A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Daniela707 07/07/2023

Não tava com vontade de ler nada e nem conseguindo terminar nada então resolvi ler esse conto que tava no meu Kindle há algum tempo.

O conto é bom, eu gostei, vale a leitura, mas não é um dos melhores que já li.

E tô feliz de ter conseguido terminar algo, mesmo que um conto

Gabriela 03/07/2023

Uma reflexão bem bacana sobre os caminhos que tomamos na vida e nas consequências das nossas decisões. Onde cada porta que deixamos de abrir nos levaria?

TauLima 02/07/2023

É okay
Me interessei por ser do H.G Weels mas eu não curti tanto. De fato, a leitura prende e você quer saber como vai desenrolar. O final é bem impressionante, não esperava, confesso, mas esperava bem mais desse livro. Vou tentar ler em algum outro momento pra ver se eu absorvo melhor o que o autor quis passar.

Stéphanie 02/07/2023

A porta no muro ???
"[...] mas eu ja sabia que nâo deveria procurar depois o que nâo se encontra procurando".

Fiquei maravilhada com a enormidade de um livro de apenas 25 páginas. Totalmente digno de ser compartilhado e amado por outros.

Trata-se de um conto que abre margem para diversas interpretações. Pela minha perspectiva,  a porta nada mais é do que uma válvula de escape para o personagem. Em seu intimo, ele almejava uma libertação do mundo opressor e cheio de regras que era obrigado a vivenciar. Era um local de felicidade e paz. Um caminho diferente do que ele foi condicionado a trilhar. Uma passagem muito desejada e ao mesmo tempo tão temerosa. A porta é sobre as alternativas que sonhamos mas que nos arrependemos de não ter entrado.

Recomendo muito a leitura.

Clarinha 01/07/2023

Não é O LIVRO, mas é bom pra ressaca é é bem escrito, conto BEMMMMMM rapidinho mesmo, eu recomendo

Rosana.Montenegro 30/06/2023

A Porta no Muro
H. G. Wells é um pioneiro do gênero de ficção científica no início do século XX. Seus livros são interessantes, mas este conto especificamente não é de ficção, e sim de aventura.
Um menino, Lionel Wallace, encontra um muro branco e uma porta verde. Com a curiosidade das crianças, ele abre essa porta e se depara com um jardim encantado! Com direito a macacos-prego e onças-pintadas. Até que uma mulher o chama para mostrar um livro (da vida dele) e o menino se vê de novo na frente da casa do pai.
Só foi encontrar a porta de novo anos mais tarde. Várias vezes na verdade, mas cada vez que ele a via estava em uma fase diferente da vida, e sempre prometia a si mesmo "da próxima vez".
Aquele jardim encantado era um eco de sua infância, uma lembrança doce... Mas os estudos, sua carreira e mulheres ocupavam seus pensamentos agora.
Até que Lionel envelheceu. E jurou a si mesmo, enquanto contava essa história a um amigo, que da próxima vez que encontrasse a porta, iria abrí-la.

Rayfobic 29/06/2023

Ãn?
E se eu falar que não entendi nada... só achei que o amigo do protagonista estivesse ficando louco .

Aninha 29/06/2023

A porta no muro
Minha primeira leitura de H.G.Well.

Sobre um porta que leva a um lugar incrível onde um homem entrou uma vez quando criança e ela volta a aparecer em momento importantes de sua vida onde ele escolhe seguir para esses momentos.

A história tem um ponto de vista de narração diferente. Ela é contada por um amigo desse homem que lembra de ouvir essa história dele na última vez que eles se encontraram.

Um conto curto e interessante, que prende a atenção e faz você questionar o que é essa porta e o destino do homem que há vê.

_bbrcam 24/06/2023

Quem escreveu Mar sem Estrelas
Com certeza leu esse livro e se baseou MUITO nesse conto para fazer a base do mundo. Até mesmo a história da porta do muro na infância foi bem similar... Ela só expandiu o universo. Foi uma leitura divertida.

Ernan 23/06/2023

Era só atravessar a porta
E se existisse uma porta capaz de te levar para um mundo fantástico e que te traz apenas paz? Iria abri-la?? Mas e se essa porta só aparecesse quando você está com pressa fazendo coisas importantes? Esse livro aborda esse mistério tão interessante.

Thi 22/06/2023

Um conto para ler em diversos momentos, acredito que em cada um deles, teremos uma visão diferente do que é a porta do muro... para uns uma forma de escapar da realidade, para outros obstáculos que surgem para reforçar escolhas ou até mesmo uma provocação de como lidamos com elas. De repente, porque sofremos com o que poderia ter ocorrido e não conseguimos lidar com o que realmente acontece.. enfim... qual é o seu momento?

carol_lp 20/06/2023

A Porta no Muro
Muito reflexivo e te leva em busca do sentido da vida através da metáfora da curiosidade. Não me prendeu muito, mas depois me fez refletir e questionar muito. Tem diferentes formas de interpretação e gostei disso!

nessinhaxx 18/06/2023

Reflexivo
Um homem narra história contada de um amigo chamado Wallace

Wallace durante na infância, viu uma misteriosa porta em um muro. Essa porta prendia sua atenção e até começou a se tornar atrativa. Foi então que ele entrou.

Observou um jardim lindo e acolhedor, começou a sentir leveza, as cores eram limpas e perfeitas. Sentiu alegria e paz intensa, não sentia medo e brincava com todos, parecia de certo modo, conhecer as pessoas que ali estavam. Tudo era lindo, harmônico e perfeito. Preenchia todos os desejos do seu coração.

Mas depois dar seguir uma mulher misteriosa de ar sombrio, tudo acabou e ele começou a se vê em uma rodovia fria e escura.

Depois de falar com seus pais e amigos sobre o ocorrido, resolveu nunca mais contar essa história novamente pois todos alegavam ser fantasia da sua imaginação

Mas no seu coração ele ansiava encontrar a porta novamente. Essa porta representava seus desejos mais intensos e irrealistas.

Sempre que ele estava prestes a tomar uma decisão importante, que mudaria o rumo sua vida e até mesmo de outras pessoas, ele se deparava com a porta mas por causa das circunstâncias, não deixava se levar.

esse conto é sobre metáfora para os sonhos perdidos, para as projeções de vida abandonadas no meio do caminho, em detrimento das ocupações, dos compromissos, do dinheiro, dos cargos que perseguimos durante a vida e que não deixam tempo para os nossos projetos do coração.

Ele seguia a razão -Com exceção a última vez- não deixou que seu desejo profundo se realizasse.

E cabe a nós confiar no narrador enquanto ele nos guia através dessa jornada cheia de alegorias sobre o conflito da humanidade, entre atender ao chamado dos nossos sonhos ou a expectativa da sociedade.

Esse conto abre margem pra várias interpretações e eu o vejo mais puxado pra filosofia. Vejo a porta como uma valvula de escape. Wallace sempre foi cercado por compromisso e em todos os momentos em que tinha dúvidas, a porta aparecia.

É isso que a vida em sociedade trás Responsabilidade com a família, emprego e contas nos deixa sucinto e limitados. Quantas vezes deixamos de seguir o desejo do coração por ser algo que já definimos como fracassados?

Se a porta era ou não o fruto da imaginação do protagonista cabe a nós refletir. Mas sabemos que ele tinha vida tristonha porém bem sucedida.

Esse conto me faz querer conhecer mais as obras do tão aclamado "pai da ficção científica moderna"

Juliane.Teixeixa 18/06/2023

Legalzinho de ler! É curto e fluído. Me pareceu um pouco com a história da Alice, mas mais simples e curta.

lAvia 15/06/2023

A porta no muro
"Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"