O Círculo Negro

O Círculo Negro Patrick Carman

Resenhas - O Círculo Negro

Douglas.Augusto 06/01/2022

Sozinhos na mãe Rússia
Sem babá, sem gato, só os 2 irmãos seguindo orientações obscuras atrás da 5 pista.
História dos Romanov, Czar, tesouros russos perdidos após a segunda guerra... Até aliança com os Holt rola.

Annabiasouza 02/07/2021

Quinto livro
Ansiosa para terminar essa série.
Achei que esse volume foi um pouco mais empolgante do que os anteriores.
E eu comecei enfim a ficar ansiosa para saber o final.

Marina 20/01/2021

Esses livros são divertidinhos de ler, limpa o paladar. Mas eu custo a lembrar que é um livro infanto-juvenil, e que tenho que relevar certas ações dos personagens.

Estela | @euviestrelas 14/01/2021

Surpresa com a rapidez com que eu li esse livro, gostei bastante da escrita do autor e da história em si apesar de nada demais acontecer. Teve algumas coisas que me incomodaram por serem meio absurdas e isso acabou afetando a avaliação no final, mas parcerias com os outros grupos são sempre bem vindas e adorei ver mais participação dos outros personagens. Falando em personagens, fiquei curiosa com a mensagem no celular da Nellie e espero que essa informação não tenha sido esquecida no churrasco. Novamente não temos nenhuma dica de para onde seguiremos, sinto um pouco que as pistas estão meio aleatórias e espero que isso melhore nos próximos livros.

Giulia.Sobral 11/06/2020

De acordo com todo o suspense criado nesse livro fiquei um pouco decepciona no fim, pensei que as revelações e descobertas fossem ser mais significantes. Enfim, não foi o livro que mais gostei até agora, mas não deixa de ter toda a aventura que um livro de 39 Clues promete.

Myrandha 13/05/2020

Maravilhoso
Não chega nem de longe a ser um dos mais engraçados, mas com certeza é um dos mais empolgantes e bem escritos da serie até agora.
Cada página é uma supresa e uma palpitação no coração.
Dessa vez, temos um enredo mais focado em Amy e Dan,coisa q achei fantástica, pois podemos acompanhar mais os pensamentos de cada um, e ter novas perspectivas sobre suas personalidades.
Mas também, o autor perde o classico e tao estimado swnso de humor de Dan, e a sagacidade de Amy.

Tom 06/01/2017

A quinta pista.
Já se passaram 5 livros e nossos garotos estão com apenas 5 pistas das 39.
Espero que no decorrer dos próximos livros, não se torne chato, eles achando 5 pistas por livro.
Até a metade desse volume, eu estava achando tudo muito chato, cansativo, repetitivo e tudo mais. Porém do meio para o final, eu me surpreendi.

Si 18/05/2012

ϟ O CÍRCULO NEGRO: minhas frases favoritas ϟ
"Venham sozinhos, como seus pais vieram um dia, ou é melhor que nem venham."

"Dan teve a sensação de adentrar o domínio sombrio de uma aranha monstruosa.
- Cadê o Gandalf quando a gente precisa dele?"

"- Deixa eu esclarecer uma coisa - disse Dan. - Você é NRR?
A mulher de branco deu um sorriso fino, sem mostrar os dentes:
- Você estava esperando um homem, imagino.
- Hã... bom... não exatamente - falou Dan. - Ok, você venceu. Eu estava esperando um cara."

AndyinhA 11/05/2012

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

A busca na Rússia marca uma importante reviravolta para os irmãos, acho que é quando a caçada realmente ganha ar de realidade. Não que eles não soubessem que a busca é real, mas de repente pessoas importantes começam a aparecer e estar mais perto das equipes na busca das pistas.

Até aqui as buscas viam em um ritmo meio lento, mas acredito que esse livro é o pontapé inicial para uma parte cheia de ação e reviravoltas e isso temos de sobra enquanto os irmãos estão buscando informações, principalmente sobre a morte dos Romanov (a família da princesa Anastácia). Eles e as outras equipes começam a ter informações que serão necessárias para continuar na disputa.

Para saber mais, acesse: http://migre.me/92DuX

Cíntia Mara 05/01/2012

Não é tãaao bom quanto o anterior, mas também me deixou presa até o final. Quantas descobertas! Quanto mais sei sobre os Madrigal, sobre os pais e o clã de Amy e Dan, mais quero saber.

Esse é o mais sem noção de todos no quesito "como duas crianças conseguiram fazer isso???".

Veronica.Goncalo 09/10/2011

O Círculo Negro
Outro excelente livro da coleção! A aventura continua agora na Rússia com muitas surpresas e numa nova aliança feita pelos irmãos Cahill.

Bruna Fernández 16/09/2011

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Mais uma vez, Dan e Amy devem continuar na busca pelas 39 pistas – graças ao testamento de sua avó, Grace, os garotos embarcaram em uma jornada ao redor do mundo para tentar colecionar as 39 pistas que levam a um dos maiores tesouros da humanidade. Nesse volume inicia com Dan e Amy ainda no Egito, porém em um hotel diferente para preservarem suas vidas, depois dos Madrigais terem atacado a fortaleza dos Ekaterina. Instalados em um novo hotel, os irmãos receberem um telegrama com algumas coordenadas e assinado misteriosamente por um "tal" NNR. Os dois irmãos resolvem seguir a pista sozinhos, sem avisar a estilosa e carismática au pair Nellie Gomez.... afinal, eles pretendem só sair para conferir a pista e logo retornar para o hotel. Mas como nós já pudemos perceber, na saga de The 39 Clues as coisas nem semprem acontece do jeito que os irmãos planejam, e os dois acabam viajando sozinhos para a Rússia, terra natal de Irina Spasky, onde conhecemos os segredos da família real russa, os Romanov. Lembram do desenho Anastasia? Então, é a mesma família!

Os volumes da saga são sempre repletos de referências históricas e em O Círculo Negro isso parece ser ainda mais recorrente. É fato conhecido que a Rússia tem uma história trágica e uma carga cultural enorme e o autor consegue passar isso para os leitores. Cada detalhe da história dos Romanov foi cuidadosamente pesquisada, e afirmo isso pois, mais uma vez, assim que terminei minha leitura, corri pra internet pra saber mais sobre a história das personalidades que são abordadas nas páginas desse volume. Patrick Carman é o responsável por esse livro. Autor de séries com o Atherton e A Terra de Elyon, o Patrick Carman consegue manter o ritmo intenso da saga dos irmãos Cahill e continua com o dinamismo de diálogos presentes nos livros anteriores. Se compararmos aos livros do próprio autor, 39 Clues é mais divertido, mais aberto à ironia e piadas. Entretanto podemos ver marcas sombrias da escrita de Carman nos momentos finais do livro.A cumplicidade dos irmãos Dan e Amy também é um diferencial, uma vez que Patrick costuma escrever sobre crianças solitárias (órfãs ou filhas únicas) e o autor conseguiu lidar muito bem com a relação entre irmãos.

Esse volume trás ainda mais segredos que os anteriores: novos códigos, novas trapaças, novos esconderijos. Uma boa sacada nesse livro é o fato de Amy e Dan estarem, pela primeira vez em toda a saga, completamente sozinhos e é interessante ver como os dois evoluíram desde o começo da caçada até os dias "atuais". Pela primeira vez os irmãos não parecem tão preocupados em ter de "passar a perna" nos parentes. Eles fazem uma parceria com os Holt, que acaba sendo até muito saudável. Amy e Dan conseguem lidar com algumas situações com maturidade, qualidade que muitos personagens adultos não possuem no livro. Os irmãos permanecem, apesar de tudo que já passaram, incorruptíveis. Talvez o fato de não puxarem o tapete de ninguém e focarem em realmente ir atrás das pistas prevaleça, e leve Amy e Dan na trilha do sucesso.

Como já sabemos de outros livros, a Rússia é a casa da mais perigosa oponente dos irmãos Cahill: Irina Spasky. Descobrimos um pouco mais sobre a personagem, porém há um enorme nuvem de mistério que a envolve, fazendo com que cada pequena novidade não revele muito sobre Irina, apenas o suficiente para nos intrigar cada vez mais. Acabamos conhecendo também alguns segredinhos sujos da russa. Além de Irina, dos Holt, e uma rápida aparição dos Kabra não temos mais nenhuma menção sobre os concorrentes: Alistair e Bae Oh, nem de Jonah Wizard.

Cada vez mais vemos a caçada das 39 Pistas se entrelaçando à história do que realmente aconteceu aos pais de Amy e Dan... até aqui já percebemos que muitos personagens sabem mais do que deixam transparecer e que essa caçaca está ficando cada vez mais pessoal para os irmãos. Há muitas perguntas sem respostas e acho que algumas podem estar demorando demais para serem reveladas, afinal metade da série já se foi. Será que os autores tiveram uma síndrome de Lost e vão deixar tudo pro volume final? É esperar pelos próximos títulos para ver no que vai dar!