A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Jhonny46700 30/01/2024

Incrível
Esse livro é incrível, e me fez repensar a respeito da vida que os trabalhadores levam nas cidades grandes, longe da natureza e sem qualidade de vida pra grande parte da população. Ele também me fez refletir a respeito de os seres humanos fazerem parte e serem propriamente ditos a natureza, simplesmente incrível ??????

Clara 28/01/2024

Li por conta do vestibular da unicamp e agradeço a ela por ter me feito ler esse livro
Me fez refletir sobre algumas coisas e até ter uma crise bem grande
Mas apesar disso eu gostei

Evellyn339 25/01/2024

A gente vive num sistema que nos distrai com objetos, tecnologias e coisas estúpidas que nos afastam de nós mesmos.

A gente institucionalizou a vida útil, a produtividade e a venda de nós em prol da busca pela felicidade.

Útil mesmo é seguir os próprios desejos. Útil mesmo é se desvincular de dogmas pré-determinados por organizações humanas que visam um único fim: o lucro.

E nessa busca desenfreada por capital, a Terra grita por uma transformação. E a gente segue vivendo nossas vidas úteis que destroem, constroem e refazem, mas também ignoram o caos.

"Eles escravizaram tanto os outros que agora precisam escravizar a si mesmos" Ailton Krenak

Grazi_girassol 24/01/2024

Toda vez que vejo o nome Ailton Krenak sei que vai vim vários tapas na cara. Recomendo demais, um livro super reflexivo.

Kay 24/01/2024

Reflexão sobre a real importância da vida
Ailton Krenak é um grande pensador dos tempos modernos. Nesse livro ele apresenta a realidade nua e crua sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta. Estamos devorando o planeta, nós somos a doença do mundo.

dudinha ortiz 24/01/2024

Esse livro devia se tornar obrigatório pro mundo todo. O autor cospe fatos e nos faz pensar na sistemática do mundo, nas nossas ações, o que nos tornou assim, nosso estilo de vida, nossas escolhas?.pq o mundo piora a cada dia?? os contos do livro me fizeram refletir tanto, repensar minhas atitudes e o que é importante pra mim?.sera só fruto de uma sistemática inteirada por completo em nossa realidade? E se nada disso existisse? O que seria da gente?? Simplesmente um dos melhores livros que li, se não o melhor.

mari 23/01/2024

A vida não é útil
?Quando aparecer um deserto, o atravesse?

Acho que nesse momento estamos no deserto, e Ailton Krenak nos mostra com suas palavras alguns dos lugares que carecemos vida. Inclusive, algumas das ideias escritas aqui são difíceis de serem digeridas pelo simples fato de que estamos inseridos nesse sistema desde o nascimento, e que os valores e crenças que nos foram passados são fruto de uma longa história de vida humana onde a produção, a utilidade e o racionalismo são base.

Humanidade, Terra, vida material, cósmica, existência utilitária são alguns dos temas que podem ser lidos aqui.

marlenemoraes 19/01/2024

Visão indígena sobre o mundo
Livro inspirador e um balde de água fria para quem mora nas metrópoles. É uma leitura rápida, e pode ser feita sem a ordem sugerida.

Entretanto, o livro vai ficando um pouco redundante porque foi uma transcrição de palestras que tem temas semelhantes. Então, você vai ler partes que você já leu com outras palavras, mas acrescidas de mais alguma nova informação.

Giovanna1174 18/01/2024

A Vida não precisa de uma utilidade!
"A Vida Não É Útil" de Ailton Krenak é uma obra que aborda temas profundos, como a relação da sociedade contemporânea com a natureza e a busca desenfreada por utilidade. Krenak destaca a importância de repensarmos nossos valores, questionando o modelo de progresso que ignora a conexão vital entre os seres humanos e o meio ambiente. O autor provoca reflexões sobre a verdadeira essência da vida, rejeitando a ideia de que sua utilidade pode ser medida apenas por parâmetros econômicos. Altamente recomendável.

Rafa.Barros 17/01/2024

Incrível! Leiam Krenak.
"Neste momento, estamos sendo desafiados por uma espécie de erosão da vida. Os seres que são atravessados pela modernidade, a ciência, a atualização constante de novas tecnologias, também são.consumidos por elas. Essa ideia me ocorre a cada passo que damos em direção ao progresso tecnológico; que estamos devorando alguma coisa por onde passamos."

Mauricio 16/01/2024

Uma outra vida
Livro curto composto por 5 breves textos onde Ailton Krenak expõe o seu ponto de vista sobre o mundo e a relação com a humanidade.
Com frases impactantes e até reacionárias, Krenak nos mostra que não tem como dissocisrmos a vida humana da natureza. Somos parte da natureza e o nosso destino é simplesmente viver, cultivar o silêncio interior e se deixar permitir a fruição da vida, à maneira dos diversos povos originários que já existiram ou ainda existentes no mundo.
É uma reflexão sobre o estado das coisas e do que estamos fazendo com o mundo, realmente tenho dúvidas de até onde podemos chegar nessa de achar que podemos dominar a natureza e acharmos que não somos parte dela.

laurxrc 15/01/2024

Nada de revolucionário
é, sem dúvidas, um livro que aborda questões importantíssimas no âmbito socioambiental. recomendo para quem deseja ampliar um pouco sua visão em relação a essa pauta.

no entanto, senti falta de algo realmente marcante no livro. algo que não costuma ser dito. para quem consome conteúdos diversos sobre a atual situação do planeta, nada de novo é apresentado. em alguns momentos parece que as reflexões foram apenas frutos de um ?copia e cola?.

devido à ótima avaliação do livro, terminei a leitura pensando ?só isso??

Rafa569 15/01/2024

#03: A vida não é útil - Ailton Krenak

"Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena volta a apontar as tendências destrutivas da chamada "civilização": consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade."

Krenak faz apontamentos interessantes sobre o modelo capitalista e o consumo desenfreado, e me deixou mais pessimista quanto a alguma chance de reversão de tudo o que os seres humanos modificaram na natureza e o impacto causado. Penso que já chegamos ao tal "point of no return" e que a Terra continuará de alguma forma, mas a humanidade em algum ponto não terá mais condições de vida e seremos só mais uma espécie extinta neste planeta, ainda que isso leve muito tempo para acontecer.

O ser humano não está disposto a abrir mão das tecnologias, que demandam muita energia para manter seu funcionamento (vide os imensos galpões que abrigam servidores de Big Techs como o Google). Há uns anos assisti um documentário (Aftermath: Population Zero), que especulava o que aconteceria com a Terra caso os seres humanos deixassem de existir: vários sistemas criados, como usinas nucleares entrariam em colapso por falta de manutenção, ou seja, nós deixamos rastros por aí, que causariam destruição mesmo se deixássemos de existir.

Lendo estas reflexões, me lembrei da época da pandemia, e que tínhamos a falsa esperança de que a sociedade repensaria a vida e o consumo, porém continuamos a viver do mesmo modo e até esquecemos a quantidade de vidas perdidas naquela época, o que reforça meu pensamento de que nada mudará e as pessoas no máximo realizam algumas ações individuais "contribuindo com sua parte para o nosso belo quadro social" nas palavras de Raul Seixas.

"a Terra tem o suficiente para todas as nossas necessidades. Mas se você quiser uma casa na praia, um apartamento na cidade e um Mercedes-Benz, não tem pra todo mundo" p. 65
"A verdade é que nós não precisamos de nada que esse sistema (capitalismo) pode nos oferecer, mas ele tira tudo o que temos" p. 67

Natália Cristina - Leitura por Amor 15/01/2024

Livro necessário para a humanidade... Leva a sérias reflexões que deveriam provocar mudanças no modo como estamos vivendo...