Mogli

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiz Rodrigo de 17/09/2023

Somente o necessário
"O livro da Selva" Rudyard Kipling.
Resenha 12/08/2018.
Ao começar a leitura , assim como ao escrever o título da resenha, cometi um erro de iniciante, apesar de saber que se trata de um livro de contos, eu achei que seriam contos sobre o Mowgli. Mas não é, não todos pelo menos. A primeira história sem ele eu fiquei muito confuso.
A história do Mowgli é maravilhosa. Rudyard Kipling pega o imaginário das crianças criadas por animais (normalmente lobos) e torna uma história fantástica de muito amor e compreensão entre os animais.
A minha história predileta com o Mowgli é a "Caçada de Kaa", quando apresentado ao tesouro o menino lobo não entendeu o valor do tesouro que a naja branca apresentou para atrai-lo suma armadilha.
Dos contos sem o Mowgli eu gostei "Servos da Rainha" pois mostra a visão dos animais de uma guerra, que eles temem e não entendem.
O outro conto é "O milagre de Purun Bhagat" , conta a história de um homem chamado Purun Dass pelo que me lembrou a história do príncipe Siderta o Buda, a história é linda, . O que me encontrou foi o crescimento do personagem e quando ele se torna santo, ele realmente faz uma coisa para salvar uma vila e os animais da região, mas acho que demorou muito para chegar os animais neste conto.
Outro grande destaque em toda a obra é que por mais que eles sejam animais selvagens, a selva tem a sua lei. Isto fez um link com a adaptação feita pela Disney, no livro existe uma lei que diz se você tem que matar que seja para se alimentar e não como uma forma de recreação e isto me lembrou da canção do Baloo que dizia 🎶 "somente o necessário."🎶 Este é meu vigésimo sexto livro do ano em 8177 páginas, e o "L" do segundo anagrama literário. Amei os contos. #mowgli

Gabriela 28/07/2023

Demorou mas veio aí
O livro é uma coletânea de contos, uns me agradou bastante outros tive que pular porque não me prendeu o suficiente. Mas é um livro bom. Gostei.

LenSa 04/07/2023

Fiquei muito envolvida com esse livro. Conectei-me a Mowgli e desenvolvi um sentimento de afeto por esse menino. Poder ver suas aventuras e desenvolvimento em meio a tantos perigos me fez devorar essa história em um dia. Isso também me trouxe boas lembranças, pois me fez lembrar da minha infância quando eu assistia essa história adaptada no filme da Disney.

Bella 20/06/2023

Um livro leve e divertido. Perfeito para ler quando você estiver passando tempo. Foi bom conhecer a história do Mogli além dos filmes.

Lah 12/06/2023

O menino lobo
Conheci o Mowgli quando vi o filme animado da Disney. Nem imaginava que era baseado em um livro. Só depois de adulta eu encontrei Os Livros da Selva e pude conhecer todas as histórias do Mowgli, da família dele e de seus amigos. E são histórias muito boas! Gostei muito da escrita do Rudyard Kipling. Eu já tinha uma outra edição, mas veio com páginas faltando e eu não consegui ler todas as histórias. Essa edição da Zahar é linda e tem notas de rodapé (às vezes) explicando algumas coisas e eu gostei muito de, finalmente, ler todas as histórias.
No final tem mais um conto, chamado Dentro da rukh, que foi a primeira história do Mowgli que o Rudyard Kipling escreveu, mas não faz parte dos Livros da Selva. Foi bem legal também. Recomendo muito que leiam o livro.

Ericles Santos 18/05/2023

Nostálgico
Trata-s e dos escritos originais das histórias da selva, cujo personagem principal é Mowgli.

O autor consegue fazer o leitor imergir na ambientação da história e dos personagens.

Os olhares principais estão para o menino lobo -, Mowgli, cujos contos mostram sua entrada e saída da Selva.

Além disso, havendo vida na Selva, essa não pode ser desprezada, e é isso que o autor faz, tornado partícular, rico e vivo cada personagem.

A leitura é nostálgica para aqueles que já conheciam o menino lobo dos filmes da Disney.

Dalvanir1 04/05/2023

"Deixam que elas caiam Mowgli. São apenas lágrimas."
Que livro maravilhoso! Um dos mais lindos que já li! Tão emocionante ver a história do menino-lobo mais amplamente e de perto. Me apaixonei pela selva e suas histórias, por todos os amigos de Mogli, Baloo e Bagheera, Kaa... A evolução de uma criança corajosa e cheia de vida, as conquistas e perdas. Queria só continuar lendo e lendo sem parar. Perfeito! E que final emocionante. Pra sempre no meu coração, Mogli e a selva.

Chris108 10/01/2023

Adorável
Amei as histórias, são recortes de diferentes épocas da vida do Mowgli. O mundo dos animais é bem estruturado, com leis e modos de vida diferentes, que temos tempo de conhecer bem muitos deles. E todos se respeitam, apesar de serem antagonistas nas caçadas entendo que é a vida na natureza (não de um jeito tóxico como em O Rei Leão). A história que mais gostei foi "O nascimento do medo". Interessante ver a crença e misticismo dos animais, além da visão das espécies sobre os humanos, que são diferentes.

Carinho especial pelo relacionamento do Mowgli com suas famílias Bagueera, Meshua, Mãe Loba, Lobo Cinzento e Ballo.

@funwithpam 29/12/2022

Muito mais que Mogli
Eu achei que o livro da selva era a história do Mogli, e não deixa de ser, aliás pelo que eu me lembro o filme é bem fiel ao livro. Porém, há muitas outras histórias da selva que eu amei. Super indico a leitura desse clássico infanto-juvenil!

Debyh 23/12/2022

O livro é em formato de contos, porém acho que a ordem que está no livro é importante, alguns livros de contos você consegue ler em qualquer ordem, mas aqui acho que faz diferença então recomendo a ler na ordem do livro mesmo. Além das histórias de Mowgli na selva, o livro também contém letras de canções sobre o tema (em cada início de capítulo) o que achei bem diferente e ficou num formato muito legal, uma apresentação sobre o autor (muito importante para situar o contexto do livro), algumas ilustrações no meio das páginas e apêndice com mais canções.
resenha completa: https://euinsisto.com.br/mowgli-os-livros-da-selva-rudyard-kipling/

site: https://euinsisto.com.br/mowgli-os-livros-da-selva-rudyard-kipling/

Anna 26/11/2022

menino lobo
Por mais que a história tenha me prendido, eu não sentia vontade de pegar o livro para ler, tinha que reunir muita força de vontade para ir, mas é uma história muito boa! (por mais que eu prefira o filme)

Dudatc 23/11/2022

A vida de Mowgli
Achei uma história bem interessante e divertida, relatando exatamente como o nosso conhecido Mowgli cresceu e que aventuras ele enfrentou, demorou bastante para a leitura prender minha atenção e quando começou a ficar interessante ainda assim não me prendeu tanto a ponto de ter uma leitura fluída, achei o livro bem extenso, com uma leitura um pouco pesada, mas o contexto e a história são bem divertidas, porém não é o estilo de leitura de que mais gosto.

Nina Souza 29/10/2022

Um livro que fornece experiências inesperadas.
Um livro muito interessante para se observar o quanto da essência de um autor está presente em suas obras e seus pensamentos. Em seus contos, o autor se inspira não só na ficção, como também em suas próprias memórias e em relatos de naturalistas e exploradores, além da tradição e cultura indiana – local em que nasceu.

Os contos apresentam uma antropomorfização dos animais que permitem que sintam, pensem e falem, dando não só camadas aos personagens, mas uma profundidade admirável que permitem ao leitor observar hierarquias, culturas distintas e moldes sociais.

Os contos vão narrar diferentes momentos da vida de Mowgli, fazendo com que o leitor precise prestar atenção nos saltos temporais apresentados e seus respectivos enfoques. Alguns são mais divertidos que outros, mas todos são igualmente importantes e se complementam.

É interessante a posição de Mowgli durante todo o livro: em nenhum momento pertencente à selva, e em nenhum momento pertencente à sociedade. Um eterno estrangeiro entre os dois mundos – ora se atraindo, ora se afastando de ambos.

A curiosidade e nostalgia me fizeram ler o livro, mas os ensinamentos e as reflexões durante a leitura do livro são os fatores que fazem com que seja uma leitura marcante e atemporal, já que os personagens cativam e, ao mesmo tempo, tornam possíveis discussões ambientais relevantes.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Carla 27/09/2022

Difícil escrever sobre o livro!
Nós temos, pelo menos eu, uma expectativa bem diferente da leitura desse livro devido ao filme do Mowgli da disney.

Certas editoras fazem a indicação desse livro para o 5o ano do ensino fundamental e resolvi ler juntamente com os meus alunos e achei que é demais da conta. Têm certos contos que são maçantes, os capítulos muito longos, mas também, têm contos que são muitos bons e a leitura é muito fluída.

Gostei bastante dos contos do Mowgli, a minha favorita foi o aguilhão do Rei, mas também gostei dos contos da foca branca, do mangusto (Rikki-tikki-tavi) e Quiquern.

O restante a leitura foi muito arrastada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5