A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@aprendilendo_ 19/09/2021

Resenha de "A Guerra dos Mundos"
Publicado pela primeira vez em 1897 e considerado um marco na literatura de ficção científica, “A Guerra dos Mundos” foi o primeiro livro a retratar uma invasão alienígena. Na história, após estranhos cilindros partirem de Marte em direção à Terra, a sociedade tem de lidar com uma inesperada e letal invasão feita por criaturas horrendas, as quais se utilizam de espécies de robôs gigantes e armas nunca vistas.

De início, com uma narrativa em primeira pessoa, acompanhamos a retratação do protagonista acerca de todos os acontecimentos, desde os primeiros sinais, até o fatídico momento dos ataques marcianos. Nesse contexto, por uma escrita direta e surpreendentemente à frente do seu tempo, H.G Wells, o escritor, consegue dar um ótimo tom melancólico e imponente à obra, o qual, mesmo atualmente, impacta pela sua vivacidade nas estranhas criaturas e tecnologias macabras. Em adição, deve-se pontuar a característica filosófica da leitura, a qual explora a imensidão do universo quando comparada ao pequeno ser-humano e as suas atitudes, tanto para com o próprio planeta Terra, quanto para com os animais. Por fim, tem-se uma leitura prazerosa, a qual não deixa muitas marcas no leitor, mas que, com certeza, vale a pena.

“A Guerra dos Mundos” é um livro interessante, o qual se utiliza de uma criatividade icônica para a cultura da ficção científica. Vale a pena a leitura.
Nota:8,0
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-a-guerra-dos-mundos
Maria.Eduarda 26/09/2021minha estante
Ficção eh TUDO que há, obrigada pela resenha

@aprendilendo_ 26/09/2021minha estante
Simm, ficção é um dos meus subgêneros literários favoritos. Muito obrigado!

Maria.Eduarda 26/09/2021minha estante
Eita subgênero, achava que era um gênero ?? se quiser me explicar kkkkkkk

macloie 19/02/2022

Os marcianos chegaram
Primeiro livro do H.G. Wells que li e me surpreendeu bastante. É incrível imaginar que antes dele simplesmente não tínhamos a presença de extraterrestres em obras. Ele representou o estopim para a representação desses seres na cultura pop.
Eu gostei bastante do desenvolvimento da história, apesar de que em alguns momentos, principalmente quando ele descrevia o armamento, me senti um pouco cansada e tinha que tirar um tempo para pensar em toda a informação que tinha absorvido (não é um ponto negativo porque gostei de imaginar todo o universo que Wells criou). Além disso, eu amei o final porque o autor trouxe reflexões mais intimistas sobre a humanidade e concluiu a história de forma tão tão tão inteligente, não imagino outro final.

Recomendo demais!
Rafael Kerr 19/02/2022minha estante

rianke 17/03/2022

O primeiro ponto muito curioso da história é que ela foi narrada de forma tão realista pela rádio que uma boa parte dos Estados Unidos acreditou que era verdade. Aquela famosa fake news, logo desencadeou uma série de problemas com supostos marcianos que invadem a terra e nuvens de fumaça de gás letal, todas essas fake news se alastraram por diversos lugares do mundo.

A Guerra dos Mundos, de H.G Whells é mais uma daquelas histórias de ficção que passam dos limites do seu tempo e se eternizam. Durante a leitura temos que lembrar que a história foi escrita em 1898, portanto foi a primeira vez em que uma história falou sobre a Terra ser invadida por seres de outros planetas.

A história tem um contexto em que a terra é invadida por ETs que estavam buscando sobrevivência, nesse momento você começa a notar o quanto esses seres de outro planeta tem muitas vantagens sobre os humanos, pois eles não ficam cansados, não sentem fome e não perdem o foco, então quando é sobre sobrevivência, eles não hesitam, além da tecnologia deles que são muito superiores a tecnologia dos humanos.

Outro ponto muito interessante é a estética que Whells deu para os marcianos, suas peles moles e babosas, seus olhos grandes, seus crânios muito maiores que o dos humanos por terem uma inteligência muito superior a nossa, etc.
Essas aparências tiveram algumas distorções durante filmes que em seguida foram lançados, revistas e livros, mas todos eles vem do fruto da imaginação que um dia o Whells escreveu, e esse tipo de aparência sempre vai ficar nas nossas mentes.

Ao chegar a terra por cilindros metálicos os marcianos começam a construir máquinas que tinham um linha de calor letal, que hoje conhecemos como arma laser, e todos que se aproximam do local morriam.
Logo após ao primeiro ataque dos marcianos o narrador leva sua esposa para uma cidade distante, para que ela fique próxima da sua família e fique segura até que os marcianos sejam destruídos. Quando o narrador volta a sua casa vê os ETS em máquinas com tripés metálicos, usando armas como raios carbonizadores e fumaças intoxicantes, se alimentando de humanos e destruindo tudo que encontram pela frente.
Á única coisa que me deixou um pouco decepcionado foi o final, pois o narrador ao levar sua esposa conta que um navio conseguiu derrota duas máquinas, ao ler isso achei que a derrota dos marcianos seria através da luta contra humanos, mas não foi bem assim?.
De certa forma, o livro é magnífico, sua história é muito boa, também fala sobre o egoísmo dos humanos na questão do ?cada um por si?, mas também fala de quando os humanos se juntam para ajudar o próximo, essa obra não deixa de ser incrível principalmente quando pensamos na imaginação que desencadeou tantas histórias futuras, obras, entre outros. Por isso é importante fazer a leitura do mesmo.
Gaab '-' 03/04/2022minha estante
Obra única... vejo apos a conclusão do box que o ator realmente seguia a frente do seu tempo... agora digo que ele me fez me interessar muito mais no assunto ficção científica...

Eukaua 31/12/2021

Clássico do Sci-fi
H.G. Wells é um autor que me encanta, por se pioneiro na literatura de ficção científica.

Tenho muito afeto por suas obras. No entanto "A guerra dos mundos" foi o que menos me prendeu, por ter uma narrativa lenta. Mas é um livro que eu indico para todos os amantes de um bom Sci-fi!
Eukaua 20/01/2022minha estante
Da ficção científica moderna*

Estevam.Moraes 15/11/2021minha estante
Só alegria de ver vc lendo ele rs um dos iniciais dos primórdios da ficção científica, mostrando a insignificância humana contra a devastadora força inimiga e que no fim a terra sabe se defender melhor sozinha do q nos. Ponta pé inicial ótimo! Espero ver mais resenhas sobre esse tipo de literatura s2

LAY 28/05/2021

Narrativa prolixa
Dos três livros do box, A Guerra dos Mundos foi o que menos me interessou.

Comparando com o filme, percebi que são bem diferentes, especialmente na ambientação. Na minha opinião temas como esse são mais interessantes de se assistir, pois apesar do livro ter muito mais detalhes e ser mais interessante, é mais cansativo. A narrativa se extende demais e é monótona demais em muitos momentos onde o autor poderia ter resumido bastante. Apesar disso não é um livro ruim, teve e tem prestígio literário até hoje por ter sido revolucionário. Mesmo tendo inspirado trocentas histórias similares, não deixa de ser um tema interessante de se consumir de vez em quando, além do mais, é muito bom ler a obra que abriu as portas para esse tipo de história. Faz parte da experiência não se conectar, simplesmente odiar ou abandonar livros, apesar de não ter sentido muita conecção, vou continuar recomendando, acho uma leitura muito válida.
Alexandre.Canal 19/02/2022minha estante
Orson Wells fez muitas pessoas entrarem em Pânico ao transmitir por rádio a história logo após um jornal. Os ouvintes pensavam que se tratava de notícia verídica.

Emilio.Curcelli 26/08/2020

O livro é um dis três livros do box da editora Pandorga de HG Wells. O box e os livros estão lindos e a temática sensacional.
Nesse livro em questão, embora a escrita difícil, foi gostoso ler a origem de famosos clichês sobre alienígenas.

joaovictor 22/03/2024

Guerra dos mundos
A obra mais influente de hg wells inspirando outras obras do genero
É realmente bom,mas só bom e não incrivel
É simples e tem alguns conceitos e ideias interessantes(não que eu concorde com todas)
É um livro bom vale a leitura

mhcavalcante 23/01/2021

O início das invasões extraterrestres
Fechando o box da Pandorga com o livro que eu estava mais curioso para ler, percebi que, apesar da insistência, a narrativa de Wells não me agrada.

Não nego o fato de que suas obras são de uma originalidade incrível. A invasão dos marcianos em "A Guerra dos Mundos" é algo impensável na época em que foi escrita.

O meu maior problema, assim como em "A Máquina do Tempo" foi com a narrativa arrastada. Tiveram muitos parágrafos em que o autor narrava incontáveis cidades, ruas e locais da Inglaterra que não passavam de nomes para mim. Eu não conseguia imaginar o que era tal lugar e qual a importância dele.

O personagem principal é apático e os melhores momentos do livro são somente narrados por ele com base no que soube de outro personagem.

O final do primeiro livro é muito bom e é o que me fez aumentar um pouco a nota, mas, infelizmente, o ritmo se perde no começo do segundo livro e leva a um final que, de certa forma, foi desastroso (mesmo que coerente).

Vanessa 03/02/2021

Ficção mais realista
Eu amei a leitura de Guerra dos Mundos, sempre gostei da narrativa de Wells é a obra mais detalhada dele. Foi incrível poder ver a visão dele se o mundo fosse atacado por vida extraterrestre. A riqueza de detalhes nessa obra é o que a deixa quase real, como se tudo realmente tivesse acontecido. As emoções e surpresas e desespero dos personagens, você consegue sentir tudo isso junto com eles.
A única coisa que me incomodou um pouco e fez com que a minha leitura se pronlongasse mais, foi detalhes de lugares, ré e coisas desnecessárias, apesar de entender que para a época e público que ele escreveu, fazia todo sentido.
De resto, o livro é incrível e vale super a pena, porque mesmo você pensando que já assistiu muitos filmes ou livros inspirados nessa obra, nem se compara você ler a original. Vale super a pena pra quem gosta desse estilo de leitura.

Juju 07/03/2021

A guerra dos mundos.
A bom agora estou com medo de meteoros , de deixar a cortina aberta e de ser transformada em uva passa por causa dos aliens ????

Alan Santana 20/03/2021

Ficção científica com ênfase na ciência!
Não é à toa que Wells é considerado o pai da ficção científica, ele mescla a ciência com a fantasia de modo genial e original. A história é crua e monótona, nada daquelas cenas de ação e tecnologia que geralmente encontramos nesse gênero; Wells expõe o conhecimento sobre anatomia, fisiologia, microbiologia e astronomia que detinham no final do século XIX, encaixa tudo isso numa invasão alienígena e propõe como seria a reação da humanidade frente a isso, além de criticar a ideia de superioridade do ser humano frente à outras espécies. O mais interessante, porém, se dá no final, na resolução da invasão alienígena: é abrupto, direto e absolutamente genial! Faz muito mais sentido do que um confronto direto entre humanos e alienígenas e uso excessivo de armas e explosivos.
O problema da obra é o mesmo que há em muitas obras do século XIX: o lenga-lenga. Autores como Wilde, Stendhal, Victor Hugo (esse então, nem se fale) e muitos outros da mesma época criaram obras geniais, clássicos, mas abusavam ao extremo da dissertação detalhista. Com Wells não é diferente, o autor gasta muito tempo detalhando coisas absurdamente inúteis, no nível de ?olhei pra cima, olhei pra baixo, virei pra rua x, desci pela rua y, olhei pro lado, tomei banho gelado, tomei whiskey, depois voltei pra rua z e vi um cachorro?, tudo isso enquanto ocorre uma invasão alienígena que está dizimando a humanidade (???). Isso acaba tornando a leitura maçante e difícil de ler mais do que 20/30 páginas por vez.
Mas a leitura é muito mais do que válida e recomendada para qualquer um que goste de ficção cientifica!

Marcu 04/04/2021

Por ter exercido importante influência, diversos elementos da obra se tornaram recorrentes no gênero. Ainda assim, a história surpreende.

Acompanhamos a experiência de uma testemunha ocular da invasão alienígena, seu sofrimento e desolação em meio a uma atmosfera sombria e angustiante.

O expansionismo interplanetário almejado pelos invasores pode ser entendido como uma crítica ao Imperialismo. A Teoria da Evolução é usada para explicar a formação orgânica dos Aliens e tem função importante na trama.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6