Matota e Marata: Os cavaleiros da fé

Matota e Marata: Os cavaleiros da fé Wladmir Pinheiro

Resenhas - Matota e Marata: Os cavaleiros da fé

Tainateixeira92 05/05/2023

Os absurdos do fanatismo religioso
Através do canal do Beto Ribeiro, conheci essa história e decidi ler o livro para compreender melhor os absurdos que envolveram essa seita. A obra não tem a intenção de explorar as motivações por trás da criação da seita, mas sim narrar os fatos de forma jornalística e analisar a religiosidade e a fé daquele período. O texto também destaca como o Nordeste brasileiro, em decorrência das condições de pobreza, tornou-se um terreno propício para o surgimento de movimentos religiosos baseados em figuras místicas e carismáticas. O julgamento do casal nunca ocorreu, pois ambos foram considerados portadores de doenças mentais e receberam medidas de segurança em vez de punição.

Além disso, o escritor presenta elementos que se assemelham a casos de fanatismo religioso em todo o mundo. A raiz desses conflitos parece ser a defesa da verdade como único verificável, independentemente das consequências, devido à suposta origem divina de suas certezas. Esse livro destaca a relevância de se compreender as raízes do fanatismo religioso.
Rennata Everton 06/05/2023minha estante
Que resenha mais perfeita, despertou minha curiosidade real pelo assunto. Obrigado ?

Tainateixeira92 06/05/2023minha estante
Espero que goste, depois me fala o que achou. Mas veja o vídeo do Beto Ribeiro, está muito bom!

Sávio 21/05/2023minha estante
Já irei colocar o livro na minha lista de desejos...O tema me despertou muita curiosidade! Valeu!

Tainateixeira92 22/05/2023minha estante
Boa leitura Sávio!