O Voo De Icarus

O Voo De Icarus ESTEVAN LUTZ

Resenhas - O VOO DE ICARUS

Sumie 11/03/2011

Ótimo!!!
É um livro bem diferente,a história se passa no futuro,onde a tecnologia é avançadíssima,conhecemos a nanotecnologia,a computação gráfica,a ressonância morfogenética e o universo holográfico.Apesar de ser futurista,algumas situações na história se assemelha aos nossos dias atuais,como a dependência que algumas pessoas tem do mundo virtual,acabando por se isolar do mundo real,do contato com outras pessoas,a dependência das drogas,que dão a sensação de relaxamento,de poder,questões essas muito bem elaboradas.

A cidade de Agartha me lembrou daquele desenho Os Jetsons,com seus carros voadores,parecendo naves,robôs que fazem a limpeza dos lugares.O livro é um misto de mistério,suspense,aventura,conspirações,tecnologia.O foco principal da história é sobre a mente humana,até onde nos conseguimos distinguir o que é real,do que é imaginário,do que é sonho,até onde nossa mente pode nos levar.

Para concluir,é uma história de ficção científica,onde o autor em algumas vezes faz o uso de palavras técnicas,para dar mais realidade as situações e elas acabam se encaixando perfeitamente no contexto da história.Outra coisa também que preciso ressaltar,é que a história me envolveu tanto,que em alguns momentos eu ficava completamente perdida junto com o personagem,não sabendo se aquilo que ele estava vivenciando era real ou imaginário.Foi uma leitura muito prazerosa,tanto que a fiz em um dia.

Dany 08/12/2010

Mente x realidade x virtualidade
O livro fala do personagem Icarus nos anos 2070, em que todo o globo terrestre se rende em sua totalidade a tecnologia! Ele vive em Agartha, cidade principal, na qual vivem pessoas importantes e com padrão de vida elevado. Icarus trabalha na Holocop, empresa de tecnologia que cria programas de jogos cibernéticos, o qual nosso personagem principal é viciado.

A narrativa fala de sua vida moderna e quão entediante é, pois ele passa a maior parte do seu tempo na realidade virtual e entorpecendo-se de “Nivarna” ( não é banda, uma substância química da era moderna de 2070).

Icarus tem uma amiga Ceres,que no passado tiveram um caso que não deu certo e continuaram amigos. Bem no decorrer da leitura Icarus resolve pedir ajuda a um psiquiatra (claro, que só depois de muita insistência de Ceres) por não estar mais vivendo sua própria vida. Buscando incessantemente por jogos e entorpecentes como fuga de sua vida. Porém muitas coisas começam a ficar intrigantes quando uma nova droga que Icarus passa à usar, ele começa a ter alucinações que mais parecem experiências fora do corpo!!Será?

Na minha opinião no começo do livro achei muito cansativo, contudo as descrições que Icarus faz são bastante minuciosas e de incrível imaginação tornando a leitura interessante sobre o que pode ser de nossas vidas, com o reino da tecnologia em 2070 (se vivermos até lá!!).

Podemos dizer que o autor, Estevan Lutz, teve uma “viagem” pelo filme Matrix, é evidente as semelhanças de algumas revelações do filme e do livro. Posso afirmar que é um livro no qual você ficará em dúvida quando estará lendo sobre a realidade física ou a virtual. Enfim indico a leitura, me chateou no começo, porém teve seus merecidos créditos no final.

Thami 23/08/2012

O Voo de Icarus - Estevan Lutz
A estória é narrada pelo ponto de vista de Icarus. Um jovem que mora na cidade marítima de Agartha, onde tudo é tecnológico, bem futurista. Um mundo que já descobriu a cura da aids, e a tecnologia é bem mais real.

Com tanta tecnologia, Icarus acaba entrando demais no mundo virtual, e isso começa a transformar o seu psicológico, tendo efeitos colaterais, passando mal por ficar tantas horas em um mundo irreal. Com isso, ele recorre à droga chamada Nirvana. Que deixa tudo melhor, e mais prático.

Só que em um determinado momento, o Nirvana não é mais suficiente para Icarus. E nisso ele procura ajuda, e o Doutor Voga estar bem disposto a ajudá-lo.

Icarus experimenta outro tipo de medicamento, o Sinaptek. No outro dia, é como se uma nova pessoa nasceu, pronta pra qualquer tipo de desafio.

Só que nem tudo é o que parece, e Icarus se ver confuso entre a fantasia e a realidade mais uma vez.

O livro em si, tem que ser lido com bastante atenção, pois você se perde em pequenas coisas, e a leitura é meio complicada. Ao mesmo tempo que me interessei pelo livro, ficava confusa na maior parte do tempo. A história é boa, lendo com atenção.

Rannyel 17/06/2011

Um voo sobre "O voo de Icarus"
Sem a pretensão de esgotar as qualificações dessa bela obra... Eu estava olhando algumas obras em uma livraria e me deparei com um livro que, primeiramente, me chamou atenção pela capa. Muito boa a ilustração feita. Em segundo uma bela sinopse do livro me despertou mais ainda a curiosidade. E também por se tratar de um estilo literário que eu desconhecia. Ai paguei pra ver. Admito que foi uma leitura fantástica da primeira a última página. Consegui sentir na pele as experiências vividas pelo personagem principal. Além de tudo o jogo de ideias e a divisão dos fatos no tempo ficaram muito bem desenvolvidos pelo tamanho do livro. Não é um livro grande, mas passa uma sensação de grandes experiências.

Jéssica @paraisoliterario 19/07/2011

O Voo De Icarus - Estevan Lutz
Resenha publicada originalmente no blog:

A resenha de hoje é sobre o livro do autor nacional Estevan Lutz, que entrou em contato comigo oferecendo o livro para resenhar, logo de cara eu fui atrás da sinopse e de algumas resenhas, posso dizer que das que eu li, nenhuma dizia que o livro era ruim, também pudera, a temática e escrita são realmente fantásticas. Tentarei não revelar muito sobre o livro porque a melhor parte estão nas surpresas que ele nos trás!

Icarus trabalha em uma empresa de tecnologia, adora jogos de realidade virtual e é viciado em nirvana uma droga do futuro, sua cidade/ilha se chama Agartha e sua localização é no que conhecemos como Golfo Pérsico. Atrás de cura para seu vício, Icarus procura ajuda médica e é nesse contexto que ele encontra o Dr. Voga.

Para curar nosso protagonista o doutor faz com que ele experimente um novo medicamento cujo nome é Sinaptek. A base desta droga é a nanotecnologia e depois que ele experimenta o tal medicamento sua vida sofre uma reviravolta inacreditável.

A estória é eletrizante e a cada página fica mais difícil de deixar o livro de lado para fazer qualquer coisa, minha vontade era ficar grudada nele o tempo todo! Nunca tinha lido nada como a mesma temática (psychopunk), mas nem por isso eu posso dizer que estava com poucas expectativas e o livro superou todas elas!
Resenha do blog Lendo & Comentando

A narrativa é tão real que faz com que uma imagem se forme em nossa mente a cada descrição que ele faz, tem algum tempo que terminei o livro mas ainda me pego pensando na trama e nos personagens, o que é algo realmente raro. Acho que só a "correria" do final da história me desagradou um bocado, mas nada que a torne ruim ou que a faça perder algum ponto com o leitor.

Há mais dois pontos que gostaria de destacar, um é que o nome da droga, o nirvana, que significa o ápice da felicidade e que existe em vários textos hindus e budistas. Achei muito interessante que ele usasse esse conceito pois é a sensação de felicidade extrema que as pessoas tem quando usam drogas, cada um a sua maneira, claro. Outro ponto que gostaria de destacar é o uso de mitologia grega na obra, se vocês procurarem pela história de Ícaro entenderão a ligação, que verão que vai além de um mero nome.

Fiquei muito contente em saber que uma obra tão completa, emocionante e complexa foi escrita por um autor brasileiro tão novo! Estevan já está entre os meus autores favoritos e eu vou começar a ler mais livros dele.

Acho que vocês já sabem que eu não poderia dar menos de cinco estrelas para esse livro, ele é fantástico demais para receber menos que isso... Enfim, O Voo De Icarus é leitura obrigatória para quem deseja fortes emoções.

Laércio R da Si 28/06/2011

Interessante!
Como não sou familiarizado com esse gênero cyberpunk, julguei a obra pelo seu impacto psicológico. Há muita profundidade nos pensamentos e declarações do narrador personagem e frases célebres vez por outra surgem e fazem o leitor refletir.

Paulatictic 08/08/2011

Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ler esse livro que foi uma cortesia do autor.
Em primeiro lugar vou confessar que não tinha entendido direito sobre o que era a estória desse livro, pensei que era sobre um viciado em drogas, depois que era sobre um homem que estava passando por uma experiência cientifica, após imaginei que era sobre alienígenas; isso tudo lendo só a sinopse, e na verdade errei nas minhas previsões, apesar de que podemos dizer que a primeira e a segunda hipótese pode ser considerada em parte...
Agora em segundo lugar, vou começar dizendo que o autor me surpreendeu; primeiro por que durante toda a leitura eu pensava que a estória iria por um caminho – que seria o previsível – mas pelo ao contrario, ele foi à outra direção, o que eu achei ótimo, por que assim é possível ver que o autor conseguiu desenvolver algo próprio e criativo.
Mas vamos falar sobre a estória em si né? Pois bem, tudo gira em torno de Icarus um cara que vive alguns anos além e em que a tecnologia reina e todos pairam sobre ela, e nesse mundo tão tecnológico se encontra Icarus encarando um desafio dessa época, ele está com uma dependência virtual e isso faz com ele parta para um tratamento novo... E aí desenrola uma trama que mexe com o imaginário, o real, e o irreal, a possibilidade do nosso cérebro e até onde ele consegue nos levar. Isso foi bem interessante, confesso que em determinado momento eu achei meio parecido com o livro “Veronika decide morrer” do Paulo Coleho – Livro esse, que quase cortei os pulsos ao ler, devido a chatice que foi – Mas ainda bem que o autor mudou o rumo e desfez essa minha comparação.
Por isso, eu acho que o livro foi muito bom e vale a pena ser lido para poder entrar nessa trama que a cada pagina parece se enroscar cada vez mais.
Mas, como nem tudo é perfeito, eu achei também que o livro teve muitos “é isso!” “não, não é” “é sim” “não, não é” “opa, é isso sim” “não, não é mesmo” e nossa, teve uma hora que isso estava me incomodando, eu sei que isso era a intenção, para que não houvesse uma verdade ou que sempre existisse a dúvida, mas teve uma hora que eu não queria mais saber dessas dúvidas... Agora pensando, talvez isso tenha sido bom afinal, pois assim eu mergulhei junto na estória né?

jacdeoliveira 03/12/2011

Ao pegar no livro e ler a sinopse dele imaginei um livro sobre um futuro “cyberpunk” ou alguma possível critica ao uso da nanotecnologia em pessoas (bem, eu senti uma crítica disso no livro), mas quando li o livro o que vi foi uma viagem na mente humana e talvez no seu poder.

Icarus é um jovem que trabalha em Agatha, uma cidade construída no Oriente Médio sob o mar, um lugar onde todos sonham trabalhar e viver. Lá as pessoas vivem suas vidas normais cercadas por tecnologia e são viciadas em mundos virtuais e uma droga, que diferente das outras drogas não causava sintomas ruins após o fim do efeito, que se chama nirvana (na hora que eu li isso me lembrei da banda).
Icarus percebe que além de um usuário viciado na droga ilícita, sente-se desconfortável em mundos virtuais e percebe também que, ao mesmo tempo não consegue viver sem eles, sua amiga lhe recomenda um renomado psiquiatra, que numa rápida consulta lhe da um remédio experimental, o Sinaptek, que é composto por nano robôs que atuam no cérebro para regular substancias que auxiliam no humor (como um antidepressivo high-tech), porem ele não poderia mais consumir o Nirvana, porém acidentalmente ele consome (culpa do amigo, sempre) e visualiza um suicídio, mas ele não estava lá, então como ele pode ter visto com tanta clareza o ato? Sua mente? Para saber, somente lendo o livro.

Um livro bacana para quem gosta de temas futuristas ou de histórias sobre projeções com a mente e até mesmo de temas conspiratórios. Quatro estrelas para o livro.

Kel Costa 11/11/2011

O Voo de Icarus é uma história onde fica claro que o autor fez uma boa pesquisa para escrever. Com um rico vocabulário e conhecimento sobre o que fala, Estevan Lutz conseguiu escrever algo totalmente diferente do que eu estou acostumada a ver por aí.

Confesso que a minha leitura foi bem devagar, pois não estou habituada ao tema e também ele não me empolga muito. É muito papo científico para minha cabeça que nunca gostou de física. Além do que, me senti um pouco relutante com essas viagens fora do corpo rs. Mas, no que diz respeito a uma boa amostra do futuro e de toda a tecnologia que a humanidade tem em mãos, é bem interessante.

Icarus é um personagem que começa um pouco perdido, gosta de se drogar, trabalha demais e é viciado em jogos. No decorrer da história, o leitor presencia a mudança dele, um tipo de evolução que o próprio sabe ser necessária. A curiosidade dele e a coragem em descobrir o “novo” é fantástica.

Recomendo o livro para quem gosta de histórias sobre ciência, intrigas e aventura. Quando recebi o livro, estranhei um pouco a capa, mas depois de ler é que entendi seu conceito. Páginas brancas e letras de um tamanho ótimo.

João 26/03/2013

Resenha retirada do blog Lá na Minha Estante (http://laanaminhaestante.blogspot.com)
Um futuro próximo (década de 70,2070), cidade Marítima de Agartha. Icarus é nosso protagonista. Ele trabalha em uma empresa de desenvolvimento tecnológico de games de imersão virtual, pelos quais
é viciado. Para amenizar as dores e poder aumentar as horas de jogo, é usuário de uma droga proibida denominada Nirvana. Logicamente, essa mistura ( horas e mais horas de jogo + Uso de Nirvana) começa a fazer muito mal para sua saúde e inclusive para seu trabalho.

Buscando uma melhora necessária ( tanto para sua vida pessoal, quando para a profissional), Icarus segue conselho de sua amiga Ceres e procura Doutor Voga, que lhe indica um tratamento rápido e teoricamente eficiente, o Sinaptek, que atua por meio de nano robôs que se infiltram no cérebro. A princípio Icarus reluta em aceitar tal tratamento, mas logo depois se vê ansioso e com esperanças volumosas quanto a sua recuperação.

No dia seguinte, Icarus se sente melhor que nunca, disposto, e totalmente revigorado. Até que uma dose grande de Nirvana é acidentalmente ingerida por ele, e a partir daí, a vida Icarus muda completamente.

É um livro diferente, isso a própria sinopse é capaz de nos informar, e no decorrer de seu desenvolvimento podemos perceber ainda maiores diferenciais no conteúdo e enredo.Não há romance, ou melhor, talvez haja, mas não nos é passado pela narração pessoal em primeira pessoa. Só esse fato já é capaz de chamar a atenção do leitor, afinal, do que é constituída a literatura atual se não de romances? esse é outro fato que difere o livro de outros livros virais lançados atualmente.

Quanto ao desenvolvimento, o livro é pequeno e instigante, e justamente por ser pequeno o leitor lê com animação, procurando um final satisfatório, e é aí que o problema se encontra, o livro é tão diferente, tão gostoso de ler, que ao chegar ao final, toda a animação que é inflada durante todo o desenvolvimento, acaba caindo. Mas como é o final que não é satisfatório, isso não atrapalha a leitura.

Por fim, a primeira obra completamente composta por Estevan Lutz (que ja escreveu para outras antologias) é boa. Poderia ter sido melhor? talvez, com um final diferente, ou mais satisfatório. Mas é um livro bacana, ágil e rápido.

Amadeu.Paes 04/06/2013

Apenas a minha opinião
Eu sempre apoio os escritores nacionais de fantasia, por outro lado sempre fico com reservas a qualidade das mesmas obras e, para não dizer que tenho má vontade, comprei uma série de livros nacionais e comecei a ler.

O primeiro livro foi o Voo de Icarus, o livro de estréia do escritor gaúcho Estevan Lutz. A primeira coisa que fiz foi ler as resenhas no Skoob, muita gente dando ótimas notas e dizendo que o livro é sensacional e etc. E lá fomos nós para a leitura.

O argumento é muito interessante: Uma droga sintética aliada a um tratamento com nanorrobôs que causam um efeito colateral de “desdobramento da alma” ou viagem astral. Pessoalmente, adoro o tema "viagem astral".

Mas o desenvolvimento é muito travado, por causa das longas explicações de forma didática e inserções de opiniões pessoais do autor que não dão desenvolvimento para a história (e sinceramente, às vezes, irritante), para os leitores mais exigentes a leitura pararia antes do capítulo 5.

Do capitulo 6 ao 12, a história começa tomar um desenvolvimento, não chegando a empolgar. Dá a impressão que vai acontecer algo interessante, porém logo, vem mais explicações didáticas e opiniões pessoais do autor que travam a história, é verdade que menos do que na primeira parte.

E o final é muito óbvio.

O que é uma pena, porque o argumento da história é ótimo, mas perdeu-se a oportunidade de explorar várias coisas. O que peca no livro é que não há um acontecimento que muda a história que vai indo de forma muito linear.

Talvez um dos motivos da história ser tão travada é que ela é escrita em 1ª pessoa, talvez ela escrita em 3ª pessoa se desenrolasse mais.

Apesar dos muitos elogios de alguns usuários do Skoob, eles também fizeram essas críticas que eu fiz. Não achei a obra um horror a ponto de ser jogada na lata do lixo. A história tem alguns pontos interessantes e se autor quiser pode melhorar e muito, mas ele precisará se esforçar.

O que me parece no caso especifico (e de outros autores nacionais de fantasia), é que os autores leem pouco ou só leem coisas do mesmo gênero.

O autor tem muito que crescer e faço votos que ele consiga, porque nós precisamos, mas por este livro eu o considero apenas regular.

Dan 17/08/2013

Resenha: O voo de Icarus
A trama é interessante, futurística. Tem como cenário a cidade de Agartha, uma ilha super badalada, onde o jovem Icarus trabalha com criação de jogos virtuais.

Icarus está viciado nos jogos, passando a maior parte de seu tempo no mundo virtual. Ele acaba seguindo os conselhos de uma amiga, Ceres, e procura um médico, Voga. O médico explica a Icarus que ele não é o único que está passando por esta situação, expõe que há um método eficaz com nano robôs, que está quase chegando ao mercado, e ele poderia encaixá-lo no tratamento. Ele aceita e sua vida muda completamente, a única recomendação do doutor é pra ele não consumir nirvana (droga alucinógena) enquanto estivesse em sob o efeito da medicação. Mas, Icarus vai a uma festa e um amigo acaba jogando a droga em sua cara, nervoso, ele sai da festa e vai pra casa.

No outro dia Icarus acorda de um sonho estranho... que estava voltando pra casa e presenciava um jovem jogando-se de um prédio. Ele vê uma agitação no mesmo prédio que havia sonhado com o jovem, policiais e aglomeração de pessoas. Intrigado ele vai verificar e encontra o mesmo jovem de seu sonho, morto. Desnorteado ele fica sem saber o que fazer...

Outros episódios acontecem, levando Icarus a acreditar que o tratamento mais a ingestão do nirvana dá a ele a capacidade de fazer viagens astrais.

Será que todos esses fatos são reais ou simples acaso? É o que Icarus busca saber, mesmo fugindo de todos.

site: www.falandodelivros.com