Adultos

Adultos Emma Jane Unsworth

Resenhas - Adultos

julia3982 30/11/2022

confesso que eu esperava muito mais desse livro. Uma das coisas que gostei foi como a autora retratou o equilíbrio entre a vida real e a virtual. Devido ao livro ser algo real do cotidiano é muito fácil a gente acabar se identificando com os personagens em diversas situações. A narrativa da leitura achei muito maçante, e a abordagem aos problemas foram feitos de forma muito superficial o que acabou me fazendo querer desistir de ler.

Nanda 21/03/2021

Não me apeguei a nenhum dos personagens e no início achei a personagem principal um saco, mas no final de tudo, curti o desenvolvimento que ela teve.

Diego 04/08/2020

Apesar da leitura rápida, não é o estilo do romance que eu gosto de ler.

Nakaly Oliveira 10/08/2020

E seu for?
Você já leu um livro e pensou "essa personagem poderia ser eu"?

A realidade é que eu acredito que de certa forma todos nós somos um pouco como Jenny. Muitas vezes, sem sequer perceber, estamos nos tornando escravos da superficialadade, das opiniões alheias e do egocentrismo. Não percebemos o sofrimento dos outros porque estamos simplesmente mergulhados demais em nossos próprios problemas e paranóias que não notamos o quanto estamos descontroladamente carentes de atenção e afetos sinceros, que as redes sociais não podem suprir.
Ao finalizar essa leitura eu simplesmente me tornei mais consciente do perigo.
Então, mesmo que eu me identifique em alguma instância com a personagem, eu não quero chegar, nunca, ao precipício em que ela se encontrou para só então perceber o quanto se abandonou.
Rodolfo_Domingos 11/08/2020minha estante
Nakaly senti o mesmo.

Andrea 18/08/2020

A vida em curtidas
Jenny está em um café, observa atentamente os croissants, ela precisa que ele seja perfeito, pois irá fazer um post sobre ele no Instagram, e isso irá lhe definir como ser humano. Ela precisa da frase perfeita, da hashtag perfeita. Depois da foto postada, o alimento vai para o lixo e começa a ansiedade pelas curtidas.

Na vida real sua melhor amiga está de saco cheio de Jenny pedir para ela avaliar as suas frases. O namorado está cansado de competir com o celular. E a relação com a mãe é recheada de mágoas desde a infância, o pai é desconhecido.

Narrado em primeira pessoa, tendo a visão da personagem principal, a história mistura extremos tecnológicos com dramas muito conhecidos pelo universo feminino. Aqui estamos lidando com menstruação, maternidade, solidão, carreira e um misto de sentimentos que vão de culpa, inferioridade a necessidade de competição e observações ácidas, mas também por laços que podem se tornar mais fortes depois de anos.

O resultado de tudo é que no final eu adorei o livro, achei louco, absurdo, verdadeiro e surpreendente. Um retrato de uma geração que nasceu no analógico e tenta criar uma nova vida no virtual. De bônus ainda uma Londres intensa, com os seus pubs e parques, já que Jenny está sempre circulando.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2020/08/adultos.html?m=0

Iris 17/12/2020

Leitura fácil
Pelo formato do livro, de capítulos curtos e publicações/diários, a leitura é bem fácil e rápida, apesar da quantidade de páginas.
Reflete muito nessa maneira de se comunicar e informar de hoje em dia, através de pequenos textos.
Trata da relação da personagem com o celular/internet, a necessidade que dssa tem de aprovação, a dificuldade de se espressar livremente.
Me identifiquei muito e acredito que muitos irão se identificar.

Ju Harue 19/08/2020

O livro do mês de agosto do clube Intrinseca é a segunda obra da autora, que já publicou Animals (e que virou filme).
Eu consigo entender porque gerou tanta divisão de opiniões, já que filmes de comédia romântica geram isso, imagina agora um livro que segue a mesma linha?!
Encontramos Jenny, uma adulta mas que ainda tem atitudes bem jovens, inseguranças que ainda acompanham, aquele sentimento de esforço para ser aceita e a tecnologia que dominou todo o globo e que ela precisa se esforçar já que pertence a uma geração que não nasceu com mas amadureceu com ela.
Os relacionamentos, o estilo de vida, o trabalho, as amizades, tudo acaba sendo afetado de alguma forma pela relação tóxica que Jenny tem com o celular (e também claramente alguns gatilhos que despertam ou são despertados por ele).
Em geral é uma narrativa rápida e fluída. Algumas vezes eram coisas previsíveis e noutras foi totalmente inesperado, um mix que domina a vida da personagem que se encontra na casa dos trinta e cinco anos mas que ao mesmo tempo que lida com assuntos complexos e delicados, tem atitudes chocantemente juvenis.
Como uma passagem de tempo da vida, a narrativa é isso, tem pitadas de bom humor, boas referências, e contém um pouco de cada um de nós nesse mundo das telas acessas e conectadas 24hrs.

Naty Barros 20/08/2020

Meu Deus, dá um pouco de medo se identificar com a Jenny! Mas se vc se importa, minimamente que seja, com redes sociais e a vida conectada, isso vai ser inevitável!

Merillk 16/12/2022

Maravilhoso
Acho que quem reclama desse livro é pq não entende o REAL problema da personagem por estarem acostumados com uma leitura mais fantasiosa e com uma faixa etária diferente
Ela tem problemas de uma adulta com mente de adolescente, e isso acontece com várias pessoas
Queria que as pessoas prestassem mais atenção a alguns detalhes do livro e perceberem o significado por trás dele

Milena 26/08/2020

“Se você posta alguma coisa nas redes sociais e ninguém curte, será que você existe?”

Jenny tem mais de 30 anos, é colunista de uma revista feminina, namora um cara legal e famoso, já tem a casa própria e é viciada em redes sociais. Ela não só passa muito tempo em rede social como perde horas pensando na legenda perfeita, se aquele comentário tem emojis demais ou quanto tempo vai demorar para aquela foto nova que postou ganhar um like. Tão necessário quanto respirar é para o ser vivo, estar conectada é necessário para a Jenny.

A história dessa personagem é carregada de altos e baixos. De início, ela parece só uma mulher bonita que se importa demais em como se mostrar online. Aos poucos, as relações que Jenny tem na vida real, pessoal e offline começam a desabar e a gente consegue enxergar todos os conflitos internos da personagem e como as redes sociais se tornaram um refúgio (doenti) para ela.

A temática desse livro é super atual, falando sobre a nossa relação (e dependência) com as redes sociais, e alerta sobre como isso pode tomar conta total da gente, nos transformando em uma pessoa diferente só para ganhar aceitação ou reconhecimento de pessoas que a gente não conhece ou simplesmente nem se importa com o que pensam de verdade.

Eu, confesso, esperava um pouco mais dessa história. Acho que cada pessoa vai se identificar e se conectar (ou não) de uma forma diferente com a personagem. Provavelmente um caso ou situação que ela vive vai acabar se encaixando de alguma forma na sua realidade e é isso que vai ditar a sua percepção sobre a história.

Adultos, de Emma Jane Unsworth, é a edição 23 do Intrínsecos, clube de leitura da Intrínseca, e junto com o livro veio um material muito rico, que trouxe um conteúdo de apoio para a temática que achei até mais relevante do que a própria história. O mais curioso é que o tema central do livro foi baseado em uma experiência pessoal da autora.

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Altina.Magda 13/12/2020

Um livro que não traz muita edificação, mas traz um tema que faz a gente pensar, até que ponto o ser humano fica conectado ao ponto de mudar toda a sua vida por causa da internet. Algumas partes do livro traz alguns palavriados e comentário desnecessários.

Bru_ribs 30/08/2020

Vale a reflexão
Ainda tentando decifrar o que achei do livro...

Traz uma temática extremamente importante nos dias atuais: A dependência das redes sociais, e todo o mundo irreal que esses meios trazem, a partir do momento que as pessoas só postam o que elas querem que as pessoas vejam.

Acho que talvez esperasse um pouco mais...

Mas a reflexão que o livro trouxe é bem interessante.

Victória 30/08/2020

Não funcionou para mim...
Eu acho que depois do prólogo, esse livro é uma confusão de pensamentos e histórias.
Não saberia descrever de outra forma.