A Queda de Atlântida: A Teia de Luz

A Queda de Atlântida: A Teia de Luz Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Teia de Luz

Ramon Alexandre 03/05/2020

O primeiro de uma saga fantástica. Aqui nasce a história das Brumas de Avalon.

Fabby 23/03/2023

Surpreendente
Fico me perguntando pq nunca fui atrás de me aprofundar mais na história de Avalon mas com toda certeza entendo que o Universo conspirou para que chegasse às minhas mãos no momento certo, quando tenho maturidade feminina para compreender o que me é apresentado separando a obra do autor (visto as polêmicas que envolvem Marion).
Desconhecia a ligação entre Avalon e Atlântida e as duas civilizações sempre me encantaram e intrigaram. Conhecer as histórias que entrelaçam os dois povos desde a origem tem sigo uma leitura imersivo (e por vezes bem conflitante com meus princípios morais, por isso a importância da maturidade nessa leitura) a ponto de me ver quieta, refletindo sobre aquilo que presenciei e sentindo como se essas mulheres fossem minha ancestralidade (quem sabe, não é mesmo?)
Domaris e Deoris representam, a meu ver, nosso mais íntimo conflito entre ações benéficas e outras questionáveis e como todas nós temos dentro do coração emoções de amor, raiva, desprezo, cuidados e a forma como esses sentimentos duelam para aflorar, como lutamos diariamente com essas emoções.

Demorei um pouco para escrever essa resenha justamente por estar tão envolvida na história delas que me sentia invadindo uma privacidade quase divina na exposição do que tenho sentido.

Recomendo a leitura para todas as mulheres, de preferência acima de 18 anos por conter alguns gatilhos como depressão pós parto, incesto, rituais com sacrificio.

Ana Nery 13/10/2020

Perfeito
Há alguns (muitos kkk) anos assisti o Filme as Brumas de Avalon, fiquei literalmente encantada pela história, mais tarde, uma amiga me presenteou com a coleção dos livros, que li igualmente encantada. Agora anos depois, descobri os livros de Marion escritos anteriormente às Brumas. O primeiro está sendo A Queda de Atlantida, A narrativa de Marion é daquelas que nos envolvem e quando nos damos conta estamos quase que literalmente "vendo" as imagens. O primeiro volume de dois, "A Teia de luz, é carregado de dor, sofrimento e lealdade, mas faz com que entendamos que tudo isso terá um propósito adiante! Para os amantes de Literatura Celta e de livros que mostram o poder feminino, está autora precisa estar no topo da lista!

Karen Muguet 25/08/2020

Eu amo esse livro! Ele conta a história do início de uma profecia.
Conta como será Avalon. é o início da trajetória do divino e dos ancestrais da linhagem de avalon. Se você amou As brumas de Avalon, vc precisa realmente conhecer a história do mistério e iniciar nesse livro e os demais da série da Marion e Diana! Um dos meus favoritos

Satanás 08/06/2020

Leitura Intrigante
A história de Domaris e Deoris num desenrolar de infância, maturidade e maternidade. Faz-nos pensar em como paramos de adorar a Mãe Nateza e todos os presentes que dela recebemos. Ao término do livro, é quase impossível não ficar ansioso para o que A Teia de Trevas tem a descrever...

Nalí 12/12/2012

A Queda de Atlântida (1)

Este primeiro volume é mais interessante do que o segundo (e último), que termina de um jeito muito novela das nove. Quando reli, já adulta, não curti tanto quanto gostei aos dezesseis... Percebi que é mal escrito. Ainda assim, a cena de terror com Deoris se transportando mentalmente (ou coisa que o valha) à Aldeia dos Idiotas continua a me deixar de cabelo em pé! Começa assim:

Nem naquele momento nem depois Deoris soube se o Homem com as Mãos Cruzadas era ídolo, cadáver ou um ser vivo, demônio, deus ou imagem. Também não foi capaz - naquele momento ou mais tarde - de determinar quanto do que via era ilusão...

Os olhos do Homem eram cinzentos. Cinzentos como o mar; cinzentos como a luz da geada. Ela se deixou absorver no olhar irresistível e compadecido, foi tragada e ali se afogou.

E assim se segue, com ela sendo atacada e Marion Zimmer Bradley me tirando o sono à noite!

(Novembro de 2011)
Victoria Addams 20/02/2013minha estante
Uma das poucas partes boas desse livro. Nesse comecinho aí (e até o de segundo livro praticamente todo) a Deoris é a minha irmã favorita.

Lidia 11/04/2021

Definitivamente não é uma leitura fluida. É arrastada, devido ao estilo da autora, que até que gosto das histórias dela. É também intrigante. Vou ler o volume dois sim.

lariza 19/12/2021

Saindo da ressaca literária
Eu amo o estilo da autora, independente de todos os problemas graves que ela foi acusada inclusive crimes.Mas antes de saber de tudo já amava "As Brumas de Avalon" resisti muito tempo,mas me rendi e estou apaixona pela vida de Domaris, Deoris e Mikon.Leiam!!!!!! Livro delicioso
Kellen.Mauri 13/02/2024minha estante
Oie!! Onde eu encontro o livro pra ler? Não encontrei a versão para ler no Kindle, na internet.

lariza 23/02/2024minha estante
Manda teu email que te mando.Eu converti pdf para Kindle

Kellen.Mauri 10/03/2024minha estante
Oie! Obrigada. É kellenmauri@hotmail.com

lariza 10/03/2024minha estante
Enviado, avisa se deu certo ??

lariza 10/03/2024minha estante
Vou logo avisando, nem se compara as Brumas de Avalon

Kellen.Mauri 15/03/2024minha estante
Oie! Deu certo sim, recebi. Muito obrigada! Sério? É fraquinho?! Menos mal que é bem curto então hahaha

Lythande 16/09/2021

Avalon, o início de tudo
Para quem me conhece sabe que As Brumas de Avalon é o meu livro favorito de todos entre todos até então. Porém a história possui diversos livros a parte que complementam o enredo, contando histórias dos seus antepassados e de tudo que ocorreu antes a história principal.
Esses livros porém, em sua maioria até então, me agradaram. Tive um desgosto pela "sacerdotisa de Avalon", mas meu amor pela série em si me fez continuar, até chegar nos primórdios dos fatos.
A Queda de Atlântida é um livro "curto" porém "longo". Demorei um pouco de ler porque os acontecimentos aqui não são grandioso, mas possuem personagens muito legais e uma cultura muito rica, e na minha opinião, pouco explicada, o que de fato é intrigante, porém fácil de se confundir.
Os personagens são fáceis de se apegar, o que me dá vontade de completar a leitura do segundo volume. Acredito que os atos a seguir serão muito mais marcantes.
É um livro barato. Fácil de se achar em sebo. Recomendo bastante para quem é fã de Avalon.

Janaina Vieira - Escritora 13/08/2020

Muitos mistérios
Criar esse universo ficcional que envolve Atlântida, o lendário continente perdido, é uma aventura que caracteriza a autora, que, anos depois, escreveria As Brumas de Avalon. Aqui, porém, os segredos místicos são ainda mais complexos, fazendo parte do cotidiano das pessoas e definindo praticamente suas vidas inteiras, uma vez que a religião molda a vida de todos, sem exceção.

Assim, as irmãs Domaris e Deoris representam aspectos diferentes das escolhas religiosas, pois enquanto a doce e correta Domaris estuda no Templo da Luz, Deoris, rebelde e impulsiva, escolhe outro caminho. Tais escolhas, portanto, definem o caminho de cada uma, dando ensejo a diversos conflitos.

Por outro lado, a história de amor de Domaris e Micon, além de marcante, traz à luz verdades incômodas, mas muito necessárias ao desenvolvimento da trama e mais uma vez as irmãs seguem caminhos diferentes. Suas motivações pessoais revelam muito sobre suas intenções e ações, que geram consequências para todos e que serão desenvolvidas no livro 2.

Uma ótima história de fantasia, sem dúvida, principalmente para quem gosta da autora e também de narrativas do gênero.

Pandinha 20/11/2021

"Nossos destinos tecem as suas teias..."
Começo do ciclo de avalon, gostei bastante mesmo a história não tendo fatos tão grandes. Dá para perceber a reencarnação de alguns personagens, pelo menos eu achei haha. A deoris por exemplo, morgana. Enfim, muito bom. Brumas de Avalon segue dominando meu coração!

Vic 08/05/2021

Início enigmático e fascinante de uma saga!
Quando iniciei a leitura, me senti completamente perdida. Nunca tinha lido uma obra de Marion Zimmer Bradley, mas sempre fiquei muito sedenta pelo universo de "As Brumas de Avalon", tanto é que comprei os dois primeiros volumes que relatam os primórdios desse universo.
Com o decorrer da leitura, me permiti ser fascinada pela escrita e pelo universo de Bradley. Algumas coisas a princípio não entendi, já que eram inerentes aos costumes desse contexto, mas pude ter uma breve noção a respeito com o desenrolar da trama.
Muitos leitores relataram que era uma leitura difícil e arrastada, mas discordo totalmente, pois quando consegui me envolver com a leitura, o que ocorreu nos primeiros capítulos, não consegui desgrudar da história! Amei muitos os personagens, principalmente Micon e Deoris, assim como o universo, suas leis, costumes, rituais e seus cenários belíssimos, tudo muito conciso e fascinante!
A trama é enigmática, rondada por uma atmosfera mística e misteriosa imensamente agradável de se devorar.
Recomendo de olhos fechados!

Bruna 24/08/2011

A Queda de Atlântida não é um dos melhores livros de Marion Bradley, mais nem por isso deixa de ser envolvente. Mais quem espera que o livro fale da Atlântida esta muito enganado. O Enredo descore em torno do fraco e debilitado Micon de Atlântida e nos revela sua cina e sua vida nesse mundo.

Aponia 07/06/2016

Não me prendeu
A história não me prendeu. Esperava mais deste livro.

Lua 01/09/2021

A luz sobrepõem as Trevas
Primeiro capítulo do ciclo de avalon, aqui vemos o princípio da queda de Atlântida as teias do destino começam a se entrelaçar de formas irreversíveis.