Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Chokito Kakarico! 06/09/2020

Coração quebrado voltando a amar...
Este é um livro sobre aprender a conviver com a dor da perda, sobre o enfrentamento do luto e um coração partido aprendendo a amar de novo.
''Querido Edward'' traz esses temas de uma forma muito sensível e ao mesmo tempo dilacerante. Dá um grande aperto no coração nos imaginar na pele do protagonista e passar por todo seu processo doloroso após ser o único sobrevivente de um terrível acidente aéreo. E são nesses processos que se encontram a beleza e a alma da obra, nos fazendo criar laços e uma identificação com os sentimentos de Edward Adler e dos demais personagens.
A escrita sensível de Ann Napolitano não cai em sentimentalismo clichê. Gostei bastante da forma como a autora abordou o luto infantil e o trauma. Esses sentimentos devastadores vividos pelo protagonista garante ao leitor profundos dilemas existenciais, que incluem questionamentos sobre o papel de cada um no mundo e a capacidade humana de criar maneiras de viver e conviver com a dor - fazendo dela, se possível, um impulso para a expansão da existência.

Tiemy.Tizura 06/09/2020

Talvez eu tenha criado muitas expectativas em cima das avaliações que vi antes da leitura.
Achei a historia e a escrita bem arrastadas. Todo capítulo que iniciava sobre os passageiros dentro avião me dava vontade de pular logo pro próximo, não achei que acrescentaram.
Mas acredito que tenha feito sentido para muitas pessoas que tiveram que lidar com a perda de alguém próximo e isso torna a experiência da leitura muito válida.
É um livro que de fato causa diferentes sensações e sentimentos em cada pessoa.

Karol 06/09/2020

Comovente
A história me deixou bem comovida, me fez pensar em várias situações e de como é importante valorizar a família! Me emocionei bastante com Edward!

Shú 06/09/2020

Leia até o fim
Gostei da forma como foi intercalada as cenas no avião antes do acidente e as cenas dele no "presente", o enredo me prendeu até o final e consegui me apegar à alguns personagens. Não muito o que falar, apenas estou feliz por ter lido esse livro.

Carol.Carvalho 06/09/2020

O livro é menos triste do que a resenha faz parecer, a escrita é um pouco confusa as vezes e o livro tem partes bem monótonas, mas ao mesmo tempo é bastante bonito ver o processo de crescimento do personagem e refletir sobre como lidamos com certas dores.

Luciana 06/09/2020

Bom livro, retrata bem o luto, a depressão, o lidar com um trauma

Carla513 07/09/2020

Querido Edward ?
Amei a leitura. No início quando li acerca do acidente do voo 2977, me senti mal, um tema muito delicado com uma áurea muito pesada, porém com o desenrolar da história, conhecemos um Edward forte e cheio de vontade de viver e de manter viva a memória de todos que morreram no acidente. Edward e Shay me marcaram, que casal mais lindo! ?

Giovana 07/09/2020

O ritmo do livro é bem lento, a principio nao da pra se conectar com nenhum personagem. E considerando o tema, achei que tem pouca emoção, como se os sentimentos do edward estivessem muito distantes de mim.

Dudu 07/09/2020

A história é boa e bem contada, mas confesso que fui perdendo o interesse ao longo da obra.

Achei algumas escolhas de narrativa sem propósito e pareceu-me em certo momento que a obra estava se encaminhando para lugar nenhum.
Talvez porque o processo de luto seja isto mesmo: uma luta constante para lidar com os sentimentos, sem que isso leve necessariamente a algum lugar.

Li que a ideia de escrever o livro chegou à autora ao ter lido uma reportagem sobre um acidente real, em que as circunstâncias são semelhantes às encontradas no livro.
Dessa forma, acredito que o sentimento da autora com relação ao acidente de avião foi o que mais marcou a escrita da obra.

Tudo ficou preso ao acidente como se fosse a parte mais relevante da vida dessas pessoas, como se todo o resto tivesse perdido relevância. Nesse sentido, considerei a obra muita restritiva e um pouco superficial.

anna2860 07/09/2020

????????????????????????????????????????????

Monique 08/09/2020

Uma historia linear
Não sei onde, quando nem por que alguém chorou lendo esta história.
Não tem nada assim de sensível na história a nao ser a propria queda do avião e a perda do Edward em relação a família.

Não simpatizei com nenhum personagem nem levo nenhum no coração.
Os capítulos dentro do avião quase não tem nada a ser contado.

Muitos vão me odiar, mas eu não sei onde a autora quis chegar ao narrar esta história ou o que ela quis mostrar.

Milena 08/09/2020

O que te move?!

Eddie é um garoto de 12 anos e o único sobrevivente de um acidente de avião que tinha 187 passageiros. Ele, os pais e irmão estavam prestes a começar uma vida nova. Em poucas horas, o destino de Edward mudou completamente.

Eddie, como era conhecido pela família, vira Edward e começa uma nova vida ao lado dos tios. Depois do acidente, ele vira uma sensação no país inteiro. O fato de Edward ter sobrevivido é um milagre. Mas, ele não consegue pensar assim: acha que o irmão que deveria ter sobrevivido, tem dificuldades em se relacionar com outras pessoas, reconhecer uma nova família e se adaptar a uma vida em que ele caiu de paraquedas.

Ao longo dos anos, vamos acompanhando o amadurecimento de Edward. Essa jornada acaba ficando mais fácil pra ele pela companhia de Shay, a amiga que fez logo após o acidente. Anos após o acontecimento, Edward descobre milhões de cartas que recebe de pessoas de todo país por conta do acidente e o conteúdo delas muda o sentido de como ele olha para a vida, o mundo e o futuro.

O livro tem capítulos intercalados entre duas situações. O dia do acidente, mostrando os acontecimentos com o passar das horas e mostrando a história de outros passageiros, que acabaram não sobrevivendo. Ao mesmo tempo, vamos vivendo todo o pós do acidente, acompanhando a vida do garoto.

Essa é uma história tão sensível e especial, daquelas que faz a gente pensar na vida, nas oportunidades, nas pessoas que nos cercam. Todos os sobreviventes tinham sonhos que foram deixados para depois e não tiveram a chance de realizar. É incrível acompanhar a jornada e o amadurecimento de Edward em busca de um novo sentido para a vida e redescobrindo o amor (em todos os sentidos).

A história é baseada em um acidente de avião real, que aconteceu em 2010, na Líbia. O único sobrevivente foi um garoto holandês de 9 anos, que perdeu os pais e o irmão. No material de apoio do livro tem pequenos relatos sobre outros sobreviventes de acidentes aéreos.

site: https://www.instagram.com/oqueleioetc/

Ãndrea 08/09/2020

Querido Edward...
Uma história triste, dolorosa... Apesar de esperar mais fatos/ações durante a leitura, entendo que o principal objetivo era transmitir ao leitor mensagens de superação, perseverança e a importância da família.