Meus Pais e Eu

Meus Pais e Eu Deko Lipe

Resenhas - Meus Pais e Eu

Alcyr 06/09/2020

Família é ser presente!
Esse é o primeiro livro do meu projeto pessoal de leitura de um livro por dia e não poderia ter começado de um jeito melhor! Com uma escrita muito fluída e simples, o Deko Lipe, autor do livro, consegue passar uma bela mensagem sobre racismo, homofobia e, principalmente, família!

De cara eu consegui me apaixonar pela Clarinha, personagem principal, por todo o seu jeito doce e cuidadoso com as pessoas que ela ama no Lar em que ela viveu por tanto tempo, e, logo depois, pelos seus pais Bruno e Pedro, e pelas pessoas na escola.

Uma coisa que eu gostei bastante foi o fato de cada capítulo ter um acontecimento principal sobre a vida da Cacá, como, por exemplo, o seu sentimento quando achou que a Ana iria ser adotada, logo no início do livro. Acho que isso ajudou muito no ritmo de leitura.

Eu criei um amor muito grande por todos os personagens, principalmente pela tia Margarida, pelos pais e pelo Marquinhos. Inclusive eu amei o fato de ter alguns poucos capítulos na perspectiva do Bruno, do Pedro, do Marquinhos e da Juliana, narrando o ponto de vista deles em uma mesma cena narrada pela Clara, ou contando o sentimento que ela gerou na vida deles (no caso do Bruno e do Pedro).

Acredito que seja uma ótima leitura para pessoas mais novas (mais ou menos 12 anos) se familiarem com assuntos relacionados a diversidade. Super recomendo!

Karine.Campos 05/11/2020

"A influência de um belo caráter é contagiosa..."
Quando comecei a ler Meus Pais E Eu eu já esperava que seria profundamente tocada por esse livro... Até porque na capa já dá para entender que é a história de uma menina que tem dois pais. Mas nada me preparou para avalanche emocional que Deko me proporcionou ao fazer essa leitura.

Ao conhecermos a história da Clarinha somos envolvidos por um universo de amor, família amizade, adoção e também nos defrontamos com episódios de homofobia e racismo... Hideko conseguiu unir tudo isso com muita maestria e leveza.... Ele abordou temas difíceis com uma naturalidade que comove.... E o melhor no final do livro ele me deu uma lição tão grande de mudança através da educação e do amor que eu não tenho nem palavras para falar.

Obrigado Deco pela sua sensibilidade e entrega nessa obra tão importante para todos nós

Adriana @livrosdaadri 08/11/2020

Adorei!
Uma história linda e fofa, apesar de abordar temas difíceis como o racismo e a homofobia. Com uma escrita muito fluida e com muita leveza o autor consegue passar com muita naturalidade uma mensagem super necessária!

ira_rafael 16/02/2021

Clara é uma adolescente que acaba de ser adotada por Bruno e Pedro. Assim, o livro aborda temas como adoção tardia, racismo e homofobia, além de típicos dramas adolescentes.
De forma simples e sincera, vamos conhecendo um pouco da adolescente e sua nova família, sua postura diante de uma nova realidade, a relação com seus amigos e com o namorado. É uma narrativa complexa, pois Clara se vê obrigada a lidar com diversas situações que não faziam parte de sua vida no abrigo, porém ela tem todo o apoio e amparo que precisa.
A segunda parte do livro é muito interessante, pois, revemos alguns acontecimentos sob a ótica de outros personagens. Dessa forma, percebemos como a intolerância é um processo construído em casa, refletindo, muitas vezes, os comportamentos dos pais dos agressores.
Um detalhe que me incomoda um pouco é que quando há um ato de intolerância, a primeira fala das personagens é dizer que homofobia é crime, para só depois dizer que isso é um problema moral. Entendo e concordo com a importância de pontuar essa questão, porém, acredito que a conscientização deva se pautar primeiro em ensinar o porquê de determinado comportamento não ser correto.

Giulia 26/02/2021

Devorei num dia só.
Meus pais e eu é uma história linda de morrer, que transmite carinho e trás a doçura da esperança à boca. Não é uma trama super complexa, e o desenvolvimento é bem rápido (perceba que rápido não é acelerado). Os personagens cativam e também consegue ser super divertido nos momentos certos e sério quando precisa ser.
Como leitora DOIDA das histórias que falam de família, a parte um até mesmo me arrancou algumas lagriminhas. O livro é um infanto-juvenil que encaixaria perfeitamente no catálogo de discussões de diversidade de uma escola de ensino fundamental, pois coloca em pauta várias questões que gerariam diálogos e debates interessantíssimos nesse ambiente (até por parte do livro se passar em uma escola).
Como alguém que considera que aprendeu a gostar de ler com Pollyanna, de Eleanor H. Porter, a história ainda me trouxe esse gostinho de saudades. Todo o meu carinho a esse livro.

Camila | Book Obsession 26/02/2021

Meus pais e eu foi a escolha de fevereiro do Projeto Representatividade Aqui e Acolá e preciso dizer antes de mais nada que esse livro é puro amor, mas que também tem temas super necessários.

Deko com muita sutileza e fluidez aborda alguns tabus como adoção de crianças com idades mais avançadas e negras, a relação de casais homoafetivos que desejam ter uma família e que hoje já é reconhecida e legalizada pela justiça do nosso país e também aborda o bullying na escola.

Meus pais e eu, também conta com personagens muito especiais e super cativantes. A narrativa intercalada nos coloca dentro da trama e dos sentimentos de cada um. Me encantei com o amor e dedicação de Pedro e Bruno, suas cenas são fofas, alguns diálogos engraçados. Temos também Clarinha passando por várias fases e descobrindo seu primeiro amor.

Os momentos finais me deixou cheia de expectativa e seu epílogo sem sombra de dúvidas aqueceu meu coração.

Meus pais e eu, tem sua versão em físico e também pode ser lido através do Kindle Unlimited.

Uma história cheia de representatividade, amor, empatia, muitas reflexões e que pode ser lido por todas as idades, inclusive seria muito legal vê-lo ser trabalhado nas escolas.

Resenha completa no @bookobsessionblog

site: https://www.instagram.com/p/CLxPS1FDXpI/

adrianlendo 04/03/2021

Prestes a fazer catorze anos, Ana Clara sente medo de não ser adotada pois sempre preferem crianças mais novas, mas de repente sua vida muda por causa de um pedaço de papel e agora ela tem tudo que sempre sonhou: um quarto só dela, uma biblioteca pessoal, uma escola legal e dois pais.

Meus Pais e Eu transporta o leitor para a mente de uma criança magnífica. Cada instante na mente de Clarinha arranca suspiros do leitor, ver a dinâmica familiar dela é de deixar quem lê com um sorriso bobo no rosto.

Deko escreve uma história otimista e poderosa capaz de transportar o leitor para um mundo mais esperançoso que o atual. Tudo isso sem passar por cima de problemas inevitáveis em um país tão racista em homofobico. Os assuntos são tratados com a seriedade necessária e na visão infantil, o que torna até mesmo extremamente didático.

Clarinha conduz uma história cheia de representatividade que é leve o suficiente para tirar de uma ressaca e de uma importância gigante para a literatura infantojuvenil. Meus Pais e Eu faz rir, chorar e, o mais importante, faz refletir sobre as vozes do futuro e o mundo que deixamos para elas.

SarahRocha 12/04/2021

É daqueles que você só larga depois que acaba
Eu achei tão interessante como a história é contada da perspectiva de vários personagens. Chorei algumas vezes, confesso....
mas achei muito pequenino, queria muito continuar lendo a história dela.

thamaralho 13/04/2021

"o que realmente é necessário em uma família é o amor."
Que livro lindo! Amei a forma que o Deku Lipe abordou assuntos importantíssimos, as referências dos livros/escritoras e músicas brasileiras e o fato do livro se passar em Salvador.
O único defeito do livro é o tamanho dele porque eu poderia ler mais 200 páginas repletas de Clarinha e Marquinho.

marianaboreski 15/04/2021

?Uma família é constituída por pessoas que se amam?.
Admito que não sei por onde começar, esse livro é simplesmente LINDO, no sentido mais puro da palavra!

Ver toda a história da Clarinha, por tantos pontos de vista, foi emocionante. Este livro, além de ser extremamente fofo e de rápida leitura, aborda temas extremamente necessários, como homofobia e racismo, além de outras intolerâncias. A forma como são abordadas, é uma forma natural e como realmente acontecem no nosso dia a dia, daí a importância que esse livro tem!

Este é um livro nacional, que deveria ser mais conhecido e que com certeza todos deveriam ter o prazer de ler ?

valentteduda 18/04/2021

Meus pais e eu
Que amor de livro, um livro para deixar seu coração quentinho. O livro tem representatividade! E gente eu digo: leiam! Só leiam, esse livro é um amor!
Eu passei ódio nas partes da Juliana, mas no final eu amei! Achei um amor! O livro mostra como toda a família precisa do amor!

chuwanning 20/04/2021

eita diacho
Eu gostei muito disso aqui, foi super sensível e breve. Achei tudo muito bem feito, desde a adoção ao processo de adaptação da criança com o ambiente ao redor, o racismo, a homofobia. Tudo foi tratado com um cuidado impressionante para uma história infantil. O Deko acertou em cheio, foi uma experiência pra vida.

Juliana.Magaldi 28/04/2021

belo e necessário
Comprei “Meus pais e eu” do Deko Lipe num impulso, levada pelo título e pela linda capa. Demorei mais do que deveria para conseguir encaixá-lo na minha lista de leitura e recomendo fortemente que você não faça isso. Pode passa-lo na frente porque merece demais.
Assim que comecei a leitura percebi que ele era exatamente o que a capa e o título me comunicaram o olhar de uma menina de 14 anos sobre a sua vida ao lado de seus dois pais adotivos. A beleza do olhar infantil, ou infanto-juvenil, está ali, e por tabela a vulnerabilidade desta narradora. Conhecemos a Clarinha no Lar Cantinho de Luz num dia de grande solidão e temos a possibilidade de ver como sua vida se transforma com a adoção pelo Bruno e pelo Pedro. Conhecemos o casal e a vida nova, nova casa, nova escola pelo olhar desta doce menina.
Na segunda parte do livro o autor nos permite uma percepção num ângulo de 360º graus delegando a narração para cada um dos pais, assim como para Marquinhos e Juliana outras crianças fundamentais na trama. Nesse momento algumas questões são aprofundadas, dentre elas a homofobia e o racismo. O papel da escola na forma como os personagens lidam com esses graves problemas foi muito especial e me encantou.
Por fim numa breve terceira parte vemos a materialização do que todos que dispõem a ler livros como esse desejam. Um bálsamo, um carinho na alma!

site: www.facebook.com/avessoju

Grailson 28/04/2021

Lindo e extremamente necessário
Eu comecei essa leitura com um pouco de receio, por ter lido "O dia em que conheci o Natal" antes, e não ter me apegado tanto a leitura, porém Meus pais e eu, não decepcionou em absolutamente nada, além de superar muito as minhas expectativas.
É uma leitura que aborda temas muito necessários como racismo, homofobia, adoção e a importância da família, deixando claro mais uma vez, que o que forma uma família é o amor que existe entre as pessoas envolvidas.
É maravilhoso o modo como o autor conseguiu abordar tantos temas com uma escrita simples, tornando o entendimento muito fácil para o leitor. Tudo aqui flui muito bem, sendo uma leitura cativante, que após iniciada, é impossível largar até concluir. Com toda certeza, incrível é o que define este livro.

Thaise 30/04/2021

Um livro curtinho, mas com uma história grandiosa, com muitas lições. Amei conhecer a história da Clarinha e de seus pais.