A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Danielle.Duca 27/09/2021

A VIDA NÃO É ÚTIL
Estamos cada vez mais imersos na modernidade, no consumo, no trabalho e esquecemos do que realmente é essencial para nossa sobrevivência. É hora de (re)pensarmos a nossa existência. A vida não é útil é um soco no estômago da humanidade egoísta, destrutiva que está num caminho de devastação total da Terra. Esse alerta, é um pedido de socorro desse líder indígena para que possamos salvar a humanidade e que esta não se separa da Terra que é um organismo vivo, precisamos mudar o rumo da história agora.

Markavanha 14/10/2021

Decolonize-se para ler
Ou leia para se descolonizar. Pq Krenak tem outra episteme, outro entendimento do homem e do universo, e lê-lo é fundamental para que calçemos sandálias da humildade e entendamos que a cultura ocidental capitalista deu errado, MUITO ERRADO

Kellen.Priego 29/10/2021

O livro bate na tecla a respeito do consumismo e dos humanos,dando uma grande importância ao que realmente importa que é o nosso planeta mas que muitas pessoas cegamente negam isso e destroem ainda mais,não enxergando que também somos organismos vivos como a terra.Tudo está perdido e o autor destaca isso muito bem na obra.

Bruno 22/11/2021

Esse livro nos dá a certeza de que a dita civilização ocidental abriga os espécimes mais atrasados da nossa espécie.

Nágila Maria 02/12/2021

Utilidade pra quê?
As reflexões de Krenak soam como um negativismo do mundo. Mas calma! São apenas avisos NÃO prévios; ou seja, há tempos que temos destruído nosso mundo. Há décadas atrás nós somos avisados.

A leitura é extremamente fluída e de fácil compreensão. Àquilo que antropólogos, historiadores e diversos cientistas sociais dificultam (falo com experiência próprio, pois sou da área) ele esclarece com uma assidez para os leigos que precisam parar!

Nós estamos comendo nosso mundo, nossa terra!
Nós a estamos destruindo com essa coisa de dar sentido material com nosso consumismo.

Ailton escreve com verdade e potência!

"Isso partindo da ideia de que a vida é útil mas a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela. [...] Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência." (p. 108-109)

Quem puder gastar um breve período para apreciar, aprecie-se!

day t 12/12/2021

Ailton sempre genial
Mais uma vez lendo Ailton Krenak e repensando o jeito de viver nesse mundo, a relação com a natureza, e trazendo à memória que tudo é natureza, inclusive nós mesmos.
A vida não é útil, assim como os demais livros do autor, é uma organização de várias entrevistas, lives, falas sobre a necessidade de uma mudança brusca de vida, um rompimento com o capitalismo e com a idéia utilitarista da vida. A vida é pra ser vivida e isso é tudo. Ela não precisa de um sentido maior, ela não precisa ter uma utilidade (associada principalmente ao trabalho/dinheiro/consumo etc).
Pra alguns, isso pode parecer completamente radical. Ailton coloca como premissa básica pra uma existência ética e em harmonia com a Terra.

Bia 22/12/2021

Palavras que precisam ser lidas e ouvidas
Krenak, como sempre, é tão perspicaz em suas palavras. Sua vivência é tão bem apresentada nos seus textos e a forma como ele mostra como estamos destruindo o planeta traz a sensação de soco no estômago, de aperto no peito, de sufocamento. Suas palavras precisam ser lidas e ouvidas, e mais importante que tudo, levadas em conta.

Letícia.Lari 27/12/2021

Sem palavras para descrever, um dos melhores livros sobre política que já li, com uma leitura fácil e fluida. Todos deveriam ler!

Jota 27/12/2021

Maravilhoso
Maravilhoso, inesquecível, marcante, inteligente... Tudo isso ainda não é capaz de definir esse livro e a importância de sua leitura num momento como esse em que vivemos.

A pandemia nos mostrou quão fraco e despreparados nós somos, tanto em nível pessoal como em sociedade.

O livro ajuda o leitor a perceber que torrar grana com o consumismo desenfreado não é capaz de nos proteger de uma pandemia ou dos efeitos do aquecimento global por causa da devastação ambiental; e que nossa única saída é aprender a viver de uma forma que respeite a natureza, ou a espécie humana conhecerá seu fim.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq

Izadedo 31/12/2021

Um tapa na cara. É sempre delicioso ler ou ouvir o Ailton, muitas reflexões necessárias. Não consigo parar de pensar na parte em que ele fala que não existe democracia uma vez que são os ricos que acabam ditando as coisas

Sérgio 08/01/2022

O genial simples, direto. Sem retórica, sem meia-voltas.

Ailton Krenak nos convida a acordar e aceitar que o mundo acabou, pelo menos o mundo que conhecíamos, a natureza nos apresenta a conta... Convida a sonharmos, a fruir a vida e para isso buscar novas formas de organização, de forma de viver, algo que seja mais consoante com a biosfera de que fazemos parte e dependemos.

Leia, é um favor que você pode fazer à humanidade e à você... buscar sonhos.

Lafina 09/01/2022

Espero um dia ter palavras pra expressar o quanto esse livro, e todos os outros do krenak são fundamentais para o nosso projeto de humanidade. Mas, verdadeiramente, leiam esse livro e todos os outros da coleção, eles precisam ser lidos, e a terra precisa ser ouvida.