A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Lara 12/01/2024

Forte
Esse livro é um sacode, faz-nos questionar a organização da nossa sociedade e o nosso papel no meio disso tudo.
Não é um livro que tenta causar pânico de fim de mundo, mas é um alerta, com um pouco de esperança, que com poucas páginas, é capaz de abalar várias das nossas certezas.

Laureana 07/01/2024

Um pouco decepcionada
Comprei o livro depois de vê-lo sendo referenciado em uma discussão sobre a problemática da super produtividade. Porém achei que o livro vai para outro caminho, falando mais sobre a problemática do super consumo, que são coisas complementares sim, porém acabei achando aquém do que eu esperava. No geral, uma boa reflexão sobre nossa sociedade.

Yorgos 07/01/2024

Quem já teve a boa experiência de cruzar com alguma pessoa indigena ao longo da sua vida sabe que o que o Krenak escreveu é incrível porém nada mais é do que o modo de vida que todos nós deveriamos adotar.
É um livro pequeno, mas que carrega frases muito profundas. A vontade é de marcar absolutamente o livro inteiro. Ele fala sobre progresso, tecnologia, pandemia, religiões, natureza, ciência, e é claro, sobre utilidade.
Ensinamentos ricos e necessários!

Victoria.Maria 04/01/2024

Quando aparecer um deserto, o atravesse.
Pensamentos pandêmicos percorrem todo o livro, com uma pitada de esperança que não atinge quem já vive a pós-pandemia: nada mudou, saímos da pandemia da mesma forma que entramos ou pior... Talvez, sendo um pouco positivo, saímos com a crítica à extrema direita mais elevada após percebermos que a economia importa, para eles, mais do que a nossa própria vida. Contudo, discordando de Krenak, não acho que a pandemia tenha surgido com a intenção de nos mostrar quem somos ou com intenção qualquer. Não há utilidade numa pandemia e, assim como a arte, a vida também não é útil.

Comunageek 04/01/2024

Soco no estômago e gosto amargo na boca
É triste ler esse texto que bate como um soco no estômago, mas que ao mesmo tempo tem um ar esperançoso. É triste porque essas esperança se mostrou longe da realidade.

O livro escrito no início da pandemia nos faz imaginar um mundo que tinha a chance de repensar sua relação de produção, exploração e escassez de insumos básicos. Hoje, em 2024, vemos o mundo remar ao contrário do que esse livro apontava como esperança de mudança.

Um soco no estômago e um gosto amargo na boca. Excelente leitura, vou passar alguns trechos para meus alunos.

Cecí 04/01/2024

Pra pararmos de nos desenvolver e começarmos a nos envolver.
"Os outros seres são junto conosco, e a recriação do mundo é um evento possível o tempo inteiro".

Uma exposição direta e potente da visão de mundo dos povos originários - e de como só através de uma proposta de vida integrada nós finalmente viveremos.

Nathan.Buzzatto 03/01/2024

Escrito como uma reflexão pessoal
Uma narrativa em primeira pessoa que revela um pouco da antropologia indígena, e embora com relatos locais, o autor recorre a todas as culturas nativas de que tem conhecimento para expor pontos em comum.
Em meio a estes pensamentos, reflete como a sociedade atual tem uma visão utilitarista do mundo, e como o pensamento capitalista, que o autor trata como um câncer, leva os indivíduos a pensarem a vida não em seu sentido ontológico, mas através das coisas que o indivítuo adquire para si, que o autor chamará de "brinquedos".
É útil para quem se interessa pela antropologia de povos originários
É útil para quem busca uma crítica social ao capitalismo, à filosofia pragmática, ao utilitarismo.
Leitura leve, sem qualquer pretensão de escrever difícil ou de vocabulário acadêmico.

DouglasPires 02/01/2024

Ainda restam pessoas lúcidas que protegem a Mãe Natureza
Esse é um daqueles livros que te faz repensar as atitudes sem apresentar fórmulas mágicas. Inclusive umas das ideias apresentadas é a de que estamos comendo o planeta, se pararmos de fazer isso já é um grande passo.

Jandielson Neves 31/12/2023

Reflexões Profundas
Esse livro é baseado em lives e entrevistas do Ailton Krenak durante a pandemia da Covid 19.

São reflexões profundas, necessárias e verdadeiras, em várias momentos sentimos o peso das palavras de Krenak e como se faz urgente uma mudança na nossa forma de viver e encarar a nossa relação com o planeta Terra.

As vozes dos ancestrais precisam ser ouvidas.

Cleandho 31/12/2023

Uma leitura bastante condizente com a necessidade do mundo
A Vida Não É Útil é um título apropriado para a mensagem discutida em mais um livro do Ailton Krenak que eu leio e me encanto.

É interessante a forma como ele vai discutindo vivências da vida dele, ao lado de um rio, ao pé de uma montanha, no seu próprio quintal e ir relacionado essa vivência diária na aldeia com questões tão amplas sobre o mundo, a política, a modernidade, as tecnologias, a pandemia, as guerras e muitas outras experiências humanas, seja no presente ou em eventos do passado e as possibilidades de futuro.

Também discute aspectos do inconsciente, dos sonhos, das imagens, da criatividade e do lúdico. Mostra que a vida não precisa ser útil, mas que pode dar espaço a muitas coisas para que haja equilíbrio e sanidade.

Gostei bastante, a leitura é dinâmica e simples, mas bastante profunda e eu super recomendo.

woocisco 30/12/2023

A cada livro dele que eu leio eu si tô que aprendo mais sobre ser humano e estar em compasso com a natureza, que é a nossa mãe

Eduarda 29/12/2023

A vida não é útil
Depois de 19 anos de vida e centenas de leituras, posso dizer que finalmente achei meu autor favorito e aquele que, ao meu ver, é um dos mais importantes de ser ouvido. Ler Krenak está mudando tudo aqui dentro.

Soraia 29/12/2023

A vida é útil afinal...
Ao ler o título fiquei bastante impactada, pois sabemos que em um mundo neoliberal onde as vidas só valem o que elas podem pagar por, não somos úteis se não consumirmos e produzirmos... mas Krenak, com sua inabalável crença na vida, nos faz acreditar que sim, que a vida é útil, que nós somos necessários... que o mundo precisa de nós e que "nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos"...

anafreitasla 27/12/2023

Viver para ser feliz não para produzir
Nesse livro é abordado o quanto ainda estamos com aquela visão eurocentrica e nojenta, sobre como ainda precisamos torar vantagens, ser produtivos na vida, sendo que não é isso que realmente necessitamos. O livro mostra uma visão indígena, que diz sobre passar por essa visa sem interferir no meio ambiente, sobre como poderiamos apenas sermos felizes em paz.
Diz também sobre como independente do quanto de dinheiro que tivermos, iremos todos, sem desigualdade ou discriminação entrar em instituição... O planeta está condenado, e os ganancioso ainda ligam mais para o lucro, dinheiro, capital do que para suas próprias vidas.
Eu indico esse livro para todos!!
É perfeito.