Fables: Animal Farm

Fables: Animal Farm Bill Willingham

Resenhas - Fables #02 : Animal Farm

Mateus 03/02/2023

Juro que não esperava, a história tomou um rumo muito divertido, apesar de vacilar no tom mais pesado, deixando apenas sangrento em alguns momentos.

paam 03/07/2021

Dando continuidade, esse volume me lembrou muito de A Revolução dos Bichos, acredito que deve ter sido inspirado no clássico.

Uma sequência mais pesada que o primeiro volume, mas ainda sim muito bom.

Carolina 16/10/2019

Maravilhoso, como sempre
Essa é uma HQ pela qual tenho muito carinho. Há muitos anos, li vários volumes, mas nunca cheguei no final. Esse é o segundo volume, mas como não fiz resenha do primeiro, vou falar do que se trata, no geral, sem spoilers.

Um ser conhecido apenas como O Adversário (só descobrimos a real identidade dele muito depois) conquistou as terras onde as fábulas vivem e os seres de contos de fadas se viram obrigados a fugir e se refugiar no mundo real.

As fábulas que possuem aparência humana moram em um condomínio de apartamentos em Nova Iorque, enquanto as fábulas mais fantásticas, com aparência animal ou muito estranhas, moram em uma fazenda afastada. A pessoa responsável por administrar tudo isso é ninguém menos que Branca de Neve, e a "pessoa" responsável por manter a ordem é ninguém menos que o Lobo Mau, Bigby Wolf (em forma humana).

No primeiro volume acompanhamos uma investigação policial conduzida por Bigby, pois a irmã de Branca de Neve, Rose Red, está desaparecida e possivelmente foi assassinada. Já no segundo volume, vamos até a Fazenda, onde uma rebelião parece estar acontecendo, bem ao estilo de "A Revolução dos Bichos", de George Orwell.

Fábulas, para mim, é um dos melhores HQs já feitos. Sou completamente apaixonada! Sei que a série Once upon a Time se inspirou nessa premissa, mas não chega nem perto. Fábulas é sombrio e irônico, e possui personagens cativantes e maravilhosos.

Recomendo para todos que gostam de um bom conto de fadas com uma pitada de algo a mais.

Ualana Diniz 14/12/2017

A revolução dos bichos
Uma sacada inteligentíssima, parecia uma ótima referencia ao livro clássico de George Orwell, onde os animais da fazenda revoltados, tentam por meio de uma revolução, tomar o poder por ser algo mais justo.
Talvez uma forma histórica e muito expressiva de representar o capitalismo e o comunismo, pois até a palavra proletariado foi usada para se referir dentro da história, inteligentemente e de uma sensibilidade incrível.
Usar as fábulas para mostrar o outro lado, o mais realista dentro de todas as histórias e como isso vai estar representado em todo lugar é uma sacada de outro mundo. É o tipo de história que te faz consumir muito rapidamente o livro.
Eu me apaixonei muito pela forma com que foi representado e como as soluções são bem pensadas e tudo funciona de maneira sútil, sem forçar nenhuma explicação mirabolante para solucionar os problemas criados dentro da trama, que mesmo que fechada e bem independente, te faz importar-se com todos os personagens da história.
São apenas dois encadernados, mas já tenho apego a vários dos grandes personagens dessa HQ incrivelmente criativa. Vale a pena ler, com toda a certeza.

Geli 26/02/2015

Não tem muito Bigby... :( Mas o resto é fantástico o suficiente para eu não ficar muito chateada com a ausência dele. Revolução dos bichos encontram as fábulas!!

Tiago sem H - @brigadaparalela 05/08/2014

Depois que foram expulsas de suas Terras Natais, as fábulas que possuíam aparência não-humana foram viver na Fazenda, no interior de Nova York, longe dos olhares dos humanos. Após centenas de anos vivendo escondidos, os Três Porquinhos aliados a Cachinhos Dourados começam a instigar os outros animais e seres fantásticos a promoverem uma revolução para que eles possam ir para a cidade, porém, Branca de Neve aparece para a inspeção anual da Fazenda e leva sua irmã Rosa Vermelha junto, como forma de punição das armações da caçula. Agora, os revolucionários precisam agilizar seus planos e se possível eliminar ambas para conquistar seus objetivos.

Vale a pena ou a galinha inteira? Esse segundo arco de Fábulas manteve a beleza e a excelente narrativa que conquistou os leitores no primeiro volume. Se no primeiro fomos apresentados a uma cidade das fábulas ainda tímida, nesse novo volume, somos apresentados à Fazenda (não, não é aquela daquela certa emissora de televisão). Além disso, somos inseridos ainda mais no relacionamento de Branca de Neve e Rosa Vermelha. Ficamos sabendo as razões do por que Rosa Vermelha ser tão rebelde e ter tanto ressentimento da irmã.

Como dito anteriormente, todo esse arco é uma homenagem ao livro A Revolução dos Bichos de George Orwell, lançado em 1945. Essa homenagem é percebida por constantes easter eggs (fatos ocultos que fazem referência a alguma mídia) ao longo da história: Em Fábulas, os animais e seres fantásticos que vivem na Fazenda sofrem opressão das fábulas humanas que vivem na cidade, os responsáveis pela revolução no livro de George Orwell são os porcos e aqui são os Três Porquinhos.

O enredo chega a ser sombrio em certos momentos e podemos ver a conspiração dos animais crescendo já na primeira história do arco, que contém em seu final a cena mais triste de Fábulas até então. Após esse acontecimento a tensão aumenta a cada página e o leitor se vê preso a um enredo muito angustiante.

Cachidos Dourados é a grande vilã do arco (nada mais justo), afinal, uma garota que sai invadido casas e comendo sopas alheias quando criança, já nos demonstra um sinal propenso à criminalidade não é mesmo? Aos poucos, auxiliada pelos Porquinhos, ela organiza um verdadeiro exército de fábulas para sua revolução. Um dos pontos mais bizarros na história em que podemos ter um parâmetro da mente louca da garota, é a alusão ao caso de zoofilia que ela desenvolve com o Bebê Urso.

Em favor de Branca de Neve, temos Reynard o simpático raposo que percebendo que a prefeita e sua irmã correm perigo, faz de tudo para ajudá-las. Ele consegue roubar as cenas em que aparece de deixar o leitor apreensivo por sua vida.

O que não me agradou muito foi ao desfecho rápido da história. Acredito que se os eventos acontecem de forma gradativa, como ocorreu em 90% do enredo, o leitor iria poder usufruir mais do clímax elaborado. Ponto também, foi para a explicação da imortalidade das fábulas. GENIAL!!

Enfim, Fábulas continua sendo uma obra muito boa, tanto em arte, quanto em enredo e quem não conhece faz favor minha gente!! Recomendação Máxima!!!

site: http://brigadaparalela.blogspot.com.br/2014/08/hqpost-03-fabulas-vol-02-revolucao-dos.html

JuRodrigues 05/07/2014

Conhecendo a Fazenda
A história em Fables: Animal Farm gira em torno de mudanças, ou em tentativas de promover mudanças. E, para quem já leu Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, a associação com a trama é fácil e direta.
A comunidade de Fables, denominada simplesmente como Farm (fazenda), é integrada por todos os personagens que não possuem aparência humana. Como eles não podem se integrar facilmente a sociedade nova-iorquina eles são mantidos numa região distante e isolada, protegida por feitiços e encantos que os mantêm ignorados por todos os humanos.
O problema é que esses personagens estão cansados de serem excluídos da excitante vida da cidade grande e de serem proibidos de saírem de Farm, pois o risco de todos os contos de fadas serem descobertos é grande. Uma revolução está a caminho!

Vindo de Fabletown para uma visita inesperada, Snow White traz consigo Rose Red, uma tentativa de melhorar sua relação com a irmã. Essa chegada acaba por antecipar os acontecimentos da revolução e a trama esquenta.

Gostei de como a idéia da história de Animal Farm foi integrada a Fables, ela no princípio até aparenta mas não é a parte principal dessa revista, se prestarmos atenção o foco aqui é realmente a interação entre Snow e Rose Red. Podemos descobrir um pouco mais sobre como era o relacionamento delas antes da traição de Rose, e também o que motivou a irmã mais nova a se rebelar contra Snow. Sobre esse motivo só vou comentar que só solidificou mais a minha impressão de que Rose Red não é uma pessoa legal.

Os traços da HQ são lindos, gosto da escolha de cores e de como eles criam cenas visualmente impactantes. Alguns outros personagens além de Snow e Rose são desenvolvidos um pouco mais, novos aparecem e o fim tem sua dose de emoção.

Mesmo com a demonstração um tanto quanto inadequada, na minha opinião, de uma fraqueza de Snow, ela ganhou ainda mais o meu respeito e admiração quando eu concluí essa leitura.

Avaliação: 4,5 estrelas

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/2014/06/li-hq-fables-animal-farm.html