Azeitonas

Azeitonas Maria Freitas

Resenhas - Azeitonas

Cami 17/10/2021

Achei bem fofo, mas um conto com um mensagem bem legal.
Esse se passa na quarentena e Cecília vem passando esse período com o avô, ela vem fazendo as compras dele e dos outros idosos do prédio e um dia por causa de algumas sacolas trocadas, ela acaba virando a garota de recados de dois velhinhos.
Adorei a relação dessa neta com o avô, achei a história bastante divertida também, gostei bastante.

Leticia 20/02/2021

Que leitura gostosa, assim como todos da autora, me encantei pela escrita dela no primeiro conto que li... Esse se passa na quarentena, mas olha, eu gostei bastante e fiquei doida para saber quem é e 13b.

Rayra Mota 06/09/2020

Livro fofo
É um livro gostosinhos de ler mas achei que faltou continuação em algumas partes. Super fofa a atitude da Cecília em meio a quarentena.

tata 25/04/2022

Pote de azeitonas e expectativas
Quando vi a ideia do livro, achei incrível e fiquei morrendo de vontade de ler. Assim que comecei, tive certeza que com um pouco de paciência ia dar tudo certo e eu ia adorar, mas acho que não foi bem o que aconteceu.
Pensei que a conexão com a história do avô e seu crush secreto fosse maior, mas ficou muito implícito e eu fiquei muito curiosa para entender mais. O enredo foca muito em duas coisas diferentes e, no final, a gente acaba sem respostas de nenhuma das duas.
Apesar de tudo, foi uma boa leitura :)

Aleksandra UtriniC 09/01/2022

O conto é ótimo pra quem está querendo algo rápido de lê e que traga emoções. Já é o segundo livro da autora e gosto da forma que ela me faz entender os personagens, é como se fossem meus amigos próximos.

Vale muito lê!!

iammoremylrds 21/11/2021

achei o conto mt fofo, é bem gostosinho de se ler e ajuda a descontrair, gosto bastante das representatividades nesses contos!! somente não curti mt o final em aberto, pq eu, particularmente, não curto mt

Dear.Manoel.Neto 29/06/2022

Nunca é tarde para amar com orgulho
Pelo ponto de vista de Cecília, somos levado ainda no auge da pandemia do covid, a acompanhar a evolução de Cecília como uma garota que grava vídeos musicais e de posicionamentos lgbt+ e tá crescendo nas redes, ao mesmo tempo que ajuda seu avô Mário e alguns outros idosos nas compras semanais de casa.

A relação da Cecília com o Mário engrandece a história, mas perde um pouco o brilho quando ela está sozinha em cena trocando mensagens.

Mas somos agraciados não só por um romance fofo à moda antiga entre idosos, mas ainda com debates importantes sobre sexualidade e gênero, onde é interessante observar o choque de gerações e mesmo assim ter esperança, que o amanhã não precise ser difícil.

kote 16/04/2021

bom
perdi meus avos muito recentemente então não sei se consegui aproveitar bem a leitura sem linkar com os dois... mas tirando isso foi bom, uma leitura rápida e que passa uma mensagem clara

Kamilly254 04/03/2022

Sigam o IG @books_leia ?
? - "Para os meus amigos. Os que sempre estão aqui. Os que foram embora e voltaram. E os que não vão ficar para sempre."

Cecília está presa em quarentena com seu avô que mora em um pequeno prédio, como ele esta presente no grupo de risco ela se vê saindo para fazer compras para ele sempre que é necessitado. Mas também existe uma pessoa no 13b que é do grupo de risco e por isso ela acaba por fazer as compras dos dois.

Um dia, a garota acaba confundindo a sacola de compras. Quando finalmente percebeu ja era tarde, o 13b havia comido as azeitonas de seu avô e esse pequeno incidente começa a gerar algo inesperado.

?- "A primeira coisa que faço quando chego em casa é falar para meu avô que ele tem um recado. O sorriso abre em ver o pote de plastico em minhas mãos não deixa dúvida: aquele não vai ser o último recadinho que eu vou transportar pelos corredores desse prédio."

Porém entre a troca de bilhetes de seu avô e o misterioso 13b, Cecília também possuí suas preocupações: uma amizade que foi afetada por conta de sua fama e se afastou. Apesar de tudo, Cecilia quer recupera-la e seus diálogos com seu avô vão te ajudar a dar os primeiros passos.

?- "Mas para uma conversa existir é preciso que as duas partes queiram falar e ouvir. Você quer falar com Gio, mas quer ouvir?"

Um conto sobre querer ser ouvida, ser entendida e acima de tudo: ser quem você é. Descobrimos sobre a história do avô de Cecília e ficamos emocionados e felizes pelo acaso ter levado ele a tricar cartas pelos corredores do prédio, nunca é tarde para encontrar alguém que nos entenda de verdade. Só que sera que veremos Cecilia reconciliar uma amizade de opiniões distintas?

Eu amei como sempre, esses contos deixam minha vida mais leve. São peefeitos para sair da ressaca literária. Possuem personagens LGBTQIA+ e como sempre, nos transmite um ensinamento sobre aceitar quem somos.

?- Obs: Ainda vem com uma musiquinha - Cecília e o Armario - para sentirmos muitooo no final.

Poli 20/01/2022

Nem vi o tempo passar enquanto lia
A escrita da Maria tem isso de prender a gente e fazer a gente se apaixonar pelos personagens em poucas páginas. Seu Mário é um senhorzinho muito fofo e muito romântico que troca bilhetes com outra pessoa de seu prédio, bilhetes esses que são entregues pela neta Cecília que faz as compras durante a pandemia. Queria que tivesse sido mais explorado o romance desses dois :( eu adoraria ler os bilhetes e cartas trocados entre eles.

Rafa.Meyer 06/09/2023

Um conto rápido para passar o tempo, criei certas expectativas porque já tinha visto muitas pessoas dizerem coisas positivas sobre ele, mas não achei nada demais

zab 17/12/2021

AS REFERÊNCIAS A AMOR DE JANELA
as cenas indo p mercado foram tudo p mim, pq fiz o mesmo trabalho p meus avós, me senti representada KAJDKAKFj
fofinho demais
o avô super gente fina

recomendo

Isa 16/01/2021

Quero a história do vô na minha mesa agora
Eu já estou bem cansada de histórias sobre a quarentena. Porque já não basta eu estar de quarentena, tenho que ler também. Mas gostei muito desse conto, da representatividade, do avô fofinho e seus bilhetes.
Só sugiro um cuidado quando for escrever que a respiração foi ?comprometida? pela máscara. Porque apesar de termos a impressão de falta de ar. a máscara não diminui a quantidade de ar que respiramos, ela muda a temperatura dele. A quantidade de oxigênio no sangue não diminui com o uso de máscara. Talvez gere um ?incômodo? mas não ?compromete?. No Brasil de 2020/21 é sempre bom tomar muito cuidado...