Meus Pais e Eu

Meus Pais e Eu Deko Lipe

Resenhas - Meus Pais e Eu

valentteduda 18/04/2021

Meus pais e eu
Que amor de livro, um livro para deixar seu coração quentinho. O livro tem representatividade! E gente eu digo: leiam! Só leiam, esse livro é um amor!
Eu passei ódio nas partes da Juliana, mas no final eu amei! Achei um amor! O livro mostra como toda a família precisa do amor!

Grailson 28/04/2021

Lindo e extremamente necessário
Eu comecei essa leitura com um pouco de receio, por ter lido "O dia em que conheci o Natal" antes, e não ter me apegado tanto a leitura, porém Meus pais e eu, não decepcionou em absolutamente nada, além de superar muito as minhas expectativas.
É uma leitura que aborda temas muito necessários como racismo, homofobia, adoção e a importância da família, deixando claro mais uma vez, que o que forma uma família é o amor que existe entre as pessoas envolvidas.
É maravilhoso o modo como o autor conseguiu abordar tantos temas com uma escrita simples, tornando o entendimento muito fácil para o leitor. Tudo aqui flui muito bem, sendo uma leitura cativante, que após iniciada, é impossível largar até concluir. Com toda certeza, incrível é o que define este livro.

bibliotecadajordana 11/05/2021

[RESENHA: Meus pais e eu]

“E, nessa noite, eu, com apenas treze anos, percebo o significado do que é família e o tanto de desafios que ainda terei de enfrentar.”

Autoria: Deko Lipe
Editora: Se Liga Editorial
Páginas: 120p
Ano: 2020
Assunto: Literatura infantojuvenil; Família; Adoção.

“Meus pais e eu” conta a história de Clarinha, que está com treze anos de idade e mora no Cantinho do Lar. Ela vivia com o medo e insegurança de não ser mais adotada por conta da sua idade. Até que quando ela menos esperava sua vida mudou para melhor, passando a ter um lar cheio de amor, seu próprio quarto, uma biblioteca inteirinha pra ela, novos amigos, uma nova escola e dois pais incríveis.

Nessa nova jornada Clarinha irá aprender e viver coisas que nunca pensou, e a principal lição entre elas é que a família não se limita a laços sanguíneos, família é onde a gente se sente bem, onde nos sentimos amados e que um lar é mais que paredes e um telhado sob a cabeça, é onde o afeto e o respeito moram todos os dias.

A escrita do Deko me marcou em muitos momentos por trazer temas como o racismo, homofobia, entre outras reflexões, que acontecem na vida real. Então se pretender ler tenha isso em mente, a experiência com a leitura foi incrível, e o Deko escreveu o primeiro beijo mais fofinho que eu já li na vida, se quer ler uma história cheia de amor e afeto, leia “Meus pais e eu”.

Esse livro é de autoria do Deko Lipe que além de ser uma pessoinha quem tem uma vibe maravilhosa, é soteropolitano, ator, escritor e produtor de conteúdo no projeto literário no Primeira Orelha @primeiraorelha, em que fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e que tenha representatividade LGBTQIA+.

Smbdouthers 17/12/2022

Muito fofo
Fofo, divertido, curtinho e adorável. Esse é o adjetivo mais adequado que eu posso colocar nesse livro é: adorável. A história é encantadora, Ana Clara é uma menina super meiga e o Bruno e Pedro são pais excepcionais e a história além de tudo é envolvente. Me ajudou demais com a ressaca literária.

SarahRocha 12/04/2021

É daqueles que você só larga depois que acaba
Eu achei tão interessante como a história é contada da perspectiva de vários personagens. Chorei algumas vezes, confesso....
mas achei muito pequenino, queria muito continuar lendo a história dela.

marianaboreski 15/04/2021

?Uma família é constituída por pessoas que se amam?.
Admito que não sei por onde começar, esse livro é simplesmente LINDO, no sentido mais puro da palavra!

Ver toda a história da Clarinha, por tantos pontos de vista, foi emocionante. Este livro, além de ser extremamente fofo e de rápida leitura, aborda temas extremamente necessários, como homofobia e racismo, além de outras intolerâncias. A forma como são abordadas, é uma forma natural e como realmente acontecem no nosso dia a dia, daí a importância que esse livro tem!

Este é um livro nacional, que deveria ser mais conhecido e que com certeza todos deveriam ter o prazer de ler ?

chuwanning 20/04/2021

eita diacho
Eu gostei muito disso aqui, foi super sensível e breve. Achei tudo muito bem feito, desde a adoção ao processo de adaptação da criança com o ambiente ao redor, o racismo, a homofobia. Tudo foi tratado com um cuidado impressionante para uma história infantil. O Deko acertou em cheio, foi uma experiência pra vida.

Fabs 08/07/2021

Ame, acredite e seja você mesmo
Desde a primeira letra o livro promete grandes emoções e as entrega durante toda a história. A construção de mundo e de personagens é extremamente cativante e ao chegar a conclusão é possível presenciar o sentimento de trabalho bem feito!

ira_rafael 16/02/2021

Clara é uma adolescente que acaba de ser adotada por Bruno e Pedro. Assim, o livro aborda temas como adoção tardia, racismo e homofobia, além de típicos dramas adolescentes.
De forma simples e sincera, vamos conhecendo um pouco da adolescente e sua nova família, sua postura diante de uma nova realidade, a relação com seus amigos e com o namorado. É uma narrativa complexa, pois Clara se vê obrigada a lidar com diversas situações que não faziam parte de sua vida no abrigo, porém ela tem todo o apoio e amparo que precisa.
A segunda parte do livro é muito interessante, pois, revemos alguns acontecimentos sob a ótica de outros personagens. Dessa forma, percebemos como a intolerância é um processo construído em casa, refletindo, muitas vezes, os comportamentos dos pais dos agressores.
Um detalhe que me incomoda um pouco é que quando há um ato de intolerância, a primeira fala das personagens é dizer que homofobia é crime, para só depois dizer que isso é um problema moral. Entendo e concordo com a importância de pontuar essa questão, porém, acredito que a conscientização deva se pautar primeiro em ensinar o porquê de determinado comportamento não ser correto.

@eusoudanivieira 17/11/2021

Meus Pais e eu
Sabe aquela sensação de coração quentinho ao conhecer uma história?

Eu tive essa experiência do início ao fim nesse livro encantador!

Conheceremos um pouco da vida de Clarinha, menina negra que quer ser escritora e que viveu em um orfanato até seus 13 anos, sempre vendo as crianças menores ou brancas tendo a preferência na fila de adoção, até surgirem em seu caminho seus futuros pais: Bruno e Pedro.

São eles que irão apresentar pra Clarinha o conceito de família com todo amor e respeito que esse núcleo precisa conter.

Família é AMOR não importa se composta por uma mãe e um pai, duas mães ou dois pais, por avós ou tios.

Claro que nessa história também teremos ótimos personagens secundários: tia Margarida que é cozinheira no orfanato, o Marquinho que vai ser o amor de alguém "que não posso dizer" (!) ou a Juliana, por exemplo.

Sim, eu odiei Juliana no começo desta história mas terminei a leitura com ela nos braços.

Muito do que nossas crianças e adolescentes reproduzem tem sua origem em seus cuidadores e é imprescindível que o respeito às diferenças nasça em casa.

Mesmo que você não entenda o outro, há que respeitá-lo!

Reitero: é um livro encantador e muito bem conduzido que vai abordar de maneira objetiva o câncer do racismo e da homofobia em nossa sociedade.

Foi meu primeiro contato com o autor e não podia ter sido melhor!

Deko escreve com carinho e reforça a ideia de que só o Amor e o Respeito são a cura para essa nossa sociedade tão adoecida.

Dentre minhas citações preferidas desta história, destaco esta:

"Não importa o presente. Importa a presença."

Faz sentido pra você?

Você já leu Meus Pais e Eu?

Lore Cris 26/07/2021

Lindeza e muito dengo
"Meus pais e eu" é uma história muito gostosinha, dengosa, que me deixou com o coração em acalento, quando terminei de ler. Eu conheci Clarinha no conto "O dia que conheci o Natal", e estava muito animada para saber o que tinha acontecido com ela depois daquela carta misteriosa, em plena noite de 25 de dezembro. Acompanhar as descobertas e alegrias de Clarinha junto com seus dois pais e sua nova família foi lindo. E eu digo mais: seria maravilhoso ter mais um tanto da história dessa fulô.

Juliana.Magaldi 28/04/2021

belo e necessário
Comprei “Meus pais e eu” do Deko Lipe num impulso, levada pelo título e pela linda capa. Demorei mais do que deveria para conseguir encaixá-lo na minha lista de leitura e recomendo fortemente que você não faça isso. Pode passa-lo na frente porque merece demais.
Assim que comecei a leitura percebi que ele era exatamente o que a capa e o título me comunicaram o olhar de uma menina de 14 anos sobre a sua vida ao lado de seus dois pais adotivos. A beleza do olhar infantil, ou infanto-juvenil, está ali, e por tabela a vulnerabilidade desta narradora. Conhecemos a Clarinha no Lar Cantinho de Luz num dia de grande solidão e temos a possibilidade de ver como sua vida se transforma com a adoção pelo Bruno e pelo Pedro. Conhecemos o casal e a vida nova, nova casa, nova escola pelo olhar desta doce menina.
Na segunda parte do livro o autor nos permite uma percepção num ângulo de 360º graus delegando a narração para cada um dos pais, assim como para Marquinhos e Juliana outras crianças fundamentais na trama. Nesse momento algumas questões são aprofundadas, dentre elas a homofobia e o racismo. O papel da escola na forma como os personagens lidam com esses graves problemas foi muito especial e me encantou.
Por fim numa breve terceira parte vemos a materialização do que todos que dispõem a ler livros como esse desejam. Um bálsamo, um carinho na alma!

site: www.facebook.com/avessoju

Ewerton 17/07/2022

Falta de identidade narrativa
Vamos lá! Se for escrever como se fosse uma menina de 13 anos, o mínimo que se espera é que o narrador convença como uma menina de 13 anos. Mas aqui parecia alguém de 35 falando como se fosse uma criança. Não dá! Os diálogos são pobres e o discurso, as vezes, chega a ser pedante. Fora que o livro é repetitivo em varios sentidos, mas nos diálogos se vê mais (toda hora era "você não está sozinha" ou "você tem família" como conclusão para qualquer discussão). Os pensamentos dos personagens não convencem. Esperava mais, mas senti que faltou algo pra mim. E esse algo era o autor realmente entrar na cabeça de uma criança pra escrever tudo, desde os diálogos até os pensamentos. Não achei de todo ruim ou que as situações são impossíveis. Só não convence.

Adriana @livrosdaadri 08/11/2020

Adorei!
Uma história linda e fofa, apesar de abordar temas difíceis como o racismo e a homofobia. Com uma escrita muito fluida e com muita leveza o autor consegue passar com muita naturalidade uma mensagem super necessária!

Janaina S 08/03/2023

História de Aquecer o Coração
Esta é uma das histórias que fazem nosso coração feliz. Leitura fácil e rápida. Vale a pena cada linha linda!