O Processo

O Processo Franz Kafka

Resenhas - O Processo

Bruno 03/03/2024

O processo
Na minha longa lista de livros famosos para ler, finalmente chego em "O processo", mas confesso que foi uma leitura mais difícil do que o esperado.

O livro narra a vida de K., protagonista que acorda no seu aniversário de 30 anos sabendo que é réu de um inquérito. Inquérito esse que não é anunciado, não há acusação, não há provas, não há informações adicionais, só a lei que o acusa.

Desde o início, K. é consumido processo em que é réu, é nessa jornada todo seu brio e zelo pelas coisas da vida lhe vão sendo tiradas.

Como leitor, confesso que gostaria que fossem dadas maiores explicações sobre o processo, maior clareza sobre o paralelo distopico que Kafka tinha em mente. Talvez deva ler novamente no futuro, mas saio da leitura com mais dúvidas que respostas, na verdade saio sem resposta alguma.

Daniel Nunes 02/09/2021

O protagonista não sabe porquê foi processado, qual o motivo e por quais meios ele pode provar a sua inocência, um pouco angustiante, mas vale a leitura e a reflexão burocrática das leis.