Querido Edward

Querido Edward Ann Napolitano

Resenhas - Querido Edward

Carolina 02/09/2020

Triste
Achei a história triste. Realmente não sei se o Edward teve sorte.

Bru 02/09/2020

A história de amor entre irmãos é a base deste livro, que demonstra a superação de uma criança, até sua vida adulta.

Leo Rosas 03/09/2020

E depois?
Menino é o único sobrevivente da queda de avião. Como será sua vida sabendo que somente ele escapou? Sorte? Escolhido? Baseado em fatos reais a história de Edward é envolvente .

Nath 03/09/2020

Me emocionei até a última página
O luto é um assunto muito difícil de tratar em geral. Cada um tem o seu passo, seus sentimentos e lida da sua maneira. Este livro é uma bela demonstração de como um romance sobre como isso pode ser feito.
A autora nos envolve em uma trágica história sobre um acidente aéreo que levou a morte de 191 pessoas, com apenas 1 sobrevivente, Edward. Acompanhamos esse seu processo de como aprender a lidar com a falta de um pedacinho de si mesmo e com todas as consequências de ser uma criança quando passa por essa tragédia.
Ann Napolitano nos faz querer saber como é isso e, intercalando com capítulos sobre o que acontece dentro do avião, nos faz conhecer não somente Edward, mas sua família e uma parte dos passageiros do avião.
Me emocionei nas partes que falam sobre perda e nos mostra em primeira mão o fardo da "culpa do sobrevivente".
Gostei muito. Me emocionei até a última página.

Klaura 03/09/2020

Encantada e pensativa..!
Encantada e pensativa foi como me sentir finalizando este livro. Amei a forma da autora abordar a história.
Me fez refletir muito como "sobreviver" após um trauma, uma perda grande que significa muito para nós ! Recomendo a leitura.

Francesco.Calderan 03/09/2020

Ótimo livro O problema sou eu.
O livro é maravilhoso com uma história incrível,mas acho que eu não estava nessa vibe de leitura sentir um pouco arrastada a história, principalmente dos personagens que estavam dentro do avião. Mas isso tudo acaba do meio do livro em diante onde a leitura deslancha.

zabela 03/09/2020

Terminei o livro ontem e pensei em dar 4 estrelas para ele. Repensando sobre isso hoje, decidi dar 3. E acho que é isso.

O livro consegue tratar de assuntos sérios de forma responsável - perda de parentes em acidente de avião, depressão na infância, famílias fragmentadas -, e isso faz com que a leitura dele seja bastante interessante. Mas eu tenho a impressão de que, nas indas e vindas sobre o que aconteceu durante o voo e sobre como estava passando a vida do Edward, ele acabou se perdendo um pouco, sabe?

Acho legal como ele mostrou a história das pessoas que estavam no avião, mas eu achei essas partes tãaaaaaaao chatas por serem longas! Poderiam ter sido feitas de forma mais rápida, é importante a gente saber que tinham vidas ali e que cada pessoa tinha seus anseios, cada um importa e etc., mas acabava falando demais demais demais deles e pouco do desenvolvimento do Eddie e da nova família dele - ambos os quais eu senti bastante corridos. A tia do Edward, por exemplo, é um personagem pelo qual eu não consegui desenvolver nenhum afeto por não ter sido tão bem explorada; e o tio eu fiquei um pouco incomodada por só ter sido desenvolvido no final.

Em quase dois anos (é isso, não é?) de Tag Inéditos, esse foi o livro que eu achei mais fraquinho! Uma pena porque o plot é realmente interessante :(

Manu Boschetti 03/09/2020

Uma palavra: Esperança
O livro trata do luto de uma forma muito sensível, até por se tratar de uma criança passando por isso, talvez não seja o livro que todas as pessoas conseguiram se adaptar, afinal cada um sabe das suas cicatrizes.
No geral eu indico o livro para todos aqueles que gostam de uma leitura leve, porém extremamente profunda e significativa.

Dani 04/09/2020

Edward é o único sobrevivente em um acidente aéreo, tendo apenas 12 anos perde pais e irmão. Tentando conviver com o vazio e a depressão, encontra cartas de parentes das vítimas escondidas pelo tio e começa a encontrar motivos para seguir.

Laura 04/09/2020

Eu poderia ter lido outro livro
Arrastado, chato e nada envolve. Nada salvou esse livros para mim. Se tivesse abandonado a leitura teria perdido nada ?

Thatyane Jardim 04/09/2020

A sensibilidade do luto
Ler Querido Edward me fez entrar em contato com um assunto que costumo evitar. Lidar com a morte, o peso da culpa do destino, a atenção e outros, ainda mais pela mente de uma criança, me fez levantar muitos questionamentos pessoais.
Eu gostei muito da forma como a autora atribuiu a história das pessoas do avião ao momento presente vivido por Edward.

Luiza 05/09/2020

Segurei o choro o livro todo, mas no final não me aguentei. Que livro genial, tocante e tão profundo, mas ao mesmo tempo doce... me marcou de verdade

Érica 05/09/2020

Ênfase nos detalhes
Confesso que não é o meu preferido nas entregas da TAG e que por vezes a riqueza de detalhes travou o andamento da leitura, mas no fim fez todo sentido. Uma obra fictícia mas que leva os pormenores de duas tragédias reais, e podemos pensar em como alguém pode sobreviver mentalmente após passar por algo assim: quem seríamos nós na pele do Edward?

Gey @luvelybooks_ 05/09/2020

PERFEITOO
A escrita dessa autora, a forma como ela abordou esse tema, e? perfeita. Me prendeu do comec?o ao fim (e olha que eu estava de ressaca literaria rs). Essa histo?ria e? narrada de uma forma que voce? entra em contato com diversos personagens que estavam naquele voo, faz voce? criar vi?nculos com eles. E as vezes eu nem lembrava que uma trage?dia iria acontecer, eu so? queria saber mais e mais sobre cada um deles, porque todos eles, tinham diversas histo?rias pra contar.
A narrativa alterna entre dois momentos: o dia do acidente, onde conhecemos todos esses personagens incri?veis, e claro, como o avia?o cai; e o momento ?presente? do Edward, o u?nico sobrevivente. A histo?ria do Edward e? contada desde 2013 (ano do acidente) ate? 2016 e voce? ve? de forma aprofundada, a evoluc?a?o dele e a dificuldade pela qual ele passou, afinal, ele passa a ser uma celebridade, o Garoto que Sobreviveu (sim, temos uma refere?ncia a Harry Potter). Esse livro nos passa tantos aprendizados e reflexo?es! A todo momento eu parava pra refletir sobre minha vida, minha familia. Gostei muito disso.
Amei muito todos os personagens e me vi torcendo para que o Edward superasse tudo aqui logo, mas na?o ha? nada a superar, apenas aprendemos a lidar melhor com as perdas.
Livro maravilhoso, personagens maravilhosos!!! Em nenhum momento >pra mim< a leitura ficou lenta ou ruim. Amei cada momento.
E obvio, chorei HORRORES no final.

Isabela.Moura 25/05/2024

Fim.
Aprendi nas últimas páginas desse livro coisas que eu não conseguia enxergar. quero proteger esse menino a todo custo