esse livro serve aqueles que apenas querem ler sobre o amor quando esse se resume ao amor romântico, uma vez que esse é o único amor importante nesse livro.
Acredito que eu só sou a leitora errada para o livro.

Leh 13/02/2024

Bons mitos
Gostei muito dos mitos e histórias que o autor trouxe pra relacionar com o tema e senti que fez isso muito bem

luna.gaia 11/02/2024

"amamos porque estamos vivos e a vida impõe a vontade amar"
Eu adorei a experiência de ler esse livro, conhecer outros parâmetros e possibilidades sobre o amor de forma fácil, rápida, coerente e descomplicada.
renato noguera mergulha, através de diferentes culturas e pontos de vistas, em uma intensa procura de significado para esse sentimento tao profundo que é o amor. nos faz questionar sobre nossas próprias maneiras de encarar esse compartilhamento de vidas, além de analisar contos, mitos e histórias comparando-as com a realidade. amar é sentir ciúme? é se conhecer? é durar pra sempre? amar é um ato político.

souviini 08/02/2024

Esse livro me ganhou demais!!! O autor transita por diversas culturas, religiões, tempos históricos e tudo isso com uma escrita fácil de ser lida e entendida. Indico de olhos fechados esse livro!!!

Lucas1429 28/01/2024

Maravilhoso Estudo sobre o Amor
Uma experiência de leitura muito prazerosa e fluida. Um livro bem escrito que expõe as ideias não só do autor, mas de outros povos e culturas, o que enriquece bastante o conteúdo da obra. Cada capítulo se inicia com uma história, seja mitológica, religiosa, ou factual, que o autor usa para contextualizar o assunto e relacionar com o que vai ser trazido no capítulo, nos trazendo sua interpretação, ensinamentos e pensamentos a partir dela, de forma muito didática, simples e convidativa à reflexão.
É um livro curto, com uma linguagem acessível e que vale a pena; me deu até vontade de, em breve, fazer uma releitura. É interessante porque traz visões bem diversas sobre o que é o amor, relação amorosa, e como devemos agir, como devemos nos portar de forma saudável diante do convite do amor.

Elis Andoli 23/01/2024

Amar é um ato político
Comecei o livro mais empolgada pelas referências que tive, mas foi uma leitura agradável e fácil - não menos importante ou relevante.
Achei uma sacada muito boa trazer as discussões acerca do amor relacionando com histórias/mitos, deixando a compreensão do que o autor quer passar fluir de maneira mais leve.
Abri discussão sobre ?o amor? em um atendimento e já repassarei o livro para que possamos adentrar outros assuntos com base nele.

Luiz358 07/01/2024

Li tudo em 1 dia.
O título já expressa minha opinião sobre o livro. Leitura obrigatória para quem gosta do gênero. Deixa muito aprendizado.

Carlos.Junior 04/01/2024

0/10
??Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor?? escrito por Renato Noguera, mestre em filosofia, é horrível. Completamente fútil, raso e supérfluo no que apresenta e em sua entrega literária. Suas 155 páginas são feitas de modo que se assemelha a um livro científico ou até mesmo sério sobre o assunto e utilizando de várias abordagens temos uma suposta entrega de um conteúdo acadêmico/espiritual e até ??místico?? sobre o que é o amor, mas até nesse fato o autor não consegue se concentrar e adentrar os mundos desconhecidos dos temas que ele mesmo se interessa e aborda. A escrita parece ter sido feita com medo na caneta e receio nas páginas, não há uma honestidade intelectual ou uma troca entre o autor e leitor, é simplesmente um reverbério de ideias bonitinhas que a ??esquerda branca?? ama replicar como uma política séria de ??representação?? vazia. Claro, o livro não é uma quimera de pontos ruins, eu estaria mentindo também se não disse que há subtítulos que chamam a atenção do leitor em determinado caminhar da leitura, porém, é só. Ele não se aprofunda em nada do que se propõe e nem mesmo tenta realizar isso. Fiquei decepcionado ao terminar a obra.

Lathara 03/01/2024

A quebra do amor Romântico
Existe uma ideia do amor romântico que nos aprisiona em realidades que não são as nossas e nos afastam da felicidade sob o manto da busca do final feliz de conto de fadas. Atravessando plurais mitos, Renato Noguera abre um diálogo sobre as percepções do amor e de suas nuances.

maybe_smari 28/12/2023

Quanto à escrita, nada a reclamar, livro dinâmico, de leitura acessível e repertórios populares que tornam mais fácil a absorção das ideias.

é um livro consideravelmente rápido, mas que te faz pensar por um bom tempo. Percebi que eu mesma cheguei com muitas ideias conservadoras nessa leitura e agora tenho muito a analisar e refletir sobre mim mesma, minhas relações e o que quero levar pra vida.