Mogli

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Michelle Trevisani 27/10/2016

Que obra linda!
Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje a resenha que trago é deste clássico, relançado pela editora Martin Claret, em uma edição de tirar o fôlego de tão linda! Histórias de Mowgli, do livro do Jângal, escrito por Rudyard Kipling, vai te fisgar assim como me fisgou, de primeira. Além da resenha vou trazer algumas fotos do livro, um pedacinho do muito que ele contém e que vai te impressionar, tenho certeza. Eu ficava pra cima e pra baixo com esse livro em casa, cada hora estava em um cômodo com ele... hahah... não me cansava de folhear, de olhar o trabalho maravilhoso que foi feito, das gravuras, da cor das páginas que imita uma floresta... nossa, tá linda demais essa edição, o tipo de livro que você precisa ter na estante, para admirar. Eu li com calma, apreciando mesmo, curtindo cada página, porque esse livro precisa ser admirado, lido com muito zelo e carinho.

Bom, a história de Mowgli, o menino lobo, é muito conhecida por todos. Foi uma comoção quando lançado pela Disney e eu adorava assistir ao desenho quando era pequena. Recentemente fizeram uma releitura em forma de filme que ficou um espetáculo também. Mas falando deste livro, eu ainda não o tinha lido, e ele foi o responsável pelo que conhecemos da história de Mowgli nos dias atuais. Apesar de o mesmo ter sido lançado pela primeira vez por meados de 1890, de forma alguma a leitura foi rebuscada, como se espera de livros clássicos. A leitura corre de forma muito fluída, muito própria. É separado por contos, onde cada conto conhecemos um pouco mais de Mowgli, o nosso personagem principal, conhecemos mais sobre as leis do Jângal, como é chamada a selva da qual pertencem e de seus amigos.

Mowgli, um menino perdido, é encontrado por uma alcateia de lobos, que logo se sente responsável por proteger o pequeno menino nu, ao qual chamam de pequena rã. Shere Khan, o tigre traiçoeiro acredita que ele deve é servir de alimento. Mas como um ser tão pequeno e desprotegido pode ter outra utilidade a não ser a de ser cuidado? E as "Leis do Jângal" proíbem que filhotes sirvam de alimento. Mowgli assim, permanece na alcateia, contrariando alguns, mas sendo amado pela grande maioria. Mowgli é esperto e logo já sabe sobre como tudo funciona no Jângal. Sabe das leis e das línguas, e das regras a serem seguidas. Encontra em Bagheera, a poderosa pantera-negra, uma amiga, bem como Baloo, o urso que lhe ensina incansavelmente sobre as leis da selva. Kaa, o sábio píton, também tem papel fundamental na trama, bem como Akela, o lobo solitário e líder da alcateia; também acompanhamos a difícil tarefa de Mowgli de se adaptar - tentou voltar a conviver com seres humanos e não foi feliz em sua tarefa, mas também não se sentia totalmente lobo, por saber-se humano.

Leia o restante da resenha no meu blog>> Livro Doce Livro.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

Camila Faria 21/10/2016

O livro é um clássico, cuja história central a maioria de nós está mais ou menos familiarizada (graças ao filme da Disney de 1967): Mowgli é um menino achado na selva e criado por lobos, que vive uma infância cheia de aventuras, perigos e descobertas. Eu diria que o tema central do livro é a busca de Mowgli pela sua verdadeira identidade e pelo seu lugar no mundo ~ que é a busca de todo adolescente no final das contas. Essa edição conta com uma introdução incrível da Kaori Nagai, autora e professora, especialista no trabalho do Kipling, que nos ajuda a entender as histórias também como um reflexo das ideologias imperialistas do autor. De maneira bem resumida, a selva seria um espaço de amizade e hospitalidade na qual diferentes nações e raças convivem em harmonia (os súditos leais da colônia), sob a autoridade maior do homem branco, Mowgli (o governante imperial). Essa fantasia colonial acabou me tirando um tiquinho do prazer na leitura e me fez pensar que eu teria curtido mais as histórias se eu tivesse lido ainda criança, quando eu ainda tinha um restinho de inocência e fé na humanidade.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-12/

Tony 04/06/2016

Um dos primeiros livros que tive contato na minha infância, onde meus irmãos contava-me as aventuras do menino lobo com seus amigos Baloo (o urso) Baghera (a pantera negra) e Kaá (a cobra); engraçado que hoje após quase trinta anos que resolvo ler completamente o livro e me deparo com as lembrança da infância juntamente com a mensagem filosófica que é nos passado no livro, e essa mensagem filosófica hoje entendo não por ser adulto e sim por ter voltado a ser criança e deixado ser levado pelos lindo contos de Rudyard Kipling.

ana 11/06/2013

os irmãos de mowgli
Entardecia após um dia de extremo calor na índia.Numa caverna das montanhas Seeoneeo LOBO pai abria os olhos após uma tarde de sono com vários estranhos.
Olhou para sua conpanheira,a loba mãe.Ela estava ACONCHEGADA num canto da caverna.Os quatro filhote dormiam em volta dela.
_ bem,éhora de ir trabalhar.Vou descer a montanha

Fimbrethil Call 01/10/2009

Muito bom!
Ese livro é realmente muito bom, na verdade um livro de contos, a maior parte deles sobre o Mowgli, com a Bagheera, o Baloo, o Hathi, o Kaa ... todos aqueles personagens que a gente conhece, eñtão eu adorei essa parte: as conversas dos animais, os segredos da floresta, a "trégua das águas", realmente genial.
E depois têm mais contos sem ser sobre o Mowgli: tem um que realmente me emocionou e me deu até calafrio, um que ele descreve a dança dos elefantes.
Quem ainda não leu, acredite em mim, é genial, um livro pra se ler e reler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5