Fascismo à brasileira

Fascismo à brasileira Pedro Doria




Resenhas - Fascismo à brasileira


85 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Diego 18/11/2022

Você precisa conhecer melhor o integralismo. Leia este livro.
Geralmente nós lemos a respeito do movimento integralista na escola, em poucas linhas, no meio de algum texto sobre a era Vargas. Lemos que era a experiência fascista brasileira. Lemos um pouco sobre Plínio Salgado e até achamos aquilo tudo um pouco ridículo. Mas com o pouco que estudamos na escola não é o suficiente para compreendermos o tamanho do movimento integralista no Brasil dos anos 1930 -- e a real ameaça que ele representava. É preciso ler obras como esta aqui para se ter essa noção.

O jornalista Pedro Dória mergulhou competentemente na história dos verdes de Plínio Salgado. Buscou detalhes sobre a vida do líder fascista brasileiro e de seu séquito de seguidores (que incluía figuras como o jurista Miguel Reale e Olímpio Mourão Filho, ambos figuras importantes na ditadura pós 1964). Plínio Salgado chegou a se reunir com Mussolini. Ficou encantado com a visão fascista de Estado e sociedade e pensou numa alternativa assim para o Brasil: um estado totalitário, corporativo, disciplinador (nos costumes e na educação) e antiliberal! Sim, os fascistas tinham diferenças inconciliáveis com os liberais, mas eram muito diferentes dos marxistas.

Dória descreve, na parte final do livro, os detalhes da operação fracassada dos integralistas de prender Getúlio (em maio de 1938), onde o presidente ficou cercado por amotinados no palácio da Guanabara. Houve tiros, mortes, traição... Todos os elementos de um thriller ou de um filme. E esta parte do livro você lerá com esse espírito. É muito bom.

Na conclusão, um breve texto comentando as semelhanças entre os integralistas de 1938 e os bolsonaristas de 2020. Excelente análise.

Enfim, recomendo demais o livro. Nota máxima.
EduardoCDias 18/11/2022minha estante
Não, obrigado!


Pedro 18/11/2022minha estante
É muito bom mesmo, terminei faz pouco tempo; tem muito conteúdo interessante.


EduardoCDias 18/11/2022minha estante
Fiquei até interessado, até você comparar com bolsonaristas, que não tem nada de fascistas.


Diego 19/11/2022minha estante
Eduardo, a comparação não é minha. Quem compara é o autor. Sugiro ler o livro.


andrecasanova.jpg 10/06/2023minha estante
Esse livro me surpreendeu. Varios fatos referentes a Plinio Salgado e detalhes da tentativa do levante de 1938 eram desconhecidos até ler esse livro. Muito bom




Lilly 05/10/2021

Confuso
Não é uma leitura fluida, precisa de pré-requisitos, ou precisa que se leia com tempo para buscar materiais de apoio.

O último capítulo é superficial, coloca julgamentos sem embasar mais adequadamente com os dados e fatos que levaram o autor àquelas conclusões.
almeidalewis 05/10/2021minha estante
Olha vc aí ???


Lilly 27/10/2021minha estante
Oi Almeida! Minha vida de leitora decaiu muito nos últimos 3 meses ...


almeidalewis 27/10/2021minha estante
Sério lillymm ?! ?,correria da vida mesmo,cotidiano ou ressaca literária? Eu pensei q esse ano não ia ler como pensei por conta de compromissos,mas me surpreendi positivamente ???. Torço para q volte ???


Lilly 12/12/2021minha estante
No meu caso foi fim da licença maternidade haha


almeidalewis 12/12/2021minha estante
Compreendi ??.




@lucasmascarenhas 27/10/2020

O livro aborda questões semelhantes do nosso passado de extrema direita com os integralistas e o atual governo de Bolsonario.
“ressurgimento desta Nova Direita, que opõe seu nacionalismo aos ideais do sistema de governança global criados no pós-guerra e ampliados a partir da Globalização nos anos 1990. Que trata com desprezo os ritos da democracia liberal - que, ora, é abertamente iliberal. Que é xenófoba, com uma profunda desconfiança dos grupos que considera diferentes. Que não reconhece legitimidade na oposição, que despreza imprensa livre, e trata política como guerra. Que é tão atraente, principalmente, para homens jovens”
Rodrigo.Guedes 30/03/2021minha estante
Mas por que só 3 estrelas ?


@lucasmascarenhas 20/04/2021minha estante
Pq ficou muito densa e extensa a parte histórica e não se propôs ao espectro dos dias atuais. Só uma parte pequena.




Kaju 25/10/2021

Eu não sou muito fã de livros relacionados a política ou história do Brasil e acabei lendo esse por conta do Clube do Livro do Karnal e da Prioli. Confesso que, além de me interessar mais pelo tema, é muito bacana entender o Brasil de 70, 80 anos atrás, os reflexos das mudanças hoje em dia e comparações entre os governos dos anos 30, 60 e 2020.
Doria não faz uma análise crua e direta do governo Bolsonaro, da extrema-direita ou do levante fascista que estamos vivendo. Ele apresenta o surgimento do fascismo no Brasil e nos faz refletir e analisar o Integralismo.
Ele fala sobre as origens de Plínio Salgado ? o líder desse movimento e que desejava ser uma espécie de "Mussolini brasileiro" ? e de como o Integralismo se movimentou e se desenvolveu a partir dessas ideias ultranacionalistas de seu líder. É, enfim, um retrato sobre um período da História do Brasil.
Roberta 27/10/2021minha estante
Encontrando uma colega de clube por aqui ?


Kaju 01/11/2021minha estante
Olá, Roberta! Tô amando esse Clibe do Livro!




Laura 24/10/2021

segunda leitura do Clube do Livro da Gabriela Prioli e Karnal 2021. Gostei do tema e a contextualização do Brasil em meados dos anos 1930
Roberta 27/10/2021minha estante
Opa! Mais uma colega do clube! ?


Laura 27/10/2021minha estante
aqui estamos!!! ??




kath.stolze 11/01/2023

achei que ia ter mais analogias com os dias de hoje, fiquei decepcionada
pra o gênero jornalístico, achei fora da realidade do público leigo. muito denso, cheio de informações (por vezes desnecessárias)
esperava mais
gustavo 11/01/2023minha estante
afff




spoiler visualizar
Caetano.Bezerra 19/01/2021minha estante
Faltou justificar o título: a ausência de análise faz parecer que o autor leu a bibliografia e resumiu os eventos, sem conseguir uma análise própria.




spoiler visualizar
Marcianeysa 24/09/2021minha estante
Tava na minha lista, mas nao sei se quero ler...rs




miguelogin 09/10/2020

Uma aula sobre o fascismo no Brasil
Já saio avisando que o subtítulo do livro é um pouco enganador. Pura estratégia de marketing. Pela qual eu fui fisgado. Mas reforço que não me encontro em nada desapontado. Muito pelo contrário.
O livro cumpre com excelência o papel de resumir, de forma didática, o surgimento do primeiro movimento fascista brasileiro. Dando pequenos saltos no tempo, mas de maneira bem ordenada. Pedro Doria inicia nos presenteando com o encontro de Plínio Salgado e Benito Mussolini. Após uma breve contextualização pela Europa, somos trazidos de volta ao Brasil, afim de conhecer mais sobre Plínio e o estabelecimento da AIB, e seus principais coadjuvantes nessa empreitada em um Brasil escaldante de ideologias políticas conflitantes. Relata em um narrativa repleta de detalhes a Batalha da Praça da Sé e a Intentona Integralista, construindo um vasto panorama político do Brasil da Era Vargas. Por fim, é claro, dedica algumas páginas para reflexionar sobre o bolsonarismo. No entanto, parece deixar mais a cargo do leitor a capacidade de traçar os paralelos necessários ao recente movimento de extrema-direita. O livro termina em um tom bem otimista. Afina, em perspectiva histórica o Brasil parece estar amadurecendo, mesmo que os fantasmas do passado ainda sobrevoem o imaginário cultural.
comentários(0)comente



none 13/02/2021

Fascismo ontem e hoje
É uma ótima fonte de pesquisa sobre a história do país da década de Vargas, crucial para ascensão do integralismo, mesmo sendo o ditador vítima do extremismo que alimentou ao propor a Lei Monstro e posteriormente uma carta constitucional claramente inspirada nas ideias de Plínio Salgado. O autor insiste em contrapor o fascismo defendendo o liberalismo. Seria bom ele pesquisar também o que escreveram escritores e escritoras libertários (Maria de Moura, Emma Goldman, Simone Weil, entre outros) sobre o tema (Mas entendo que o foco aqui era a história brasileira). Faltou tempo, espaço para tal e sobrou tempo e espaço para repetir e/ou copiar fatos já expostos por biógrafos de Vargas como Foster Dulles e Lira.
Lapsos à parte, trata-se de um livro necessário para esses tempos de bolsonarismo. Quem cria e compartilha fake news e alimenta a máquina do ódio do governo emula o Plano Cohen, a farsa governista de Vargas supondo um golpe ou invasão comunista no Brasil e promovendo caça às bruxas aos inimigos.
Diferenças entre Plinio Salgado e Bolsonaro existem. O primeiro era intelectual o segundo capitão reformado e anti-intelectual. Ambos promoveram na política a fusão entre a igreja e a pátria. Incutem nos seus fiéis o nacionalismo reacionário contra um inimigo externo.
O maior ídolo de Plinio era Mussolini, o de Bolsonaro um torturador. O fascismo promoveu a guerra que mais matou gente no mundo. 85 milhões de pessoas. Guerra é o que alimentou e alimenta esses extremismos no poder. Sede de sangue.
comentários(0)comente



Marco.Baptistini 27/03/2021

Entendimento sobre nosso passado fascista
Livro faz um histórico do fascismo italiano e como este movimento influenciou o integraliamo dos anos 30. Autor tenta também fazer uma ponte do movimento integralista com o bolsonarismo e seus asseclas.
Livro muito interessante em retomar pontos as vezes esquecidos pela história. Os anos 30 foram muito extremados, com movimentos comunistas e fascistas tentando tomar o poder. O comunismo, segundo o autor, era mais desorganizado e com menos influência que o fascismo, que quase tomou o poder em um caso muito bem detalhado no livro, em que os integralista chegaram a invadir o Palácio de Guanabara com o intuito de destituir Getúlio. Alguns pontos que também merecem destaque é sobre a Intentona Comunista e o Plano Cohen.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Simone 26/09/2021

Para quem gosta de política e história do Brasil recomendo.
Aprendi muito sobre o Integralismo, não me recordo de ter estudado na escola.
É um livro de linguagem fácil, parecia que estava lendo um romance de ficção.
Gostei muito!
comentários(0)comente



J^! 26/09/2021

Sobre olhar pra trás
A história nos alimenta no presente com fatos do passado. Importante destaque histórico que ilumina o facismo à moda brasileira.
comentários(0)comente



85 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR