A débil mental

Resenhas - A débil mental

1 | 2 | 3 | 4

Eder Ribeiro 27/02/2021

Não me empolgou
O livro logo nas primeiras páginas me impactou, fiquei empolgado para dar continuidade. No entanto, no decorrer da leitura a história se tornou ininteligível e eu me perdi, não conseguindo mais me conectar.
Klikucha 22/05/2021minha estante
Fiquei preocupada, pq to no início e não tô entendendo nada kkkkkkkkkkkkk imaginada daqui pro final kmmkkkrying

Eder Ribeiro 23/05/2021minha estante
Se prepara Grazi, isso aconteceu comigo...kkkkk

Picón 17/03/2021

Chato...
Esse livro parece realmente ser uma continuação do "Morra, Amor". A única razão (além das vendas, é claro) para que as histórias de "Morra, Amor" e "A Débil Mental" não venham juntas numa mesma edição, é porque ninguém aguenta esse modo de escrever por mais de 150 páginas. Pois as histórias são custas, o estilo é o mesmo, o tema é basicamente o mesmo... Apesar de que no segundo livro as frases são ainda mais aleatórias. Talvez a proximidade de leitura entre os dois livros tenha afetado opinião sobre "A Débil Mental", mas isso só evidência que é uma obra que "não se sustenta bem de pé"...
() 03/04/2024minha estante
me disseram que se trata de uma trilogia. a semelhança entre as obras deve vir daí.

Heloisa.Vulcanis 18/01/2024

Eu achei esse mais cansativo, mais confuso, mais pesado, aliás, que o primeiro livro da trilogia. A história, dessa vez, é contada pela filha que vive com a mãe e as duas possuem um vínculo peculiar. A protagonista volta a falar da infância várias vezes durante a leitura, e nela é encontrado um pouquinho do porquê dela ser uma adulta alcoólatra e ninfomaníaca. Em muitas passagens não consegui entender o que estava acontecendo, mas já virou um costume da escrita da autora, tirando isso, ok.
lindssen 18/04/2024minha estante
Comecei a ler agora e to tentando entender se a personagem que é a filha neste, é a filha do livro passado

Ana Terra 31/08/2020

Complexo e marcante
Eu gostei muito desse livro! A narrativa dele não é linear e eu gostei muito disso, mas não é um livro pra qualquer um por ter assuntos BEM pesados. Achei a escrita da autora muito criativa :)
Os assuntos tratados no livro são bem difíceis e são relatados de forma crua. Muito marcante.

Alassë 30/12/2021

Difícil de prosseguir até o fim
Embora seja uma narrativa curta, A Débil Mental é um livro difícil de ler por conta da sua avalanche de descrições grotesca, como as imagens de sujeira, cuspes e pós-coito. A decisão da autora de "desromantizar" a relação mãe e filha vai ao extremo de nos afasta completamente de qualquer interesse pelas personagem. A única expectativa da leitura e encontrar na próxima página uma narrativa ainda mais brutesca sobre algum episódio entre as duas ou um acontecimento traumático. Em outras palavras, a forma pode ser considerada original e performática, mas completamente destituída de laço com o leitor. Ou seja, se o objetivo era causa ranço, a tática foi infalível.

Klikucha 30/05/2021

Sem pé ne cabeça, nem teve um fim decente
Olha, eu ate relevo ficar sem entender algumas coisas, como foi o caso dessa leitura, mas aí ter um final tão ruim e incompleto já é demais... Eu odeio finais incompletos, me dá gastura. Sobre o resto do livro, é mais ou menos, não se compara a Morra, amor, também da autora.
Thais645 30/05/2021minha estante
O título é meio grotesco, rs.

Klikucha 30/05/2021minha estante
É mesmo, Thais... Uma lástima

Maitê Kp 18/05/2021

Louco
Um livro bem louco. Difícil leitura por não ter parágrafos nem diálogos bem defendidos. Difícil de entender o que quer dizer.

Celestia 09/08/2022

Animalesco, brutal e insano
Conheci ?Morra, Amor? mas preferi ler este livro antes, para deixar o melhor por último.
O livro é absurdo, louco, grotesco, brutal. As palavras correm tão rápido quanto a mente deturpada das protagonistas, bem como das outras personagens. Com as doses de uísque da mãe e filha ao longo de cada capítulo, eu tive a impressão que realmente estava lendo uma narração de uma mulher alcoolizada. É genial.
Me senti lendo um livro Naturalista, mas contemporânea. A zoomorfização, o incesto, a patologia das duas me lembra muito essa escola literária.
O final me deixou boquiaberto, queria muito saber o que aconteceu depois, porque não há uma conclusão de fato. Só dou 3,5 estrelas porque é difícil acompanhar a transição de consciência da personagem.

Brunna158 09/04/2024

Não esperava nada disso!!!
Que livrinho indigesto, cruzes! muito enigmático, bastante poético e MUITO nojento. beira o escatológico tem
hora, mas tudo bem.

a escrita é lindíssima, muito lírica e rica. mas mesmo assim eu sinto que não sai com nada além de nojo e repulsa (o que não é necessariamente ruim).

tem umas reflexões boas sobre amor e ser amada, marquei muito o livro. é legal!

Pandora 25/02/2021

Essa Ariana... sempre cutucando a onça com vara curta! Ela te estapeia, você fica tonto... nem se recupera e vem outra chapoletada.

Como ela disse em entrevista: “Escrever é ir às zonas escuras, ao que não se vê, ao que não se diz. Todo escritor deveria lutar contra a autocensura.”

Particularmente gostei mais de Morra, amor. E achei aquela narrativa mais elaborada, também. Aqui a relação simbiótico-disfuncional entre mãe e filha é mais crua, há menos questionamentos e mais violência. Violência de desejos, de gestos, de intenções e de necessidades. O que não significa que seja um livro inferior. É diferente.

Nesta história marginal de amor e dependência, mãe e filha se confundem. Se cuidam e se destroem.

“Yo te parí, pero vos me podrías haber parido igual.”

Qualquer ser humano que se aproxime deste elo é uma ameaça.

“Pode ser que seja uma idiotice, mas acabo de descobrir que quero passar o resto da minha vida com ele, mamãe.”

“Cala a boca, barroca. Não seja besta, anda. Te ligou ao menos? Te consolou? Te disse te amo? Nem isso.”

Não há descanso nesta narrativa febril e eletrizante. Ariana veio para incomodar. E incomoda.

Jess 09/09/2022

A débil mental
Fui ler esse livro para vê se gostava mais que o primeiro, só que percebi que esse tipo de escrita não é para mim, quase larguei a leitura.

Camila Venzke 21/01/2021

No mínimo, estranho.
É um livro estranho. A linguagem é incrível, extremamente poético. Mas tive muita dificuldade em entender a história no início, dada a confusão entre a realidade e o fluxo de consciência da protagonista. A história é bem violenta, e a disfuncionalidade das relações familiares impacta o leitor, bastante. Pretendo continuar lendo os demais livros da Ariana, principalmente por conta da sua linguagem poética e visceral.

mons 05/02/2021

Ao finalizar os livros dessa autora fico completamente sem fala, simplesmente n sei o que falar sobre essa obra.
Escrita poética, visceral e cruel. Amei a experiência de leitura tão diferente.

notmuchcompany 10/02/2024

A narrativa desse livro é tipo, "tá tudo aqui escrito, você que se vire pra entender". Pra mim, funcionou, mas muito possivelmente por ser uma história curta.

Gostei bastante das imagens que cria e dos detalhes aos quais se apega. É bem característico de autoras latinas e eu adoro.

Tô ansiosa pelo terceiro da trilogia.

Josy de Paulo 19/06/2021

Mais um livro da autora que não entendi porra nenhuma.

1 | 2 | 3 | 4