Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Milena 08/09/2020

O que te move?!

Eddie é um garoto de 12 anos e o único sobrevivente de um acidente de avião que tinha 187 passageiros. Ele, os pais e irmão estavam prestes a começar uma vida nova. Em poucas horas, o destino de Edward mudou completamente.

Eddie, como era conhecido pela família, vira Edward e começa uma nova vida ao lado dos tios. Depois do acidente, ele vira uma sensação no país inteiro. O fato de Edward ter sobrevivido é um milagre. Mas, ele não consegue pensar assim: acha que o irmão que deveria ter sobrevivido, tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, reconhecer uma nova família e se adaptar a uma vida em que ele caiu de paraquedas.

Ao longo dos anos, vamos acompanhando o amadurecimento de Edward. Essa jornada acaba ficando mais fácil pra ele pela companhia de Shay, a amiga que fez logo após o acidente. Anos após o acontecimento, Edward descobre milhões de cartas que recebe de pessoas de todo país por conta do acidente e o conteúdo delas muda o sentido de como ele olha para a vida, o mundo e o futuro.

O livro tem capítulos intercalados entre duas situações. O dia do acidente, mostrando os acontecimentos com o passar das horas e mostrando a história de outros passageiros, que acabaram não sobrevivendo. Ao mesmo tempo, vamos vivendo todo o pós do acidente, acompanhando a vida do garoto.

Essa é uma história tão sensível e especial, daquelas que faz a gente pensar na vida, nas oportunidades, nas pessoas que nos cercam. Todos os sobreviventes tinham sonhos que foram deixados para depois e não tiveram a chance de realizar. É incrível acompanhar a jornada e o amadurecimento de Edward em busca de um novo sentido para a vida e redescobrindo o amor (em todos os sentidos).

A história é baseada em um acidente de avião real, que aconteceu em 2010, na Líbia. O único sobrevivente foi um garoto holandês de 9 anos, que perdeu os pais e o irmão. No material de apoio do livro tem pequenos relatos sobre outros sobreviventes de acidentes aéreos.

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Ãndrea 08/09/2020

Querido Edward...
Uma história triste, dolorosa... Apesar de esperar mais fatos/ações durante a leitura, entendo que o principal objetivo era transmitir ao leitor mensagens de superação, perseverança e a importância da família.

Bruna 08/09/2020

Maravilhoso
Um livro profundo, delicado e de extrema sensibilidade. Acho que nos mostra mais um aspecto do luto, que jamais será superado, apenas aprendemos a conviver com ele.

Deisy.Trampusch 08/09/2020

Tirando o início da história que você precisa dar um tempo na leitura para conter as lágrimas. O livro me impressionou.

wagner 09/09/2020

Gostei muito, apesar de achar o início arrastado
O livro me lembra, em ritmo, mad men. A história começa lenta e vai nos apresentando os personagens e um drama que parece ter um papel somente analítico, sem um enredo claro.

Da metade para o final, o enredo ganha um certo gás e as informações do início do livro vai ganhando um propósito, nem que seja apenas emocional.

Ou seja, apesar de ter achado muito lento no início, acho que como um todo foi uma leitura ótima. De qualquer forma tive que tirar uma estrela pq foram quase 2 semanas pra ler a primeira metade e 3 dias pra ler a segunda....e também porque algumas escolhas de escrita eu achei um pouco estranhas, como se a autora quisesse "enfeitar" demais.

Sarah 09/09/2020

Título: Querido Edward
Autor: Ann Napolitano
Editora: Paralela
Categoria: Drama

"O que aconteceu está impresso em seus ossos, Edward. Vive sob sua pele. Nunca vai desaparecer. É parte sua e será parte sua em todos os momentos até a sua morte. O que você tem feito, desde a primeira vez que o vi, é aprender a conviver com isso."

Este livro é super delicado, sensível e triste. Ele narra a história de Edward que aos 12 anos se viu o único sobrevivente de um avião que levou embora 191 pessoas, inclusive toda a sua família. Pai, mãe e seu irmão mais velhos. Edward então precisa aprender a viver uma vida nova, em que as pessoas mais importantes de sua vida não estão mais presentes.

Gostei muito desse livro, não sou muito fã de livros que falam sobre luto, pois normalmente são livros densos, pesados, mas este me surpreendeu pelo oposto. Querido Edward é um livro simples, sem se aprofundar nos detalhes da dor ao mesmo tempo que entrega todo esse sentimento para o leitor. Sofremos com Edward e criamos uma empatia genuína pelas pessoas que estavam naquele avião. A autora intercala a historia de Edward pós queda do avião e a história dos passageiros durante o voo. É muito triste perceber quais as expectativas daqueles passageiros antes da queda, assim como seus pensamentos e desejos jamais realizados.

Li que a história veio de um acontecimento real em que um garotinho de 9 anos foi o único sobrevivente de uma queda de avião, e a autora não conseguia parar de pensar naquele menino e em como ele estaria lidando com tudo isso. Não sei se por ter passado pelo luto na mesma idade que o personagem, mas realmente me apaixonei por essa história. Enfim, espero que leiam e que gostem tanto quanto eu.

Dei 5 estrelas no skoob, porque o Edward merece...

Nina 09/09/2020

Puro
O personagem principal é complexo e inocente ao mesmo tempo. Todos os personagens são muito reais. É possível se imaginar na pele de casa um deles e sentir a dor de cada um.
É um livro que nos muda de dentro pra fora.

BETA 09/09/2020

Que teminha viu.
Nao gostei de algumas partes. Alias, chato em muitas partes. Depois o final clichê.... mas mesmo assim, acredito que foi valida a leitura é acredito que irá agradar a muitos.

Juliana Azevedo 10/09/2020

A história é muito singela e ao mesmo tempo carregada por grandes emoções. Nos leva a refletir sobre tantas coisas e nos desperta para a necessidade de ressignificar nossas tragédias para conseguir viver apesar disso. A escrita é muito bonita e a leitura flui bem. Particularmente, gosto bastante de livros que intercalam capítulos entre um tempo e outro.

Bruna Jéssika 11/09/2020

Como sobreviver e continuar vivendo?
Fazia tempo que eu não me sentia tão tocada por um livro dessa forma. "Querido Edward " toca nos nossos sentimentos mais profundos, nos nossos maiores medos.
Como seguir quando tudo que éramos ficou para trás?
Edward Adler é só uma criança quando perde os pais e o irmão em um acidente aéreo em que ele foi o único sobrevivente.
O livro é narrado em terceira pessoa em duas linhas temporais distintas: a primeira conta como foram as últimas horas antes do desastre com o voo 2977 e a segunda conta como a vida de Edward seguiu após o terrível acidente.
Em um plano, conhecemos melhor as outras pessoas que perderam sua vida no dia do desastre, entendemos suas histórias, suas esperanças e os seus medos.
No outro plano, acompanhamos Edward em sua batalha silenciosa para vencer o estresse pós traumático e a depressão. A narrativa nos envolve em uma atmosfera de reflexão e tensão, nos mostrando a potência das nossas relações e a incrível capacidade de viver (e não apenas sobreviver) depois de um grande trauma.
"Querido Edward " é um livro sobre (re)significar a vida e sobre nossa capacidade de estar conectados as pessoas a nossa volta, afinal "o ar entre nós não é simplesmente espaço vazio"
Com certeza esse livro é um dos meus favoritos da vida!

Ana Clara 11/09/2020

Emocionante
Querido Edward conta sobre a história de um menino que sobreviveu, sozinho, a um acidente de avião, onde perdeu seus pais e seu irmão. A história é muito envolvente e te faz entrar na cabeça de uma criança de 12 anos que está de luto, o que é extremamente tocante. O livro intercala em uma linha do tempo em que podemos ver o crescimento do Eddie e os momentos que antecederam a queda do avião. Amei a história é super recomendo!

@blogcoisasdepaloma 11/09/2020

EMOCIONALMENTE INCRÍVEL E TRÁGICO!
Esta foi minha primeira experiência com a tag livros e eu amei a caixinha, confesso que provavelmente não compraria este livro, a não ser se quisesse mesmo sair da minha zona de conforto atual. Por isso, adorei ainda mais a surpresa, principalmente porque o livro é maravilhoso!

No livro acompanhamos Edward, um garoto de 12 anos que embarcou num avião com seus pais e seu irmão mais velho, sem saber que sofreriam um grave acidente.

A história se intercala entre capítulos no avião e a vida de Edward depois do acidente. Como foi pra ele perder a família, morar com os tios, começar a frequentar uma escola, já que antes estudava em casa. E ainda ouvir todos dizerem que ele tem sorte, quando na verdade, o garoto perdeu as pessoas que mais amava.

A autora se baseou num acidente real que aconteceu em 2010, no qual apenas um garoto sobreviveu. Vendo a notícia, ela se perguntou qual seria o futuro do menino e como ele se sentia em relação a isso tudo.

O livro é muito emocionante e eu achei uma história bem linear, sem altos e baixos de tensão e clímax. Por isso, talvez não seja indicado pra quem espera vários plot twits. Pelo contrário, aqui temos uma narrativa calma, mas muito envolvente.

O leitor conhece alguns dos passageiros, o que esperam ao aterrissar, seus planos e anseios, mas sabemos que tudo isso nunca vai acontecer. E ainda, acompanhamos os últimos momentos desse grupo, incluindo da família do Edward, por isso a leitura nos envolve e torna tudo ainda mais doloroso, nos fazendo entender os questionamentos do garoto ao longo dos anos que se passaram depois.

A gente sempre pensa que tem mais tempo, mas, de repente, o nosso tempo acaba.

Kiane.Gedoz 11/09/2020

Sentimental
Esse livro nos leva a toda parte sentimental que ocorre após um acidente de avião! Nele, Edward, tem que reaprender a viver sendo o único a ter saído vivo após um acidente de avião.