Mowgli

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana 01/07/2022

Texto original
Adorei conhecer os textos originais, as outras histórias do mowgli. Muito mais complexo do que as histórias da Disney.
E a melhor parte foi o último ?capítulo? que mostra ele já adulto. Achei muito legal ver o que aconteceu com ele após tantas aventuras na salva.
Os personagens clássicos presente na história dão ar nostálgico

Marli 06/06/2022

Gostei bastante do livro!!!
As histórias são bem interessantes e bem escritas! Chamam bem a atenção! Vale a leitura!!!

Patcha 04/05/2022

Uma boa história, seguida de uma barriga
O Livro da Selva traz várias histórias curtas no formato de fábulas, acompanhando grupos de animais. Provavelmente a história mais famosa do livro seja a de Mogli, que deu origem aos filmes da Disney. O que não me surpreende, por ser a única história boa no livro.
Devemos considerar que é um fruto do seu tempo. Por mais que a metáfora racial seja clara, é fácil tirar outras mensagens e aproveitar o lado positivo da história. A jornada de Mogli e sua relação com os animais se mostra muito divertida. Pena que o resto do conteúdo seja, por comparação, tão raso e desinteressante. Não consegui criar empatia por nenhum dos personagens das histórias subsequentes.
No fim das contas, vale a leitura... desde que você pare quando o Mogli sumir.

Porsani 26/04/2022

Diferente do que eu imaginava
O conto do mogli até q n é ruim. Já esperava ser diferente e mais violento. Mas os dois contos que se seguiram quebram com o ritmo de leitura, ambientação e imersão.

rafa_._cardoso 24/03/2022

Ignorância as vezes traz surpresas
Ignorância as vezes traz surpresas. Comecei ler a obra achando que era a história do Mowgli (não vi a animação, apenas live action).

Estranhei pela história estar indo bem rápida e pensei: Será que depois dessa parte começará alguma enrolação ou algo assim? Mas, qual não foi a "novidade" (para a toupeira aqui claro) ao saber que o livro tem mais de uma história!

Até me empolguei mais com a leitura, já que estava bem morna. Gostei muito de dois dos contos do livro. No geral é um bom livro.

Min 01/03/2022

Que pequenino e que ousado!
Faz uns dias já que li esse livro (mais um que peguei emprestado na biblioteca da escola) e lembro que gostei bastante. É genial a forma como o autor traz lições tão atuais nas entrelinhas, fora os cenários da selva que te envolvem e o uso de animais como alegoria da sociedade humana é perspicaz.

B1@ 23/12/2021

Queria ter gostado mais, porém fiquei com preguiça do áudio do livro. Foi uma experiência boa, pois agora posso comparar com os filmes e ver se eu ainda gosto da história, mas esse livro não foi para mim.

caua 11/10/2021

Contos que mostra como foi a vida de mogli o menino lobo
Mostra como ele chegou na selva e também como ele foi embora, e também história animais.
Um livro um que demorou para ler, por causa de como o autor escreveu os animais, mas quando vai lendo vai entendendo o que estava acontecendo no começo do conto

Tori 16/09/2021

O livro trás vários contos bem escritos, com vários personagens interessantes e com suas próprias ideologias. Além disso, o enredo que se passa na selva é bem retratado e chamativo. Gostei bastante, principalmente porque trouxe uma visão diferente dos contos de fadas infantis.

nmstoppa 17/08/2021

Gostei muito das três histórias do Mowgli, e bastante da do mangusto, mas as demais não me agradaram tanto, mas gostei de ser um livro que fala sobre animais, o mundo deles, sua cultura e seu ponto de vista, acho que é o primeiro livro que leio nessa pegada, e achei bem interessante

DTK 29/07/2021

O livro mostra muito do preconceito repassado pelos ingleses em relação aos indianos e, nesse sentido, é aflitivo.
De resto, as histórias de Mogli são agradáveis, cheias de ensinamentos dados como que naturais em meio a floresta e a vida. A leitura é leve ainda que os capítulos as vezes sejam mais compridos que o ideal.

Elis.Sousa 23/07/2021

A Bíblia dos lobinhos
Essa versão de 1985 é lindíssima e passa longe de ser uma leitura infantil. Traz ensinamentos e tem um vocabulário rico. Vale a pena, para todas as idades.

C. Aguiar 09/06/2021

Originalmente as histórias de Mowgli foram lançadas em forma de pequenos contos que foram sendo publicados de forma espaçada, mas nessa edição da Editora Zahar iremos ler todos os oito contos em um único volume. Por se tratar de um livro de contos é possível que alguns contos sejam mais interessantes que outros, mas isso não tira o interesse do leitor pela leitura.

Mowgli foi adotado por uma matilha de lobos depois que um tigre os atacou, sua família fugiu, mas Mowgli acabou indo parar na selva. Depois de ser aceito entre os animais, Mowgli começa a trilhar sua jornada, ele é instruído por Baloo - o urso - nas leis da selva.

Os contos narram diferentes momentos da história de Mowgli, por isso não estranhe os saltos temporais e o foco de cada um. Como citei acima alguns contos são mais interessantes que outros, mas no geral cada um é importante para complementar a história do menino lobo, por isso foi muito importante que todos fossem publicados juntos.
Ler Mowgli não foi uma leitura surpreendente no quesito de novidades, pois algumas coisas o leitor adulto já tem noção devido a adaptação cinematográfica, mas ainda assim foi uma leitura interessante, pois com certeza a história do menino lobo foi eternizada e senti certa nostalgia ao acompanhar as aventuras.

Nessa história cheia de dramas políticos e morais, Mowgli não sabe seu lugar. Ele pertence a selva onde é respeitado e aceito? Ou ele precisa ir as aldeias dos homens e aprender a viver como um deles?
O autor tem uma forma interessante de abordar o ser humano, ele é visto como ganancioso, inferior aos animais, cruéis, fanáticos e traidores. Se comparado a Selva, o ser humano não é nada, na Selva há bondade e respeito, e por Mowgli ter sido criado na selva ele carrega tudo que há de virtuoso, mesmo quando comete erros.
Vale lembrar que o livro tem como alvo o público infantil, por isso utiliza a fábula para interagir.

Mowgli tornou-se um clássico e com ele vemos a dualidade das leis da selva, observamos uma análise interessante entre animais e humanos.
O livro possui capa dura, uma diagramação maravilhosa e algumas ilustrações. Também possui um apêndice escrito pelo autor com seu primeiro texto sobre Mowgli. Realmente uma edição magnifica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5