Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

turtleGraciosa 16/08/2023

Por que amamos?
Esse livro é bom, mas ele parece de auto ajuda. Os capítulos são curtos, sempre traz alguma "lição" sobre o amor e os relacionamentos, mas ainda sim é tudo muito repetitivo. Comprei na expectativa de conhecer a visão do amor de outras culturas e ele até faz isso, mas bem no começo, depois desanda em falar de relações poliamorosas e como a comunicação é fundamental além do autoconhecimento.
Não tiro os seus méritos, até porque conhecimento sempre é bom, mas não valeu tanto assim.

Paola.Grossl 28/07/2023

Incrível
Uma escrita fluida e com fácil entendimento do que o autor Renato Nogueira queria passar, adorei todos os exemplos sobre amor citados, amei como no final de cada capítulo ele apanha tudo o que foi dito e nos mostra novamente.
Mirella.Augusta 28/07/2023minha estante
Botei na minha lista só pelo seu comentário.

Mariana113 13/07/2023

"amar é uma jornada poética."
"nós amamos porque precisamos de outra pessoa para percorrer os caminhos da vida, contar e conhecer novas histórias. nós amamos porque sentimos falta de coisas que não temos e, acima de tudo, porque o nosso desejo busca se saciar no que está fora de nós - e sem desejo a vida seria insuportável.
[...]
nós amamos porque estamos vivos. a vida impõe a vontade de amar. o que nos cabe é encontrar uma boa história para essa aventura."

meu terceiro livro sobre amor do ano e não me canso!!! me encantei tanto por esse. é um livro curtinho, leve e rápido de ler, mas cheio de ensinamentos e conhecimentos.
o que mais gostei foi que em todo começo de capítulo o autor utilizava de contos ou histórias de diferentes culturas e meios para exemplificar e aprofundar a temática. o que torna muito mais fácil e fluido para o leitor compreender seus argumentos e explicações.

amei muito, muito ??

eve :) 11/07/2023

Amar é um ato político
Uma leitura super leve e fácil, que aborda as diferentes formas de amar, de viver esse sentimento. Afinal, amamos porque estamos vivos.

Cirilabolas 05/07/2023

Tudo de bom!!! leitura fluida e prazerosa. Por que amamos me causou reflexões e eu explodindo em diversos momento !! com toda certeza explora muito bem o amor e sua mitologia.

Nicolas29 27/06/2023

Excelente!
Trabalho incrível e relevante do Renato Noguera em realizar pesquisa sobre diversos conceitos sobre o amor em diferentes religiosas, culturas e traz análise na perspectiva da reflexão filosófica de forma precisa e nada tendenciosa, didática e atual. Recomendo demais a leitura para quem curte texto assim.

Emy 19/06/2023

A que amamos?
O livro, apesar de curto, cumpre sua proposta de nos fazer refletir sobre o amor e suas divergências culturais. O escritor brasileiro Renato Noguera apresenta suas ideias com maestria e leveza, explorando de forma aprofundada tópicos essenciais que abrangem a filosofia, cultura e religião. A obra nos transporta para novos contextos e vivências, proporcionando uma leitura rápida e envolvente. O único problema é que ele acaba rápido demais, deixando o leitor querendo mais.

Lorrana Feitosa 04/06/2023

Aos curiosos do amor
Para os interessados (ou obcecados como eu) pelo tema amor ? e relacionamentos amorosos ? é um prato cheio. Riquíssimo ao mesmo tempo que leve e pedagógico! Ótimo para compartilhar os aprendizados com os amigos e afetos, rende boas trocas e papos!

Dandara 03/06/2023

Por que amamos
O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor, é nesse arcabouço de saberes que se sustenta esse livro do filósofo Renato Noguera. A cada página um novo encantamento e explosão de reflexões, amar é político, e deve ser um sentimento colocado em prática sempre, recíproca e saudável.

triz 01/06/2023

Muito bom!!
Em suma, o livro é uma coletânea de tudo o que já foi dito sobre o amor e, após contar cada mito, teoria e estudo sobre, o autor reitera o que foi dito de maneira objetiva. Particularmente eu amei, pois ele coloca em linhas diretas o que foi dito e não deixa de fora nenhum aspecto da paixão.

Certamente vou ler mais coisas do autor, eu amei demais!

Talita342 14/05/2023

Pra trazer uma resposta o autor atravessa por explicações científicas que perpassa pela filosofia, mitos africanos, indígenas e ocidentais, que revela a forma ?estrangeira? de amar. Porém, conclui ele que
?nós amamos por que estamos vivos. A vida impor a vontade de amar?

yasminsfl 01/05/2023

Impecável
O que falar de Renato Noguera e dessa escrita impecável?
Esse livro é incrível do início ao fim, uma linguagem fácil, uma leitura leve (nada de ser maçante ou cansativa) e também Renato traz incríveis histórias de referência para falar de determinado assunto no livro, seja sobre as diversas formas de amor ou até mesmo de ciúmes, ele consegue transitar em diversas histórias, lendas, mitos e até mesmo em músicas para falar sobre o assunto de uma forma divertida para o leitor. É incrível e no final ele responde a pergunta "Porque amamos?" e é uma resposta linda demais.

Emy 22/04/2023

Muito interessante
Gostei do tema do livro e como foi abordado, muita coisa eu não conhecia e foi uma oportunidade de abrir um novo horizonte

oieamare 22/04/2023

Eu venci a ressaca literária! Ahahaha, pensa num livro bom!
Assim como muitos outros livros com a mesma proposta, este livro não é do tipo que traz respostas. Ao contrário, senti que levantou mais perguntas do que realmente respondeu as anteriores.
Mas é uma leitura que vale a pena - só mesmo a escassez de tempo para me fazer abandonar antes.

O autor apresenta diversas formas de amor por meio de mitos, contos e referências bíblicas e históricas e no percurso eu fui entendendo um pouco desse sentimento que por vezes é tão complexo.
As páginas fluíram, muitos temas me chamaram muita atenção. Assim como adorei vê os diferentes pontos de vistas de cada cultura.

É um livro riquíssimo em conhecimento sobre a mente e o coração.
Recomendo!