Fascismo à brasileira

Fascismo à brasileira Pedro Doria

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felps 04/05/2024

Neste livro o autor inicialmente nos leva ao Brasil dos anos 1930, em que nos é apresentado a figura de Plinio Salgado, que foi pioneiro no movimento fascista brasileiro.
Ao decorrer dos capítulos mergulhamos fundo na vida dos personagens responsáveis por criar a milícia AIB (ação integralista brasileira). Em um dos capítulos e relatado um encontro de Plinio com Mussolini, que após o encontro se vê ansioso para transformar o Brasil em um país fascista. Depois que volta para o Brasil Plinio se desloca pelo país inteiro atraindo milhares de seguidores com espírito nacionalista e com sede de mudanças, resultando em mais de 1 milhão de fanáticos.
Conforme vamos entendendo o cenário da época e o contexto mundial político é inevitável comparar ao Bolsonarismo que é reacionário e autoritário. Porém há diferenças, é claro, porque estamos em tempos diferentes e não está acontecendo uma guerra mundial.
Por fim, o livro demonstra como o fascismo foi implementado no Brasil e como isso ecoa nos dias atuais e levaram a ascensão do Bolsonarismo. É preciso estar atento, é necessário entender a história do país.

Marcelo 28/02/2024

Muito Bom!!!!
Excelente leitura, traz um panorama histórico do fascismo no Brasil, suas raízes na Europa e faz a ligação com o ressurgimento dele em nosso país.

thami 12/02/2024

Leitura boa, cheia de informações incríveis e riquissima.
gostei demais, o que me complicou foi que é uma leitura densa o que me fez parar muitas vezes, mas acontece muito em relação a livros históricos cmg

@Cb.victorpi. 31/12/2023

Pedro Doria faz um excelente levantamento do que foi o fascismo e do que ele é hoje. É impossível não ficar abismado com a diferença. Ao mesmo tempo, ele te faz rever seus conceitos sobre figuras históricas e te faz ficar com raiva das pessoas que tentaram ressucitar esse regime político em pleno 2018. Esse tipo de leitura é necessária para que nunca se repita o erro de defender o fascismo, não importa quem o defenda.

Alexandre 13/12/2023

Importante leitura
O livro "Fascismo à Brasileira" é uma leitura imprescindível para quem busca compreender a história e as complexidades atuais do cenário político brasileiro. o Autor oferece uma análise profunda e relevante sobre o papel crucial que cada cidadão desempenha na preservação da democracia e na promoção de uma sociedade mais justa.

Vitinho 06/12/2023

Sendo formando em jornalismo pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), Pedro Doria conta com premiações e reconhecimentos que o tornaram um importante nome no mundo político e literário também, Já foi colunista para revista Macworld Brasil, Folha de S. Paulo e o Jornal carioca O Dia e ocupo cargos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Alguns de seus títulos são Comunicação, dos Fundamentos à Internet e Utopia Eletrônica.

Facismo a Brasileira, assim como as demais obras de Doria, foca na análise política. As páginas conferem pontos cruciais da história brasileira para que haja compreensão do leitor a respeito do Brasil de hoje em dia. O facismo e Plínio Salgado são o tema principal das páginas que também contém analogias e reflexões com o Brasil atual e mesmo com a citação do sub-título, não exitem comentários crus feitos sobre o ex-presidente Bolsonaro, sendo um livro histórico durante suas 270 páginas.

Em suma, Fascismo a Brasileira tem prioridade para se apresentar como uma importante fonte informacional capaz de alterar ideias e visões a respeito de nosso país, pois após a leitura uma maior compreensão da história brasileira é formada. Dessa forma, é inidicado para grupos que procuram estudar e compreeender a nação.

Apmmota 18/11/2023

Bom livro
Esse é um excelente livro pra quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o fascismo aqui no Brasil e como ele reverbera até hoje em grupos de extrema-direita. Li para minha monografia, mas indico para quem se interessa por história e política.

Cristiana 01/11/2023

Entender o inimigo é necessário
Muitas vezes confundimos nossa história política com a de outros países
Mas nossa política tem DNA único
E entender quem são os pais da direita, é necessário para saber como se proteger contra suas crias

Helo 29/10/2023

O livro é muito interessante e gosto muito de como o autor nos ambienta nas décadas de 1920 e 1930, mas a escrita fica confusa às vezes, jogando muitos nomes sem nos dar muito tempo para assimilar o que está acontecendo. A parte que eu mais me interessava ao pegar o livro era a da História recente, mas o autor acaba não se aprofundando muito ali. Recomendo mais para quem quer saber sobre a ação dos integralistas no Brasil no início do século XX (fiquei chocada com o tanto de coisa que não vi na escola e que considero importante saber).

Elden.Alencar 25/10/2023

Pensar o passado...
“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” - Heródoto (484-425 a.c.)

Fascismo à Brasileira é um bom livro de história, uma porta de entrada para quem quer saber mais não só sobre o Integralismo e Plínio Salgado, mas também sobre o contexto socioeconômico da época, no Brasil e no mundo.
O autor nos mostra as raízes do integralismo, suas peculiaridades tipicamente brasileiras, seus idealizadores, a influência do fascismo europeu, e a refletir sobre os caminhos que geraram os neofascistas contemporâneos.
É um retrato de um período da nossa história, que deveria ser melhor abordado no ensino médio, até para nos ajudar a entender a formação da nossa própria sociedade e como chegamos aqui. É impossível estudar as primeiras décadas do século XX e não traçar paralelos... como farsa ou tragédia, os erros se repetem.
“Estudamos história por muitos motivos, entre os mais importantes está encontrar pistas para compreender o presente.”

Vini 03/09/2023

Apesar do anticomunismo evidente do autor, é uma obra bem completa em relação ao que se propõe, mostra a realidade e detalha acontecimentos dos quais aprendemos superficialmente na escola, principalmente.

Emanuel Xampy Fontinhas 18/08/2023

O livro traça um paralelo entre o integralismo de Plínio Salgado e o fascismo de Mussolini, e outros fascismos. Tem uma boa introdução à história do fascismo e uma pormenorizada descrição jornalística sobre o período de surgimento, ascensão e queda do AIB no Brasil. A conclusão tenta responder uma pergunta bastante pertinente: o fascismo perdura no Brasil atual? Recomendo a leitura, para que descubra a síntese do autor por si.

Leandro.Santana 20/05/2023

Fascismo à brasileira
No período entre guerras, três modelos políticos-econômicos disputaram o poder e a influência mundo afora: a democracia liberal, representada pelos EUA e Reino Unido; o comunismo, liderado pela URSS; e o fascismo, de Alemanha e Itália.

Ao redor do mundo, dentro de cada país, forças internas influenciadas pelas respectivas potências se digladiavam em busca de espaço. No Brasil, não foi diferente. O comunismo sempre teve como principal representante o Partido Comunista Brasileiro (PCB ou partidão).

O fascismo, por sua vez, era encampado pela Ação Integralista Brasileira (AIB ou Camisas Verdes, uma versão tupiniquim dos camisas negras italianos). Suas bandeiras eram a família e a religião. Seus métodos a violência e o militarismo, sendo seus quadros recheados de militares, oficiais e praças.

No livro, Pedro Dória descreve a ascensão e a queda desse movimento, apontando o equilíbrio de forças entre os principais atores políticos da época. Ao final, compara os contextos políticos da década de 1930 e de 2010/2020, sublinhando suas semelhanças e diferenças.

Leitura fundamental para conhecer os ideais e métodos de uma parcela da sociedade que sempre existiu, mas ao longo do tempo se retraiu e expandiu conforme as conveniências e possibilidades, mas nunca desapareceu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6