Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Kiane.Gedoz 11/09/2020

Sentimental
Esse livro nos leva a toda parte sentimental que ocorre após um acidente de avião! Nele, Edward, tem que reaprender a viver sendo o único a ter saído vivo após um acidente de avião.

João97 11/09/2020

Vale a pena
Um livro extremamente intenso e envolvente, vale a pena a leitura. A forma como o luto é trabalhada e como as diferentes visões sobre uma mesma questão é trabalhada é muito profunda. Livro fantástico. Recomendo. Quase que leio em um dia só de tão envolvente! Terminei a leitura apaixonado pelos personagens e pensativo sobre a vida...

Mari 12/09/2020

Nuances do luto
Hoje trouxe pra vocês a resenha do livro da TAG Inéditos de Agosto: Querido Edward! ✈️🛩💺

Querido Edward foi um livro que li suficientemente rápido, mas não foi um livro que favoritei. Eu queria sim saber o final da história, mas a leitura me distraia em diversos momentos e vou contar o porquê…

Este livro conta a história de Eddie - ou Edward - e a sua trajetória após a queda do avião em que estava com sua família. Eddie foi o único sobrevivente, perdeu pai, mãe e irmão mais velho, e a história me fez perguntar se no lugar dele eu preferiria ter sobrevivido ou não, pois os traumas e sequelas emocionais são eternos...

O desenrolar da história trata do luto de Eddie, da falta de empatia de algumas pessoas, do impacto que a perda da família teve na vida de uma criança de 12 anos, e muitos outros aspectos psicossociais interessantíssimos. Eu amei que a queda do avião é algo que sabemos desde o início, e o ponto principal do livro são as consequências desta tragédia. ✈️

É o primeiro livro da TAG que não me agrada a forma de escrita do autor/a. E foi porque, em alguns momentos, Ann Napolitano me pareceu forçar uma descrição mais detalhada com comparações que não faziam muito sentido, pelo menos pra mim (foto 4 do carrossel, por ex.).

Basicamente, este foi o único ponto negativo que encontrei neste livro. Fora isso, o enredo me cativou, a queda do avião é descrita com detalhes, tanto envolvendo os passageiros, como também a tripulação, e fiquei pensando se quando eu entrar novamente num avião, os sentimentos durante a leitura vão vir à tona… 👀

Espero que tenham gostado da resenha! Deixando claro que a escrita que me incomodou mas não tirou a beleza da história do livro! ⚠️

Duda 12/09/2020

Engraçado como a vida pode mudar em meros segundos, a história é interessante

Rafa Yung 12/09/2020

Querido Edward,
Acabei de ler sua história e não sei bem o que posso dizer. Ainda estou tentando respirar depois de terminar o livro. Me parece muito clichê dizer que se trata de uma história de superação. Foi difícil ler sobre sua dor, Eddie. Sobre uma dor que nunca vai passar. Mas desejo que você aprenda meios de viver bem, apesar da dor. E desejo que daqui pra frente, a vida possa ser muito generosa com você.

Ju 13/09/2020

Lindo
Foi muito bom acompanhar Edward e Shay por anos! Eu simplesmente amei esse livro e como a autora retratou o luto!

isadora.borsato 13/09/2020

Foi difícil terminar, pois, infelizmente, o enredo é ruim.
A história de Edward, o único a sobreviver na queda do avião, poderia ter sido melancólica, de superação, mas não o é. O livro tem boas passagens, as quais poderiam ter sido melhor exploradas com a finalidade de transmitir mais fielmente os sentimentos de Edward, mas a autora perde as oportunidades e cria uma história, na minha percepção, superficial.
Perde-se muito tempo desenvolvendo cenas e tramas sem sentido, ao invés de se debruçar mais naquilo que importava, que era o desenrolar do personagem ao longo do tempo após a perda da sua família.
Não sinto que essa obra atingiu seu objetivo, no que pese sua proposta promissora.

Kerollen 13/09/2020

Querido Edward
" Vivemos em comunidade para nossa própria saúde emocional. Precisamos estabelecer relações para ter uma sensação de pertencimento. Não fomos feitos para viver isolados."?
Querido Edward é um livro que nos mostra as diversas fases do luto, da perda, da superação. Eddie ( ou Edward)  perdeu sua família aos 12 anos,  após  um acidente de avião. Ele foi o único sobrevivente dentre 191 passageiros. Em profunda depressão, ele tenta apenas sobreviver. Eddie passa a morar com os tios, e começa amizade com sua vizinha Shay, que na minha opinião é uma pessoa bem tóxica. ?
A história intercala momentos durante o voo, descrevendo como eram alguns passageiros e como foi a queda, e momentos do presente pós acidente, mostrando a vida de Edward com os tios.?
  Por anos ele não consegue ter uma vida próxima ao normal, até descobrir diversas cartas enviadas pelos parentes dos outros passageiros. Com o passar do tempo, Edward aprende a conviver com a dor da perda, com as lembranças doloridas e enfim consegue seguir enfrente. ?
O livro nos leva a refletir até que ponto o luto suportável. Como conseguir vencer os dias diante de uma dor tão grande? A dor do luto precisa ser sentida para que possamos conviver com ela da melhor forma possível, sem esquecer o que se passou.?
? " Eu sei o que é ser deixado para trás."?

Mari 13/09/2020

Querido Edward é uma história tocante sobre perder e se reencontrar.

Algumas vezes me incomodei com a construção da história com os capítulos alternados entre o antes e o depois, pois no começo parecia sem sentido saber quem eram as outras pessoas que estavam dentro do avião. Mas com o passar da história, tudo faz mais sentido e a leitura passa a fluir melhor.

@lucasmascarenhas 14/09/2020

sobre a dor do luto, rever ciclos da vida e a necessidade de uma rede de apoio. O livro aborda o amadurecimento e crescimento de uma criança, Edward, em uma tragédia
“Dado que a morte é certa, mas o momento da morte é incerto, o que é mais importante?”
“Para que vivemos, se não para tornar a vida menos difícil uns para os outros?”

Rosane Gardin @livrosportodososcant 14/09/2020

Nós contemos o outro...
Que livro lindo! Com uma escrita fluida e cativante, a autora vai nos envolvendo na história dos passageiros do voo 2977 e do menino Edward, único sobrevivente do terrível acidente que levou a queda do avião.
Um tema forte e doloroso, o de como sobreviver a tantas perdas, é tratado de forma sensível e humana. Ótimos personagens, ótimas reflexões!

Simon.Xavier 14/09/2020

A delicadeza do contar
Ann napolitano consegue nos transmitir a dor, confusão e desesperança de um adolescente que se vê sem familia e previsa aprender a lidar com a perda de uma forma nada piegas, com a delicadeza necessária para que não seja apelativo e ainda faça jus ao sentir.

Vivi 14/09/2020

Logo de início demorou um pouco a engatar esse livro. Mas depois foi criando formas para mim. É um livro forte. Como se vicemos todos morrendo duas vezes. O capitulos vão se alternando entre o que ocorreu no avião, conhecemos alguns personagens e suas histórias em paralelo com o que veio depois na vida de Edward ( " O menino Milagroso ") Vemos uma criança que não morreu no avião mas de certa forma morreu para si. Um luto pelos que amava e por ele mesmo. Como começar tudo do zero ? Como se reecontrar? Acompanhamos ele se reconstruindo? Se descobrindo e aceitando um todo que era impossível mudar. Não é fácil se reencontrar no mundo. E aprendemos aqui que por mais que amamos uma criança não podemos mentir, devemos sempre fazer com que essa criança evolua com os pés bem no chão. Por proteger demais acabamos mais complicando do que ajudando.
É um livro forte e quando sabemos que foi baseado em fatos reais acredito que dói mais . Mas não houve sensacionalismo a autora soube trabalhar com delicadeza os momento de desesperos, das angústias e todo. Impossível não se envolver . Ela nos mostra principalmente que não tem medo de confrontar as realidades da dor e da perda, mas também nos mostra que temos mais força e amor dentro de nós do que poderíamos imaginar.

@leitoradassombras 14/09/2020

Intenso.
Esse livro me tocou tanto. Achei profundo, intenso. 3 anos atrás perdi minha irmã do meio e ela deixou 3 filhos, sendo um com 9 anos na época. Não se assemelha em nada com o trauma vivido pelo Edward mas me fez refletir sobre o luto do meu sobrinho. Chorei várias vezes e agradeço a tag por me proporcionar uma leitura tão gratificante.

Karine.Campos 14/09/2020

Quando eu comecei a ler a história de Edward eu não sabia o quê tinha pela frente nunca pensei como alguém que sobreviveu a um desastre em que mais de 190 pessoas morrem pode se sentir mas durante a leitura a luta de Edward contra o luto e a retomada de sua própria vida me trouxe consolo, tristeza, alento, colo... Mas o mais importante: a força que temos para continuar vivendo apesar do momento mais obscuro que possamos está atravessando.
Confesso que queria mais cartas e que demorou muito para chegar nelas mas eu acho que Querido Edward nos traz muitos ensinamentos e no final nos deixam uma mensagem de paz e só isso faz valer muito a pena a leitura.